Análise Bíblica Sobre A Psicopatia




Wilma Rejane

Acabo de ler o livro da Dra. Ana Beatriz B. Silva, intitulado “Mentes Perigosas. Julguei o tema tão instigante, que em apenas dois dias “devorei” as mais de duzentas páginas do Best Seller Brasileiro. Realmente o Recorde de vendas faz jus. A linguagem é simples e aprofundada, proporcionando ao leitor uma fácil compreensão do drama da psicopatia. Ao folhear as páginas da obra da Dra. Beatriz, fiquei na expectativa de que algum tratamento inovador apontasse para a solução. Mas não. A medicina julga o caso incurável e a médica, encerra o livro dizendo que “é mais sensato falarmos de ajuda para as vitimas dos psicopatas do que para eles mesmos” (cap. 11)

Separei alguns trechos do livro para firmar o debate do caso:

“Psicopatas em geral são indivíduos frios, calculistas, inescrupulosos, dissimulados, mentirosos, sedutores e que visam apenas o próprio beneficio. Eles são incapazes de estabelecer vínculos afetivos ou de se colocar no lugar do outro. São desprovidos de culpa ou remorso e, muitas vezes, revelam-se agressivos e violentos. Em maior ou menor nível de gravidade e com formas diferentes de manifestarem os seu atos transgressores, os psicopatas são verdadeiros “predadores sociais” em cujas veias e artérias corre um sangue gélido” Pg. 37.

“As terapias biológicas (medicamentos) e as psicoterapias em geral se mostram, até o presente momento, ineficazes para o psicopata. Por mais bizarro que possa parecer,


os psicopatas parecem estar inteiramente satisfeitos consigo mesmo e não apresentam constrangimentos morais ou sofrimentos emocionais como: depressão, ansiedade, culpa, baixa auto-estima, etc. Não é possível tratar um sofrimento inexistente” Pg. 169.

"Uma característica chave na identificação de um psicopata é que ele é desprovido de consciência. O que é consciência? É a capacidade de amar. Psicopatas não amam” Capítulo 2: Psicopatas Frios e Sem Consciência.

A Bíblia e o Psicopata:

Como cristã, não pude deixar de buscar em minha mente e nas folhas do Livro Sagrado alguma referência ao tema. Não encontrei nada explícito. Se alguém souber, fará um favor coletivo em  declarar. Meu primeiro ímpeto foi estudar as atitudes de Saul (não sei se isto é engraçado, patético ou revelador), mas ele é um sujeito um tanto frio que não firma laços afetivos com ninguém e põe em risco a vida dos filhos para alcançar seus objetivos. Se arrepende apenas da boca para fora, mente e apesar de todas as repreensões, morre no erro e negando a fé I Sm 28 (se é que ele tinha). Saul era um incurável? Incorrigível? Sem consciência?

Outro forte candidato a ser diagnosticado com o mal, seria Judas Iscariotes. Como pôde ser tão próximo de Jesus e fazer o que fez? Ser tão amado e desconhecer o amor? A Bíblia diz que ele se arrependeu de ter  delatado Jesus aos inimigos, mas seu arrependimento foi bem parecido ao de Saul: Não conduziu ao novo nascimento. Apóstolo Paulo fala de dois tipos de arrependimento: Um para a morte e outro para a Vida (II Cor. 7:10)

Não estou dizendo que Saul e Judas eram psicopatas, por favor! No entanto, seus comportamentos eram semelhantes ao de um. A história do Rei Saul está descrita no Livro de I Samuel e a de Judas nos Evangelhos.

Ser Cristão e Psicopata?

Se psicopata não tem consciência e é incapaz de amar, logo, é impossível ser cristão e psicopata? “Aproximou-se dele um dos escribas que os tinha ouvido disputar, e sabendo que lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos? E Jesus respondeu-lhe: O Primeiro de todos os mandamentos é: Ouve ó Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças. E o segundo semelhante a este é amaras o teu próximo como a ti mesmo” Mc 12: 28-30. Amar é a essência do cristianismo, o maior dos mandamentos. Ser cristão e não amar é como céu sem estrela, mar sem água (dá pra imaginar?)

Segundo a medicina, um psicopata pode fingir muito bem, enganando até os mais experientes, no entanto, devido à superficialidade, em algum momento será descoberto. Ou seja, para a medicina é impossível ser cristão e psicopata. Eles podem casar, constituir família... porém, devido à ausência de afetividade usará estes fatos para proveito próprio. Pessoas são como objetos para os psicopatas.

Doença ou Possessão Demoníaca?

A causa da Psicopatia é explicada da seguinte forma: “Esses indivíduos apresentam uma “desconexão” dos circuitos cerebrais relacionados à emoção. A parte do corpo responsável por este desequilíbrio é a região do lobo pré-frontal (região da testa) Psicopatas têm razão demais e total ausência de emoção” Cap. 10: De Onde Vem Tudo Isso? Essa tese é apoiada no caso de Phineas Gage que trabalhava em uma estrada de ferro no século XIX. Após sofrer um grave acidente onde uma barra de ferro atingiu sua região pré-frontal, ele nunca mais fora o mesmo. Após isso, passou o resto da vida em bebedeira e aplicação de golpes.

O estudo do caso que revolucionou o diagnóstico da psicopatia, contudo, é controverso se considerarmos a batalha travada no campo da espiritualidade. A frieza emocional dos psicopatas que os conduz a matar, mentir e aplicar toda sorte de delitos, também pode ter origem no mundo das trevas: “Vós tendes por pai o diabo, e quereis satisfazer os desejos do vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, pai da mentira” João 8: 44.  Eis a origem da mentira: o diabo. Não é desordem biológica, mas espiritual. Esta passagem de João faz referência a Caim, assassino de seu irmão Abel. Seria  ele julgado psicopata pela medicina atual? Estaria em algum presídio, fazendo companhia a milhares de outros psicopatas?

A Medicina Não Cura, Jesus Cura?

È bem verdade que Caim, Judas, Saul e outros personagens bíblicos morreram sem demonstrarem arrependimento, porém: Saulo, o perseguidor da Igreja, assassino de cristãos, foi transformado em Paulo, grande Apóstolo! Servo de Deus, transformado pelo amor de Jesus, pela graça Redentora! O que dizer daquele ladrão crucificado ao lado de Jesus? Seria ele considerado psicopata, sem consciência? Foi salvo. Da condenação dos homens, direto para o Paraíso.

Minha intenção não é de forma alguma desmentir a medicina e desmerecer o trabalho de especialistas, quem sou para tamanha afronta?  Mas, da mesma forma que a ciência biológica tenta explicar e encontrar soluções para as pessoas nestas condições, não seria demais acreditar que esse “defeito de fábrica” pode ser solucionado por Jesus. Será que uma vez psicopata, psicopata para sempre?!

A novelista e escritora Glória Perez, faz o prefácio do livro “Mentes Perigosas” e em uma clara alusão ao terrível fato envolvendo sua filha Daniella Perez, assassinada brutalmente por Guilherme de Pádua, relata: “psicopata não tem semelhante, ele nem sabe o que é isso”. Se psicopatas não têm cura, são incapazes de amar e manter laços afetivos, o que dizer do Guilherme de Pádua, que há mais de cinco anos professa a fé cristã? Seria conversão ou fingimento?

Ele Tomou Nossas Enfermidades

“Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido, Mas ele foi ferido por nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele e pelas suas pisaduras fomos sarados” Is 53:4, 5.

Interessante, que o versículo não diz: Jesus sarou todas as enfermidades, menos a psicopatia. Ora, se Ele ressuscitou Lázaro após dias na sepultura, curou o endemoninhado de Gadara, a quem todos tinham como louco, e fez tantos outros milagres considerados impossíveis a medicina, não curaria um psicopata?

Milagre é a realização de Algo Considerado Impossível Aos olhos Humanos.

Se você convive com um psicopata, de forma direta e indireta, ore por ele. Está escrito: “Porque para Deus nada é impossível” Lc 1:37. As cadeias estão lotadas de homens e mulheres que cometeram crimes bárbaros e continuam de corações endurecidos para Deus. Bem perto de nós, do lado de fora das celas, convivemos percebida ou despercebidamente com pessoas doentes e perigosas em baixa ou alta escala. Não são necessariamente homicidas, mas aniquilam a vida humana de outras formas: despedaçando corações, e provocando perdas profundas. Contudo, escolho acreditar na Palavra de Deus, sempre,  acima de todas as circunstâncias.


Sobre o Livro Mentes Perigosas

Recomendo a leitura desse livro, não é pelo fato de acreditar em milagres que ignoro o perigo que nos ronda. As dicas da Dra. Ana Beatriz são muito úteis e podem evitar que pessoas de bom coração sejam vítimas de psicopatas. Aliás, eles escolhem justamente aqueles que demonstram boa vontade para com o próximo. -Às vezes, nos perdemos nessa sede de amar os inimigos. - Se amar é preciso, viver em paz também o é. Os alarmes costumam tocar para avisar dos perigos de furacões e outras catástrofes, quem der ouvidos se salvará.  Quando há algo errado em um relacionamento, o alarme também toca, ficar parado, é o mesmo que aceitar o erro para mais tarde (ou quem sabe instantâneamente) ser devorado por ele.


Fontes:
Livro Mentes Perigosas (link no artigo)
Bíblia Sagrada.

103 comentários:

Pitadasdilu disse...

Feliz Ano Novo !!! Amiga tem dois dias que terminei de ler o livro, comprei com o intuito de entender um pouco sobre isso. Tenho certeza que Jesus Cristo pode transformar a vida de qualquer pessoa.
Tenho conhecimento bem próximo de uma pessoa que vive com um psicopata, descobriu a bem pouco tempo e está num grande dilema, em deixá-lo ou continuar, ela é cristã e está sendo muito difícil e penosa sua decisão.
Eu creio numa recuperação através de Jesus, mas sinceramente tenho medo do que possa vir acontecer se ela continuar junto dele.
Bjos, Lú.

Wilma Rejane disse...

Lú querida,

É sempre tão bom ver seu rostinho por aqui...

Sabe, este assunto é complicado porque envolve pessoas, sentimentos. Conheci pessoas que tiveram a vida abalada terrívelmente por psicopatas.

Amigas, do meu convívio que sofreram tanto em casamento com psicopata que após separação levaram um bom tempo para recuperarem-se do trauma.

Quem mais senão Jesus, para transformar toda essa situação?

Deus a abençoe.

Bjs!

Priscila Leite disse...

Olá querida venho parabenizá-la pelo blog. Ótimas mensagens. Deus abençoe!
Gostaria que fosse minha amiga também em meu blog, onde compartilho minhas experiências como serva de Deus e esposa de pastor. Um abraço! Ficarei muito feliz com a sua visita.
http://meublogpessoalpriscilaleite.blogspot.com

Prof: Delso E.B.D... disse...

A paz do Senhor!!! É com muita alegria que pela 1ªvez eu comento algo em seu blog,essas mensagens postadas por você irmã Wilma,tem sido uma benção para mim...
Lendo o que você escreveu,veio em minha memória a vida de Herodes o Grande,homen de muita ambição e sem escrúpulos, sem amor por quem quer que fosse.
Començando pelo relato Bíblico de Mateus no cap 2 ,onde ele ordena matar as crianças abaixo de 2 anos, simplesmente pelo fato dele achar que poderia uma dessas fazer sombra ao seu reinado,visto que ja tinha matado o irmão de sua esposa por ciúmes do povo,matou sua esposa , seus próprios filhos 2 primeiro,depois o mais velho que ele mesmo tinha mandado encerrar numa prisã, Conta-se que no final da vida mandou matar um grupo de reféns de nobre estirpe para evitar que o povo se alegra-se com a sua morte, e fosse assim obrigado a derramar lágrimas. Mais tarde, o dia da morte de Herodes veio a ser dia de festa nacional para os judeus.
Nâo seria esse um sinal de psicopatia?

Udelson disse...

A paz do Senhor!!! É com muita alegria que pela 1ªvez eu comento algo em seu blog,essas mensagens postadas por você irmã Wilma,tem sido uma benção para mim...
Lendo o que você escreveu,veio em minha memória a vida de Herodes o Grande,homen de muita ambição e sem escrúpulos, sem amor por quem quer que fosse.
Començando pelo relato Bíblico de Mateus no cap 2 ,onde ele ordena matar as crianças abaixo de 2 anos, simplesmente pelo fato dele achar que poderia uma dessas fazer sombra ao seu reinado,visto que ja tinha matado o irmão de sua esposa por ciúmes do povo,matou sua esposa , seus próprios filhos 2 primeiro,depois o mais velho que ele mesmo tinha mandado encerrar numa prisã, Conta-se que no final da vida mandou matar um grupo de reféns de nobre estirpe para evitar que o povo se alegra-se com a sua morte, e fosse assim obrigado a derramar lágrimas. Mais tarde, o dia da morte de Herodes veio a ser dia de festa nacional para os judeus.
Nâo seria esse um sinal de psicopatia?

