No ano em que morreu rei Uzias...




Wilma Rejane

"No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo" Isaías 6:1

Quem era Uzias? Um rei que havia assumido o trono aos dezesseis anos  de idade, permanecendo no poder até seus 68 anos de vida.

"Então todo o povo de Judá tomou a Uzias, que tinha dezesseis anos, e o fizeram rei em lugar de Amazias, seu pai." II Crônicas 26: 1

Uzias fez o que era reto aos olhos de Deus, de modo que prosperou grandemente,  foi maravilhosamente abençoado e sua fama foi muito longe. Esse rei era a esperança da nação, o que havia de mais concreto em segurança nacional. Sua morte deve ter gerado grande comoção.

No final de seus dias, Uzias viveu recluso e leproso porque assim como rei Saul, em tentativa de usurpar as prerrogativas dos sacerdotes, entrara no templo do Senhor para queimar incenso no altar. Esse ato externalizou o orgulho e a exaltação do rei, a vaidade e a total falta de reverência para com o Senhor. 

E Isaías viveu no tempo do rei Uzias, presenciou toda a glória de seu reinado e também seu declínio e morte. Em um momento em que a expectativa por sucessores de Uzias era a pauta mais urgente, o profeta tem a gloriosa visão de um outro Rei. Notem que o capítulo começa dizendo que "morreu o rei Uzias e Isaías viu o Senhor..." e mais adiante se lê:



"Os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos" Isaías 6:5. 

A visão era luminosa, celeste, e a ela não me detenho, mas expresso aqui o que aprendi com essa passagem do livro de Isaías: o contraste entre a glória dos homens e a glória de Deus.

Nem mesmo o mais "poderoso" e digno rei em Israel, foi capaz de proporcionar a Isaías - e aos demais homens da nação- uma visão tão nítida da glória dos céus quanto a que Isaías viu em um momento de devoção.

A fama e o poder do rei terreno dependiam da graça Divina. Deus exalta e abate e assim de forma soberana Ele permanece sendo Deus a quem todos devem reconhecimento e dependência. Em Sua misericórdia e bondade, esse Deus se revela nos momentos de desesperança,comoções e mortes, inclusive. Esse Deus fala do que os homens são incapazes de falar e conforta de um modo muito particular.

Temos um rei morrendo e um profeta sendo elevado a glória, ao mais alto lugar:

"Então disse eu: ai de mim!Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos exércitos!Então, um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz" Isaías 6:5.

A glória do profeta consiste em sua humilhação, na consciência da condição de pecador. A queda de Uzias consistiu em sua exaltação a condição de santo.

Depois da visão,Isaías exerceu seu ministério e andou três anos nu e descalço. Ou seja, ele se despiu dos trajes de profeta, tirou as túnicas e as sandálias dos pés. (Isaías 20:3). Porque ele sabia que a glória não era dele, sua vida e seus caminhos estavam guardados em Deus, Senhor da glória!

A morte do rei Uzias e a visão de Isaías é para mim uma representação de que nenhum poder, governo ou liderança terrena é capaz de conferir paz e segurança, é capaz de revelar Deus.

Claro que Deus se interessa por assuntos terrenos por governos instituídos, eleitos,  "Bendita é a nação cujo Deus é o Senhor"(Salmo 33:12). Porém,  esse senhorio de Deus  tem inicio no coração de cada homem que a exemplo de Isaías elevou os olhos e o coração em busca a Deus em um momento em que muitos à sua volta andavam cabisbaixos e desiludidos na nação.


Deus o abençoe
  

11 comentários:

Unknown disse...

Boa tarde, sempre tive uma admiração pelo profeta Isaías e a forma como é abordada a sua entrega a o Senhor me encanta. Obrigada por tantas alegrias que este blog me trás.

Regina Helena disse...

O Rei Uzias começou bem o seu reinado até que se tornou forte... (2 Cr 26.15b). A soberba, as vitórias invadiram seu coração e Uzias afastou-se de Deus e deixou de honrá-Lo. Tornou-se uma estrela e tentou usurpar a glória de Deus para si mesmo. Triste final de história.
Que Deus nos livre de uma vida de 'atuação', de ativismo inútil e faça de nós um verdadeiro adorador. Que Deus perdoe o desperdício do nosso tempo e nos livre de uma vida medíocre e nos ensine a agradar o Seu Santo Espírito
"Porque dEle, e por meio dEle, e para Ele são todas as coisas. A Ele, pois, a glória eternamente. Amém!" (Rm 11.36)
Deus abençoe seu ministério. Grande abraço, Regina Helena
http://destilardosfavos.blogspot.com.br/2014/10/ate-que.html

Josué M.A disse...

Sempre uso essas esplanação em meus sermões, muito boas

Diran Mozart disse...

A plena consciência do profeta agora sendo vista por ele em sua pequenez diante do todo poderoso, faz com que ele veja que para que cumpra nele a vontade de Deus é necessário o arrependimto: pois além de habitar em um ambiente de extrema soberba ele também se tornara tal como (Isaías 6.5). O arrependimento é o único instrumento a ser usado para se obter perdão!

Kenia Cândida disse...

A Biblia diz que Isaias andou semi nu por se tratar de uma profecia e não por sinal de dependência.Corrija-me se estiver errado...

Unknown disse...

Olá Paz do Senhor, lendo esta página que por sinal gosto muito a tenda da rocha,a palavra do Senhor diz que Isaías andou nu.
Isaías 20 explica bem.
Fica na Paz do Senhor!

marcelo disse...

Muito boa está explanação a respeito da palavra do Senhor, suplico a Deus que continue nos ensinando a sua palavra pois isso é muito especial.

Ariane silva belo.monoteísta. disse...

Shalom a todos como é bom saber que existem um Deus que tem misericórdia de nós,assim como ele levantou o profeta Isaías assim ele faz nos dias de hoje temos que verdadeiramente o servir e fazer a sua vontade.como está escrito Isaías 55.6 buscai ao senhor enquanto se pode achar
, invocai-o enquanto está perto.

Ariane silva belo.monoteísta. disse...

Shalom a todos como é bom saber que existem um Deus que tem misericórdia de nós,assim como ele levantou o profeta Isaías assim ele faz nos dias de hoje temos que verdadeiramente o servir e fazer a sua vontade.como está escrito Isaías 55.6 buscai ao senhor enquanto se pode achar
, invocai-o enquanto está perto.

Unknown disse...

olha aprendir muito através deste comentáro, no livro do profeta isaías,mim ajudou ater eu creser um pouco mais espiritualmente.mto bom mesmo, agradeço a DEUS pela vida de homens de Deus q, se preoculpa a nos dá orientações dentro do conhecimento das escrituras.

Experiências disse...

Quando o homem perde o temor ao Senhor e a reverencia, ele é ferido na testa, algo visível para todos verem, ou seja, o testemunho fica manchado, e para Isaías ver a gloria de Deus, foi preciso antes que o rei Uzias morresse, e o rei Uzias espiritualmente pode significar o nosso velho homem e nosso pecado, e após isso morrer em nós, o Senhor vem e toca em nossos lábios com a brasa viva, essa brasa viva é o Batismo com o Espirito Santo nos dando autoridade para falar do Senhor Jesus VIVO