domingo, 29 de abril de 2012

Eliseu faz o ferro do machado flutuar



 Meu pai, meu pai, carros de Israel e seus cavaleiros! II Rs 2:11. Eliseu viu a manifestação de Deus em seu ministério.





Wilma Rejane



E disseram os filhos dos profetas a Eliseu: Eis que o lugar em que habitamos diante da tua face, nos é estreito. Vamos, pois, até ao Jordão e tomemos de lá, cada um de nós, uma viga, e façamo-nos ali um lugar para habitar. E disse ele: Ide.  E disse um: Serve-te de ires com os teus servos. E disse: Eu irei.  E foi com eles; e, chegando eles ao Jordão, cortaram madeira. E sucedeu que, derrubando um deles uma viga, o ferro caiu na água; e clamou, e disse: Ai, meu senhor! ele era emprestado.  E disse o homem de Deus: Onde caiu? E mostrando-lhe ele o lugar, cortou um pau, e o lançou ali, e fez flutuar o ferro.  E disse: Levanta-o. Então ele estendeu a sua mão e o tomou. II Reis 6:1-7


Eliseu profetizou aos Reinos do Norte de Israel: Jorão , Jeú , Jeoacaz , e Jeoás (Joás). Era filho de Safate de Abel-Meolá ,  se tornou  assistente e discípulo de Elias  -1 Reis 19:16-19 - e depois que Elias foi levado ao céu em  um redemoinho, foi aceito como o líder dos filhos de profetas. Ele possuía, de acordo com seu pedido, "uma porção dobrada" do espírito de Elias. Por sessenta anos (892-832 aC) ocupou o cargo de profeta em Israel. Seu nome significa "Meu Deus é a salvação".

A escola de profetas, funcionava na casa de Elias, um lugar pequeno e modesto que já estava apertado para tantos seguidores. Estes então  sugerem construir um outro lugar de reuniões,  próximo ao Rio Jordão. Enquanto trabalham na construção, o machado usado por um dos profetas, solta-se de suas mãos indo afundar nas águas do Jordão. Eliseu é convocado para resolver o problema e resolve: corta um pedaço de madeira, lança nas águas e o machado flutua. A passagem diz: “flutuou o ferro” o que me leva a crer que o motivo da perda do machado foi a soltura do cabo.  O destaque para o ferro também  pode ter a intenção de evidenciar o milagre: já que é impossível ferro ( sem qualquer força motriz) flutuar na água.


Segundo o entendimento que me foi dado pelo Espírito Santo, quero relacionar fatos dessa passagem com  vida e ministério cristão.




Construindo a casa

A madeira usada na construção da casa para escola de profetas,  representa o homem que necessita ser moldado para exercer o ministério: “Cada um de nós, uma viga” (6:2). Jesus disse: “ Ao vencedor, fa- lo-ei coluna no santuário do meu Deus, daí jamais sairá” (Ap 3:12 a). Contudo, para se  alcançar o estágio de ser viga e coluna é preciso se deixar moldar pelo Machado que é a Palavra de Deus. Ele corta as arestas,  esmiúça a madeira bruta para torná-la em algo útil. No livro do profeta Isaías Deus diz: “Porventura se gloriar -se-á o machado contra o que corta com ele? Ou presumirá a serra contra o que corta com ele? Como se o bordão movesse aos que o levantam ou a vara levantasse o que não é um pedaço de madeira?” Is 10:15.


Nenhum homem pode se mover por si mesmo porque de Deus vem a força e providência para o viver. Ele corta com os que cortam com Ele. Ele opera através dos que O recebem no coração e mesmo os que se mantêm alheios a Ele, recebem de Sua Palavra estarem em pé . João 19:11: “Nenhum poder terias contra mim se do alto não te fosse dado” (Jesus para Pilatos). A palavra de Deus é esse Machado a moldar madeiras para Seu ministério e também para ceifar “os troncos, as vigas” que se negam a servir de benção escolhendo o caminho do mal: “E também agora, está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bons frutos é cortada e lançada no fogo” Mt 3:10. Aqui vemos machado como juízo de Deus.


O machado caiu na água

Por que teria caído? Faltou firmeza entre cabo e machado? O cabo teria ficado nas mãos do profeta e só o ferro teria ido parar na  água? Foi o machado inteiro (cabo e cabeça) que escapou para o rio? O fato é que em algum momento, o profeta deixou de ser instrumento de cortar. Ele parou enquanto os demais continuaram. Através da Providência Divina, e tão somente através dela, ele teve o machado de volta. Não fora a unção de Eliseu para fazer flutuar o machado, sem chances! O rio Jordão é de águas profundas e grande extensão, certamente o descuido do profeta iria acarretar um preço já que o machado era emprestado.