Wilma Rejane disse...

Olá Priscila!

Muito obrigada, querida. Aceito o convite, com alegria.

Deus abençoe a você e toda sua casa.

Bjs!

Wilma Rejane disse...

Udelson,

Taí, um forte candidato a ser diagnosticado como psicopata. Eu nem tinha pensado nele...

Obrigada irmão pela contribuição, mas como não dá pra fazer um diagnóstico mais completo sobre Herodes, vamos ficar assim na suspeita nê?

Cristiano Lopes disse...

Cristiano Lopes. Olá! Terminei, há mais ou menos dois meses, de ler o mesmo livro e decidi pregar sobre ele neste domingo. Particularmente não acredito que Judas seja um Psicopata. Um psicopata jamais iria se enforcar, jamais sentiria remorso ou culpa ou mesmo medo de sofrer as consequências de seus erros. Os psicopatas não tem capacidade de ter esses sentimentos. Saul pode até ser, mas não creio que ele seja o melhor exemplo de psicopata Bíblico. Para mim, o que mais se enquadra é Amnon, filho de David. Ele desejou a irmã, planejou meticulosamente o ataque, mentiu para conseguir, estuprou-a e em seguida a desprezou. E não há relato de arrependimento dele na Bíblia. Claro que não se pode afirmar que ele seja psicopata, mas há indícios, possibilidades. Eu acredito que seja mais complexo do que Jesus curá-los. Vale lembrar que nem todos os leprosos foram curados por Jesus. Creio ser importante instruir evangelistas sobre o perigo da aproximação dessas pessoas.Creio que o melhor metodo para ajudá-las seja a oração mesmo. Aproximar-se dessas pessoas é muito perigoso. Creio também que, já que elas nasceram com esse defeito de fábrica, sem ter a possibilidade de se arrepender e não escolheram nascer assim, Deus tem critérios diferenciados para julgá-los. Se quiser trocar informações, meu msn é incrisvel@hotmail.com abraço e parabéns pelo blog.

Wilma Rejane disse...

Oi Cristiano!

Falaste com muita propriedade sobre o tema e creio que suas análises procedem.

Obrigada, enriqueceste o artigo.

Deus o abençoe.

Rose disse...

Rosilane,parabéns por este blog, ele foi usado por DEUS, estou lendo mentes perigosas, e acabei por descobri, que meu marido é um psicopata leve. agora estendo seu comportamento durante todos esses anos dentro de casa e com meu filho e seu filho... agora não sei o que fazer, pois sou casada no civil e temente a DEUS, poi, apesar de tudo o amo.. e sei que no fundo ele precisa de ajuda.....

amanda disse...

Oiii.... fui vitima de uma pessoa assim,tenho muita curiosidade de ler esse livro,p entender um pouco mais sobre a mente de uma pessoa com essa falha de carater,mas creio como vc que Jesus Cristo pode curá-lo ele tem o mesmo direito do que eu de ser salvo,afinal,Jesus tbm morreu por ele,e se somos imagens e semelhança do Pai,não creio que uma pessoa nasça assim,mas creio que foram os traumas que o levaram a esse fim.... Bom,hj não estou com ele,tenho um filho com ele,e uma filha do meu 1º casamento,gosto dele,mas não posso me jogar em seus braços,tenho que ter cautela,afinal Jesus me livrou da morte varias vezes qdo estava com ele... Mas sei que é dificil de acreditar,mas não consigo levê-lo tão cruel,olho pra ele e visualizo uma pessoa boa,mas com o carater distorcido,pelas escolhas que ele fez em sua vida,já roubou,ja traficou,é usuario de drogas,enfim,uma pessoa totalmente escravo de satanás....... estou orando e jejuando por essa vida,porque creio que o SEnhor vai libertá-lo pra viver uma vida abundante,e é uma ordenância do Senhor qdo disse em sua Palavra que há castas de de mônios que só saem com jejum e oração,e nesse caso creio que é necessário,pk age diretamente na mente,eles controlam essas pessoas,as vezes ele tem atitudes boas,tem sonhos,bons,só não consegui por em pratica,as drogas e a menti o controlam.......é uma escravidão sem fim!!! Tenho vontade de abraçá-lo,de cuidar dele,mas não posso..... Desculpe o desabafo mas precisava fazer isso com alguem que não me conhece e tbm entenda um pouco do assunto,e cristã........ se quiser falar comigo,estou aqui seria important pra mim..... Deus te abençõe!!!!

Dielly disse...

Acho que estou sendo vitima de uma pessoa assim. Estou casada há 2 anos,mas ele tem mostrado características de um psicopata, está sendo bem dificl e não sei o que fazer.Só Deus sabe a angustia que estou passando, me ajudem em oração.

Dielly disse...

Acho que estou sendo vitima de uma pessoa assim e não sei o que fazer, ja estou casada com ele e não sei que decisão devo tomar. me ajude.

Anônimo disse...

eu sou um psicopata,ate freguento uma igreja famosa,eu particulamente nao acredito em deus e muito menos na biblia,eu acho que nao existe cura e salvaçao para pessoas como eu,ja ouvi milhoes de mensagens de pregadores famosos,e nao mudei e nao pretendo,mais finjo bem que sou cristao(e muito bem),mais nao sou so eu ,existem muitos psicopatas na igreja,inclusive pastores,e um bom lugar para vc conquistar dinheiro e poder(sonho dos psicopatas),querem um conselho tomen cuidado com todos.orem por mim talvez funcione.

Carolzinháh disse...

Noossa! Parabéns, penso exatamente com você, de "mãos dada com a ciência e a religião". Uma pessoa iluminada.

Pra.Eunice disse...

Irmã wilma Graça e Paz!
Esse artigo me ajudou muito pois trabalho com pessoas de todos os tipos e é muito importante termos conhecimento e esclarecimentos de assuntos tão graves como esse da psicopatia. Fiquei triste com alguém que se imdentificou como anônimo e disse que vive dentro da igreja e se declara como um psicopata e diz que esta enganando a todos, quero dizer que vc pode até estar fingindo ser um cristão, mas esse comportamento com Deus não funciona pena que vc não acredita que Ele existe!Ele é tão maravilhoso e o ama tanto que deu o seu filho para morrer por mim e por vc também.Que a grande misericordia de Deus o alcance.

Larissa disse...

Irmã, não sabia da existência deles, acreditava q as pessoas faziam coisas erradas por alguma razão, algum trauma, ou não sei por que razão. Achava que existia algum motivo. Até que conheci um jovem, na igreja, foi um grande amigo durante um ano, me conquistou e entramos num relacionamento, porém, algo em mim alertava que existia algo errado... Ele, na fase de amigo, me contou umas "besteiras" que havia cometido e me fez acreditar que comigo era diferente. Era alegre, brincalhão... Percebia algumas falhas em seu caratér, mas ele sempre disfarçava, afinal, ele manipulava ementia muito bem. Nossa relação não era saudável e comecei a apontar suas falhas, como namorado, como amigo, em suas atitudes com as outras pessoas. A gente brigava demais, principalmente por eu não conseguir aceitar essas coisas e perceber que ele gostava de criar inimizades, era tudo tão estranho e eu só fazia perder peso e me tornar estranha, ele me afastava das pessoas. Até que um dia ele me deixou, eu entrei em desespero, eu não sei explicar o que sentia... Desde então, só piorei... Fui aconselhada a procurar um médico e estava em depressão... Eu não apanhei, não tive filho, não convivi durante anos, não me machuquei fisicamente, mas emocionalmente, eu fui detonada, perdi um ano da minha vida(e isso inclui faculdade, família, amigos, trabalhos)e só não foi mais tempo por que ele me deixou. Custou até eu conseguir enxergar tudo e, ao termino, eu pude notar, com mais intensidade, sua frieza, sua falta de emoção... Sua doença. Vi que aquilo não era normal. E fazendo umas pesquisas a respeito desses comportamentos, encontrei um trecho do livro, comprei e também O DEVOREI, foi uma grande ajuda, meu pesar é não ter tido a oportunidade de lê-lo antes... isso poeia se evitado, mas Deus sabe de todas as coisas e quem sou eu pra questionar(mais? Hoje eu sou grata a Deus por ter sido livrada, eu não tinha forças para sair, mas Deus não permitiu qu eu permanecesse. E agora lhes dou um conselho, quem tiver a oportunidade, leia o livro, não é um antidoto, afinal, nós podemos ser enganados a todo tempo, mas procurem conhecer as pessoas as quais pretendem se relacionar em qualquer área da vida. Pra Deus não há impossíveis, entendo que Ele pode curar, mudar e fazer todas as coisas e fazer nova todas as coisas(assim como ele tem feito em minha vida), mas nós devemos ser prudentes. Obrigada pela oportunidade. Foi um desabafo!

Anônimo disse...

Olá, é a primeira vez que comento algo na net. O tema é importante pois nós que temos uma tendência natural de ajudar os outros , e emparíamos com o sofrimento e buscamos levar a palavra de cura e consolo que nosso Senhor nos deixou temos as características da vitima que com freqüência entra desarmada e se tOrna preza de pessoas com características psicopaticas. Na Biblia é Satanás que apresenta algumas das principais característica do psicopata: falta de empatia com a humanidade, inveja e ciúme , atitudes de manipulação, intriga e mentira. O diabo é o pai da mentira. O psicopata faz da mentira seu estilo de vida. Podemos citar Cain o primeiro homicida pois ele tem inveja, mente, mata e não tem remorso e não se arrepende . A falte de remorso e arrependimento é uma característica dos psicopatas.

Anônimo disse...

oi graça epaz emcontrei hoje esse blogui fiquei feliz pela ajuda estou sedo vitima de uma pessoa doente dentro da casa de DEUS nunca imaginei emcontrar pessoas assim na igreja estou muito triste pois conseguiu me entristeser com mentiras calunias cantra minha vida preciso de oraçao para me manter perdi minhas forcas lendo seu blogui descobri que ela e uma psicopata perigosa pois consegui manipular as pessoa

Anônimo disse...

Paz de Cristo


Olá estou muito preocupada,não sei o que fazer,meu marido apresenta as mesmas características de um psicopata,estou sofrendo muito...

Wilma Rejane disse...



Aos leitores que comentaram anonimamente sobre a desconfiança de conviverem com um psicopata:


Salmo 103:3: "É Deus quem perdoa todos os pecados, Ele sara todas as enfermidades"

A medicina, apesar de afirmar apenas manter o psicopata sob controle e não curá-la totalmente, é uma forma de auxílio eficaz que não deve ser dispensada.

A grande dificuldade se encontra no fato de o psicopata não sentir arrependimento pelos atos praticados (pelo menos é isso que a ciência afirma). Como tratar alguém que não se julga doente?

Diante de tudo o que se vê ( e não se vê), a melhor solução é ( e sempre será), se apoiar em Jesus, médico dos médicos e conselheiro. Ele fortalece os cansados e abatidos e conduz a caminhos de paz.

Não falo de religião, mas de Jesus. Ele anseia que tenhamos uma vida feliz.

Deus os abençoe e que Nele as respostas se tornem claras e reais para conversão do problema.






Anônimo disse...

Parabéns pelo blog.
Sobre esse livro e assunto acho um tanto quanto perigoso, inclusive se o livro induz o leitor a chegar a um diagnóstico sobre alguém, ou faz o leitor acreditar que esta capacitado a isso.

Pode ser que a Bíblia não mencionou tal enfermidade por essa enfermidade não existir, não ser criação de D-us. Quem sabe isso foi criado e desenvolvido pelo homem durante a história (ver história e princípio de manicômios e sobre enfermidade mental - nazismo).

Creio que D-us nos alertou para os homens endemoniados e feiticeiros, acredito que nossas enfermidades hoje, na sociedade estão diretamente relacionadas as aberturas que demos ao adversário, pois ele age com sutileza, é lobo em pele de cordeiro.

Acho que a única SALVAÇÃO é Jesus, e pedir de todo coração e alma para que Ele perdoe nossos pecados e a nossa pouca vigilância.

Emmanuel! Que Jesus esteja conosco.

Unknown disse...

