Eis que Deus criou a mulher!




Wilma Rejane


Que incógnita está presente no relacionamento a dois, fazendo com que homem e mulher cumpram o propósito Divino de ser uma só carne? Propósito este, explicito desde a criação com Adão e Eva.

Adam ( Strong 0120) significa homem, raça humana. O nome está relacionado com “Adamah” que é igual a: solo, barro, chão. Temos em Gênesis 2:7:” E formou o Senhor Deus o 'adam' do pó da 'adamah'.

Eva ( Strong 0376) é o mesmo que varoa, mulher, esposa: ishah. Assim, temos em Gênesis 2:23” Esta será chamada de ishah, porquanto do varão foi tomada.”

Deus primeiramente fez a Adão, do solo, soprando em suas narinas o folego de vida, o espírito humano. E ele era muito ocupado, cuidava do jardim em toda sua extensão, plantas e animais, mesmo assim se sentia sozinho, incompleto. Em alguns momentos, Deus pode ouvir os pensamentos de Adão sobre a necessidade de interagir: com quem sorrir, se alegrar, se surpreender?

Gênesis 2:18 Então o Senhor Deus declarou:

 "Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda

E do sono profundo de Adão, Deus assim cria sua companheira Eva. Dessa criação, temos também o primeiro relato cirúrgico da história humana! Anestesiado, Adão não sente as mãos de Deus operando-o, retirando uma de suas costelas para trabalhar nela a maravilhosa criação feminina. Por que Deus escolhe criar Eva da costela de Adão? Não poderia Ele ter moldado novo barro e soprado novamente em suas narinas o folego de vida? Poderia. Mas escolheu soprar vida em um osso.

Desprezar  os significados dos detalhes existentes aqui, seria perder a perfeita e maravilhosa mensagem de Deus para nós. Por que Eva teve origem de uma costela? Amados leitores, vocês já pesquisaram ou estudaram o significado da costela no corpo humano? Ela protege o coração, os pulmões, envolve órgãos vitais cobrindo-os com cuidado. A costela se liga a coluna vertebral, a medula óssea que produz sangue. Sangue é vida! Sem sangue morremos. Eva era essa necessidade vital de Adão, era seu sangue, sua carne, era uma com ele.

Se Eva estivesse sido feita de forma separada, ela não teria o propósito de completar Adão, nem de ser carne de sua carne. Ter sido feita da costela, é nobre, amoroso, porque a função das costelas para o corpo é amorosa, ela “abraça”, envolve nosso coração e pulmões, nosso viver e respirar. Falamos tanto sobre a falta que faz o romantismo nos relacionamentos homem-mulher, e Deus foi o primeiro romântico da história ao pensar em Eva nascida de Adão, de sua costela.

"Então o Senhor Deus declarou: "Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda” Gênesis 2:18

Auxiliar é o mesmo que cercar, rodear, envolver; proteger, defender; ajudar. "Ajudar" é o princípio básico para a mulher existir. É a primeira causa porque foi criada.

"Quem encontra uma esposa encontra algo excelente; recebeu uma bênção do Senhor." Pv 18:22


A mulher tem o propósito de aconselhar, completar, edificar o homem. Contudo, o homem não é superior a mulher. Aliás, masculino e feminino não é questão de competição, mas de união, harmonia. Deus fez a ambos com diferenças e de uma beleza única de modo a se encaixarem um ao outro como peças de quebra cabeças se encaixam, como côncavo e convexos.

Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor. Porque, como a mulher provém do homem, assim também o homem provém da mulher, mas tudo vem de Deus. I Coríntios 11:11-12

Rute e Esther

São dois livros Bíblicos que se destacam dos demais pela peculiaridade de carregarem nomes femininos: Rute e Esther. E que mensagens tão grandiosas sobre o papel da mulher nos transmitem esses livros! Esther foi escolhida Rainha em lugar de Vasti. O Rei Assuero precisava de uma companheira digna e conselheira. Esther cumpriu com maestria sua missão ao se colocar na presença de Deus com jejum e orações, dessa forma soube escolher o melhor momento e as melhores palavras para convencer o Rei a não destruir os judeus. A atitude de Esther salvou uma nação!