Em alguns momentos de nossas vidas, podemos nos encontrar como esse profeta que perdeu o machado. Distantes de Deus, sem nos deixar moldar, se negando a sermos instrumentos de benção, de trabalho para o reino. É quando perdemos a força e o vigor. “Eliseu cortou um pedaço de madeira e o lançou nas águas  e fez nadar o ferro” ( 6:6). Foi preciso que a madeira adentrasse o Jordão para que o machado flutuasse. A madeira no rio representou o restabelecimento da comunhão, o homem nascido novamente pelas águas do batismo, o homem lavado e colocado de pé após  ter  se desviado. Eliseu foi o intercessor, uma representação de Cristo Jesus que ouve o clamor dos corações e se dispõe a transformá-lo. 



Pedaço de madeira cortado, atirado nas águas do Jordão é o homem pecador, de coração quebrantado, disposto a iniciar uma nova vida pela fé em Cristo Jesus, Aquele que pode e quer “fazer o machado flutuar”.


O machado era emprestado

O Machado (Deus), molda a madeira (homem) para o serviço ministerial. Esse moldar inclui a capacitação através de dons e talentos. Cada servo de Deus recebe do que Lhe é próprio para exercer mordomia: “Cada um tem de Deus o seu próprio dom , um de uma maneira e outro de outra”I Cor 7:7. E outra vez diz apóstolo Paulo: “ ministro pelo dom da graça de Deus que me foi dado segundo a operação de seu poder” Ef 3:7. A igreja de Cristo é uma reunião de vigas que se mantêm firme pela força do Machado que trabalhou ( e trabalha) nelas de modo a capacitá-las para sustentação da casa (ministérios). O interessante disso tudo é que apesar da força cortante do machado, ele precisa de mãos para movê-lo. Deus deu ao homem esse imensurável chamado de propagar as Boas Novas do reino de Deus. De convidar seus irmãos para reunião solene, o banquete celestial preparado para os que vivem pela fé no Filho de Deus.


“Porque não foi aos anjos que sujeitou o mundo futuro de que falamos; mas em certo lugar, testificou alguém, dizendo: Que é o homem, para que dele te lembres? Ou o filho do homem para que o visites? Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos, de glória e de honra o coroaste e o constituísse sobre as obras de suas mãos” Hb 2: 5-7 . O homem (madeira) precisa está ligado ao ferro do machado (Deus). Machado sem cabo, sem mãos para operar é igual vida sem Deus: infrutífera.

Machado nas mãos de falsos profetas

É instrumento de destruição. Essa  é uma realidade. Falsos profetas se utilizam da palavra de Deus de forma inescrupulosa para beneficio próprio e acabam causando tantos males que podem ser comparados a machados cortando madeiras para serem amontoadas em fogueiras. A boa notícia é: “Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos.  Jó 14:7. Ainda há esperança  para vitimas de falsos mestres, “é se deixar lançar no Jordão pelas mãos de Eliseu”.


E disse Eliseu: Levanta-te!

Então o homem estendeu a sua mão e tomou o machado (6:7). Ou glória! Comunhão restabelecida, pronto para ser instrumento de Deus nessa terra e cidadão do céu! Ele precisou ir até Eliseu para poder se levantar novamente. Jesus é o que ouve nosso pedido de socorro , homens aflitos, tal qual madeira quebrada lançada no Jordão. Ele É essa resposta que cura, acalenta, acalma e põe de pé novamente para uma nova vida.

Oro para que o Espírito Santo do Senhor tenha lhe falado através dessa ministração envolvendo o profeta Eliseu, um servo que foi um com Deus para cortar afiadamente na sociedade de sua época, influenciando nações e mesmo depois de morto, ainda contribuiu para trazer de volta a vida um cadáver que caíra em sua sepultura: “E caiu um homem morto na sepultura de Eliseu e tocando ele em seus ossos, reviveu e se levantou sobre seus pés” II Rs 13:21. O machado continuou cortando, operando através da vida do profeta, instrumento de Deus que firmou as mãos e se entregou  ao Carpinteiro Jesus para ser madeira excelente.

Em Cristo Jesus,  Carpinteiro Fiel!

12 comentários:

ALBERTO disse...

