A Alegria de Habacuque



Wilma Rejane



  “Todavia, eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação” Hc 3:18


Quando o profeta Habacuque faz o propósito de viver em alegria, estava a contemplar os campos sem frutos, os currais vazios, o chão árido e  seus irmãos a gemer de fome.  Apenas alguém que vive através da fé pode ser conduzido a esse estado de esperança e ânimo, mesmo em meio às piores circunstâncias.

A alegria da confissão de Habacuque, no grego é “Gil”, sugere “bailar de alegria” ou “saltar”, no original significa: "rodopiar em redor com movimentos intensos”. Foi exatamente isso que fez o Rei Davi em 2 Samuel 6:16; "E sucedeu que, entrando a arca do Senhor na cidade de Davi, Mical, a filha de Saul estava olhando pela janela e viu que Davi ia saltando e girando acrobaticamente..." O Rei estava se alegrando no Senhor.

Alguma vez você foi movido a dançar para o Senhor em meio a um campo devastado? Agradeceu a chuva e a colheita que estaria por vir? Pode ser que alguém o chame de louco por isso, mas foi o que Habacuque ousou fazer.

No Evangelho de João também está escrito: “Abraão alegrou-se por ver o dia do Senhor” João 8:56. Ou seja, Abraão dançou intensamente após receber a promessa de um herdeiro que por sinal se chamaria: Isaque ou “riso”: “E chamou Abraão o nome de seu filho que lhe nascera, que Sara lhe dera, Isaque”. Gêneses 21:3.  A esterilidade de Sara resultou em riso para o casal.  Mas não foi em vão, foi através da fé . Abraão sorriu em meio à sequidão: - "Sara, vamos ter um filho, ele se chamara riso."


"Sabei, pois que os que são da fé são filhos de Abraão” Gálatas 3:7.

Sou grata a Deus por todas as vezes que Ele me fez sorrir nas adversidades. Quando pude ouvir a voz suave do Espírito Santo contrastando com o turbilhão de vozes negativas. O mundo é assim, uma marcha solene sob o jugo da escravidão, cuja melodia impõe medo, dúvidas, desilusões e morte. Um a um cambaleia rumo a um destino desprovido de graça.

Mas a voz de Deus nos convida a se alegrar, dançar como Habacuque, Davi  e Abraão embalados pela fé, pela certeza do que olhos, ouvidos e mãos alcançarão, trazendo a existência as coisas que não são como se já fossem Romanos 4:17. Que assim seja para você, amado leitor. Que através da fé, possas contemplar as promessas do Deus que ama a todos incondicionalmente e que tem por vontade trazer riso, dança , alegria para nossas vidas,  para glória do Seu nome.

Deus o abençoe, em nome de Jesus

20 comentários:

Unknown disse...

♥ Mana Deus é sobrenatural e o Seu agir também. Sua paz, Sua alegria são sobrenaturais, não provém de ninnguém, nem de nada nunca. ELE pode ate usar situações, ou pessoas, mas a paz,e alegria provem Dele. Assim,quem vive com Deus, vive o sobrenatural, o milagre de diante de uma situação trágica experimentar a paz, e ter alegria que provém da fé em Deus.
Beijos, te amo viu???? Ah, saudade de ti

Wilma Rejane disse...

Oi Mana Nayara!


Perdoe a ausência nos comentários, é que ando tão atarefada nas escolas, sabe como é final de mês: férias chegando e os professores com pilhas e mais pilhas de provas para corrigir! Mas ausência não significa esquecimento, não é mesmo?

Estou participando do sorteio lá em seu blog!

Obrigada maninha e que essa alegria seja constante em nossas vidas.

Deus a abençoe.

Wilma Rejane disse...

Ah Nayara!

Voltei pra dizer que também te amo! No amor de Jesus, que nos une.

Bjs!

Wilma Rejane disse...

Boa Tarde Ângelo!

Já fui lá no seu blog, assinei como seguidora e participei das enquetes.

Muitos estudos Bíblicos em seu blog, gostei.

Deus o abençoe e volte sempre, tá?

Joao Cruzue disse...

Oi Irmã Wilma Rejane,

Passei para uma visita e dar graças a Deus pelo Blog "A Tenda na Rocha"

Deus lhe abençoe. Vamos em frente.


.

Wilma Rejane disse...

Irmão Cruzué!!!

Que surpresa agradável!

Ès para mim, sábio conselheiro e mestre nao só pelos caminhos da internet, mas na vida diária.

Fico muito feliz em recebê-lo aqui.

Deus o abençoe.

PAULO SÉRGIO R,DA CUNHA disse...

QUE DEUS ABENÇOE TODOS VOCES E QUE VC CONTINUI FALANDO DA PALAVRA DO SENHOR.

conferencista Jeremias Schmidt disse...

lindo amei parabéns

ev. egnldo disse...

ola pela primeira ves faço um comentario na internet sobre augum assunto mas fico feliz de alguem pensar como eu em algumas teses, e assuntos

Wilma Rejane disse...

Graça e paz ev.Egnldo !


Obrigada por comentar,

Serás sempre bem vindo, tá?

Deus o abençoe.

Rogerio Braz disse...

Que o Grande e Eterno Deus de Israel, possa lhe cobrir com as mais ricas bênçãos dos altos céus. Suas postagens são revelações do Senhor para nossas vidas, muitas pregações que faço aqui pelo RJ são inspiradas por temas do seu blog. Deus possa continuar com os céus abertos sobre sua vida, derramando chuvas de bênçãos.

Wilma Rejane disse...

Graça e paz, Rogerio Braz!

Seu comentário me deixa radiante de felicidade e sobre tudo, grata ao Grande e Eterno Deus.

Deus o abençoe, irmão.

E ao seu ministério.

Em Cristo.

pastor orlanio disse...

a paz do senhor,a todospela primeira vez,faço dou um alÔ a todos,que DEUS em CRISTO ,abençõe a todos,amèm.

Unknown disse...

Cheguei até aqui, gostei e fiquei. O meu desejo é que vc esteja gozando das bênçãos de Deus para sua vida.
Abraços fraternos

Pesquisador Cristão disse...

Olá Wilma! Paz e graça de Cristo!

Mais uma vez visito seu site como tenho feito todos estes anos e a cada ano nos inspira mais com seus artigos. Parabéns!

Este ano depois de muitas lutas e desafios como missionário, pastor e professor de teologia entre outras carreiras espirituais e seculares voltei também a escrever e a reformular o site O PESQUISADOR CRISTÃO. Queria te agradecer por ainda estar divulgando e pedir para você atualizar nosso link que agora é www.opesquisadorcristao.com.br. Estamos refazendo tudo e em breve estarei divulgando seu site como meus indicados, pois tive que tirar todos os parceiros quando reconstruí o template.

Unknown disse...

Paz irmã Wilma a algum tempo eu descobri o seu blog, e me tornei uma leitora e admiradora de suas mensagens. Que Deus continue te abençoando cada dia mais.Deus abençoe

Jesus e eu disse...

Deus tem me fortalecido através das mensagens desse site. continuem nessa
jornada,pois,o vosso trabalho não é vão no Senhor.

Unknown disse...

linda mensagem; obrigado.

Unknown disse...

A paz de Yahushua que o Eterno té abençõe! Suas palavras são lindas continue assim. fique com o Eterno.

Unknown disse...

Boa tarde! Gostei muito do tema das publicações, Deus continue te abençoando.