Rute, simples, delicada e temente ao Senhor. Sua maneira de ponderar a vida, consolou a muitos e devolveu a esperança de uma geração. Uma geração real, pois ela seria genitora de Obede, avó do Rei David. Rute foi uma jovem mulher, ajudadora, trabalhadora, que renunciou as futilidades de sua época para viver ao lado da sogra Noemi, porque a amava e confiava na restituição de Deus.

Talvez esses sejam exemplos raros para o mundo de hoje. Vivemos tempos trabalhosos. Mulheres renunciam os propósitos de Deus para elas e com muitos homens, não tem sido diferente. Ascensão financeira, independência, igualdade de deveres e direitos, perversão sexual, são fatores agravantes que desestabilizam a pureza e satisfação do relacionamento homem-mulher.


Da costela de Jesus Cristo.


Cristo é o último Adão, está escrito em I Cor 15:45: "O primeiro homem, Adão, tornou-se um ser vivente"; o último Adão, espírito vivificante.

O primeiro Adão teve um osso quebrado para gerar sua ajudadora, esposa, Mas o ´ultimo Adão, apesar de ferido, açoitado, transpassado com pregos nas mãos e nos pés, em sacrifico pela humanidade, permaneceu com ossos intactos, para se cumprir as profecias ditas a seu respeito:

Profecia: 

Preserva-lhe todos os ossos, nem um deles sequer será quebrado”. Salmo 34.20

Derramei-me como água, e todos os meus ossos se desconjuntaram ...” Salmo 22.14

Cumprimento: 

Chegando-se, porém, a Jesus, como vissem que já estava morto, não lhe quebraram as pernas. Mas um dos soldados lhe abriu o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água. Aquele que isto viu testificou, sendo verdadeiro o seu testemunho; e ele sabe que diz a verdade, para que também vós creiais. E isto aconteceu para se cumprir a Escritura: Nenhum dos seus ossos será quebrado”. João 19.33-36


A vida doada por Cristo, para a humanidade, só foi possível pelo derramar de Seu sangue,  o sangue do Noivo é que deu vida a Igreja Noiva, para que fôssemos um, com Cristo.


Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,

Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos. Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne. Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.” Efésios 5:23 a 31.

Cristo é a vida da Igreja, Seu sangue derramado foi a maior declaração de amor,  através desse mistério, nos filiamos a Ele, sendo corpo de Seu corpo e carne de Sua carne. Cristo é a Plenitude da vida, é nosso ajudador, intercessor, Ele é a costela e também o corpo, foi o Adão que também 'adormeceu' (quando de sua morte) e ressuscitou para gerar a Eva, a varoa, a esposa, a Igreja.

Essa analogia de Noivo-Noiva, Esposo-Esposa, surge nas Escrituras para tipificar o relacionamento amoroso e íntimo entre Cristo e a Igreja.  Em Cristo, o casamento se consolida com a Igreja, na consumação dos séculos, com a Igreja elevada aos céus. Cristo, também se chama esposo, porque Seu relacionamento com a Igreja é familiar,  em um só corpo. (I Coríntios 12:27).


"Porque o teu Criador é o teu marido; o Senhor dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; que é chamado o Deus de toda a terra. Porque o Senhor te chamou como a mulher desamparada e triste de espírito; como a mulher da mocidade, que fora desprezada, diz o teu Deus." Isaías 54:5-6

"Erga os olhos e olhe ao redor; todos os seus filhos se ajuntam e vêm até você. Juro pela minha vida que você se vestirá deles todos como ornamento; você se vestirá deles como uma noiva", declara o Senhor." Isaías 49:18.

Deus é perfeito e nós mulheres somos agraciadas por termos a missão de vir ao mundo para alegra-lo com todas as capacidades que Ele nos deu.

Deus os abençoe, em nome de Jesus!

17 comentários:

Maurício de Souza Lino disse...

Deus é infinito e a mente do homem é finita. (Isaías 55:9 Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.) Há assuntos secretos que apenas Deus conhece, pois Ele não revelou tudo ao homem.
A mulher foi feita de um modo tão maravilhoso! Deus miraculosamente, meticulosamente, belamente, laboriosamente, formou uma mulher com Suas próprias mãos, fazendo-a cada pedacinho, tão especial quanto o homem que Ele havia criado antes. Existe algo particularmente belo, até mesmo poético, sobre esta criação.
Que o Senhor Jesus continue abençoando a todas as mulheres.
No dia 08 deste mês, teremos ainda, o Dia Internacional da mulher! Parabéns a todas elas!
parabéns à minha esposa Cida!
Caríssima, parabéns a você também! Que o Senhor te abençoe e te guarde, hoje e sempre.

