A Fé da Mulher Cananeia ou Sírio - Fenícia




 Wilma Rejane

Prepara-se. O que você vai ler nesse estudo irá lhe surpreender. Vamos a narrativa descrita pelos evangelistas Mateus e Marcos. Ambos descrevem de modo idêntico o encontro de Jesus com a mulher cananéia.

“ Partindo Jesus dali, retirou-se para os lados de Tiro e Sidom. E eis que uma mulher cananeia, que viera daquelas regiões, clamava: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim! Minha filha está horrivelmente endemoninhada!. Ele, porém, não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, aproximando-se, rogaram-lhe: Despede-a, pois vem clamando atrás de nós. Mas Jesus respondeu: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. Ela, porém, veio e o adorou, dizendo: Senhor, socorre-me! Então, ele, respondendo, disse: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. Ela, contudo, replicou: Sim, Senhor, porém os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa das crianças. Então, lhe disse Jesus: Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres. E, desde aquele momento, sua filha ficou sã.” Mateus 15:21-28.

Jesus pareceu ignorar o clamor da mulher gentia, nascida em  um lugar reconhecidamente idolatra, por esse motivo, os judeus se referiam àquele povo como cachorros, imundos, impuros.


Conhecendo a história de Canãa

Gn 10: 1- Estes pois são os filhos de Noé: Cam, Sem e Jafé.
Gn 10: 6- E os filhos de Cam são: Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã.
Gn 10:15- E Canaã gerou a Sidom
Gn 10: 19- E os cananeus habitaram Sodoma e Gomora
Dt 20:17- Destruirás totalmente os cananeus

A nação de Canaã, portanto, teve inicio com o filho de Noé chamado Cam, o que foi amaldiçoado por ter zombado da nudez do pai. Por que cananeus são chamados também de Sirio-fenícios? Porque esse povo dominou a costa da Fenícia, especificamente a cidade litorânea chamada Sidom (primogênito de Canaã). 

Preste atenção a essa escultura cananeia, encontrada por arqueólogos em uma faca do período pré dinástico. É considerado o objeto mais antigo que se tem notícia. Atualmente está em exposição no museu Louvre. O objeto foi nomeado de "Gebel Al Arak" (nome do local onde foi encontrada, no alto Egito) 




A escultura representa um culto aos deuses cananeus.  Os leões estão sempre presentes na mitologia egípcia que se alastrou entre os povos considerados pagãos e/ ou gentios. Na cena inferior da escultura, há dois cães usando coleiras. Representam as constelações de Big e do Little Dog, próximas de Vênus. Cachorros, portanto faziam parte do culto cananeu que exaltava a astrologia. Talvez esse seja um dos motivos que levou os cananeus a serem chamados de "cachorros" pelos judeus. Eles literalmente cultuavam cachorros.

O Pão dos filhos

Cananeus eram gentios, judeus filhos. A resposta de Jesus para a mãe desesperada, traduzia um impedimento para o milagre? Seriam os cananeus indignos, impuros, a ponto de não merecerem pão, mas migalhas? Ou seja Promessas, Palavra de Deus, mas restos?

O milagre realizado na filha da mulher cananeia, é registrado em Marcos, como sendo o primeiro destinado a um gentio. Em Mateus, contudo antes da cananeia, Jesus cura o servo de um centurião romano e após a cura, elogia a fé dele dizendo: "Digo-vos portanto que muitos virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugar à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no Reino de Deus" Mt 8:11. Jesus destina um lugar de honra também para gentios: sentados à mesa com Abraão, comendo do Pão.

Os acontecimentos não estão organizados nos Evangelhos de modo cronológico, por isso, é impossível afirmar se a mulher cananeia foi a primeira gentia a receber um milagre de Jesus, ou teria sido o centurião romano? O certo é que em momento algum nos Evangelhos, Jesus discrimina  pessoas por etnia ou qualquer outra característica, pelo contrário: Ele falou com uma samaritana e prostituta, quando ninguém dava o devido valor a ela. Judeus não falavam com samaritanos Jo 4: 1-30.

Não atendendo prontamente aquela mulher, Jesus estava doutrinando tanto discipulos quanto a própria cananeia. Os discipulos aprenderiam a não fazer acepção entre "ovelhas e cachorros" entre judeus e gentios: "Deus não faz acepção de pessoas" At 10:34.

Mulher, os pães são destinados aos filhos! 




Entendo que a mulher cananeia tinha um problema: não priorizava a família. Sua filha, ainda criança, estava possessa, um evidente sinal de que havia algo errado com a filha, mas primeiramente com os pais. 

