O Campo de Anatote

Vejo Anatote...


Wilma Rejane

Anatote é uma região de Israel, atualmente chamada de Anata. Um pequeno lugar ao norte de Jerusalém repleto de campos de trigo, oliveiras e figueiras, também de cisternas encravadas nas  pedreiras. Nesse território, nasceu profeta Jeremias que  exerceu ministério  entre entre 626 a 586 a.C, quando a nação estava um caos,  o culto a Baal havia sido estabelecido e até a abominável pratica do sacrifício humano (II Reis 21: 1-9). Deus então, em misericórdia e longanimidade, envia Jeremias para proclamar arrependimento de pecados e mudança de vida. Mas isso foi um trabalho  difícil, os corações estavam tão endurecidos quanto as muitas pedreiras existentes em Anatote. Prenderam a Jeremias, pediram silêncio de sua parte, pois queriam continuar fazendo o que era mau.


Jeremias  foi odiado por reis e compatriotas por advertir sobre as consequências do pecado, do abandonar a Deus, em sua época foi chamado de traidor , contudo o que ele estava a falar era sobre amor e misericórdia. O cativeiro Babilônico foi uma realidade para Israel, propósito do Senhor para que as pessoas pudessem perceber o valor da liberdade e do bem. Sofrer para refletir,  clamar,  buscar uma direção diferente da que estavam seguindo. E olhando para esse contexto, aprendo que o sofrimento deve nos aproximar de Deus e a alegria também.  Abandonar a Deus é um estado miserável em que não se compreende propósitos porque a vontade humana é a voz que ecoa repetidamente. Israel precisava encontrar propósitos de vida em Deus. E quantas vezes isso não acontece conosco, somente um estado de caos e sofrimento nos torna sensíveis a Deus; doença, perdas, decepções, todas essas coisas deveriam ser paradas obrigatórias para reflexão e mudanças. Contudo, não deveria ser preciso chegarmos a tais situações para perceber que dependemos de Deus para ter uma vida de tranquilidade espiritual.

E Jeremias, o profeta de Anatote, se encontrava em apuros, encarcerado pelos encarcerados de espírito, quando a voz do Senhor chega para consolá-lo na prisão.


 “ Compra para ti a minha herdade que está em Anatote, pois tens o direito de resgate para comprá-la. ” Jeremias 32:7



O proposito de Anatote


Amados leitores, vejam que Palavra maravilhosa! O campo de Anatote era o campo das promessas de Jeremias! Era a restauração, a volta do cativeiro, o tempo de paz e prosperidade. Jeremias estava preso, triste e abatido, mas deveria olhar não para aquela circunstância, mas para Anatote! A voz de Deus chega para restituir a esperança e fortalecer a fé.


Anatote significava:

Promessa: O lugar onde Jeremias recebeu o ministério e a visão da amendoeira com o simbolismo de que Deus vela por Sua Palavra para cumprir,  Ele vigia seus filhos e os guarda atentamente.

Esperança: A experiência de ter a mensagem rejeitada, de ver os compatriotas em pecado e vitimados pelo cativeiro estava entristecendo e enfraquecendo Jeremias. Deus intervém para não deixá-lo perecer e mostrar que muitos iriam se arrepender.

 “Lembro-me da minha aflição e do meu delírio, da minha amargura e do meu pesar. Lembro-me bem disso tudo, e a minha alma desfalece dentro de mim. Todavia, lembro-me também do que pode me dar esperança: Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a sua fidelidade! “ Lamentação de Jeremias 3: 20-23

Presente: A dor do hoje não pode ser maior que a benção que chega com o amanhã.

Futuro: Sempre será resultado do que se plantou ontem. É preciso “plantar no tempo” para semear nele. O tempo é invisível, mas se faz real pelo que se vive, assim cada vida é um campo no tempo, onde a Palavra de Deus funciona como Anatote que não nos deixa perecer ou perder o ânimo.

Comunhão: O arrependimento proporciona restauração de promessas. Israel voltaria, Anatote seria habitada e prospera.