Wilma Rejane disse...



Olá, Pb. Maurício!

Realizar esse estudo foi muito gratificante, pois havia parado "na costela de Adão" com algumas interrogações.

De fato, Deus escreveu um belo poema, completou, coroou a criação com o casal.

Cida é sua costela e que benção viver envolvido por costelas!

Obrigada,

Deus os abençoe.

Maurício de Souza Lino disse...

KKKKKKKKKKKKKKKK! Obrigado, irmã! Fez-me rir! Paz!

Walter Monteiro disse...

Fazer um comentario não é bem a referência certa para se falar da criação da nossa maior ajudadora e como Deus disse fale ao sabio e ele o amará posso lhe dizer que Deus depois de ter criado todas as coisas tinha a necessidade de um lugar para gurdar todas as palavras com que tinha criado tudo o que existe então fez o senhor a arca com dois querubins cujas pontas das asas se tocavam elhes garanto que o mundo todo procura esta arca mas ela nada mais é do que a cabeça do homem e os querubins são o ouvidos que se tocam em seu interior e quando Deus soprou no homem através das narinas se inspirou ou em outras palavras entrou junto e não se pode voltar atras e no interior do homen Deus crou a mulher e depois do homen dar a luz a mulher Deus fechou com carne transformando-o em varão e a mulher em varoa pois lhe varou a carne criando o sexo qualquer pesoa com um pouco de conhecimento sabe que toda gravides é ligada as costelas ou coluna o pessado sono do homem era a morte ai sim a mulher se tornou a mulher ajudadora idonea do homen ou esta presente em toda sua vida como mãe irmã esposa sogra e avó depois filha e porque Deus de a ela este previlegio de ser mãe e esposa e o homem pai e marido irmão e filho em igualdade a ela e porque Deus a colocou ao lado do homen porque ao nascer Deus saiu junto pois não podendo voltar atras não poderia sair por onde entrou ou tiraria o que foi soprado devido ao seu poder de atrair o que dele depende e por cosequencia disto o homem guardando a palavra da criação tem seu valor mas a mulher tinha de provar que tambem era de valor igual mas como se a benção é só uma como o homem morreu e Deus se agradou mais do segundo do que o primeiro não ia resucitar o homem e então a mulher penalizada interveio a favor do homem fato citado na história de salomão mandando dividir a criança e nesta hora a mulher que pela morte do homem avia recebido o poder em seu lugar renunciou a ele em favor do homem deixa que viva e de a ela isto deu a mulher o mesmo direito se renunciaram a favor um a favor do outro e apesar do homem ser levado por outra lhe acompanhou o poder de não sofrer influência em qualidade de amor em hierarquia celeste é Deus homem e mulher o resto é o resto
desulpe os erros ortograficos estou sem tempo

Anônimo disse...

Há dias pesquiso sobre a mulher como costela.TAMBEM tive essa curiosidade de entender este enigma maravilhoso. Este artigo completou tudo que precisava para concluir a minha prelecaos. Parabéns!
Pastora Edna Bezera!

Diogo Amorim silva disse...

Mt luxo a palavra. Sucesso, paz e salvação à todos os povos de bem. Q O Santo Deus esteja conosco.

Unknown disse...

Alguns estudos revelam que a tradução foi feita de forma equivocada e que a mulher foi tirada do lado do homem e não da costela, por isso Deus cerrou carne no lugar e não osso. Acredito que foi só quando Deus tirou uma parte de Adão que ele ficou incompleto, pois agora lhe faltava um pedaço.

Unknown disse...

Eu fui questionado por um amigo impio meu e na soube o responder vcs podem me ajudar
Ele me fez essa pergunta: se Deus e onisciente por que ele fez Eva so depois msm sabendo que adåo se sentiria solitario

Unknown disse...

Nossa, que profunda e linda mensagem!!!!

Bravo disse...

Um palestrante "ministro", afirmou que Adão quando Criado ele já tinha Eva dentro dele.

Bem refutei pois isso parece uma aplicação de movimentos escusos o qual defende que o Homem carrega o tal gênero sexual.

