Esperança Em Tempo de Angústia



 “Eu, porém, esperarei no Senhor; esperei no Deus da minha salvação” Mq 7:7


Wilma Rejane.

O verso acima, retirado do livro do profeta Miquéias, transmite um estado de confiança constante. Foi  pronunciado em um tempo em que Israel, estava sendo invadida pela crença nos deuses de Samaria, os lugares altos  repletos de sacrifícios pagãos. Miquéias então, profundamente consternado com a degeneração da nação, escolhe continuar servindo e acreditando que somente o Senhor Jeová seria Seu Refúgio e Fortaleza. Triste, abatido, mas cheio de esperança: “Ai de mim! Porque estou como quando são colhidas as frutas de verão, como os rabiscos da vindima: não há cachos de uvas para comer, nem figos temporãos que a minha alma desejou... Eu, porém, esperarei no Senhor, esperei no Deus da minha salvação” Mq. 7:1-7.

Quando os frutos são colhidos dos pés é para serem devoradas. São desprendidas dos seus galhos e perdem todo o contato com o ambiente de sustentação. Assim se sentia Miquéias. Solitário, prestes a ser devorado de tanta tristeza, porque seu lugar de morada, já não era o mesmo. Por todos os lados, havia pecado, deuses estranhos e pessoas  enganadas e incrédulas. Miquéias, porém guardou o coração.

A palavra “esperar” no verso inicial do texto, pode ser traduzida como “Yachal” (strong 03176): "esperar, ser paciente, permanecer com esperança”. E esperança, pode ser traduzida como “tiqvah” (strong 08615), cujo significado original é: “esticar como uma corda”. A prostituta Raabe foi instruída a pendurar uma “tiqvah” na porta de sua casa para que a morte não chegasse até sua família. Esperança, portanto é essa Corda que nos sustenta – não somos nós que sustentamos a corda- é ela que nos sustenta.

Equipes de salvamento são treinadas para resgate com cordas de maneira que o resgatado esteja inteiramente seguro sem fazer esforços, visto que nesses casos é comum  a falta  de força física e desmaios por parte do resgatado. 




O profeta Miquéias estava a dizer que mesmo que todos se entregassem à morte por cultuarem deuses estranhos, ele permaneceria entregue a “tiqvah”, a “corda" que o sustentaria. Deus não o deixaria perecer em meio aquele mar de desgraças. Do alto,  a todo e qualquer momento, o resgate chegaria: a nação ouviria a voz Daquele que os amava, apesar da infidelidade. No coração do profeta, essa esperança estava viva, ele era o grito de socorro aos céus, também o que fora escolhido para resgatar vidas naquele lugar.

A “tiqvah” sempre me traz alegria. È o terceiro artigo que faço sobre essa “corda” que alça o homem de seu estado de morte e o transporta à vida. Essa Corda que nos torna confiantes em todo o tempo, sabendo que do alto vem o socorro. Essa “tiqvah’ não tem limites, ela se estende até os limites do impossível e busca feridos nos lugares mais profundos de miséria e dor: “Eu, porém, esperarei no Senhor, no Deus da minha salvação” Mq 7:7. Deus é o que mantem em nós a viva esperança de livramenteo e vitória. Ele é socorro, é ânimo. Ele é a Corda e ao mesmo tempo o Resgate. Permaneçamos com os olhos e o coração voltados para Ele, é de lá que vem nosso socorro: "O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra" Sl 121:2. Que assim seja para mim e para você. Amém.

4 comentários:

Maurício de Souza Lino disse...

Caríssima, saudações fraternas em Cristo!
Estou lendo o livro "Às margens do Quebar" de sua autoria e, claro, do Espírito Santo! Devo dizer-lhe que me sinto extasiado pelas reflexões. Realmente, são todas espirituais. Pode-se dizer que o grau de espiritualidade alí contido, é o máximo! A sua leitura traz enriquecimento quando medito as Escrituras Sagradas. Pois é. Quando estou lendo a Bíblia e não compreendo algo, lembro-me deveras que estou "às margens do Quebar", recorro a este auxílio e logo me vejo satisfeito nas questões em dúvida. Realmente, é um recurso muito útil para o estudo da Bíblia. Desejo até um outro livro, que dê continuação... estou profetizando?
Sua leitura desvendou meus olhos para entender melhor a palavra de Deus. Não estou exagerando; eu sei que o mais importante é a Bíblia e ela não precisa de intérprete; contudo, a leitura de seu livro traz a lume, nuances nunca antes percebidos. Tornou-se para mim, um grande auxílio. Contém explicações úteis do modo como uma palavra é usada nas Escrituras.
Caríssima, estou apreciando sua leitura, prazerosamente! Com muita satisfação! Vorazmente!
Volto a repetir, que o livro não é essencial ao entendimento da Bíblia, mas esclarece a mensagem e me auxilia a apreciar sua força e beleza: sua geografia é útil para estudar o ambiente do texto, servindo para ressaltar seu rico significado bíblico. Também vejo em sua leitura, aprendizado de história, teologia e um belo dicionário das línguas bíblicas: grego, hebraico e latim.
Que dizer mais? Só me resta dar-lhe meus parabéns por tão rica obra, vinda certa e diretamente do trono de Deus para nossos corações. Louvo a agradeço a Deus por tudo isto. Aguardo a continuação da obra, com mais belas e inspiradas reflexões. Saudações!

Wilma Rejane disse...

Saudações em Cristo Fratermaurício!

O livro às Margens do Quebar, foi uma promessa de Deus para mim, em tempo de muita angústia. Eu estava tal qual o profeta Ezequiel: "Contemplando dor e morte", até que ousei olhar para o alto "às Margens do Quebar". Deus, em Sua eterna bondade e misericórdia mudou a minha história, me refez pelo Poder de Sua Palavra, aleluia!

Sou imensamente grata por tudo que Deus tem me concedido (e esse "tudo" é muito maior do que eu possa ver ou ouvir). A Ele toda a glória, porque sem Ele eu não teria condições de viver tal missão: Evangelizar.

Sabe irmão, não anseio por fama, tudo que quero é que essa obra, e outras que virão (estás profetizando sim) seja motivo de salvação para povos de muitas línguas e nações.

Só posso traduzir como milagre e fidelidade, tudo que tenho vivido.

Obrigada por compartilhar de sua alegria por esse Deus, pela sua obra.

Te desejo saúde e muitas felicidades.

Em Cristo, Ùnico que nos salva.

Blog Desafiando Limites disse...

apz, amada.

lindo texto, e a ilustração foi excelente!

já enviei o texto para alguns amigos saborearem.

qdo eu crescer, quero escrever como você... #virei_fã

abs,

wally.

Wilma Rejane disse...

Oi Wally!!!

Ès muito modesto! Escreves tão bem que te leio sem me cansar.

Obrigada amigo, sabes que te admiro, nè? Mas não sabes o quanto rsrsr

Deus o abençoe.