Sou cristã e acredito sim na redenção das pessoas pela fé, porém é impossível um psicopata se arrepender e viver de acordo com as leis de Deus ou dos homens, tenho certeza absoluta q estes q cometeram crimes e foram diagnosticados como psicopatas e hoje são pastores e tal estão apenas fingindo. Falo isso por experiência própria pois acabo de sai de um casamento com um psicopata q usava a palavra de Deus e até me comovia quando eu ainda acreditava q ele era uma pessoa sábia e de Deus. Estas pessoa são frias e calculistas e cada ato e palavra suas são friamente calculadas para atingir um objetivo que ele já preveu e se nao dá certo eles rapidamente mudam de estratégia p tentar de novo. Somente quem como eu já conviveu com um psicopata sabe do q eu estou falando, e podem ter certeza q o estrago que ele deixa na vida psicologica de sua vítima é quase impossível de recuperar, é horrível passar por isso.

Luna

Anônimo disse...

Boa tarde, a Paz para todos!
estava exatamente buscando algo ref. á esse assunto qdo encontrei esse blog abençoado falando exatamente sobre algo que ja vinha buscando, pois sofro á 07 anos casada c alguém assim, onde tenho duas filhas c ele. creio plenamente no poder de transformação divina, mas existem características que ainda predominam e realmente estou muito confusa, não tenho mais tanta fé que de fato uma dia ele será alguém totalmente diferente. Temo pelas minhas filhas, permaneço por crer na transformação e por elas, p que não tenham um lar destruído, mas por outro lado, não sei se permitir que elas cresçam vendo os desatinos dele não seria um sofrimento maior..

Luisa disse...

sou evangelica, desde a minha infancia conheci um rapaz na igreja que parecia muito boa pessoa, enquanto namorados era muito amigo, até ajudou-me em algumas cadeiras que tinha dificuldades pois sou formada em Direito e ele tambem porem muito inteligente.
apos o casamento ele se transfigurou tornou-se a pessoa mais violenta, nao falava coisa com coisa, agredia-me varias vezes cobrava-me ate mesmo das aulas que me deu, nao queria saber de ir a igreja e quando fosse nada do que se falava praticava no entanto até ficava horas ouvindo pregaçoes, mas tinha preferencia sobre aquelas que incentivavam ao trabalho, poder mas detorpava as pregaçoes pois a parte que se falava do amor, comportamento, humildade, mudanças isso ele nao se importava nem fazia caso.
sofri muito, muito mesmo, eu sou levita e ele impedia a minha vida ministerial, ja fui a igreja ate mesmo depois de ser espancada, subir no altar e louvar, foi muito sofrimento.
falava com pastores que sabiam do que passava, mas só ouvia que Deus iria mudar e que casamento era para sempre, sai de casa uma vez mas depois de tres meses o pastor falou comigo e dizia-me que estava mudado, acreditem voltei e foi bem pior ele era um indemoniado nato!
até que um dia falei com um pastor e ele disse-me o teu marido é psicopata, nao pude acreditar pois a ideia que tinha dos psicopatas era de assassinos e monstros, ele explicou-me que nem todo psicopata tinha estas caracteristicas, pesquisei na internet, e Deus foi falando em meu espirito, contudo permanecia em casa, ate que uma noite com ciumes doentios bateu-me tanto que meu filho de 2 anos ficava rocho de ver tanta violencia foi horrivel aquela noite, so sei que enquanto ele me batia eu falava a palavra, "mais sao os q estao comigo", "voce pode matar minha carne mais meu espirito nao" a madrugada Deus falou comigo sai porque senao voce vai sair no cadever eu ouvi nitidamente a voz de Deus, eu questionava nao sei onde ir, so sei que de manha meu irmao ligou-me e disse para ficar em sua casa entao peguei as minhas roupas e as do meu filho e sai, tudo era meu pois ele era oportunista sempre q tivesse que dar dinheiro era uma gritaria, fiquei muito triste por ter perdido tudo mas Deus foi me consolando e fazia promessas que iria me restituir, acreditem eu perdi ate mesmo a minha tranquilidade emocional, porque poucas sao as pessoas que acreditavam em mim porque ele sabe disfarçar como ninguem, mente como nunca vi!
até mesmo de adulterio fui acusada, mas Deus tem me restituido e aprendi que ele nao me amava amava as coisas que eu conseguia e frustrava-se com o meu sucesso, pois dizia que era super dotado, mas nao sabia gerir a sua vida, uma vez falei-lhe do dízimo e ele ficou endemoniado, começou a dizer que ele é que sabe se dá ou nao que eu nao sou familia dele e que nao tinha responsabilidades comigo nem c o meu filho.

mas Deus é Deus e tem me ensinado a lidar com este trauma, tenho prosperado muito, Deus tem me restituido até mesmo a dignidade, o meu filho nao podia ouvir voz masculina, hoje é uma criança linda e feliz, as palavras da Bispa Sónia Hernandes da igreja Renascer em Cristo foram meu consolo, parecia que ela sabia da minha vida, Deus me curou da depressao,da angustia.
só peço que me arranque do trauma e acreditar que nem todas as pessoas sao assim, tenho muitas dificuldades em acreditar, sinto receio de cair nas maos de outro psicopata, oportunista.

mas só tenho a agradecer, estou no processo de divorcio e cada vez o vejo com um rancor e odio por mim inesplicavel, mas Deus é Deus e nao deixa seus filhos.

é possivel se ver livre e ver sua vida abencoada em Cristo Jesus Ele pode tudo.Eu o amoooooooooooooo.

Anônimo disse...

tenho lido e tenho gostado, parabens e um amplexo.

Anônimo disse...

Obrigada por elucidar um tema tão complexo e presente no nosso dia a dia. As vezes é difícil acreditar que um psicopata pode se converter, mas você tem razão, eles não foram excluídos por Jesus.
N<~I>~L

Unknown disse...

ROBERTO CORDI ,DIZ PAZ E GRAÇA A TODOS. SOU CRISTÃO E TUDO QUE A BIBLÍA DIZ EU CREIO, NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO E O APOSTOLO PAULO,FALAM CLARAMENTE SOBRE A PREDESTINAÇÃO E ELEIÇÃO DA PARTE DE DEUS,JOÃO CAP 17 ,RM CAP 8,29-30,EFÉSIOS CAP 1 ,PORTANTO NADA DE MISTERIOSO,DEUS CONHECE E AJUDA OS SEUS E OS ....OUTROS QUE SÃO A SEMENTE DA PERDIÇÃO PERTENCEM AO MALIGNO,QUE SÃO OS QUE A MEDICINA CHAMA DE PSICOPATAS, SEM AFETO ,AMOR E CONSIDERAÇÃO COM O SEMELHANTE ,SEM O ESPIRITO DE DEUS E COM O ESPIRITO DAS TREVAS,SÃO SÓ TERRENOS,SÓ PENSAM NAS COISAS DO MUNDO,ESSE É O GRANDE MOTIVO DE DEUS ACABAR COM ESSE MUNDO E SÓ LEVAR GENTE BOA PARA O PARAÍSO.FORTE ABRAÇO A TODOS OS ELEITOS DE DEUS,A FÉ EM JESUS NÃO É PARA TODOS.

Anônimo disse...

Tenho certeza que os psicopatas não estão predestinados a salvação, infelizmente. Vc pode orar, jejuar., clamar, Deus não vai ouvir porque a decisão já estava tomada antes de vim ao mundo. Eles não se arrependem de nada, é puro teatro. Lamento profundamente, mas até hoje nunca ouvi um testemunho de um ex-psicopata salvo por Jesus.

George disse...

"Pelo que me retribuiu o senhor conforme a minha justiça, conforme a pureza de minhas mãos perante os meus olhos.Com o benigno te mostrarás benigno; e com o homem sincero te mostrarás sincero; com o puro te mostrarás puro; e com o perverso te mostrarás indomável.Porque tu livrarás o povo aflito e abaterás os olhos altivos" salmos Cap.18 vers 24 à 27 Acredito eu que esta passagem biblica esteja falando de psicopatia.Existem momentos que é difícil diferenciar carne e sangue de principados. No ataque do cavaleiro,o quanto o cavalo é inocente.Ate que ponto se importar.Já li outras versões que o versículo termina com a expressão "reages à altura". Não fazer a mesma coisa, mas algo algo à altura. Deus nos proteja! George

George disse...

Correção: Versículo: 24 do Salmo 18."...perante os seus olhos."

Richard disse...

Olá!Fiquei bastante curioso sobre o assunto,e nesse exato momento estou lendo o livro Mentes Perigosas.Bom,dei uma parada na leitura do livro,justamente,pelo fato de vir a minha mente a seguinte pergunta:Como a Bíblia trata desse assunto?Procurando no Google,vim parar no seu blog,que aliás,é muito bom,com temas interessantes e abordados numa linguagem bastante concisa.Na parte que a senhorita cita alguns personagens bíblicos,como tendo fortes características psicopáticas,e eu concordo plenamente,veio na hora na minha mente o seguinte nome:Jezabel(ou Jezebel,como queiram).

Fernanda disse...

Ótimo artigo, super interessante. Sou cristã e estou fazendo um trabalho acadêmico em que o tema são os psicopatas. E estava justamente procurando um posicionamento bíblico.

Obrigada, foi de grande ajuda..

Deus a abençoe!

KALIKYNA disse...

SE DEUS É A AMOR E O DIAGNÓSTICO DE SINTOMAS DESSAS PESSOAS É SER DESPROVIDAS DE AMOR, SE, DIZ A PALAVRA DE DEUS, QUE SE DIZEMOS QUE AMAMOS DEUS QUE NÃO VEMOS E NÃO AMAMOS O IRMÃO QUE SE VÊ, AMOR AO PRÓXIMO, FAZER AO PRÓXIMO O QUE GOSTARIA QUE FIZESSE A SI MESMO;SE O FRUTO DE SALVAÇÃO É O ARREPENDIMENTO DE PECADOS, E NOS PSICOPATAS NÃO HÁ ARREPENDIMENTO,SÃO DISSIMULADOS, HIPER-INTELIGENTES E DESPROVIDOS DE MORAL, ÉTICA E BOM SENSO, SEM RESPEITO ALGUM A OUTRO SER HUMANO E TBM PARECEM ESTAR SEMPRE JOGANDO E TESTANDO SUA PERSPICÁCIA COM SERES TÃO INFERIORES A ELES, COMO PENSAM; ENTÃO PERGUNTO, COMO PODE HAVER UMA TRANSFORMAÇÃO, SALVAÇÃO E CONFIANÇA NUM SER DESSE NIPE?? E PERGUNTO JÁ OUVIRAM ALGUM TESTEMUNHO DE UM EX PSICOPATA OU SOCIOPATA CONVERTIDO VERDADEIRAMENTE? OU ALGUÉM CONHECE E VIVE NA PAZ DO SENHOR EM SUA IGREJA OU NO CORPO DE CRISTO?? EU NÃO E JÁ PERGUNTEI A VÁRIOS PASTORES E MINISTROS DE LIBERTAÇÃO, NINGUÉM DEU AFIRMATIVA! SERIAM ESSES SERES ENIAQUINS OU DEMÔNIOS ENCARNADOS?

Atleta de Cristo disse...

Olá, boa noite.
Acho esse assunto bem interessante.
Na palavra de Deus eu creio que Paulo fala bem em relação a Psicopatia, em 2 Timoteo 3. Inclusive ele mesmo diz que desses devemos ficar longe, pois aprendem sempre, mas jamais conhecerão a verdade. (2 Timoteo 3:1-9). Ele se refere aqui a crentes, pessoas dentro da igreja.
Li também uma carta do Caio Fabio, no qual ela fala perfeitamente sobre o assunto.
A ERA DA PSICOPATIA

Jesus disse que o esfriamento do amor faria a iniqüidade se multiplicar na Terra. Por outro lado, a multiplicação da iniqüidade esfria todo amor.
Portanto, seja porque o amor esfriou ou porque a iniqüidade se multiplicou, o resultado é o mesmo: a Era do Gelo Final; os homens sem afeto; a vida sem amor; a existência como arte predatória e desalmada.
Hoje a Psicopatia é o mal da Era!
Já foi a Histeria, depois a Depressão, depois o Pânico, e, agora, a Psicopatia.
E pior: não há medicação para fazer amar com amor divino, sublime e verdadeiro!
E mais angustiante ainda:...
De acordo com Paulo em II Timóteo 3, tal Psicopatia atingiria inclusive os crentes dos últimos dias.
Inafetividade, implacabilidade, arrogância, frieza, desconsideração, irreverência, culto ao próprio ego, e, sobretudo, hipocrisia; pois, têm forma de piedade, mas são filhos da Peidade; falam de Deus, porém O negam por suas próprias obras más; sobretudo O negam por suas ações de manipulação do próximo e de sedução dele.
Psicopatia tem graus, níveis e estágios!...
Entretanto, sua maior marca é a falta de culpa quando se erra..., de arrependimento a fim de consertar o erro..., e de afetividade, no caso de nada se sentir quando se ofende o próximo!...
Veja se apesar de todos os cultos que você freqüenta sua alma já não é a de um psicopata.
Sem a prática constante do amor e sem que se exercite nele, toda alma cairá na psicopatia como doença global.
Já é fato; mas ficará tão pior que o Goleiro Bruno nem no banco desse time ficará!
Pense nisso; mas, sobretudo, olhe para o seu próprio coração.