Descrita pela própria mãe como "violentamente atormentada", a criança havia ficado em casa sob os cuidados de terceiros, enquanto ela (a mãe) buscava ajuda em Jesus. A mãe, sempre escolhera o lado de fora de casa  à companhia dos filhos, nesse dia e momento critico, por um nobre motivo (mais uma vez)  escolheu sair e deixar alguém com a filha. 

Não pude deixar de comparar a atitude da mãe, com a do centurião romano que vendo o seu servo doente, preferiu ficar em casa, ao lado dele, dando assistência e pedir a um soldado que fosse ao encontro de Jesus. A história do centurião, transmite algo de bom sobre relacionamentos. 

E a mulher cananeia? Jesus quis ensiná-la, através do próprio exemplo, de que a prioridade nos relacionamentos é para família, para os filhos, as migalhas, para os "cachorrinhos". Ao dizer aos discípulos: "Não fui enviado senão ás ovelhas perdidas de Israel", Jesus já sabia exatamente o que viria na sequência de suas palavras. Enquanto a mulher gritava por Ele, Ele caminhava e mesmo ouvindo o clamor, escolheu calar-se. Ele agiu semelhante ao apedrejamento da mulher adúltera: Ele escrevia na areia, enquanto cobravam Dele uma atitude. A atitude já estava tomada, mas todos ali precisavam de uma lição: "Quem nunca pecou, atire a primeira pedra".

A atitude de Jesus para com a mulher cananeia também já havia sido tomada, Ele jamais a rejeitaria, Ele nunca abandona um clamor vindo de um coração sedento. Aquela mãe estava desesperada, porém precisava aprender. Fazer o milagre e despedi-la seria consentir que ela continuasse na mesma prática de neglicenciar seu lar.

"Mulher, não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos"

Mulher, cuida primeiro dos seus, depois dos de fora. Esse diálogo pareceu muito obvio para os discípulos, mas Jesus queria arrancar algo mais da mulher, Ele queria fazê-la compreender que não lhe bastaria receber o milagre, mas mudar a direção de sua vida, seu comportamento. E ela entendeu! Parecia improvável que entenderia algo tão profundo, mas em sua resposta estava a revelação de sua fé, daquilo que perscruta o Espírito Santo, que transcende o natural!

"Sim, Senhor, porém os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa de seus donos. Então, lhe disse Jesus: Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres. E desde aquele momento, sua filha ficou sã"

Sim, Senhor, a partir de hoje minha filha se assentará à  mesa a comer do pão, as migalhas serão para os cachorrinhos. Mateus diz que quem se assenta à mesa a comer pão, são as crianças. Algumas traduções trazem "da mesa de seus donos". Mateus 15: 21-28.

A palavra "cachorrinhos" no original grego, diz respeito a cachorro de estimação. Não são cachorros abandonados, de rua, mas mansos e domésticos.


Kunarion - cachorrinhos mantidos em casa como animais de estimação.

Foi uma forma carinhosa , usada por Jesus e não de agressão ou desdém. Os cachorrinhos, eram as muitas pessoas que recebiam atenção privilegiada da mulher cananeia. Não é errado sermos hospitaleiros e tratarmos bem os que não são de nossa família. Pelo contrário, a hospitalidade é recomendada, em Hebreus 13:2 diz: "Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, sem o saberem, hospedaram anjos." 

Porém, a família não deve ser colocada em segundo ou último plano, em detrimento de outros: 1Tm 5:8 "Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel"

A Fé da cananeia

É certo que ela precisou se humilhar para ser exaltada . Precisou reconhecer suas falhas, experimentar o silêncio de Deus para perceber que o encontro com Jesus tinha o objetivo de transformar não apenas a vida de sua filha, mas dela própria e de seu lar. 

Correr atrás de Jesus e reconhecer que Ele tem poder para fazer milagres, não é suficiente para encontrar a salvação e viver de forma vitoriosa. É preciso receber Jesus no coração, compreendendo o que Ele quer de nós, e obedecer.

Nenhuma fraqueza encontrada em nós deve ser motivo de vergonha para buscarmos a Deus, pelo contrário. Saibamos que Ele não rejeita os fracos e imperfeitos, mas os recebe com amor capaz de transformá-los em fortes: "Porque o Senhor é a força de seu povo" Sl 118:14.