Olà Irma Wilma, bela passagem e Glorias a Deus pelo alcance. tambèm podemos dizer que:o machado è a revelaçao que o Espirito Santo nos concede, pois a Palavra sem a revelaçao vira LETRA, e o apostolo Paulo nos diz que a letra mata, mas o Espirito vivifica. entao a Graça è um favor imerecido que Pai nos deu atravez de Jesus, pois tudo que vem da Eternidade volta para là, è emprestado. a nossa instrumentalidade na Obra de Deus è emprestado, pois iremos dar conta dela, cada funçao que temos na Obra prestaremos conta, è a parabola dos talentos,devemos de estar atento, zelar. A PAZ DO SENHOR. ALBERTO

Wilma Rejane disse...

A paz do Senhor irmão Alberto!


Obrigada pela companhia de sempre no estudo da Palavra.

Deus o abençoe.

Amanda Lemos disse...

Muito interessante o Blog !
Embora tenha visto rapidamente, gostei bastante e te convido para conhecer, seguir... meu espaço:

http://www.bolgdoano.blogspot.com.br/

Muito obrigada, desde já !

ElOI BAPTISTA disse...

A paz do Senhor, amados irmãos, glórias a Deus, entendo que o machado também pode ser a nossa vida, pois devemos nos manter sempre, afiados na presença de Deus, através da oração e da palavra, e devemos nos manter fiéis ao Senhor e zelar pelos dons que ele nos tem dado,(emprestado )pois quando esivermos realizando uma obra,e nos depararmos com uma viga resistente ( problemas diversos em nossa vida) e se não estivermos com a nossa vida no altar, corremos o risco de perder o ferro do machado e somos consequentimente neutralizados, parando a obra de Deus e então gritamos por socorro.

Pr. Nilson disse...

paz...
Glória Deus por sua Vida irma, ainda hoje esteva meditando em uma de suas mensagens no livro as margens do quebar, obrigado por ser esse instrumento de auxilio a pregadores. Gracias.

Wilma Rejane disse...

A paz do Senhor, Eloi!

Obrigada por compartilhar mais uma interpretação para a passagem do estudo.

De parábolas se encheu a boca de Nosso Senhor Jesus: "Abrirei a minha boca numa parábola; falarei enigmas da antiguidade"
Salmos 78:2

O Espírito Santo nos revela esses enigmas, não é mesmo?

Deus o abençoe.

Wilma Rejane disse...

Paz do Senhor, Pastor Nilson!

Amém e obrigada, amado irmão.

Deus o abençoe.

Pr. Nilson disse...

Paz irma..qual igreja vc congrega? vc ministra em seminários e ou congressos? aguardo resposta. Grato!

Wilma Rejane disse...

Paz Pr. Nilson,

Por mais de oito anos congreguei na Batista tradicional, mês passado mudei para Igreja Internacional da Graça.

Como presidente da EBD e professora da classe de senhoras, ministrei muitas aulas. Também já fui convidada para pregações em eventos especiais como: Aniversário de Igrejas, dia das mulheres, das mães, mas congressos: nunca rsrs

Deus o abençoe.

Anônimo disse...

Espero que este Machado que flutuou seja semelhante a minha vida para flutuar nos mêsmos erros cometidos que pessoas passem por cima de meus erros sem velos em todos os sentidos .estou tenteando me redimr dos meus pecados nao gostaria de pagar por mês erros.

Anônimo disse...

E disseram os filhos dos profetas a Eliseu: Eis que o lugar em que habitamos diante da tua face, nos é estreito. Vamos, pois, até ao Jordão e tomemos de lá, cada um de nós, uma viga, e façamo-nos ali um lugar para habitar.
A escola de profetas, funcionava na casa de Elias, um lugar pequeno e modesto que já estava apertado
para tantos seguidores. Estes então sugerem construir um outro lugar de reuniões, próximo ao Rio Jordão.

Usei este tema certa vez para fazer uma ministração de ofertas

O lugar onde nos encontramos se tornou pequenos para nos reunimos

A casa do pai necessita de suas contribuições para que construirmos um lugar maior para que possamos abrigar aqueles escolhidos pelo senhor
muito forte este tema
alem do milagre do machado flutuar
o senhor nos ensina de como devemos zelar e investir na obra de deus
para que tenhamos farto espaço para que possamos fazer as nossas e
reuniões

Guilherme Gaioso disse...

Obrigado pela mensagem. Deus te abençoe.


Guilherme Gaioso.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...