Nele, com o amor que salva da Psicopatia desta Era,

Caio
1 de agosto de 2010
Lago Norte
Brasília
DF

Espero ter ajudado aqueles que não conseguiam compreender. Que o Senhor Jesus no ilumine e coloque sempre a verdade em nosso coração.

Anônimo disse...

Oi, gostei desse blog, não tenho conta no google, nem outras formas de me identificar. Gostaria de manter contato sobre esse assunto pois suspeito que uma pessoa muito próxima, de sangue, é psicopata, e cristã. Eu não creio que ela tenha o Espírito Santo, pois uma pessoa nascida de novo jamais agiria perversamente sem peso na consciência. Eu não acredito na conversão do Guilherme de Pádua. Só quem é vítima de um psicopata sabe que a principal característica é o cinismo profundo, a falsidade e a dissimulação.

Anônimo disse...

Bom dia!
Sou uma mulher cristã, casada há 33 anos. Fui criada na Igreja Evangélica, quando adulta passei a participar da Católica por causa do marido. Trabalhamos em pastorais de casais e de jovens. Há uns 8 anos meu marido passou a frequentar um Centro Espírita, coincidência ou não, desde então nossa vida desmoronou totalmente. Ele é uma pessoa amável, doce, sempre disposto em ajudar as pessoas. É sedutor e um conquistador nato. Eu só não sabia que isso era uma característica que também se aplica às pessoas psicopatas. De uns 20 anos pra cá ele começou a demonstrar um comportamento desrespeitoso, inicialmente não eram traições consumadas sexualmente, eram gracejos, olhares sensuais, cantadas disfarçadas dirigidas a mulheres, inclusive na minha presença e quando eu reclamava dizia "você tá louca!”. Há uns 8 anos se entregou totalmente, envolvendo-se com mulheres conhecidas e orgias com prostitutas. Pessoas do meu trabalho começaram a me dizer “vi seu marido entrando em um motel...” eu justificava que ele tinha ido à trabalho pois fornecia alimentos em restaurantes e lojinhas. Pensva que nós tínhamos uma relação verdadeira e ele era um homem íntegro, não teria coragem de fazer algo do tipo. Mas comecei a prestar atenção aos sinais de afastamento físico e conversas sussuradas ao telefone. Até que exigi que me contasse o que estava acontecendo e ele confessou tudo, de modo frio, como se relatasse uma lista de compras. Depois disse que havia errado, não tinha como voltar atrás, que todo mundo erra, que eu não devia chorar sobre o leite derramado. Sofri muito, caí em depressão profunda, fiz tratamento psiquiátrico e pedi separação. Ele disse que não ia sair de casa, que me amava, que a família é mais importante que tudo e eu devia pensar nos filhos (temos um casal de filhos adultos sendo o mais velho com deficiência). Mas, o pior mesmo foi descobrir um lado dele que eu nunca imaginei. Para justificar sua conduta, ele passou a disseminar a discórdia sobre mim para com minha família. Visitava minha mãe e meus irmãos e falava que estava mal porque eu era difícil, complicada, exigente, intransigente. Minha mãe me dizia "minha filha, seu marido é um homem maravilhoso, atire a primeir apedra quem nunca errou... voc~e vai perder seu marido e ele vai encontrar outra mais jovem e amável." Acho que de tudo, isso é o que mais me magoa. Minha família acrediatq eu ele é um santo e eu sou a responsável. Meu dilema hoje é: sei que ele é uma pessoa de índole perversa pois foi capaz de fazer coisas horríveis. Ele manipula minha fraqueza pois me reconheço como codependente e talvez por isso esteja me ancorando na fé Cristã. Estou há quatro anos vivendo em um limbo entre a razão – tenho consciência de sua fraqueza de caráter e que a psicopatia é um caso irreversível – e a emoção - sinto muita pena dele, de como uma pessoa que eu amei (não sei se ainda amo), é um pai amoroso e cuidadoso com os filhos, pode fazer tanta maldade comigo e com ele emsmo. Tenho muita fé em Deus e acredito que Ele pode curar qualquer coisa nesse mundo. Em fim, fiz terapia para me fortalecer para me separar mas ainda não consegui. Ele tem sido um marido e pai com comportamento exemplar (casa-trabalho-casa só não sei o que faz no trabalho), diz que se arrependeu (também não acredito, sei que é mais uma manipulação). Vendo com lucidez e racionalidade, sei que ele é capaz de qualquer coisa e que eu devia forçar a separação. Pensando com emoção sinto pena dele, pena de mim também, de ter perdido um casamento que foi feliz por uns 10 anos enquanto ele conseguiu segurar os instintos da carne e ceder a psicopatologia. Oro todos os dias por ele e clamo a Deus que me dê forças, sabedoria e coragem para tomar as decisões necessárias, mas lá no fundo da alma também gostaria de um milagre. Este relato tem o objetivo de pedir orações para que um milagre aconteça, não sei qual, ma so que Deus me enviar eu agradeço.
Anaile

Wilma Rejane disse...


Amada irmã Anaile,

Oro a Deus para que o milagre aconteça e tudo se resolva para o bem da sua família.

Abraço.

ro lova disse...

Oi amiga... saudade de vc... eu estava correndo com meu marido...fez uma cirurgia de urgencia na coluna.... mas estamos indo bem graças a Deus.

Quanto ao tema... bem intrigante mesmo .... mas que bom que temos Jesus....glória a Deus por uma amor tão grande e que nos ama acima de tudo....bjinhos amada..fik na paz e bom fim de semana.

Unknown disse...

Excelente artigo. E quando a psicopatia está instalada no núcleo familiar? Milhares de crianças sofrem violência doméstica diariamente por esse motivo. Algumas são assassinadas, outras são emocionalmente mutiladas e seguem vivendo tentando juntar os cacos do que poderiam ser. Para os que se interessam pelo assunto, indico o livro "Nem todas as mães amam os filhos" .(http://livrosqueemocionam.wix.com/nem-todas-as-maes)

Adriana Freitas disse...

Existe um texto bíblico que relata as característica do psicopata, está em 2 Tm 3.1-5. Judas não era um psicopata, pois sentiu remorso e por isso se matou, coisa que é impossível para um psicopata.

Anônimo disse...

Muito bom esse artigo. Parabéns! Estou vivendo isso dentro de casa com meu enteado. Tenho 2 anos de casada. Há 3 anos a mãe do meu enteado o abandonou, comei a o criar como um filho de sangue, qdo ele veio morar comigo começou o inferno, ele me chama de mãe, mas sinto que é mais pela vergonha de ser abandonado, ele é estremamente mentiroso, dissimulado. A pouco tempo coloquei espião no computador, e descobri q ele visita sites pornográficos e videos de games de assassinos, ele apaga o histórico e qdo da o horário do meu marido chegar coloca em vídeos cristãos para desfarçar. Já tentou me agredir, mas eu o encarrei e disse que se posse as mãos em mim ele sairia direto para uma cadeia. Qdo veio morar conosco, ele olhou para casa e disse; - Qdo vcs morrerem isso vai ficar pra mim, detale com apenas 10 anos de idade. Agora ele irá fazer 12 anos. O que mais me assustou foi um sonho q tive com ele me batendo, qdo acordei uma voz me disse para procurar algo escrito no quarto dele, e eu achei um diário, falando horrores de mim, mas ao mesmo tempo dizendo q me ama, e outrora que não sente mais nada por mim. Mostrei para uma amiga e ela disse q a intenção dele era q o pai achasse o diário e sentisse pena dele, pois o diário estava com a capa bem chamativa escrito diário, perigo, não mexa... Levei ele pra igreja, ensinei a bíblia, ele aceitou Jesus, mas não houve mudanças, pra eu não passa tdo de um teatro. Pois o grande alvo de obsessão dele é o pai, estremamente doentio o sentimento. As vezes tenho uma grande sensação que ele quer me matar. Desculpem o desabafo, mas tenho sofrido muito, no começo meu marido não acreditava em mim, até eu juntar provas e ele ver com os próprios olhos, que o filho com voz mamsa, não era nada daquilo, qdo mente ele chora demasiadamente dizendo q não está mentindo. Já o levei na psicologa mas até ela ele enganava.... Qdo virar o ano ele vai voltar a morar com a mãe, que tbm tem historico de patologia semelhantes. Tenho lido muito, fiz pós graduação em psicopedagogia clinica, não posso dar um diagnóstico preciso, pois sou parente próximo, mas ele tem apresentado muitas características sociopatas que é praticamente a mesma coisa que psicopata. Hoje ele tem manipulado a situação, na frente do pai me chama de mãe, por trás mal olha na minha cara. Graças a Deus agora meu marido me ama muito, e começou a pegar ele fazendo essas falsidades e vai deixar ele voltar para casa da mãe. Eu acho que assim esse ódio q ele tem por mim não será alimentado diariamente.
Orem por mim por favor. Creio na proteção do Senhor sobre a minha vida.

Anônimo disse...

Fui vítima de um, ele nega ser isso, mas não vejo outra alternativa. Ele usa sites de relacionamento cristão para escolher suas vítimas, num primeiro momento se mostra romântico, prestativo, boa pessoa, depois que consegue conquistar se revela agressivo, egoísta, seus olhos não tem expressão, não expressa afetividade, se faz de vítima. Fico angustiada por não conseguir fazer nada pra impedir que ele continue enganando, já tentei avisar algumas pessoas mas elas.não me deram ouvidos, gostaria de avisar a mãe do psicopata mas não sei como, ela acredita que ele sofre com tudo isso mas na verdade ele faz sofrer.

Anônimo disse...

Convivi por quase 2 anos com um psicopata. Deixei um casamento sólido e feliz por um homem q no primeiro momento era maravilhoso, me apaixonei perdidamente a ponto de largar td. Desde q o conheci minha vida só andou pra trás, perdi emprego, família e amigos se afastaram. Um homem carinhoso, compulsivo por sexo, acreditava q me amava, mais era td mentira. Comecei a perceber q tinha algumas contradições mais custava acreditar q eram mentiras. Ele começou a demonstrar um ciúme estranho onde me acusava de traições em situações q não fazia sentido e eu me desesperava para provar q não tinha traído ele até q na segunda vez q ele me agrediu fisicamente na frente dos meus filhos descobri q na vdd quem me traia era ele. Mesmo assim implorava pra ele voltar pra mim e assim foi até hj. Mentiras, traições, acusações, escandalos, agressões fisicas e verbais. Só q ele encontrou pela frente uma mulher q esta destroçada e destruida emocionalmente mais q é uma mulher q no racional e mt forte e decidida. Com o amor dos meus filhos e apoio da familia e amigos vou continuar ate o fim com o processo de agressão na delegacia da mulher e vou processa lo por calunia e difamação exigindo indenização por danos morais por uma acusação pública e caluniosa q ele me fez em público, não terei dó nem piedade por que psicopatas sabem e pré meditam tds suas ações. A lei dos homens e a lei de Deus faram justiça e pelo menos com essa vitima q sou eu ele nao ficará na impunidade. Ja eu vou iniciar tratamento psiquiátrico, psicológico, espiritual e vou frequentar o grupo MADA e com certeza com fé e perseverança vou conseguir me reerguer e refazer minha vida, porque existem pessoas boas e honestas e com a ajuda de Deus e do conhecimento q tenho hj sobre esses seres monstruosos nunca mais vou deixar que um ser desprovido de alma volte a fazer parte da minha vida. Gostaria de deixar o nome dele aqui pra tds saberem quem é e quem sabe ajudar as próximas vítimas dele, já que ele as procura em sites de relacionamento, mais infelizmente nao posso, mais se alguém quiser saber podem me procurar no bibiaraujosp@ gmail.com, terei o maior prazer em ajudar.

Anônimo disse...