Diante do silêncio de Deus ou de uma resposta inesperada, permaneçamos firmes, confiantes nos propósitos do Senhor. Se a mulher tivesse se intimidado, desisitido, não teria voltado para casa e encontrando sua filha liberta, não teria ela mesmo sido transformada. Com Jesus no coração as mudanças acontecem. Nem sempre da forma e no tempo que queremos, mas como precisamos.

Estamos destinando nossos pães, aos filhos ou aos animais de estimação?  Quem são nossos "cahorrinhos" ? Eles estão assentados à mesa ou comendo das migalhas? Nosso pão: tempo, força, fé, trabalho ... está sendo para Deus e a família ou para "os cachorrinhos"? Cachorrinhos aqui não é uma questão de nacionalidade, mas de prioridades.

Em Cristo. 

22 comentários:

Sarah Iwabuchi disse...

Que lindaaaa mensagem irmã!!!!
Eu sempre me emociono com a sabedoria e o discernimento dessa mulher.
Eu penso que o que quando ela falou a Jesus, Ele viu que o coração dela era sincero. Eu penso que ela como aquela outra mulher que padeceu de hemorragia por 12 anos, se achegaram a Jesus com um coração tão sincero, e tão humilde que Ele não teve como não liberar as bençãos que elas necessitavam. Obrigado por compartilhar essas informações adicionais, sobre a linhagem dos cananeus. E aproveito para agradecer também a respeito do post: NO LAGAR COM GIDEÃO, eu não sabia que um lagar era um lugar inapropriado para malhar o trigo, depois que eu li o post eu entendi mais ainda porque o Senhor o chamou de "varão valoroso". Obrigado mais uma vez, que o Senhor continue te abençoando com inspiração, e disposição para que pesquise a respeito de certas informações que se encontram de alguma forma nas entrelinhas, quando pesquisadas e compartilhadas da forma como você o faz, vem a esclarecer e evidenciar ainda mais a grandeza e a perfeição do Senhor. Aleluia:)

Wilma Rejane disse...

Obrigada amada Sarah!!

Li tantas vezes a passagem Bíblica sobre a mulher cananeia e sempre admirando sua humildade diante de Jesus.

A questão "do cachorrinho" me inquietava, mas Deus conhece todas as coisas e o que poderia ser motivo de desânimo para cananeia, foi justamente o motivo de sua vitória!! Assim, por tantas vezes, acontece com os que se humilham perante Deus.

Pois é Sarah, Gideão era mesmo um valente!

Deus a abençoe, querida

No amor de Jesus.

Camila disse...

Obrigada pela lucidez! Deu para perceber que sua mensagem é fruto de estudo mas também de uma experiência íntima com Deus. Louvado seja nosso Senhor.

Pb. Adriano disse...

me edifico muito com essas mensagens ...que deus continue te abençoando cada vez mais

Anônimo disse...

A mulher Cananéia(a mente subconsciente) está dentro de nós, que se não tiver protegida pela (mente conciente, nosso senhor)os cachorrinhos(falsas idéias do mundo que contaminam a mente) comeram das migalhas do pão da verdade contaminando a mente.

Anônimo disse...

Excelente revelação do texto,muti edificante e exclarecedor para os nossos corações!!!aleluiaaa!!

Antonio Ferrao disse...

Muito bom , benção !!No reino de Deus, migalhas são sementes que transformam vidas! Quando o semeador tem propósito e unção de Deus, assim foi com a mulher Cananeia, vida transformada de Gentia para filha, Satanás expulso da família e na vida daquela Menina !!

mara cristina disse...

Mensajem forte e nesesaria nos dias de hoje que se prega o amor mas nao se vive Deus continue abencoando

Liza Louzada Ribeiro disse...

Oh mulher de Deus! que mensagem mais profunda, mais linda e mais urgente para nossos dias( meus dias), Glória a Deus!

MARCIO SILVERIO disse...

A paz irma Wilma Rejane,...
muito bom este artigo sobre a mulher cananeia.
QUE o senhor continue te iluminando para escrever,fatos tao esclarecedores sobre as escrituras sagradas.
Deus te abençoe hoje e sempre !!!.

Wilson Vermelho disse...

Excelente mensagem irmã
ReJane. Que Deus continue abençoando
a sua vida trazendo luz e revelação ao seu coração em dias que se tornou rara a valorização da palavra de Deus.

PR Wilson
Igreja Batista Vida Nova
Belo Horizonte/MG








Temilson n. da silva disse...

Deus continua te abençoando irma.Pt Temilson Minsterio Boas Novas com . soares.

Anônimo disse...

deus abençoe muito bom

JUÇARA & VICTOR'S HAIR & STYLE disse...

