De Benoni a Benjamin: a escolha de Jacó.


"Se chamará Benjamin, filho da minha destra"




Wilma Rejane


Um "pare, escute, entenda” me fez ler mais atentamente o verso que fala sobre o nascimento do décimo segundo filho de Jacó com Raquel : Benoni ou Benjamin? A mãe morre no parto e enquanto desfalece chama a criança  de  Benoni, imediatamente o pai replica: não, esse nome não. Ele se chamará Benjamin.  Jacó poderia ter sido constrangido pelo momento de grande perda e ter acatado o último pedido da esposa, mas não o fez.  

“Ao sair-lhe a alma (porque morreu), deu-lhe o nome de Benoni; mas seu pai lhe chamou Benjamin” Gn 35:18.



Benoni = filho da minha dor
Benjamin = filho da destra.


Jacó não se agradou em ter que chamar o filho de “filho da dor”, isso era o mesmo que profetizar derrota e infelicidade. Benoni, seria marcado em vida, pela morte da mãe. Ninguém além de Jacó, sabia tão bem a importância de um novo nome, logo ele que tivera o nome trocado de Jacó para Israel, após lutar obstinadamente com um anjo no vale de Jaboque. Logo ele que buscou com toda fé e força  a realização das promessas de Deus.

“ Já não te chamarás Jacó e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste” Gn 32:28


Jacó não estava rejeitando um nome apenas, mas negando um destino. Ele acreditava em Deus para vencer e que assim se faria a sua descendência. Mesmo com os olhos marejando, derramando lágrimas pela partida definitiva da mulher que amava, o patriarca  arrancou ânimo para olhar em direção ao futuro e ver Benjamin sendo forte, valente, conquistador, o filho que lhe daria segurança na velhice. Essa visão de Jacó, no leito de morte de Raquel, pode ser confirmada também quando da reunião dos doze filhos para receber a benção das tribos. A Benjamin, foi dito:

“Benjamin é lobo que despedaça pela manhã, comerá a presa à tarde, repartirá o despojo” Gn 49:27

Os dias para Benjamin seriam estratégia de guerra e vitória. Um jovem com espírito de liderança e apurado senso de justiça (reparte o despojo).  A dor chega por meio do trabalho bem sucedido e não da desgraça.


Convertendo situações.

Esse acontecimento da vida de Jacó e Raquel nos ensina a olharmos para o presente, idealizando um futuro marcado pela conversão de situações.  Provas virão, tristezas, morte, separação, impossibilidades sobre as quais não temos o controle. Jacó não podia devolver a vida a Raquel, contudo escolhe sorrir pelo que nasce ao invés de chorar o que parte.  A mãe olha para o filho e vê dor, o pai olha e vê louvor.  O modo como enfrentamos a vida é decisivo para nossa felicidade.  “Você não pode mudar a direção do vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar ao destino planejado”.


Jacó sabia disso, havia aprendido com Deus que em meio a toda circunstância, a todo túnel que parece não haver luz, existe uma saída para o alto, para um novo e vivo caminho!


Não quero aqui fazer relatório sobre a vida de Benjamin, mas creio que basta dizer que foi um vencedor, o filho usado por Deus para ir de encontro ao irmão José, ajudando no reencontro e salvação de toda família no tempo da grande seca do Egito que assolou várias outras regiões.

“Vendo José a Benjamin, ordenou: prepara um banquete para eles, comerão comigo” Gn 43:16


O encontro de Benjamim com José: resgatando valores que pareciam perdidos.
Benjamim restaura.




Benjamin é lobo

Homens do deserto, batem panelas para espantar os lobos porque sabem que quando e onde chegam  recolhem toda espécie de despojo. Lobos podem ser ameaçadores. Jesus nos advertiu sobre a astúcia dos lobos : “ Vos envio como cordeiros em meio aos lobos” Lucas 10:3. Devemos lembrar que na época das doze tribos de Israel, os territórios eram conquistados através da força, de batalhas. Israel com Deus era maioria, ainda que seu exército fosse de menos homens. Quando Jacó nomeia Benjamin de lobo, ele o faz no melhor dos sentidos. Jacó buscava o lado bom em ser lobo, assim como buscou beleza e ânimo em meio a dor.

Lobos são perseverantes e graças a resistência, alcançam vitória nas caçadas. Benjamim, deveria ser assim: alguém que não desistiria fácil. De Benjamim fala Moisés:

“ O amado do senhor habitará seguro com ele; todo o dia o Senhor o protegerá , e ele morará entre seus ombros” Dt 33:12.

Benoni ou Benjamin?

Aprendo com Benjamin a não lamentar, a não nomear a vida de Benoni. Aprendo que através da fé em Deus, encontramos ânimo para sair de uma situação de tristeza para outra de esperança e alegria. Aprendo que é melhor agradecer pelo que temos, entregando- O aos cuidados de Deus, do que lamentar o que não temos  ou perdemos. 

Aprendo que ninguém está a salvo de atravessar vales vendo Benoni's sendo gerados, mas é possível (aleluia!) transformar Benoni's em Benjamin's, pela fé no mesmo Deus de Abraão, Isaac e Jacó. No Deus que ressuscitou a Jesus Cristo para que pudéssemos através Dele não desanimar nos momentos adversos:  “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” João 16:33.

