Quando o vento soprar



Wilma Rejane


Jó 38:24- Onde está o caminho em que se reparte a luz, e se espalha o vento oriental
sobre a terra?


Uma tribulação tão feroz se abateu sobre a vida de Jó que quem olhava para ele via a morte: sem família,dinheiro, plano de saúde, amigos. Um miserável. Ninguém foi capaz de  lhe dizer uma Palavra de ânimo, de esperança, mas os julgamentos condenatórios não faltaram. Até que um dia, Deus fala com Jó, do meio de um redemoinho, de um vento forte, semelhante a um pião rodando em todas as direções. Apesar da fraqueza e das duvidas, Jó não abandonou sua fé em Deus e conservou a esperança de que seria socorrido: "Sim, estou passando tudo isso, não sei quando vai acabar, mas sei que Ele virá e me restaurará" (Jó 19:25)

E uma das perguntas que Deus e o vento trazem para Jó é: "Onde está o caminho em que se reparte a luz e se espalha o vento oriental sobre a terra?". Jó não sabia, ninguém sobre a face da terra sabe! Ainda mais quando o vento se apresenta  em redemoinho: a que horas  se intensificara ou desaparecerá, quantas coisas serão levadas e quantas permanecerão. Jó não sabia o por que do sofrimento, não conhecia os mistérios da terra, mas tudo quanto atravessou de angustia, serviu para que conhecesse a Deus: " “Eu te conhecia só de ouvir falar, mas agora os meus olhos te vêem.” (Jó 42.5)

Observem que o vento também esteve presente no principio do sofrimento de Jó: " Eis que um grande vento sobreveio dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, a qual caiu sobre os jovens, e morreram e só eu escapei, para te trazer a nova" Jó 1:19. O vento espalhou sofrimento para esse servo de Deus e o vento ajuntou seus cacos (Deus no meio do redemoinho)



Aprendo que a citação do vento na Bíblia,em muitos casos, está relacionada com o domínio de Deus sobre todas as coisas. Assim como não somos capazes de controlar o tempo e o vento, não somos capazes de prever o amanhã. Amparados nessa certeza, está uma outra de que há um Deus que pode todas as coisas e de forma Soberana. E ainda que a liberdade de escolha do homem, possa prejudicar a ordem dos dias, não é capaz de diminuir ou anular a Soberania de Deus. Ainda que o vento sopre sobre os servos de Deus, não será capaz de  impedi-los de chegar aonde Deus escolheu que chegassem.


O vento no vale

Vejam outro caso em que o vento aparece como ação Divina e Soberana, Ezequiel 37:9:"Profetize ao espírito; profetize, filho do homem, e diga-lhe: Assim diz o Soberano, o Senhor: Venha desde os quatro ventos, ó espírito, e sopre dentro desses mortos, para que vivam". Deus restaurando a vida, a nação de Israel através da oração do profeta. Aprendo a não desistir de orar pelas causas que parecem perdidas porque a qualquer tempo, que não  me é permitido saber, mas crer, o vento poderá soprar e restaurar o que é motivo de  angustia e dor.

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar. Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras." Eclesiastes 3:1-5



O vento e a Voz

Esse "dançar" do vento revela a imprevisibilidade da vida. De forma democrática vento sopra em todas as direções e dimensões, sobre justos e injustos. O que aqui enfatizo é o poder e a providência Divina para intervir sobre a ventania, as tempestades da vida: "E, navegando eles, adormeceu; e sobreveio uma tempestade de vento no lago, e enchiam-se de água, estando em perigo. E, chegando-se a ele, o despertaram,dizendo: Mestre,Mestre,perecemos. E ele, levantando-se, repreendeu o vento e a fúria da água; e cessaram, e fez-se bonança."Lucas 8:23-24


Assim como aconteceu com Jó e com os discípulos de Jesus, algumas situações na vida parecem conduzir a morte, até que se ouve a voz de Deus do meio do redemoinho ou no meio do mar e a restauração chega, a alegria. Por isso, amados leitores, essa vida maltrata,  o mundo conspira contra o bem, o vento sopra forte  quando navegamos com Jesus. Contudo, a salvação virá porque "Todas as coisas contribuem para o bem dos que amam a Deus" (Romanos 8:28) e essa verdade o vento não pode levar.


 Deus o abençoe.


Artigos relacionados: Deus no meio do redemoinho
                                    Ao som das tempestades
                                    Aprendendo com a solidão de Jó

3 comentários:

isa disse...

gloria a jesus por nos dar capacidade de ouvir ver respirar e seguir seus passos acima de tudo de podermos nos redemir e alcancar sua mesiricordia obrigado meu pai peu te amo e quero te amar muito mais faz de mim o que te apraz ameideus vos abençoe por estas liçoe que tocam meu coraçao e me dao visao de deus soberano meu pai e senhor dos senhores amém aleluia gloria a jesus.

Karem Feitosa disse...

Mensagem tremenda amada! Falou muito ao meu coração! Que Deus continue te usando para edificar as nossas vidas! Cantares 4:16 Levanta-te, vento norte, e vem tu, vento sul; assopra no meu jardim, espalha os seus aromas. Entre o meu amado no seu jardim, e coma os seus frutos excelentes. Vejo que os ventos sempre nos trazem um ensinamento do Senhor, sejam esses ventos lutas, provas, consertos ou bênçãos, sejam do norte ou do sul, todos eles servem para que a a glória de Deus se manifeste nas nossas vidas, para que exalemos o doce perfume do evangelho, para que cresçamos e possamos testemunhar esse perfume a todos. Lindo demais! "...que fazes dos ventos teus mensageiros, dum fogo abrasador os teus ministros". Salmos 104:4

Esse vídeo mostra o vale de ossos secos recebendo vida, é lindo demais! Um grande abraço! http://www.youtube.com/watch?v=GiJr5TWA7CY

Wilma Rejane disse...



Oi Karem graça e paz de Jesus!

Mateus 13:26-27:

E então verão vir o Filho do homem nas nuvens, com grande poder e glória.E ele enviará os seus anjos, e ajuntará os seus escolhidos, desde os quatro ventos, da extremidade da terra até a extremidade do céu.

Nestes versos, sobre a segunda vinda de Jesus, também vemos os quatro ventos. Será um tempo eles não mais soprarão, toda lágrima será enxugada.

Isso, amada irmã, que os ventos soprem sobre os jardins e também sobre os vales de ossos secos e que seja tudo para glória de Deus.

Deus a abençoe.