Não vai adiantar avisar mãe e família, eles sao dissimulados, se fazem de coitados, elas ta sabem que eles precisam de tratamento em alguns casos, mais eles nao tem cura pq nao admitem q sao doentes e gostam de ser perversos. Sinto pelas próximas vítimas, vou tentar iniciar um trabalho de divulgação sobre este assunto, ja q a grande maioria das pessoas pensam q psicopatas matam e nem imaginam, assim como eu, vc e tds as vítimas, q são seres sem alma e sem coração e q matam a vida de pessoas d3 bom coração.

Anônimo disse...

Descobri q sou um. Mas nao me orgulho disso. O vazio é muito grande. A muito tempo me sinto estranha no mundo. Nao sentindo o q os outros sentem , nao tendo pela vida a alegria e o sentido q todos demonstram sentir. Sou cercada por amor, nao tenho nenhum trauma de infancia e nao consigo sentir amor e gostar pelas pessoas. Tudo é muito de momento e qdo chega uma hora q nao consigo mais levar começo a ter um espécie de insight e tudo para. Queria muito poder ser para as pessoas realmente o q sao pra mim e poder swntir pelos q me amam o q eles sentem. Queria sentir amor ao abraçar meus filhos, minha mãe e meu esposo q tanto me amam. Ja ate falei sobre isso pra eles mas o coração é tao bondoso q nao acreditam e acham q é depressao e me levam ao psiquiatra. Se eu nao retomo a vida eles sofrem muito e retomo aos poucos. Ja falei pra psiquiatra mas ela tb me trata assim. Queria ser normal como todos e sentir compaixão pelo próximo, queria ter a chance de sentir a emoção do bem para c o outro. Procuro nao fazer mal. Estou buscando me calar mais ser menos egocêntrica, mas depois q descobri isso ficou um vazio maior pq eu antes achava q era baixa auto-estima uma certa insensibilidade mas agora nao consigo parar de pensar nessa quedtao. Realmente queria q houvesse uma solução, uma cura para mim. Para q as pessoas pudessem tb ser amadas e queridas como merecem. Minha mae é cristã e tofa minha familia ta se rendendo a jesus. Mas nao quero q seja algo artificial. Queria sentir o Cristo dentro de mim.Q Cristo tenha misericórdia de mime dos q me cercam!

Anônimo disse...

Eu particulamente conheço muitos que foram transformados por Cristo,dentro da penitenciaria da papuda no Df,Cristo mata o velho homem e cria uma nova criatura,hoje alguns sao pastores de campo,pastores presidentes na ass de Deus,alguns estao fora do Brasil como missionarios,Eu tenho 25 anos que Jesus me transformou,atualmente exerço o ministério de Evangelista na Assembléia de Deus.fone;61-92620690 ou61-8493-26-29 testmunhamos e pregamos, por meséricordia de Deus já estive na BH,SP,MG,PE,GOe em Brsília....paz do senhor que trensforma água em vinho Jesus de Nazaré.
evangelistaubirajara@gmail.com

Anônimo disse...

EM PRIMEIRO LUGAR GRAÇA E PAZ.

DESCULPE-ME ENVADIR ASSIM O BLOG QUE ME EXCLARECEU UMA DUVIDA E ME TIROU UMA ANGUSTIA DO PEITO.
POIS QUE TENHOR UM FILHO DE 16 ANOS QUE TEM TAIS COMPORTAMENTOS. NÃO CHEGA A SER PRIGOSO, MAS ME TRAZ MUITA VERGONHA E TRISTESA. MENTE, SE APROVEITA DOS FAVORES FORENECIDOS, ENGANA, NÃO PEDE DESCULPA, E SE PEDE EM DE FINGIMENTO E SO FAZ COISAS ERRADOS, DEICHANDO A TODOS COM RAIVA E DESACREDITADOS NELE. E AINDA QUE RECEBA AJUDA DE ALGUÉM , ENGANA SEM AO MENOS PENSAR QUEM SEJA, E O PIOR: NÃO SENTE NEM UM PINGO DE VERGONHA DO QUE FEZ !!!
MAS EU SEI QUE DEUS ESTA NO CONTROLE DA VIDA DELE, EU JA FIZ TUDO QUE PODE PARA AJUDAR-LO , MAS ELE SIMPLESMENTE JOGA FORA TODA POSSIBILIDADE DE SER ALGUÉM MELHOR... ELE IGNORA FATOS IMPORTANTES. CREIO QUE É MEIO QUE REVOLTADO POR CONTA DA AUSÊNCIA DO PAI, MAS MESMO ASSIM NÃO LHES DA O DIRETIO DE SE PORTAR DE TAL MANEIRA. SENDO QUE SEMPRE TEVE A MÃE POR PERTO AMIGOS E TODA POSSIBILIDADE DE MELHORAS. MAS DESPERDIÇA A TODAS.
E TUOD QUE FAÇO AGORA É ORAR E PEDIR AO SENHOR QUE ME AJUDE TENDO POR ELE MAS AMOR, E PACIÊNCIA. PEÇO SABEDORIA E FORÇAS PARA NUNCA DESISTIR DO MEU FILHO QUE TANTO AMO.
OBRIGADA PELAS PALAVRAS DESCRITAS NO TEXTO. DEUS LHES ABENÇOE MAS A MAS.

Anônimo disse...

Boa noite, meu marido se encaixa nessas características de um psicopata, tenho oito anos de casada e a casa dia que passa estou cansada de ser maltratada por ele, humilhada sofro tb muitas ameaças do tipo mato vc e sua família, e depois me mato, vou sair de casa e nunca mais vai me ver...

enfim, chegou no meu limite de aguentar tudo isso e só agora sei como orar e pedir a Deus, gostaria de saber de vc, como me defender dessa doença?/
como buscar em Deus libertação pra vida dele??

juro estou cansada e nas minhas orações já não ha palavras para descrever o que sinto e o que pedir!!!

precisando de socorro!!!

minha saúde esta toda prejudicada pelos sofrimentos causados por meu esposo!!!

Anônimo disse...

Minha chefe é psicopata. Uma pessoa muito perversa, dissimulada, manipuladora, fria, cruel... Há três anos que sofro nas mãos dela. Muitas pessoas já foram prejudicadas por ela. Ano passado, simplesmente porque eu me recusei a continuar me submetendo a desvio e acumulo de funções (levava o serviço dela para minha casa, e fazia no meu horário de lazer...) ela conseguiu colocar quase todas as minhas colegas contra mim, sendo eu a vítima, não tendo culpa de nada! Inclusive, ela conseguiu colocar contra mim minha melhor amiga no meu serviço, a quem eu considerava como a uma mãe (ela é cristã). Essa pessoa chegou a me tratar como se eu estivesse perturbada por algum espírito mau! Só posso concluir que para isso ter acontecido, minha chefe deve ter inventado horrores a meu respeito. Essa minha colega, que era como uma mãe para mim, sempre foi a "coluna" no meu local de trabalho. Todos a respeitam, pedem conselhos para ela. Acontece que há alguns meses minha chefe começou a ir na igreja dessa colega, e se "converteu"! Minha colega diz que nossa chefe é cristã agora, que está "com o coração no Senhor", que mudou muito. O problema, é que minha chefe só mudou para essa colega especificamente, porque continua mentindo, enganando, manipulando, colocando uma colega contra a outra... Olho para ela e vejo o próprio satanás! Sinto trevas na minha chefe! Meu espírito se "arma" só de passar por ela! Achei esse blog pesquisando sobre a possibilidade de um psicopata se converter. Li o livro "Mentes perigosas", e me vi como vítima da minha chefe em muitos parágrafos do livro. O problema, é que o psicopata é tão ardiloso, que consegue enganar a quase todos, menos sua vítima. Depois de ler essa matéria no seu blog, concluo que é mais fácil um psicopata enganar um cristão, fingindo ter se convertido, do que se converter de verdade. Não estou desmerecendo o sacrifício de Cristo, mas como alguém "sem consciência" pode se arrepender de seus pecados? Talvez, algum psicopata até possa vir a ser salvo, mas salvo como que pelo fogo (1 Coríntios 3:11-15). Estou em terapia por causa de tudo o que minha chefe me fez passar, e tive até mesmo que ameaçá-la com processo, para que ela largasse do meu pé. Não desejo para ninguém o que eu passei! Que Deus livre os justos dos psicopatas!

Anônimo disse...

A vc anônimo que escreveu em 18/04/2015

Sou psicóloga e no meu parecer vc não se encaixa no perfil de um psicopata. A sua frieza e ausência de sentimentos podem ser fruto de um transtorno de apego precoce, em que seu sistema nervoso aprendeu por alguma razão a desconectar de si mesma e das próprias emoções. Se vc fosse psicopata, não sentiria tristeza por esse vazio emocional, nem conseguiria valorizar o afeto dos que estão ao seu redor, nem teria essa consciência de procurar não prejudicar as pessoas. Vc está dissociada de seu self... um trabalho terapêutico pode te ajudar a reestabelecer essas conexões. Não se feche nesse diagnóstico!

Anônimo disse...

Eu fui vítima de um psicopata e sei que eles não tem cura. Nos divorciamos e vejo que ele ainda continua agindo da mesma forma. Ele não tem cura. Deus não invade o coração de ninguém, so entra com permissão. O psicopata não dá permissão pq não tem coração, sentimentos.

Anônimo disse...

Eu vivi ao lado de um psicopata ou sociopata. Ele não tem cura. Isso não é doença. E não há cura espiritual pq ele não tem coração pra aceitar Jesus. E Jesus não invade o coração de ninguém, não toma a força, não entra sem bater. E melhor que oremos pra Deus nos livrar do psicopata, assim como pedimos pra Ele nos livrar do inimigo.

A.Carneiro disse...

E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente.
Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela ""dureza do seu coração"";
Os quais, havendo perdido ""todo o sentimento"", se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza.
Efésios 4:17-19

Anônimo disse...

Olá..eu gostaria de saber ja que a psicopatia é espiritual, o autismo que como se fosse o "oposto" de psicopatia (nao matam, nao fazem mal)...é espiritual tambem e nao biologico?

Anônimo disse...

Tambem sou muito crista, li este livro e varios outros, alem de muitos artigos no assunto pois tenho mais de uma pessoa assim na minha familia. Descobri que a psicopatia ou sociopatia nao é uma doenca, se voce estudar mais a fundo vai ver que os pesquisadores nao classificam como doenca. Alem disso, nao acredito que Deus queira que nenhum de seus filhos amados sejam vitimas destas pessoas continuamente so porque tem que perdoar 70X7. Deus nao quer ninguem escravo, mas livre.
Deixo aqui uma passagem do novo testamento: 2 Timoteo 3: 1-5
Ali esta claro que devemos evitar estas pessoas.
Nao deixo de rezar, desejar o bem e acreditar que para Deus nada é impossivel, mas enquanto nao vejo o milagre, escolhi ficar bem longe pois preciso me proteger.

Wilma Rejane disse...


Em resposta a (ao) anônimo, sobre autismo...

Minha resposta tem fundamentação científica, pois, e já diante deste aspecto, digo que o autismo não é de origem espiritual, mas biológica. Autismo pode ter origem em predisposição genética e/ou pode ser oriundo de algum trauma cerebral.

Tenho uma sobrinha autista, ela é uma fofura só, é gêmea com um irmão que nasceu sem autismo. A Isabella sofreu um trauma profundo no cérebro na hora do parto.

Não sou especialista no assunto, mas penso que essas noções básicas esclarecem.

Obrigada,

Deus abençoe.



Anônimo disse...

https://youtu.be/mkJeUjPFFVI Vejam este vídeo. Guilherme de Pádua voltou a apresentar comportamentos de possessão. Psicopatas não sentem amor. Apenas sentem prazer em exercer poder.

Rose disse...

Quero agradecer a contribuição de todos,as informações foram valiosas ... pois, tenho que conviver com um enteado de 17 anos... que é um psicopata.
impressionante a frieza que ele tem ... um mentiroso profissional... infelizmente, meu marido , ainda está cego ...espiritualmente que não consegue perceber a frieza do filho.. esse meu enteado ,já é pai... se envolveu com uma mulher mais velha e dessa consequência pecaminosa ,gerou uma filha.. que logo no começo achei que essa criança fosse tornar-lo uma pessoa mais afetiva.. que nada desprezou a criança como se fosse um nada! ainda disse na minha cara que não é sentimental... fez questão de registrar a criança... o pai do meu enteado é quem paga a pensão... Também não se importa .. se o pai for preso ele diz não tô nem aí...é muito triste ver o quanto meu esposo protege e não se importa com as irresponsabilidade e com tudo que ele faz de errado... será que meu esposo pode ter um traço de psicopatia... ? a mãe do meu enteado também não quer saber dele... comigo é uma verdadeira cobra.. aquela criança que dizia que queria que eu fosse mãe dele morreu.... é surgiu uma pessoa fria.