Impactante a revelação da mulher cananéia.
Deus abençoe

Paulo Miranda disse...

Parabéns pelo estudo. Muito edificante e esclarecedor. Que Deus continue te usando assim irmã Wilma.

Unknown disse...

Luiz de Indaiatuba SP obrigado por sua gentileza de me ter ajudado porque sofria por não entender está passagem sozinho grassas a sua sabedoria me ajudou muito obrigado que Deus contínuo te abemsoada sempre abrasão felicidade epaz sempre.

Eliel ferreira disse...

Poderosíssima msg. . .

JANE disse...

DEUS USOU TREMENDAMENTE ESTA SERVA, POIS EU NUNCA ENTENDI O QUE JESUS FALOU NAO É TIRAR OS PA~ES DOS FILHOS E DÁ AOS CACHORRINHOS CONFESSO ME SURPREDEU PORQUE ESSA HISTÓRIA É A VIDA QUE VIVI FOI BEM ASSIM DEIXEI MINHA FAMÍLIA DE LADO , FILHOS , MÃE E PAI PARA DÁ TODA ATENÇÃO A QUEM NÃO ERA DA FAMÍLIA . EU ESTAVA SENDO MANIPULADA PELO DIABO DANDO ATENÇÃO A ALGUÉM QUE TINHA O ESPIRITO SATÃNICO ESPIRITO DE FARAÓ .AGRADEÇO A DEUS TODO PODEROSO POR TER ME RESGATADO DAS GUARRAS DO DIABO E HOJE VIVO PEDINDO SUPLICANDO AO DEUS ALTISSIMO QUE ME CONCEDA MÁS UMA OPORTUNIDADE PARA CUIDAR DOS MEUS FILHOS E MINHA MÃE . FORAM SETE ANOS DISTANCIADA DA MINHA FAMÍLIA SEMPRE DEIXAVA ELES POR ULTIMO E SÓ AGORA PUDE ENTENDER ATRAVES DESSA POSTAGEM MARAVILHOSA E CLARAFOI FEITA DIRETAMENTE PARA MIM PORQUE ME SINTO DENTRO DESSA MENSAGEM. TE DESEJO SABEDORIA QUE O GRANDE TE ABENÇOE SEMPRE EM NOME DE JESUS AMÉM. 18-04-2016

JANE disse...

MENSAGEM IMPACTANTE VEIO DIRETO DO TRONO DE JEOVÁ PROCURAVA ENTENDER ESSA PASSAGEM DA BÍBLIA NÃO CONSEGUIA E HOJE DEUS FALOU TREMENDAMENTE COMIGO ATRAVES DA SUA SERVA ESSA É A HISTÓRIA DA MINHA VIDA E TUDO QUE ACONTECEU COMIGO E HOJE CLAMO A DEUS POR MÁS UMA OPORTUNIDADE PARA QUE EU POSSA VALORIZAR MINHA FAMÍLIA FORAM SETE ANOS DESPERDIÇADOS MAGOANDO O MEU SENHOR JESUS POIS O PAI CELESTIAL NOS PRESENTEOU COM UMA FAMÍLIA E DEVEMOS CUIDAR COMO ORDENA O SENHOR FAMÍLIA É TUDO DE BOM . FOSTES USADA TREMENDAMENTE PARA POSTAR A HISTÓRIA DA MINHA VIDA SÓ HOJE PUDE ENTENDER O QUE ERA QUE DEUS TANTO FALAVA COMIGO ATRAVES DA SUA PALAVRA E EU NADA ENTENDIA . FICA NA PAZ E QUE DEUS TE DÊ SABEDORIA DIVINA E ABENÇOE TUA VIDA ABUNDANTEMENTE EM NOME DE JESUS AMÉM. 18-04-2016

Gênesis Seguros disse...

Realmente impactante, para honra e para glória de JESUS!

Alberto de Souza Silva disse...

Honras e glórias ao Nome Santo de Jesus irmã, Parabéns pelas palavras, pois são de perfeito aprendizado para nós que buscamos a prender sobre o Reino de Deus! Glorifico ao Senho porque essa mensagem me orientou mais sobre essa passagem. Fica na Paz do Senhor. Deus te abençoe!

Alberto de Souza Silva disse...

Honras e Glórias sejam dadas ao Senhor Jesus! Deus te abençoe irmã. Muito abençoadora essa mensagem! aprendo muito com essas palavras, que são muito esclarecedoras sobre o povo Cananeu. Deus abençoe seu ministério irmã.