Detalhes sobre a criação do homem: da queda a redenção



Wilma Rejane


Não sei precisar quantas foram as vezes que já li o relato da criação do universo, e a cada nova leitura, sou renovada na fé e na certeza de que vivemos sob o olhar sábio e misericordioso de um Deus que planejou o homem para lhe conceder louvores e glórias. Onde quer que estejamos somos observados e não há dia ou noite, altura ou profundidade que escape a ação Divina:

“No principio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia, e havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas” Gênesis 1:1-2.

Criou = bara (Strong 01254) = Formar, modelar, esculpir, recortar.

Deus modelou a criação e Sua obra somente estará definitivamente concluída com a segunda vinda de Jesus Cristo sobre as nuvens, como Rei para encerrar as gerações de homens. O tempo da criação está descrito como sendo Sete dias, mas o tempo da restauração está em segredo com o Criador: “Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai.” Marcos 13:32.

A humanidade teve inicio com o primeiro Adão e se encerrará com o segundo e último Adão que é Cristo: “ Pois, da mesma forma que em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados.” I Cor. 15: 22 e outra vez se escreve: "O primeiro homem, Adão, tornou-se um ser vivente; o último Adão, espírito vivificante.” I corintios 15:45. Uma representou a queda da humanidade e o outro a Redenção.

E se Deus tem a conta do primeiro e do último, não teria por conta a mim e a você? Aquele vazio que existia no principio foi preenchido também por nós , cada pequeno espaço onde pisa nossos pés está sobre os cuidados de quem o criou. Detalhe: E Ele criou com a ordem de que teríamos condições de dominar, baseados inclusive na liberdade de pensamentos e escolhas.

“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai.” Gênesis 1:26-28

Ao criar a natureza: animais, plantas, sol, lua, estrelas, vales,montanhas, oceanos, se lê: “E viu Deus que tudo era bom” Gênesis 1:25. Mas ao concluir a criação do homem e da mulher, se lê: “ Deus os abençoou”. Somos abençoados desde o principio, pelos lábios do próprio Criador. Nem mesmo a queda de Adão, o pecado alastrado para a especie humana, pôde cancelar ou anular essa benção.

O que se tornou maldita foi a terra: “ maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. ” Gênesis 3:17


Outro aspecto de destaque na criação do homem, é o da expressão: “Façamos o homem”. Esta é uma referência a Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) entendo ainda que o homem se faz, se constrói na coletividade: por uma reunião de fatores familiares, sociais e espirituais. Somos únicos e ao mesmo tempo diversos, pois dependemos constantemente da relação com Deus e com o outro para de fato, sermos quem somos.

A queda

A queda de Adão aconteceu nessa esfera de relacionamento social, pois, sendo ele sozinho, não conhecia pecado e mantinha relacionamento exclusivo com Deus. Até que veio Eva, ela foi enganada e Adão se viu corrompido pelos argumentos da esposa. A responsabilidade maior, de cuidador, havia sido dada para Adão, mas ele negligenciou o chamado, não vigiou o suficiente, e/ou, não imaginou que o perigo lhes rondava tão de perto.

Há quem interprete que Adão se refere a humanidade e não a um homem. Não é isso que a Bíblia afirma, pois na Genealogia de Jesus Cristo, se lê: “ E Cainã nasceu de Enos, e Enos de Sete, e Sete de Adão, e Adão de Deus. ”Lucas 3:38. Adão consta como primeiro homem, criado diretamente por Deus. A genealogia se encerra com Jesus Cristo, último Adão. Da morte a redenção! E o incrível detalhe: Deus veio pessoalmente a terra por duas vezes, para criar o homem e para resgatá-lo para Si!

Adão e Eva caíram, estando no Éden, quando nada lhes faltava e por que caíram? Por não resistir a proposta: “ Sereis como Deus e Não morrereis” (Gênesis 3:4 e 5). Essa proposta ainda é feita diariamente para nós, às vezes sutilmente, outras vezes, sem dar trégua, intensamente. O autor dessa proposta em Gênesis, é comparado a uma serpente, tem características desse animal que espreita a vitima para dar o bote no momento oportuno.

A serpente não é literal, é uma associação. Quem estava no Éden tentando Adão e Eva, era o próprio Satanás. Em forma de anjo de luz, sedutor, de beleza estonteante, assim descreve o profeta Ezequiel:

”Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados. Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti. “Ezequiel 28:12-15.

Satanás não foi passear no Éden, ele foi fazer aquilo que lhe é próprio: mentir, matar, roubar, destruir. Ele tinha brilho e beleza, também sabedoria,de modo que deve ter sido perturbador para Adão e Eva conviverem com aquela presença disfarçada de anjo de luz. Isso aconteceu há tanto tempo e é tão atual. A missão do mal continua sendo a mesma “fazer cair” e a missão de Deus “levantar os caídos”.

A Redenção

Outro detalhe que merece destaque é o de que Adão caiu com a colaboração de Eva, ela foi seduzida primeiro. E Jesus, o segundo Adão? Ele não tinha uma Eva, mas tem uma noiva que é a Igreja que O segue e O confessa. Esse é o alvo de Satanás, destruir a Igreja. Olhando assim, se compreende porque Jesus repreendeu o apóstolo Pedro em determinado momento da história de expansão da Igreja:


“Desde então começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muitas coisas dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia. E Pedro, tomando-o de parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso. Jesus, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens. Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me.” Mateus 16:21-24

Pedro tentava persuadir Jesus a desistir da cruz, da crucificação. Tentava convencer Jesus de que o sacrifício era um sofrimento desnecessário, penoso. Imediatamente Jesus reconhece a influência de Satanás na mente de Pedro e repreende. Após a repreensão, Jesus afirma que o Seu reino, a Sua Igreja, não deve fugir da cruz, mas deve tomá-la com todo o significado de perdão, redenção, graça e renuncia.