Jéssica disse...

Olá, eu fui leocurar saber do aasunro hj e percebi que meu marido pode ser um psicopata.

Jéssica disse...

Olá, eu esrou vuvendo com um rapaz a 2 anos, estou grávida dele de nove meses e renhi 1 filho de 7 anos meu primeiro casamento. Esse rapaz não fica em emprego fixo, nunca trás pagamento pra casa, mlramos na casa dos pais dele, e ele não tem.pena dos pais idosos nos sustentarem. Morro de pena, mas no momento não posso fazer nada. Pois estou grávida. Tenho a pretensão de me separar quando conseguir me estabilizar. Não gostaria disso, pois o amo demais. É o marido que pedi a Deus, parece amar meu filho, noa dá atenção. Porem já descobri várias mentiras dele, conversas com mulheres. Videos escondidos no metro, filmando bundas de mulheres. Estou desolada! Perdida e em depressão. Gostaria de saber a opinião de vcs tbm sobre as vítimas como eu. Será que Deus, amando seus filhos, deixaria que caissem em uma armadilha perigosa dessas? Eu sempte fui apegada com Deus. Digo com todo o meu coração que amo a Deus acima de rudo, até de meu filho que amo tanto. Será que Deus deixaria eu me enganar, não me peotegeria? Coloquei minha vida a vida do meu filho em risco pra viver um sonho que sempre tive que foi ter uma familia. Será que ele é im.psicopata. o que eu posso fazer agora? Estou desesperada. Nunca sonhei em ter riquezas e dinheiro e poder nesse mundo. Tudo o q sempre quis foi uma família. O amo, e é a primeira vez q amo alguém. Mas isso está acontecendo agora. Ele usufrui dos pais idosos, não trás dinheiro pra casa, mas rbm não tem nada, não é do tipo q vai pra gandaia não conpra nd pra ele msm. Orem por mim e por tds as vítimas aqui por favor.

Jéssica disse...

Não sei se haverá alguma notificação pra mim se alguém responder meu comentário, mas por favor, quem puder ne responda no meu email.
Jessica_aoliveira@hotmail.com

Unknown disse...

alguem tem noticia de algum psicopata que se converteu e mudou as atitudes?

Anônimo disse...

O que fazer quando se tem uma filha dentro de casa, que tem dois filhinhos pequenos que parece ser psicopata, e um dos filhinhos tem um temperamento agressivo? isso pode evidenciar o mesmo problema, ou é consequência da manipulação da mãe? Estou a beira de um enfarte com tanto estresse, a situação em casa é muito tensa, ela mente por tudo e agora mente sobre mim aos conhecidos, diz que é agredida e escravizada quando na verdade nada faz, nao trabalha, estuda e nem sequer cuida dos filhos. Estou cansada emocionalmente, pensando em alugar outra casa e sair, deixando-a embora com uma mesada para seu sustento mas sinto que ela me odeia ou ao menos não está nem aí para todo sofrimento que me causa.

stefani disse...

Alguém pra falar comigo?

stefani disse...

Olá eu tenho certeza de que sou uma psicopata desde de que nasci eu acho porque não sinto nenhum tipo de sentimento bom pelas pessoas mas eu trato elas bem e elas acham que eu tenho um bom coração mas eu não tenho porque nunca senti nada por ninguém nem pai nem mãe sobrinhos e qdo namorei com alguns caras eu até gostava sentia ciúmes mas era sentimentos de posse e no fim acabava traindo sem dó e toda a minha vida inteira só diz burrada coisas que podiam me prejudicar me levar até a morte e eu não sinto nada dentro de mim o que eu faço alguém pois me dizer porque eu procurei alguns sites e vi que eu sou o caso pior de psicopata àquele que engana a todos.se eu não mão ninguém é eles me amam é porque eu dei esperança e eu nunca me importei com as pessoas de verdade.alguém pode me ajudar alguma coisa pra me falar

Wilma Rejane disse...


Olá Stefani,

Penso que deveria procurar tratamento com psiquiatra e psicologo, pois você tem certeza de que sofre com psicopatia. É fator positivo você ter se autodiagnosticado, precisa dar outros passos em direção a sua melhora para bem próprio e das pessoas com quem convive. Além do tratamento sugiro que rogue a Deus por sua cura.

Abraço

Re Oliveira disse...

Convivi com um psicopata durante 10 anos - 7 anos namorando la fora cada um na sua casa - pra mim era o homem da minha vida - sendo o terceiro relacionamento achei que nascemos um para o outro - certa vez em 2009 fomos conhecer a mãe dele - la ouve uma discussão com a mãe - de repente vi o oposto daquele que eu imaginava ser - mediante estar sendo contrariado - fiquei assustada mas achei que foi o momento - ja que ele e a mãe não se davam mt bem.

Até que em 2012 ele veio morar na minha casa - ae pude conhecer a verdadeira identidade de um psicopata, manipulador (já era antes - mas disfarçado de um homem bom, educado...

seis meses foi o tempo pra eu acordar e ver quem era ele e 2 anos e meio pra conseguir tira-lo de dentro da minha casa - foi bastante dificil pq o coração falava mais alto - ele chorava, eu perdoava - até que tudo era motivo pra uma explosão de grosserias, palavrões... comecei a gravar no celular tudo fui na delegacia e no forum pra que ele saisse daqui - como ele viu que era sério começou a inverter os papéis - era como se quem não prestava era eu - mas as gravações comprovavam - pra família dele eu era a ruim - mas tds sabem quem é a peça - o triste é eles não quererem enxergam a realidade e nos julgarem e não nos ver como vítimas deles. Quando o oficial de justiça veio intimá-lo ele ficou todo sentido, ofendido, disse: eu vou morrer mas nunca vou te perdoar kkkkkk - falei se voce for embora na paz eu retiro o processo e cada um segue sua vida. Foi o que ele fez, pq sabe que o caráter dele é este - a índole é má e não vai mudar - já esta com a próxima vitima. Que Deus tenha misericórdia dela - assim como teve de mim, mas eu precisei querer me livrar dele, fiz a minha parte...Graças a Deus h 8 meses estou livre - RESGATEI A MINHA VIDA E A MINHA PAZ!

Anônimo disse...

Estou impressionada em quantas pessoas descobriram que seus maridos são psicopatas. Achei que estivesse sozinha. Imagine só? Num mundo tão grande só eu estaria dormindo com o inimigo? Sei que Deus não invade corações. Mas se eles estão doentes. Deus pode curá-Los e a partir daí vir a mudança. Eu não deixo de crer num milagre. O amor que Deus me deu neste momento faz com que minha fé cresça. Deus abençoe a todos de maneira particular. Ele é Deus. FIRMES!

Anônimo disse...

Não pedi p nascer assim. Não queria ser assim, estou perdendo minha família que construí 😕 E agora sinto falta , as pessoas estão se afastando de mim. Mas quando estava perto não estava conseguindo dar o devido valor, e penso sempre na possibilidade de voltar. E tentar fazer tudo diferente. Faço meus pais sofrerem ao me ver chorar. E como se nada tivesse dentro de mim. Um vazio. Mas que ao mesmo tempo sinto que poderia ter agido diferente. Pq não me faltava nada, tenho casa, família, comida, tudo. E como se eu mesma tivesse me auto destruindo. Isso é tão ruim,já fui à igreja, centro espírita, e minhas orações são diferentes das outras pessoas. Lembro-me que eu não era assim, é de um tempo pra cá fiquei, tenho receio de ficar só com minha filha. sou rodeada de pessoas que me amam 😢, minha filha me ama tanto, minha mãe,meu pai,meu marido (que sinto que estou perdendo). Queria poder abraçar, amar, pedir desculpas de coração . As vezes acho q a solução seria tirar minha vida, p não fazer mais mau a ninguém. Até p educar minha filha não consigo, nao quero dar uma peia que sei que as vezes é preciso . Fico perguntando a Deus por que vim assim, por que fiquei assim. E ao ler que p Deus nada é impossível , penso que posso ter chance.

Kite disse...

Penso que não tenho jeito, sou pessimista, tenho até ideias mas não consigo levar p frente. Não queria ser assim, queria ser uma pessoa normal, amar, abraçar, retribuir o amor dos outros, lembro-me que eu não era assim, que de uns tempos p cá,fiquei assim vazia, sem sentimentos . Lembro-me de quando eu via meu marido no começo do relacionamento , meu coração palpitava, dava frio na barriga, e de uns tempos p cá , não sentia mais isso, sentia ciúmes se alguma menina chegasse perto ou se ele olhasse p uma menina. Agora não sei mais o que sinto, queria ter pensamentos e uma vida normal, com perspectivas, essas atitudes estão afastando as pessoas de mim, às vezes sinto culpa pq sei que foi eu mesma com minhas atitudes que fiz isso, mas ao mesmo tempo não me importo. Quando lembro da minha família junto sinto vontade de chorar e pergunto o que fiz, e o que to fazendo. E ao ler os comentários , vi que p Deus nada é impossível. É o que ainda posso ter esperança. Pq já pensei em sumir, pensei na lógica em tirar minha vida p ninguém mais sofrer. Mas ao mesmo tempo penso que posso ter cura. Não pedi p nascer assim 😔😔 Quero abraçar com amor, sentir o bem,querer o bem.

Re Oliveira disse...

olá pra vc que escreveu dia 14 de setembro - quero dizer que vc precisa querer uma mudança. Deus nao vai fazer sem que vc busque esta mudança, é preciso um esforço grande pra que vc consiga, ore, fale pra Deus que vc n esta feliz assim, que nao quer magoar sua familia.
Outra coisa vc nao pode mudar as pessoas com seu ciúmes só vai afastá-las de vc.
Pra Deus nada é impossivel mas vc precisa fazer a sua parte.
A paz do Semhor!

Unknown disse...

Exemplo de cristãos psicopatas: Marcos Feliciano, Silas Malafaia e Edir Macedo. Mentem, enganam, manipulam, usam o nome de Deus sem o constrangimento, tiram dinheiro de pobres coitados sem o mínimo remorso. Bjs

Anônimo disse...

Existe um pecado que nao tem perdao, a Biblia mesmo diz, é o pecado contra o Espirito Santo.
O Espirito Santo nos consola, nos ensina, nos exorta, nos repreende... Mas, se nao damos ouvido a sua voz, ele nos deixa em nossos caminhos..
Assim, um psicopata nao pode atendet aos apelos do Espirito Santo, simplesmente porque na visao deles, nao fazem nada errado, nao precisam de conversao, por isso nao se arrependem... O nao arrependimento dos pecados é pecado contra o Espirito Santo, esse nao tem perdao!

Anônimo disse...

Nao acredito na cura de um psicopata, nao tem amor, sentimento, vive infernizando a todos, sugam nossa vida financeira, emocional, espiritual etc... eles nao querem mudar se sentem bem como são e estão, tentei de tudo pra salvar m relacionamento de 10 anos - mt mentira, meu coraçao foi enganoso e enganada - vivi uma vida de mentiras, com um farsante, mas a justiça de Deus não falha ele será cobrado. Este artigo me fez entender tudo depois de me perguntar mts x onde eu errei, mas o Senhor me libertou de uma vida tão sofrida que só faz mal a nós vitimas deles, nao tenho dó - comparo ele a Saul, Judas e mts outros.

Unknown disse...

Tantos comentários , tantas palavras , mas total desconhecimento na palavra . Paulo foi psicopata quando era Saulo, e tbm encontrou psicopatas na igreja , ele relata na II carta a Timóteo para que nos afastemos de fingidos da fé. Esse tipo de pessoas estão nos bancos , congregando com os incautos. Todo cuidado e´pouco, conhecimento é poder .

Anônimo disse...

