Deus proverá meu filho, Deus proverá.

Ora, nem os passarinhos estão esquecidos por mim... Mateus 10:29

Wilma Rejane

Nada é tão urgente quanto: provisão. Todos querem ser supridos em suas necessidades materiais, espirituais e outras. A falta de provisão pode causar desde ansiedade até males maiores. Mas a primícia sobre provisão e felicidade pode não ser uma operação tão exata assim, pois existem  pessoas que têm tudo para se lamentar e vivem esbanjando alegria. Você conhece alguém assim? Ou se não esbanjam alegria, demonstram um ânimo constante e capacidade de superação que contagiam. Se essa pessoa for cristã, logo identificaremos que a causa de sua felicidade é Cristo, Ele O sustento e a vida. Mas e se não for?! Poderíamos dizer que felicidade alguma é completa sem Cristo e sorriso algum será eterno sem a certeza da graça e salvação, não é mesmo?!

Que muitos possam sorrir e serem vitoriosos em suas provisões, mas que jamais esqueçam que a capacidade de suster, prover, vem de Deus. Desde o principio da criação Deus deixou claro que seria a fonte de toda provisão.


Quando Deus criou Adão o colocou em uma reserva natural onde nada lhe faltaria: havia comida, companhia, diversão, comunhão. O Éden era casa, trabalho, escola, igreja, era um universo. Adão e Eva pecaram, perderam algumas regalias, adquiriram a morte física e espiritual e a provisão, o sustento, teria que vir através do suor do rosto, do trabalho. Mas, ainda assim, Deus permanece como Aquele que daria as condições para Adão viver e se desenvolver. É justo esse ponto que pretendo explorar: Deus é o Senhor que nos sustem e por toda Sua Palavra Ele nos convida a entregarmo-nos aos Seus cuidados, na certeza de que seremos sustentados.

Lança o teu cuidado sobre o Senhor e Ele te susterá – Salmo 55:22

Não sei se você já meditou nesse Salmo, ele é um pequeno tratado sobre ansiedade,  nos diz que Deus aguarda lançarmos, entregarmos para Ele as cargas diárias: expectativas, receios, planos, tudo para sermos não apenas aliviados, mas sustentados. A Palavra cuidado vem de chul (Strong 03557), significa: manter, providenciar, sustentar, suprir, alimentar. É lindo, não? Sim, só precisamos acreditar e pôr em prática, creio que essa poderá ser a parte mais difícil, mas pela fé, conseguiremos. E para fortalecer nossa fé Deus deixou muitos exemplos de pessoas que entregaram-se aos Seus cuidados e foram surpreendidas. Vamos conhecer algumas dessas pessoas?




Moisés: Como líder judeu dependeu absolutamente de Deus para suprir suas necessidades físicas e espirituais. E foi incumbido de ensinar o mesmo para milhares de pessoas que viviam escravizadas e ansiosas. E não é incrível que Deus tenha ensinado sobre sustento e provisão para toda essa gente em um lugar chamado deserto? Em determinado trajeto da caminhada de 40 anos pelo deserto, Moisés reuniu o povo para relembrá-lo do que jamais poderiam esquecer: Deus era o provedor, o que os sustentava:

“ E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o Senhor teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não. E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor viverá o homem. Nunca se envelheceu a tua roupa sobre ti, nem se inchou o teu pé nestes quarenta anos.”Deuteronômio 8:2-4

Vejam, mesmo quando sentiram fome, sede e passaram humilhações, Deus diz que estava com eles. Quando caia pão do céu e nem roupa nem calçados lhes faltava, Deus também estava com eles.


Abraão: Oh meu coração se alegra tanto pelo exemplo de Abraão! Ele precisou aprender sobre provisão para também caminhar no deserto com grandes sonhos na bagagem! Sem pátria, sem família, que destino?! Mas ele ia... E chegou a um nível de fé e amor a Deus tão intenso que já não temia ou duvidava da provisão de Deus em momento algum. Quando se viu perante o conflito de ter que sacrificar seu filho Isaac, nem ai temeu:

“E tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaque seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos. Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos.”Gênesis 22:6-8

Deus proverá, meu filho... Abraão aprendeu a confiar. Aprendeu sobre a inabalável fidelidade de Deus. Aprendeu a lançar todos os cuidados sobre o Senhor.

Jesus: Ele ensinou muito sobre confiar, entregar os dias a Deus. Certa vez Jesus falou aos discípulos que não andassem ansiosos, cuidados por coisa alguma porque essas preocupações eram pecado:

“Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?”. Mateus 6:25

Cuidadosos = merimnao (strong 3309) dividir em partes.

Não estejam divididos, com a mente abalada por preocupações. Não estejam sem fé na provisão de Deus.


Concluindo: Desde o inicio da história humana Deus se apresenta como provedor, Aquele que sustem o homem para a vida e trabalho. Deus não ensina a ficarmos de braços cruzados, apenas aguardando que nos deem comida e sustento, mas ensina a trabalharmos e a repousarmos os cuidados diários Nele. A urgência da vida não deve nos deixar ansiosos, antes Deus ensina a mantermos um relacionamento constante e sincero com Ele, enchendo nosso coração de fé e amor, a ponto de não duvidarmos de Sua provisão. “Lança o teu cuidado sobre o Senhor...” implica ação, nossa parte. Nossa parte é lançar e só poderemos fazer isso nos achegando pertinho de Deus, todo dia, porque a Sua graça nos capacitará a compreendermos e vivermos tudo Aquilo que está prometido em Sua Palavra que é a Bíblia Sagrada.

Deus o abençoe.

3 comentários:

Presbítero Maurício disse...

Caríssima!
Saudações fraternas em Cristo.
Deus é o nosso provedor! Não basta crer, é necessário confiar! Ai de nós, se não não fora a Sua providência! Verdadeiramente, Deus é bom! (Naum, 1,7)
Uma mensagem cheia de confiança, rica e bela. Parabéns pelo post! Abraços fraternos.

Léia Silva disse...

Amém.
e tenho aprendido algo no que diz respeito a ansiedade, quanto maior minha intimidade com o Pai, maior é minha confiança em crer na sua providência.
obrigada pela visita

Tanya disse...

Parabéns pelo texto... verdadeiro.