Deus o abençoe.

19 comentários:

Graziele grazielec21@gmail.com disse...

A Paz do Senhor Jesus!

Esta palavra é muito edificante e me lembra exatamente a atitude da minha amiga quando perdeu o seu filho...ela concebeu outro filho e em vez de ficar triste colocou o nome de Benjamim, pois é filho da alegria, da felicidade etc.

Que Deus continue te abençoando!!!

Gostaria de pedir para escrever sobre a fundação do mundo...

Wilma Rejane disse...


Oi Graziele!

Que lindo testemunho esse de sua amiga! A Bíblia é magnífica, não? Tem todo o poder de transformar vidas porque Sua mensagem é sempre atual é Deus falando diretamente conosco.

Não esquecerei jamais do Benoni que se transformou em Benjamin, a dor ensina e pode nos deixar mais pobres ou fortes espiritualmente.

Obrigada amada,

Deus a abençoe.

Duda disse...

Obrigado por essa palavra, me ajudou muito!

benoni sousa disse...

história linda essa de benjamim, meu nome é benoni mas ñ me considero benoni e sim benjamim.

Anônimo disse...

dodalt@uol.com.br - Douglas
Parabéns pela ministração, realmente muitas vezes parece que olhamos para o que ser perde e quando a biblia esta tentando nos ensinar a olhar para o que esta nascendo, concerteza para a dor ser menor! Muitos jovens ao final de um curso superior, olham pra dificuldade de um trabalho de conclusão e deixam de pensar no bacharel, doutor que esta nascendo. Em um acidente muitas vezes nosso sentimento é levado mais para a dor da perda de alguém, do que quando alguém é livre milagrosamente.
Podemos dizer que é um mal do ser humano, mas que deve ser trabalhado com o conhecimento da palavra de DEUS.

DEUS ABENÇOE

Unknown disse...

Essas palavras de Jacó e Raquel são proféticas, eles falam sobre a salvação, na visão de raquel significa o sofrimento de Cristo e que Ele teria que morrer para o homem nascer denovo e na visão do pai, Jacó, é filho da mão direita, ou seja da felicidade, que é a salvação.

Benyamin, junção das palavras ben que significa filho e yamin, que significa mão direita. Assim Benjamim significa filho da mão direita, ou seja, da felicidade.

Unknown disse...

Essas palavras de Jacó e Raquel são proféticas, eles falam sobre a salvação, na visão de raquel significa o sofrimento de Cristo e que Ele teria que morrer para o homem nascer denovo e na visão do pai, Jacó, é filho da mão direita, ou seja da felicidade, que é a salvação.

Benyamin, junção das palavras ben que significa filho e yamin, que significa mão direita. Assim Benjamim significa filho da mão direita, ou seja, da felicidade.

Unknown disse...

Amada, que belas palavras!!

Resposta dos ceus que tanto pedi à Deus ontem em oraçao, pois gravida do segundo filho sem ter condiçoes... me abati e enxerguei apenas o lado negativo!

Mas agora está decidido, Benjamin sera o nome de meu segundo filho, por que como Jacó quero olhar para o futuro sem lamentaçoes e sim com fé e ânimo. :-)

Wilma Rejane disse...



Oi Clara!

E Benjamin é um nome muito bonito,

Que Deus abençoe a você e ao bebê, herança do Senhor.

Abraço!

Pr. Júlio e Pra Eliana disse...

Estava eu estudando, preparando uma mensagem, e me deparo com essa pérola. Sou leitora assídua deste blog. Parabéns e obrigada por compartilhar suas leituras conosco.

Mike disse...

Bênção de Deus. Obrigado pelo estudo tão precioso. Deus o capacite cada dia mais.

Mike disse...

Bênção de Deus. Obrigado pelo estudo tão precioso. Deus o capacite cada dia mais.

Unknown disse...

Me chamo benone que na língua indígena significa,UPIARA o que luta contra o mal

Unknown disse...

Fiquei intrigada quando li a mãe da um nome e o pai da outro como é isso ?
Aqui achei a explicação linda e bem revelada.

Unknown disse...

Eu tenho um Benjamim de 7 meses! Filho amado da mamãe, papai e das irmãs. Alegria da minha casa. Deus o enviou para alegrar meu coração, depois de ter perdido minha mãezinha.

Anônimo disse...

Hoje eu estarei ministrando sobre esse evento nascimento desse filho que tem duas visões diferentes a mãe que me intriga falar depois de morta, e o pai que tinha tudo em favor para concordar devido a sua espera para o casamento e por ama-lá. Não deixou o sentimentos importuna-los mudou a história do filho todos nós temos a oportunidade de fazer a diferente em meio a dor. Outrossim quem está morto não tem palavras para quem está vivo. Esse estudo me ajudou bastante. Atenciosamente Gilvan Oliveira.

Bispo Castilho disse...

Muoto boa neditação.

Ana disse...

Vim pelo mesmo motivo. Obrigada pela explicação e reflexão!

Pr Antônio Três Barras disse...

Graças a DEUS por tua Vida... Realmente a muito tempo não via uma Palavra tão rica... que Nosso DEUS continue te inspirando... Abraço Fraternal...