Apóstolo Paulo também faz uma associação entre a tentação de Eva e a da Igreja:

“Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo.Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofreríeis. ”2 Coríntios 11:3-4.

Jesus foi tentado na solidão do deserto e venceu resistindo todas as propostas de Satanás. Ele cumpriu completamente a obra redentora e resgatou o homem do pecado e da morte. A igreja, porém, ainda é perseguida e será até a consumação dos séculos. O incrível é que essa redenção está proferida no Gênesis, logo após a queda:

“E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente a sua semente; Esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” Gênesis 3:15

A Mulher é a Igreja de Jesus Cristo, conforme também descreve Apocalipse 12. A inimizade que havia no principio da criação e ocasionou a queda do homem, ainda perdura. Mas lembremos da profecia que carrega uma valiosa e confortante promessa: “A igreja será ferida no calcanhar, mas ferirá a cabeça da serpente”. Jesus Cristo venceu, Ele é a força e o Refúgio da igreja na terra.

Ainda sobre a Redenção podemos destacar o momento em que Adão e Eva percebendo que estavam nus, se cobriram com folhas de figueira, mas veio Deus e substituiu aquelas vestes por outras melhores, mais fortes, feitas de pele de cordeiro. Quanta perfeição há na Palavra de Deus, cada detalhe diz tanta coisa que é impossível não acreditar no Seu amor e zelo para com a humanidade.

As folhas de figueira representam a antiga Aliança, pois Israel é mencionada na Bíblia como sendo a figueira. As vestes de Cordeiro, indicam o sacrifício de Jesus Cristo, maior , melhor e mais perfeito que a Antiga Aliança. Está escrito:


“Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda.Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança.” Hebreus 8:7-8


“E por isso (Cristo) é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna. ” Hebreus 9:15

Jesus nos remiu do cativeiro da morte eterna e nos libertou para uma viva esperança que é Cristo Jesus em nós!

Remissão = aphesis (Strong 859) = mandar embora, pagar uma divida, libertar de uma prisão.

Essa é a obra perfeita de Deus que conhecendo a queda, providenciou a Redenção, a remissão. Satanás adquiriu para si um reino de homens e continua fazendo discípulos, isso é muito triste, pois seu plano e suas propostas são muito inferiores aos planos de Deus. É triste porque aderir as propostas de Satanás pode provocar prazer, auto-suficiência, e até que se perceba viver na mentira há muita destruição.

Percebamos outro detalhe: Após a queda, Adão e Eva, tiveram filhos, os dois primeiros foram: Caim e Abel. Caim matou Abel e sabe qual significado do nome Caim? “Aquisição”. Caim foi o primeiro ser humano a revelar o caráter de Satanás e é esse caráter que quer dominar o mundo, ter a aquisição da raça humana. Jesus falou que os fariseus tinham o caráter do diabo e eram irmãos de Caim:

“Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.” João 8:44

Agora vejam o detalhe na Genealogia de Sete, outro filho de Adão e Eva:

“Aos 130 anos, Adão gerou um filho à sua se­me­lhança, conforme a sua ima­gem; e deu-lhe o nome de Sete.” Gênesis 5:3.

Deus criou Adão segundo Sua Imagem e semelhança e Sete, já foi gerado segundo a imagem e semelhança de seu pai Adão. Aqui temos a questão genética, Sete carregava traços físicos de seus pais, seria formado em caráter na sua relação com Deus e com a sociedade. A ele também seria dada a escolha de assumir o caráter de um homem de bem, moldado por Cristo, ou o caráter maligno que teve Caim e os fariseus, moldados por Satanás.

Espero que alguns detalhes da criação do homem, expostos aqui, tenham sido novidade para você leitor, assim como também oro para que sejam ricamente abençoados por esse estudo. Deus seja louvado pela criação, pela Redenção!

Obrigada, Senhor!



Fonte: bíblia de Estudos Plenitude, SBB, edição 1995. Livro de Gênesis.

5 comentários:

Maurício de Souza Lino disse...

Caríssima, saudações fraternas em Cristo! Quando leio e medito o relato da criação do homem, fico admirado pelo grande amor que o Criador tem para conosco! Não existíamos, e Ele nos fez existir, criando e formando a cada um de nós á Sua imagem e semelhança! Quanta honra! Que presente! Que graça! Somos mais que devedores Àquele que nos amou tão profundamente assim!
Que o Senhor Criador dos homens e de todas as coisas continue abençoando a cada um de nós com Sua presença inefável! Paz!

Wilma Rejane disse...



Saudações em Cristo, Pb. Maurício!

Ef 2:10

“Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nela” .

A palavra feitura pode ser comparada a poema, poesia. Deus nos fez como um poema de amor, com toda Sua inspiração!

É uma honra, de fato.

Deus o abençoe.

Unknown disse...

fico muito feliz quando leio os seus comentários queria irmã, pois me abre o entendimento e me dá forças para proseguir mirando no alvo que é Jesus.mioto obrigada pelo entendimento da revelação. Que o Senhor Jesus te use cada vez mais.

Wilma Rejane disse...



Amém Edite,

Obrigada por também vir abençoar nosso trabalho com palavras de ânimo e paz.

Abraço.

Anônimo disse...

Boa mensagem, e não tem o que dizer, pois está perfeita a mensagem, e lembrando que o jardim do Éden continuava o mesmo, porem, o homem deixou de ouvir a voz de Deus e passou a ouvir outras vozes, nesse caso a voz da serpente, por isso devemos ter muito cuidado, pois muitas vozes soam neste mundo, mas somente devemos ser sensiveis a voz do Espirito Santo.