O vento e a erva - Isaías 40:7




Wilma Rejane


Seca-se a erva, caem as flores, soprando nelas o hálito do Senhor. Na verdade, o povo é erva. Seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a palavra de nosso Deus permanece para sempre. Isaías 40: 7-8 e I Pedro 1:24,25.


A Vida é breve, como as frágeis flores que cobrem algumas planícies da Palestina. Desabrocham, exalam perfume, beleza, mas quando o vento sopra sobre elas, em questão de segundos se despedaçam e se vão para nunca mais voltar. Em contraste com essa finitude, está a Palavra de Deus, que permanece para sempre. Ela é como o ar, o vento que mantem viva todas as espécies de seres planetários, é o hálito que sopra nas ervas.
 
E esse hálito, pode ser entendido como: liberdade, juízo, julgamento. João 3:8 diz: "O vento sopra onde quer; ouves-lhe o ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece com aquele que nasceu do Espírito."

João compara o novo nascimento a ação do Espírito Santo, um vento soprando, nas ervas, nos homens.



Coisas vão e vêm, nascemos e morremos a cada dia, e quando renascemos em Cristo, somos conduzidos a eternidade. Um lugar onde o vento já não poderá soprar, mas um dia, sentimos sim, sua força e pudemos compreender a soberania de Deus. E ainda que não  compreendamos, Ele continuará sendo Deus.

Isaías ao falar das ervas, do vento e do hálito do Senhor, se referia a sua época, a um julgamento que estava por se cumprir em Israel. A Babilônia avançava em sua direção com um exército enfurecido. Contudo, ao tempo em que se anuncia a queda, fala sobre a Redenção: 

" Eis que o Senhor Deus virá com poder, e o seu braço dominará por ele; eis que o seu galardão está com ele, e a sua recompensa diante dele. Como pastor ele apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos, e os levará no seu regaço; as que amamentam, ele as guiará mansamente. Isaías 40:10-11.

O vento que arranca as ervas, é o mesmo que renova a face da terra. 

Jesus falou do vento em seu encontro com Nicodemos, este queria conhecer a verdade sobre Salvação. É preciso nascer de novo Nicodemos. Reconhecer que essa vida um dia passará e que o amanhã é imprevisível, podes saber para onde vai o vento? Apesar da brevidade dos anos e das incertezas humanas, é preciso que saibas que tudo passa, mas aquele que é guiado pelo Espírito Santo de Deus, permanece para sempre!(I João 2:17).


" Entre os meses de chuva de inverno para as de verão seco,  o vento em Israel sopra do deserto (do leste),  a umidade cai drasticamente e uma poeira fina permeia todo o ar. Estes ventos empoeirados e secos são chamados de hamsin,  siroco, ou um Sharav. Pode durar dias, mas quando se vai, leva consigo toda a erva do campo." (Clima Israel)

Pensar sobre a vida pode ser dolorido, cada um de nós temos sofreres. Conhecemos em parte, e de fato, não temos condições de  responder os dilemas comuns a existência humana. Toda nossa fé e amor em Cristo Jesus, é capaz de nos confortar e renovar em forças, aleluia! Essa é a esperança também presente nos versos de Pedro e Isaías. E por essa esperança é que vivemos. Nem todos os dias serão de alegria, mas sempre existirá uma paz interior fundamentada na presença de Deus em nós e na Sua fidelidade. 

Nesse momento, enquanto escrevo, sinto uma brisa suave entrar pela janela, e cada vez que isso acontece, penso em Deus. Ouço Deus na brisa e sei que sou como a erva, que passa, e enquanto passo, busco o hálito de Deus para me instruir sobre os caminhos a seguir. 

Os ponteiros do relógio não criam raízes em seus limites, passam e se vão e nós obedecemos ao curso das horas, e elas obedecem a Deus. Salmo 104:19: "Designou a lua para as estações; o sol conhece o seu ocaso." Tudo a sua ordem, inclusive os homens, apesar das desordens. Porém, não conhecemos nosso acaso, a não ser quando descobrimos quem somos em Cristo. É quando os acasos ganham novo significado. 

