Abrigo nas tempestades



Wilma Rejane


Haverá  um abrigo e sombra para o calor do dia, refúgio e esconderijo contra a tempestade e a chuva.  Isaías 4:6

Profeta Isaías descreve o reinado do Messias como um abrigo, um lugar de refugio para dias de calor, frio, chuvas e tempestades. É uma metáfora sobre viver amparado pela graça Divina que sempre é suficiente para suprir as insuficiências humanas. Um dia de cada vez e pela manhã, um novo 'pote' de amor onde Deus coloca Suas mãos para servir-nos.

Era assim com os israelitas caminhando no deserto: “Partiram de Sucote, e acamparam-se em Etã, a entrada do deserto. E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna  para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite. Não desaparecia de diante do povo a coluna de nuvem de dia, nem a coluna de fogo de noite." Êxodo 13:20-22.

Podemos ler tudo isso como um conto que não está a nosso alcance, como fatos históricos apenas, como sinais reservados a uma porção de escolhidos dos quais não fazemos parte. Ou se fazemos, não merecemos tamanho cuidado. É assim que funcionam nossos sentimentos em relação a vida. Nós 'sentimos' medo, solidão, tristezas, experimentamos dúvidas, fracassos, enfim: infelizes.

Mas além do que sentimos, existe aquilo que Deus transmite para nós com objetivo de salvação  que sustenta para fora dos limites da mente e do coração. É o que vem do Espírito de Deus, trazendo do que Lhe pertence e pela graça está disponível aos que crêem. E se fé é enxergar o invisível, a esperança não pode desfalecer no visível.


Vejamos alguns significados de 'salvação' na Bíblia, eles traduzem a vontade e realização do Senhor em nós:

  • Jeremias 17:14: Salva-me Senhor, e sararei, salva-me e serei salvo porque Tú és o meu louvor.

Salva-me = yasha  (Strong 03467)Resgatar, salvar, defender, preservar, ajudar.

  • Malaquias 4:2: Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e salvação  trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria.

Salvação = marpe: (Strong 04832) curar, sarar, restaurar

  • Atos 28:28: Portanto, quero que saibam que esta salvação de Deus é enviada aos gentios; eles a ouvirão!

Salvação aqui é soterion ( Strong 4992) = libertação, segurança, restauração, perdão. É uma palavra que se assemelha a Salvador.


A força das águas
Em nenhum outro ser ou lugar encontraremos tamanha salvação! Por isso, não desesperemos em nossos temores,  ainda que pensemos estar sozinhos ou abandonados a própria sorte, Deus está conosco. Ouvir Sua voz e confiar é trazer a existência o que está escrito para nós.

Sabe, não é fácil manter a fé, principalmente quando chegam as tempestades. Se nos guiarmos somente pelos sentimentos, correremos riscos de naufragarmos. Porém, se firmarmos a Palavra em nosso coração, no concerto de amor feito entre Deus e seus filhos, encontraremos forças para seguir e enxergar além das tempestades.

Salmo 55: 6-8: "Ah quem me dera asas, fugiria para longe, pernoitaria no deserto e escaparia da fúria do vento e da tempestade."

Davi, servo de Deus, atravessou muitas tempestades e desejou fugir, escapar da fúria e do frio. Porém, e nesse mesmo Salmo ele confessa: “ Mas eu orarei a Deus e Ele me salvará” (verso 16).


A tempestade da doença

Já repeti tantas vezes meu testemunho de que através de uma grave doença no olho, cheguei mais perto de Deus, pude ouvir Sua voz, conhecer Sua Palavra e saber que Ele tinha uma vida abundante para nos oferecer, eu precisava crer e me arrepender. Foi na pior tempestade que enfrentei que aprendi o que de fato, era Salvação.

O livro de Jó é um relato real de alguém que foi açoitado pelas águas fortes, ondas furiosas que quiseram derrotá-lo. Em dado momento, Jó diz: "O Senhor me lança em redemoinho de ventos, me desfaço no meio da tempestade" Jó 30:22. Contudo, mesmo cercado de morte diz: "eu creio que Ele vive e virá em meu socorro" Jó 19:25.

Kelly Sensinig é um pastor bereano, curado de câncer e em seu testemunho ele diz que viveu uma batalha na mente e no corpo, mas dia após dia repetia os versos da Bíblia em seu coração sobre Deus e Seu cuidado para com seus filhos. Esse exercício de fé o restaurou a ponto de ficar absolutamente curado, ele diz: " Nada pode nos afastar do cuidado de Jesus, nem mesmo as mais terríveis doenças".

Isaías 41:10 "Tu não temas, porque eu sou contigo; não te espantes, porque eu sou teu Deus;. vou te fortalecer, sim, eu te ajudo, sim, eu te sustento com a destra da minha justiça "

Deus nos ajude a aprendermos com as tempestades, pois é graças a elas que os navios e navegantes desenvolvem manobras especiais para superar a força das águas. O sofrimento faz parte da vida, muitas vezes é inevitável, mas podemos escolher sofrer morrendo ou sofrer com o gozo na alma de que Cristo é nosso abrigo em todos os tempos, sempre esperando de portas abertas para nos receber e confortar, ajudando a vencer aquilo que quer nos derrotar.


Deus o abençoe.

9 comentários:

Arlene Sousa disse...

Que maravilha, é sabermos que DEUS estar conosco, mesmo na tempestade. O Senhor continue te usando, querida. Arlene

Unknown disse...

Ola querida. ..que lindas palavras. ..isso nos da um ânimo enorme pra seguir a frente. ..como é saber que Deus nos socorre em tempos de adversidades. ..Obrigado por compartilhar um texto tão grandioso. ...

Sobre o meu livro blog...ah quero uma ajuda sim...alias nem sei bem o que fazer...Obrigado pelo carinho. ..bjinhos

luc disse...

Paz do Senhor
Irmã, gostei muito dos seus estudos e poderia permitir que divulgasse em meu site, mantendo obrigatoriamente a sua autoria???

Unknown disse...



Wilma,

Jesus é o Abrigo mais seguro e aconchegante que existe!

É fundamental relembrarmos que Ele está conosco até a consumação dos séculos na variação dos dias, como disse Isaías.

Paz.

Wilma Rejane disse...



Obrigada Arlene,

Deus a abençoe
WR

Wilma Rejane disse...



Oi Rô!

Menina, foi só eu comentar sobre seu livro que começaram a chegar e-mails de pessoas querendo ajuda para publicar.

Aproveito para dizer que aguardem: Em 2014 teremos parceria e novidades nesse sentido.



Obrigada, Rô.
Deus a abençoe muito, muito, é minha oração.E quando terminar o livro, avisa tá?

Bjs!

Wilma Rejane disse...


Olá Lucivaldo!

Claro que pode republicar, seguindo a ética e a lei dos direitos autorais, ok?

Na graça e na paz de Jesus
WR

Wilma Rejane disse...


Paz valber,

Feliz por seu entendimento em relação ao Evangelho.

Obrigada,
WR.

maria josé disse...

A paz do Senhor amada,estudos maravilhosos muito lindo esse dom que o senhor lhe deu.Por um acaso descobri o seu blog e tenho alimentado a minha alma são mensagens que transmitem vida. Trabalho com um grupo de senhoras na minha igreja e tenho buscado do Senhor a sabedoria para ministrar a palavra não é facil, mais os dons e a sabedoria pertencem ao senhor. Um abraço e fica na gloriosa paz do Senhor.