Somos 4 irmãs, eu a mais velha, família cristã exceto o pai. Entre eu e as demais há uma diferença de aproximadamente 13 anos, de modo que acompanhei a infância das três. O comportamento de uma delas sempre me chamou a atenção pela frieza, egoismo, indiferença, pouco afeto, desorganização dissimulação, furtos dentro de casa, etc. Percebia que não era normal e na juventude ela só piorou. Nunca se envolveu com drogas ou homicídios, coisas desse tipo. Durante muito tempo nos apoiamos na crença de ser um temperamento difícil).Todos nós sempre concordamos de que ela parecia não ser do nosso sangue (isso me angustiou durante muito anos e me achava de algum modo culpada). Hoje, ela tem família e o comportamento só piora apesar de frequentar a igreja. Tenho maturidade para saber do que se trata, tentamos contornar a situação mas há um sofrimento contínuo e o medo dos nossos sobrinhos sob a tutela dela. Meu cunhado sofre também, é uma vítima. Tentamos cuidar de nós mesmos para não adoecermos, pois de algum modo todos nós fomos e somos em algum momento vitimas de chantagens emocionais, brigas, xingamentos horríveis e dissimulações. Sei que ela não nos ama, não tem afeto pelos filhos nem pelo marido. Meu Deus! É uma jovem de 25 anos. A Ciência me deixa assustada, mas acredito nela pois os fatos que presencio a comprova. Não leio a Bíblia com romantismo. Não acredito que Paulo foi psicopata, achei raso alguns argumentos que li aqui sobre personagens da Bíblia. Baseiam-se em poucas características para afirmar tal diagnóstico. O que peço a Deus é sabedoria para conviver com ela pois, não se extirpa alguém da família por não ser normal.Não dá! Tenho como missão proteger minha família dela afastando-nos do seu convívio o máximo que puder, orientar meus pais e irmãs que moram lado a lado com ela, ser muito firme e não dá espaço para sua atuação. Enfim, continuar amando-a em oculto, mesmo sabendo que seu sorriso é falso e que todos nós não temos valor algum para ela. Sinto a presença do Senhor Jesus conosco nos mínimos detalhes.
Continuemos nossa caminhada na simplicidade do Evangelho de Cristo em 2017. Graça e Paz!

Anônimo disse...

Estou na mesma situação que você estou juntando as peças do quebra cabeça da minha vida casada com um homem assim com um filho de 3 anos e um casamento de 10 anos , várias traições e um filho que ama o pai e o pai fará de tudo e mais um pouco para ficar perto desse filho só Deus para ajudar
Me envía um e-mail para falarmos estou precisando muito de falar com pessoas que estão na mesma situação

Jana
rosaepink@live.com

Anônimo disse...

Sou vítima de um psicopata há quase 3 anos. Devido a tanto tempo de perseguição, de curiosidade, passei a ler um pouco sobre psicopatia e cheguei à conclusão que esse meu inimigo se encaixa em muitas das características de um psicopata. Há 3 anos que renova macumbaria p/ destruir minha vida. 3 anos. Imaginem uma pessoa há 3 anos pagando rios de dinheiro p fazer macumba p/ destruir sua vida, sem descanso... Há 3 anos alimentando uma sede de vingança sem fim por mim. Até fiquei sabendo que a pessoa foi para o leito, mas nem assim parou com a maldade. Foi só ficar bom e começou a perseguição de novo, ainda com mais violência. Aí chega uma hora que vc. começa a se perguntar o que motiva isso, esse comportamento, o que está por detrás... creio que se trata de um distúrbio mental associado a possessão demoníaca (pelo menos no meu caso. O diabo, quando quer destruir uma pessoa, sabe exatamente quem ele pode usar, e ele acaba usando com muita frequência esses psicopatas, pois ele sabe que não são pessoas normais, não são pessoas que irão desistir fácil dos seus objetivos). Também me peguei me perguntando se é possível um psicopata se converter, se arrepender... impossível não é, para Deus nada é impossível, mas como foi dito aqui em outros comentários, Deus não tira o livre arbítrio de ninguém, não invade. SE Ele envia seus profetas para dar recados a um psicopata, p/ ele parar de fazer maldades e mudar de vida, mas se ele insiste em fazer o mal, Deus não vai invadir essa pessoa. Ele dá o tempo para o arrependimento, mas quando esse tempo acaba e a pessoa não se arrepende Ele desce a espada, pq. Ele é justo e não é justo que a vítima de um psicopata sofra eternamente nas mãos dele. Só Deus para livrar uma pessoas das mãos de um psicopata.

Anônimo disse...

Acredito que esse é o primeiro passo para o milagre acontecer. Você deseja ser normal, reconhece seu problema. Só falta clamar a Jesus por misericórdia. Ele vai te ouvir. Não desista.

Anônimo disse...

Isso !!!
É Jesus, capaz de mudar Jacó (enganador, herança da mãe e do tio labão) em Israel. Glórias a Deus.

Naval tbm era mau demais, não sei se era dissimulado, mas acredito que como Deus o matou, tem como matar o labão dentro de cada um dos dissimulados psicopatas.

Anônimo disse...

Sou evangélica há 26 anos. Quando me casei, não era.
Após 23 anos de muito enganada e vida sofrida eu e nossos 3 filhos, não tive outra saída: divórcio.
Se tivesse continuado, teria morrido de tristeza e desgosto. Hoje estou só, mas feliz. Aguardando cumprimento das promessas do Pai, ou para libertar e converter meu ex-esposa, ou preparando outro varão. Há 5 anos estamos divorciados, ele continua dando golpes por aí, inclusive em mulheres q acreditam ni seu teatro.

Lika disse...

Segue um vídeo que ajuda a entender a questão de Judas, além de um texto com a visão cristã sobre a psicopatia:

https://www.youtube.com/watch?v=rEJkQLv7OJc

https://verdadeiromododever.wordpress.com/2010/07/10/ceu-pecado-psicopata-frei-rojao/


Abaixo, segue ainda o relato de um neurocientista que descobriu ser ele mesmo um psicopata:

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/12/pesquisador-se-descobre-psicopata-ao-analisar-o-proprio-cerebro.html


Creio que estas informações ajudarão numa melhor compreensão do tema.

Abraços!

Lika disse...

As pessoas confundem muito psicopatia com mau-caratismo. Lembrem-se de que a psicopatia é um defeito cerebral e não pode ser mudado, ao contrário de alguém que não tem escrúpulos e pode passar a tê-los.

Um psicopata, apesar de não ter emoções nem sentimentos, contudo, não necessariamente optará por fazer o mal. Ele permanece tendo livre-arbítrio, embora não tenha empatia ou sentimentos. É como alguém que tem vício em drogas, por exemplo: a pessoa sofre uma compulsão para agir de determinada maneira (se drogar), mas sabe que aquilo é errado e pode optar por lutar contra sua compulsão. O exemplo do neurocirurgião (comentário anterior) explica bem isso.

O seriado Dexter, que passou há algum tempo na TV, mostra também a história de um rapaz que, mesmo sendo psicopata, foi ensinado pelo pai (policial) a canalizar sua compulsão a violência para algo "menos condenável". Assim, como perito criminal, o rapaz se dedicava a descobrir criminosos psicopatas que escapavam impunes da justiça e os perseguia. Tratava-se de "fazer justiça com as próprias mãos", algo moralmente condenável, mas que foi a forma que ele (e seu pai) encontrou para evitar descarregar sua ânsia por violência em pessoas inocentes. E o seriado é bom para entender como funciona a mente de um psicopata vista pelos olhos dele próprio...

Lika disse...

Temos, portanto, que ficar atentos para não sermos vítimas de pessoas assim, pois raramente possuem autocontrole e, mesmo que não descambem para o assassinato, não terão escrúpulos em fazer o mal se assim acharem necessário. Contudo, há muita desinformação, como vejo por alguns comentários anteriores, e não podemos sair julgando as pessoas sem ter conhecimento suficiente.

Há uma infinidade de pessoas sem caráter, que aprenderam a ser egoístas, egocêntricas, vingativas e sem escrúpulos, mas não são psicopatas (seus cérebros são normais), por isso podem, caso queiram, mudar de vida e se tornarem boas pessoas. Outras, como Paulo, podem ser fundamentalistas insensíveis e estar presas a ideologias alienantes, mas, uma vez que enxerguem tal situação, são capazes de refazer seus caminhos se assim o desejarem, como o próprio Paulo fez após converter-se. Hitler e muitos ideólogos comunomarxistas em geral estão neste grupo. São como loucos fanáticos, mas, uma vez que se curem de tal fanatismo, podem mudar.

O que determina um psicopata, portanto, não é apenas a pessoa ser ruim, egoísta, violenta ou manipuladora, mas ser incapaz de desenvolver afeição pelas pessoas, sobretudo as mais próximas (pais, filhos, irmãos, cônjuges). Se a pessoa consegue ter afeição genuína por alguém (nem que seja por seu gato ou cachorro), ela não é um psicopata. Além disso, se a pessoa demonstra fraquezas (assume ter algum defeito, se confunde, se contradiz, gagueja quando confrontada, é desorganizada, etc) provavelmente também não é, pois psicopatas não sentem emoções (medo, tristeza, nervosismo, vergonha, remorso, etc) e, portanto, agem sempre perfeitamente, como se estivessem sempre sob controle (quase nunca demonstram estar irritados, confusos, tímidos, cansados, nada), agindo equilibradamente em qualquer situação. É por isso que enganam muita gente, pois parecem ser pessoas perfeitas, sempre de bom humor, equilibradas, donas de si, etc. Assim é que atraem e manipulam as pessoas, pois raramente se desconfia de alguém assim...

A verdade é que poucas pessoas são realmente psicopatas, mas qualquer um que o seja e não estiver sob controle pode ser mais perigoso e prejudicial do que 10 mau-caráteres juntos. Quem estiver lidando com um, esteja sempre em guarda e, sobretudo, siga nos caminhos de Deus e da oração, para que não seja surpreendido.

Quanto aos egoístas e sem escrúpulos, mantenham igualmente distância. Não é porque não são psicopatas que querem ou pretendem mudar. É sempre importante ver com quem a gente se casa ou se envolve, para não se perder depois. Muitas mulheres tem a mania de acharem que podem salvar ou mudar um homem simplesmente estando por perto para ajudar, mas não é assim que funciona. Uma pessoa nunca muda por causa de outra pessoa, mas por vontade própria. Se ela não mudou antes de encontrar você, dificilmente o fará depois...

Deus abençoe!

Lika disse...

Complemento:

https://www.youtube.com/watch?v=grpI0H-B5o8

Lika disse...

Sociopata VS. Psicopata: qual a diferença?: https://www.youtube.com/watch?v=j6jMrAL3ZzQ

Lika disse...

O CÓDIGO DE DEXTER: https://www.youtube.com/watch?v=QdKYaJe34RQ

Lika disse...

A SEITA DE UM PSICOPATA: https://www.youtube.com/watch?v=ftCu1cJb1Ks

Anônimo disse...

Muito bem dona vilma diante de suas colocações. Eu gostaria que a senhora pudesse me ajudar se possível.

Anônimo disse...

Imagine um cena onde um membro de uma determinada igreja em uma conversa com seu pastor ouviu deste que ele se comporta como um psicopata. Sendo que o membro citado esta a oito anos na congregação. E o mesmo ate então apesar de ter dificuldade com vícios e destemperamento nunca demostrou comportamento psicopata

Leonora disse...

Eu vivi 3 anos com um e só descobri depois de 6 meses que ele me descartou. Como vc disse, só quem viveu isso sabe da destruição psicológica de que eles são capazes. Estou me recuperando agora, mas leva tempo pra se reerguer...

Anônimo disse...

Estou grávida de um psicopata. Hj tenho mais clareza que ele é definitivamente uma pessoa extremamente doente.Me arrependo amargamente por dado corda, mas tb penso que vc acaba sendo vítima sem perceber. Ele te envolve sem dó. E vc acaba acreditando na mudança. Porque o pequeno momento feliz que vc teve com um psicopata, te faz ser otimista. Às vezes penso esse tipo de pessoa não deveria viver em sociedade. Deveria viver isolado do mundo. Tenho a sensação que ele sabe disso e por esse motivo prefere viver longe dos familiares e das pessoas que demonstram qualquer tipo de afeto por ele. Mas é muito triste em pensar que talvez a minha filha venha sofrer reflexos da psicopatia do pai no futuro. Ele me fez tanto mal psicológico que tenho a impressão que deveria ser indenizada. É muito difícil lidar com essas questões. É preciso muita oração e Jesus no coração para tentar lidar com esses tipos de pessoas sem ser contaminada pelo sentimento de revolta.
É muito sofrimento...

Anônimo disse...

Olá senhores, sou cristão, porém sou um psicopata também. O que acontece é o seguinte: como bom observador, entendo os sentimentos humanos, o que os deixa preocupados, nervosos, ansiosos, basicamente sei como o ser humano funciona e poderia facilmente manipular alguém. O que me diferencia dos outros é que conheço Jesus, e a bíblia é um excelente manual de como agir na Terra.
Então apesar de não sentir qualquer remorso caso assassinasse alguém, entendo que não posso fazer, pois tenho na bíblia escrito que isso é errado.