Pois Adão e Eva seres físicos diferentes que se completam unicamente .

Achei que o palestrante estava arrotando asneira, poi Viu Deus que Adão estava SÓ, e a costela foi de criação.

Gostaria de analise sobre Adão ter Eva dentro dele. Pois ainda creio que essa fala é de grupos que defende que o Homem e Mulher é uma opção de escolha.

Unknown disse...

Artigo muito bom, parabéns
www.desembainharaespada.com.br

Tatiana Duarte disse...

Artigo muito bom, parabéns
www.desembainharaespada.com.br

???? disse...

Sou mulher mas não me vejo assim como o texto sugere, que o meu valor e a minha existe se restringe somente á ideia de servir o homem com meu corpo e meu útero.
Essa linha complementarista alimenta a supremacia esmagadora do sexo masculino sobre o sexo feminino, entende-se aqui que a coroa da criação na verdade seria o homem, nuitos até defendem que Deus não ama a mulher por isso não existe nenhuma representatividade feminina no mundo espiritual.
Ma eu creio que a mulher sempre esteve nos planos de Deus, não foi algo acidental como os cristãos acreditam. Deus permitiu o homem viver por certo tempo sozinho e sentisse solidão para que passasse a amar e valorizar a sua esposa quando essa viesse a ser criada, Deus criou a mulher para ser amada na verdade, essa ideia de que Deus nos criou para apenas oferecer nossos corpos ao serviço do sexo masculino é puro machismo e que Deus só amaria a mulher que conscientemente se sujeita exclusivamente a esse serviço, pois se assim Deus então não me amaria pois sou mulher solteira, o que me resta então? Sendo assim a salvação seria exclusivamente ao ser masculino e a mulher se ela se casar e for mãe.
Que Deus eesse? Tão injusto? Seria esse o verdade Deus criador? Um Deus tão desammoroso que promove misogenia e preconceito? Um Deus que ama o homem e odeia a mulher?
Me converti recentemente mas vejo Deus de uma forma diferente, o que percebo é a arrogância do homem que se sente superior.
Percebi que atualmente o povo que se denomina um povo de Deus é o povo que menos demonstra amor pelo próximo principalmente pelas mulgeres.

Wilma Rejane disse...

Amada irmã que não se identificou,

A interpretação está equivocada, o texto não afirma que as mulheres vieram ao mundo apenas para " servirem aos homens com o corpo e o útero".

O fato de termos sido criadas posteriormente, da costela do homem não nos diminui em nada, somos tão importantes quanto.

O fato de ser solteira não torna ninguém menos amada por Deus, não está escrito nem no texto, nem na Bíblia.

Somente espero que algum dia possas compreender que o ser mulher como foi observado aqui não parte de machismo, mas de identidade, amor e perfeição.

Abraço!

Anônimo disse...

Prezada Wilma

Afirma-se no texto de forma clara e explicita que o princípio básico da existência da mulher é de servir homem, entende se então que a mulher foi criada por Deus de forma improvisada, se acaso o homem não sentisse solidão nós mulheres não teríamos sido criadas.
Essa concepção é puramente machista, um machismo elaborado num texto bem romantizado.
E o que mais me admira é que parte de uma mulher...
Aceitei a Cristo recentemente mas provavelmente eu não permaneça pois não quero não quero que essa seja minha nova identidade, de uma mera auxiliadora ao invés de uma pessoa amada e valorizada.
Imaginei que o evangelho de uma outra forma mas me decepcionei, talvez seja por eu não srr uma mulher escolhida por Deus.
Se fala na palavra de Deus que muitos são os chamados mas pouco são os envolvidos.

Wilma Rejane disse...

I Coríntios 11:8-12 Nova Almeida Atualizada (NAA)

Porque o homem não foi feito da mulher, mas a mulher foi feita do homem. Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, e sim a mulher por causa do homem.

Somos amadas e valorizadas, criadas com diferenças de missão e forma de ser, parte da maravilhosa obra de Deus e de nosso Senhor Jesus Cristo.

Receba meu abraço e fique na paz de Jesus 💓

Wilma Rejane disse...


No Senhor, todavia, nem a mulher é independente do homem, nem o homem independente da mulher. Porque como provém a mulher do homem, assim também o homem é nascido da mulher; e tudo vem de Deus.

Só complementando o trecho de Coríntios.
💖🌹