Apóstolo Paulo, inspirado, cheio do Espírito Santo, escreveu:  "fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios.Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia." II Timóteo 1:11-12

Pelas certezas e esperanças é que não desfalecemos no devir. É certo que a vida é breve e que como erva, soprada pelo vento, partiremos um dia. Tivemos a liberdade de estender  ramos nas planícies, fizemos escolhas e seremos julgados por cada uma delas. Mas como o vento que transformou a Nicodemos, a Isaías, a Pedro, a João, a mim e a milhões; seja nosso viver para o Livro da Vida, dos salvos em Cristo, cuja Redenção supera em glória a vida terrena. 


 Deus o abençoe.

Baseado no livro do profeta isaías, cap 40 e I Pedro 1. Na Bíblia de Estudos Plenitude, edição 1997, SBB.

10 comentários:

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, Vilma.

Parabéns por esta postagem. Gosto muito do texto bíblico em apreço, comparando a inabalável Palavra de Deus com a erva do campo.

Parabéns também pelo número de seguidores em sua rede Google Friend Connect. Não sei se hoje, mas ultrapassou a marca de três mil seguidores.

Sei que não busca o sucesso temporal, tal qual o das ervas no campo, mas está firmada na Palavra, e assim, a repercussão positiva deste trabalho gerará a você o prêmio da soberana justiça de Deus, que lhe aguarda lá no céu.

Abraço, com a paz de Cristo.

Wilma Rejane disse...


Obrigada mano Eliseu,

Louvado seja Deus, por tudo! Sem Ele nada posso.

Na paz.
WR.

Pr. Júlio e Pra Eliana disse...

Wilma, depois que leio seus artigos, corro pra estudar mais e mais o assunto porque eles abrem o apetite do conhecimento. Tudo o que te disser aqui, é chover no molhado porque é de opinião geral que você é uma benção para nós. Continue, não pare, precisamos destes compartilhamentos. Obrigada

Deno Lemes disse...

A paz irma Wilma parabens pelo Estudo, Deus continue lhe usando cada dia mais e muitas almas vao ser ganhas atraves dos seus Estudos.

Unknown disse...

nossa estou muito feliz por DEUS ter me levado a conhecer este site a cada dia vejo a internet e uma ferramenta perfeita para enriquecer nossos conhecimentos que DEUS abençoe voce para qu cada vez mais possamos fazer parte de tudo que nos diz respeito que eo o conhecimento do nosso grandioso e soberano DEUS.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Luiz, com certeza a Tenda na Rocha está em um oásis, no deserto. Temos água, alimento e a sombra do Onipotente!

Unknown disse...

Oi vc tem página no Facebook obrigada.

Anônimo disse...

Gostaria de parabenizá-la pelas lindas mensagens inspiradas e reveladas pelo Espirito Santo de Deus, e muitas vezes faço uso de alguns de seus comentários para acrescentar nos meus esboços.
Que o Senhor continue lhe usando de forma sobrenatural, autêntica e ousada.Sabendo nós que toda honra e glória seja dada ao nosso Senhor Jesus Cristo que venceu a morte e nos presenteou com a oportunidade de salvação.

Saudações em Cristo!

Presbítero Leonardo Soares

Airton Jr. disse...

Boa tarde; a graça e a paz do Senhor Jesus Cristo.
Que estudo edificante!
Louvo ao Senhor Deus por um dia ter me colocado no caminho deste lugar de refrigério e sabedoria, que tanto tem me inspirado em minhas preleções, estudos e meditações.
Que o Senhor continue a lhe inspirar, irmã, e a seus colaboradores, com a palavra de sabedoria e que você continue a nos ajudar a caminhar nas veredas da verdade.

A Deus toda honra e toda glória pela sua vida!

Schekinah bico fino disse...

Adorei tenho um congresso de jovem esse é o tema isaias 40v8 me abriu uma nova janela muito obrigado que Deus possa continuar usando