Resumindo, o psicopata cristão, ainda não tem sentimentos definidos (apesar de os compreender), porém tem a bíblia como um manual que o informa o que é certo ou errado.

Unknown disse...


Meire dos Santos

Este livro é realmente intrigante. Confesso que fiquei assustada e até comecei a julgar algumas pessoas por suas atitudes para saber se eram psicopatas. Quem sabe eu também não sou devido alguns atos.
Mas como cristã comecei a buscar respostas na Bíblia e lendo em Gálatas sobre as obras da carne me convenci que podemos escolher os frutos do Espirito. todos nós temos um pouco de loucura interna(carne) e temos que crucificar dia após dia. Para os assassinos sua parte será o lago de fogo e se os psicopatas nascem assim não seria injusto condena-lo? Este mundo jaz no maligno e cada dia se aproxima o fim. A consciência de muitos está cauterizada. A Bíblia é nossa bússola.

Anônimo disse...

Só um adendo psicopatia não é doença

Anônimo disse...

A paz do Senhor, estava olhando o estudo e a primeira pessoa que me veio a mente quando foi mencionado sobre "se na bíblia" havia pessoas ou passagens com psicopatas, eu me lembrei de Caim, ele arquitetou o assassinato do próprio irmão. E após matá-lo, sem sentimento ou arrependimento nenhum ele respondeu duramente o próprio Deus se ele era o "guardador" do seu irmão (sem arrependimento). Uma atitude de um psicopata, assim eu acredito.


Luiz Gustavo

Unknown disse...

Ola adorei este post e tenho uma grande e complicada dúvida a cerca disso ja pesquisei e perguntei sem respostas e ainda teve gente que me julgou mal. Enfim, de acordo com a Dra Ana Betriz, guido palomba, entre outros psiquiatras renomados o psicopata nasce assim por uma deformidade no cérebro que o impede de ter emoções como o amor, empatia...
Na bíblia os mandamentos são; amar a deus sobre todas as coisas e o próximo como a ti mesmo.
Sendo assim porque deus faria pessoas fadadas a pecar e serem condenadas?

Unknown disse...

Olá! Graça e paz!
Muito interessante seu texto, e gostei de sua observação a respeito do livro.
Gostaria de comentar a respeito do cristão e a psicopatia.

Primeiro, segundo a medicina, a psicopatia não é uma doença, pois a formação cerebral dela é diferente, logo a cura que Jesus promove não se aplica, se houver cura para alguém que nasce sem a perna talvez haja cura para alguém que nasce com uma formação cerebral diferente.
Logo esperar a cura de um psicopata é como esperar a cura de um autista, de uma pessoa com down ou com anencefalia.
Sobre o amor, para a psicologia o amor é o sentimento mais complexo e sofisticado que existe e para amar é necessário que a pessoa tenha previamente outros sentimentos como respeito e admiração. O respeito é racional, então acredito que um psicopata possa crer em Deus e se tornar um cristão, porém baseado no respeito a Deus como Senhor e Criador de tudo,e conviver socialmente, ter família respeitando as pessoas como criação de Deus.
A nossa mente é cauterizada e pleiteia contra as coisas de Deus, o psicopata passa por isso também, mas ao invés de trabalhar o arrependimento, talvez com ele seja necessário trabalhar a reverência a Deus e a autoavaliação do porquê se aproximar de tal pessoa, porque fazer isto ou aquilo.

Eu passei por uma situação muito delicada com uma "amiga", foram quase 5 anos, até que o Espírito Santo interveio e me mandou me afastar dela, começou a me mostrar a forma como ela me tratava, e as intenções do coração dela.
Minha primeira atitude foi estudar um pouco, e achei que intercessão e libertação seriam o suficiente, até fomos numa reunião de libertação, e agora que lembrei, ela não ficou nem um pouco comovida com as histórias, e eram histórias pesadas.
Após muitas conversas Mas ela passou a fazer terapia, e depois de várias sessões a psicologia diagnosticou ela com transtorno narcisismo, e pediu para ela continuar a terapia. Porém ela não aceitou e parou com tudo.
Até que o Senhor começou a me mostrar na palavra que algumas pessoas simplesmente são más, como Caim, Herodes, Saul. Foi muito difícil para mim aceitar tudo isso, assim como você falou da cura em Jesus, era o que eu buscava e esperava para ela.
Até que eu decidi obedecer ao Senhor e me desliguei dela.
Um mês depois entrei na faculdade, e o assunto de uma matéria era psicopatia, foi horrível, passou um filme na minha mente e não era bom, o professor pediu para eu participar do atendimento psicológico da faculdade, e lá conheci uma moça que passou a mesma coisa com uma "amiga", porém foram 20 anos de amizade.
Passei a estudar o assunto, e é interessante, não é comum como nos filmes, nem todo bandido é psicopata e nem todo psicopata é um criminoso, pois existem níveis de psicopatia.
Para mim tem sido um tratamento longo, é muito estranho, pois esse termo devorador é real. A gente passa pela fobia social, pois você tem medo de qualquer pessoa que as relações ficam fragilizadas. Parte do seu passado é inexistente, pois era uma farsa. Imagina quem passa por isso dentro de um casamento, a convivência diária, tudo ilusão.
O cuidado com o cristão é dobrado, devemos amar o próximo, mas tem limite, começa amando a si mesmo. Mas vamos seguindo com a graça de Deus, aprendendo e removendo a bagunça gerada.
Para os médicos, a melhor solução é manter distância de um psicopata, por uma questão de saúde mental, e a orientação que o Espírito Santo me deu foi a mesma, então vamos seguindo.
Desejo e espero o melhor para ela, e para todos que nasceram com essa condição.
Nós pensamos que Deus é o Criador, como Ele fez alguém assim, talvez com o passar do tempo a gente descubra.
Lembrando que o psicopata não tem critério, ele quer de você, o que ele achar interessante, no meu caso por exemplo era a minha personalidade, os meus gostos, os meus relacionamentos, era o que ela queria.
Mas gratidão pelo seu artigo, muito bom! É de 2011, e as pessoas continuam comentando, que bacana! Parabéns!
Que o Senhor continue te conduzindo, iluminando seu entendimento! Um forte abraço!

Lobo disse...

Um psicopata não se intitulam como psicopata. Existem dois tipos.

Psicopatia: você nasce com esse problema psicológico. É tem como adquirir.

Sociopatia: Você adquire.

Se levar para o lado espiritual psicopatia ou sociopatia é possessão demoníaca, então podemos lembrar do homem que Jesus expulsou o legião para os porcos. Ele morava em cemitérios e comia cadáveres, ninguém conseguia manter Ele preso.

Teve um psicopata que existiu chamado Ed Gein, ele fazia bolsas, talheres, abajur, mesas, cadeiras...Etc. com restos humanos das pessoas que ele matava.

Anônimo disse...

Olá, não sou psicopata mas já mas sim sociopata e cristã, quero dizer que existem sim pessoas assim na igreja e sou uma delas, meu esforço para ser ou "fingi" ser alguém bom e que se importa e tão grande que ao fim do dia passo por um desgaste físico e mental tremendo. Eu não gosto das pessoas e muito menos me importo com elas e tenho que me esforçar muito para fazer o contrário disto, eu não tenho interesse por ler a Bíblia e nem para ir a igreja mas lá me sinto bem e quando estou lá gosto, eu ora e peço a Deus para ser diferente e ser "normal" e tudo é bem mais difícil ali na igreja pra mim. Todos os dias eu tento aprender como ser como as outras pessoas e entender na prática o que é amor, eu não sei demonstrar mas comecei a notar coisas que meu esposo diz ser minha forma de amar.

Fiz acompanhamento psiquiátrico por 2 anos e mesmo assim nada mudou mesmo com medicamentos e consultas(eu odiava o médico todas as meninas forças e fingi estar bem e ter mudado para não ter que voltar mais lá).

Por fim, acho que deve haver mais pessoas como eu na igreja e que sente essa vontade de ser diferente mas tem uma luta interior tremando com a sua natureza.

Love Love disse...

Bom dia, tenho experiência sobre o assunto, pois já namorei uma jovem sociopata por 6 anos. Leio bastante livros, artigos, reportagens e filmes baseados em fatos reais. Um erro comum É romantizar que Deus pode tudo, sim ele pode mas nem tudo será feito. NAO TEMOS FOME, DESIGUALDADE SOCIAL, GUERRAS, CORRUPÇÃO, DENTRE OUTROS? PQ DEUS NAO FAZ ALGO SE ELE PODE? POIS PODER NAO SIGNIFICA O QUERER DE DEUS. Sociopata, psicopata ou pedófilos, nascem, não são práticas, SÃO defeitos de fabricação. Todo nascimento humano não são planos de Deus, por isso somos chamados de CRIATURA e não FILHO.
Pra sermos FILHOS, temos que ter o q eles não possuem, CONSCIÊNCIA, EMPATIA, AFETO E AMOR.
PAULO era ASSASSINO DE CRISTÃOS, mas nem todo assassino é psicopata, pois muitos deles transbordam sentimentos, muito mais que a maioria de nós. A RAIVA o ÓDIO, diferente de Judas, Caim e outros personagens bíblicos. Por PAULO ter sentimentos que houve ARREPENDIMENTO. INFELIZMENTE OS SOCIOPATAS já nascem condenados, pois o q te faz humano é a consciência e não o simples formato físico, se fosse assim Deus perdoaria Lúcifer, mas isso é impossível pois não existe arrependimento nele. Mas aí vão falar, DEUS NAO PODE TUDO? SIM ELE PODE, MAS NEM TUDO SERA FEITO. PQ EXISTE O MUNDO EAPIRITUAL MAS TB O FÍSICO. ASSIM COMO DE A CÉSAR O Q É DE CESAR. SÃO LOBOS na pele de CORDEIRO. DEUS NAO E O GÊNIO DA LÂMPADA QUE FAZ TUDO QUE DESEJAMOS. NEM TODO SER GERADO É PLANO DIVINO E SIM PERMISSÃO. ELE NAO SE AGRADA DE UM SER GERADO NAS RUAS, SEM FAMÍLIA ESTRUTURA, SEM UM LAR, SEM CONDIÇÕES HUMANAS, ESTUPROS, DROGADOS, LOUCOS, DENTRE OUTROS, DEUS NAO PRÁTICA O ATO SEXUAL.

Marcos A Brandi disse...

Obrigado por oportunizar falar sobre esse assunto na esfera cristã Wilma.
Gostaria de fazer um comentário pois achei que seria útil para que alguém possa melhorar seu emocional entendendo o que a Bíblia fala sobre esse assunto tão doído e perverso que mexe com tantas vidas inocentes e acaba milhões de sonhos para sempre, interrompendo esforços intermináveis de pessoas de boa fé e com dependência emocional, vítimas das mais ardilosas e inescrupulosas mentes perversas que se possa imaginar.
Em provérbios 16/4 o rei Salomão fala: O senhor fez todas as coisas para determinados fins e até mesmo o perverso para o dia da calamidade.
Amém.
Lido isso entendo perfeitamente que essas pessoas com transtorno de personalidade narcisistas, sociopatas ou psicopatas são assim porque assim Deus o permitiu. Ponto.
Não cabe a mim julgar o porquê da vontade do criador. Nem tampouco julgar os crimes operados por esses seres humanos dotados de qualquer transtornos.
O que penso nesse sentido é que para Deus nada é impossível, inclusive a cura e transformação de quaisquer pessoas. Para isso basta que a própria pessoa venha a ter um arrependimento genuíno e confesse seus crimes (pecados) para o nosso senhor e salvador Jesus Cristo e passe a ter uma nova vida nascendo de novo em espírito e verdade.
Porém, enquanto isso não acontecer só nos cabe a nós (vítimas) a orar e pedir que Jesus nos conduza ao melhor caminho com fé, orações, jejum e súplicas até que Deus nos olhe e faça a Sua própria Justiça. E neste dia, o da Justiça de Deus, vai ser conhecida a finalidade da criação da pessoa a qual estamos nos referindo.
Pode até demorar mas Deus nunca deixará Sua palavra no vazio.
O que me consola e me fortalece é o espírito de Deus.
O bem sempre prevalecerá sobre o mal apesar de o mal parecer compensador.
Por fim creio que Deus fez sim o perverso para o dia da angústia! Prefiro, neste caso ser a vítima do perverso porque não quero nem saber o destino final daquele que foi criado para o dia da calamidade!
Deus esteja com todos.

Marcos A. Brandi
(Vítima vitoriosa de mãe narcisista e de ex-mulher psicopata)