Providência: Deus avisa da compra e envia o vendedor até o cárcere, Ele cuida de todos os detalhes. Sabe aquilo que as vezes pensamos ser coincidência? Poderá ser providência. O moço chegou com a escritura no tempo e no lugar certo e deu tudo certo, com Deus é assim.    

" Veio, pois, a mim Hanameel, filho de meu tio, segundo a palavra do Senhor, ao pátio da guarda, e me disse: Compra agora a minha herdade que está em Anatote, na terra de Benjamim; porque teu é o direito de herança, e tens o resgate; compra-a para ti. Então entendi que isto era a palavra do Senhor.  Comprei, pois, a herdade de Hanameel, filho de meu tio, a qual está em Anatote
” Jeremias 32: 8-9.


Se há áreas em nossas vidas que podem ser comparadas a cativeiros, olhemos para Anatote. Não percamos de vista as Promessas do Senhor advindas da Sua Palavra. Não deixemos que o pecado,  tristeza e  desilusão reinem em nosso coração, antes lembremos  dessa lição. Jeremias ainda estava preso, quando comprou o campo de Anatote, pagou por ele e Deus providenciou toda negociação de modo a garantir seu retorno. A Palavra de Deus é essa garantia de retorno, de livramento, de restauração.

Enquanto Jeremias sofria por amor a Deus, outros sofriam por abandoná-Lo. Jeremias não perdeu a esperança, antes recobrou o ânimo pelo consolo do Senhor, enquanto isso, muitos de sua nação, morrem pela espada e outros males. O sofrimento alcança os que servem a Deus e também aos que não o servem. Esse é um curso natural da vida. Porém, Jeremias tinha uma herança, um resgate, e podemos dizer que estas coisas são dadas aos filhos de Deus. O Reino de Deus é como Anatote que devolve a esperança em tempo de angustia.

"Clame a mim no dia da angústia; eu o livrarei, e você me honrará."  Salmo 50:15


O campo de Anatote nos dá uma animadora lição de esperança e fidelidade Divina. Mas não basta apenas olharmos para Anatote, é preciso comprar o campo, lavrar a escritura. É preciso fazer uma aliança com Deus e guardar a Sua Palavra, ser sensível à Sua vontade. Anatote nos ensina que Deus quer e se alegra em mudar destinos.

Deus o abençoe.

7 comentários:

milton disse...

A paz irmã wilma. As promessas de anatote acalmaram o meu coração nesta manha.

IR. UDISON DE SOUZA disse...

A PAZ DE DEUS, IMÃ WILMA, AS PROMESSAS DE ANATOTE ESTÃO SENDO CUMPRIDA EM MINHA VIDA,E O ESPITO SANTO DE DEUS TESTIFICOU NESTA MANHÃ, QUE TE ABENÇOA EM NOME DO SENHOR JESUS.

Sarah Iwabuchi disse...

A graça e a paz irmã Wilma. Parabéns pelo post, gostei demais, eu acabei de assistir um filme sobre o profeta Jeremias, e pesquisando sobre Anatote encontrei esse post muito lindo e esclarecedor. Obrigado irmã.Que Deus continue lhe iluminando.

Anathoth Burzaco disse...

Boa noite Irmã.Gostei muito do seu comentário sobre Anatote, nem todos conhecem este lugar onde Jeremias passou seus últimos dias.Estando eu assistindo a um Culto na Igreja Nova Vida em Vila Isabel no RJ. Tive a oportunidade de ouvir esta pregação na voz do Pr. Alexandre Gama, e por ser músico e compositor, coloquei nessa mensagem uma melodia da qual transcrevi aquilo que meu coração sentiu nesse momento, e ficou desta maneira. Assista este vídeo estou enviando a seguir. https://www.youtube.com/watch?v=KFw0oCQwq9I - Deixo um abraço para todos.Carlos Alberto

Anônimo disse...

Gosto muito da passagem de Jeremias e hoje aprendi mas um pouco com o estudo da cidade de Anatote estou maravilhada com as riquezas desse estudo que Deus possa continua te fortalecendo e DD vitória beijos Elaine Albuquerques amei

Anônimo disse...

este comentário esta vivo e fala até hoje. que Deus continue usando os profetas dele.

Edmilson alecrin disse...

Maravilhosa palavra! Deus te abençoe!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...