O poder renovador do perdão!





Aquele que não pode perdoar destrói a ponte sobre a qual ele mesmo deve passar. George Herbert





Wilma Rejane


Você já ouviu falar nos irmãos Langley e Homer Collyer? Eles ficaram famosos por causa do compulsivo hábito de acumular objetos . Ambos eram adultos e considerados inteligentes: Langley formado em engenharia e Homer em advocacia. Após perderem os pais, se isolaram em um apartamento na cidade de Manhattan, Nova York, chegando a acumular a incrível marca de 140 toneladas de itens empilhados por todos os cômodos. Os vizinhos começaram a sentir falta dos irmãos e chamaram a polícia que logo constatou : Foram mortos pelos objetos que acumulavam, quando estes caíram sobre eles.

Eis as fotografias de como estava a residência dos irmãos Collyer após ser invadida por policiais. Tão cheia de lixo e detritos que se tornou um grave perigo para os ocupantes e equipes de emergência.



Sala de estar da morada dos irmãos Collyer


Policiais vistoriando as cargas empilhadas


Essa triste história, é como uma metáfora sobre perdão. Se não perdoamos aos outros e a nós mesmos, acumulamos carga em nosso espírito de forma que fica difícil caminhar com fluidez e felicidade. Rancor, mágoa, sentimento de vingança, culpa, podem nos conduzir a um estado tão pesaroso que corremos o risco de sermos mortos pelas próprias cargas que transformam nosso ser em um lugar cheio de lixo e detritos.

Salach, é a palavra hebraíca mais comumente usada para definir o perdão na Bíblia ( Strong 05545), a tradução, é fantástica! " aliviar alguém de uma carga". Salach sempre se refere ao perdão de Deus para com os homens: "É Ele quem perdoa todas as tuas iniquidades e sara todas as suas enfermidades" Sl 103:2.Aleluia! Jesus usou Salach para dizer ao paralítico: "Homem, os teus pecados estão perdoados!" Lc 5:20 e outra vez se lê que Jesus É Aquele que remove nossas cargas nos dando descanso: "Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Mateus 11:28-29.

Assim, todas as vezes que nos sentirmos presos pelo jugo da culpa e da falta de perdão, recorramos a Cristo Jesus, na certeza de que seremos aliviados, perdoados, porque Ele é grandioso em misericórdia, a cada manhã renova seu estoque de perdão. Lm 3:22. Se nós nos movemos em toda sorte de limitações, Deus se move em milagres! No sacrifício da cruz, fomos reconciliados com Deus, através da Cruz fomos libertos do cativeiro do pecado. Mas é preciso ir até Jesus e não fazer como os irmãos Collyer que se isolaram na perigosa companhia de suas cargas. Penso que eles não ponderaram sobre o perigo que elas representavam, isso acontece conosco:  não consideramos perigosas as "raposinhas" que criamos em nossas vinhas e somadas uma a uma, se transformam em toneladas!

Não creio que perdoar seja algo fácil, mas ao lembrarmos que Cristo nos capacita a fazê-lo, perdoar se torna um excelente negócio! Para que conviver com as cargas se podemos entregá-las para Jesus?! Em um dos Salmos, vemos Davi confessar que a carga da culpa estava minando sua saúde, tirando sua paz, até que ele decide ir a Deus e confessar suas mágoas. A partir dai, lhe é devolvida a alegria: Salmo 32: 1-4 diz :”Enquanto eu me calei, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido de todo o dia. Porque de dia e de noite tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado e a minha maldade não encobri: Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu coração”.

Pedir perdão a Deus é uma necessidade nossa. Perdoar quem nos feriu, é uma escolha que Deus nos atribui recompensa:

  • Mateus 6:12 - "Perdoa-nos os erros que fizemos, assim como nós perdoamos os erros que outros fizeram de nós."
  • Lucas 6:37 - "... Perdoem, e serão perdoados."
  • Mateus 6:14-15 - "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, vosso Pai celeste também vos perdoará. Mas, se não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai não perdoará as vossas ofensas."

É isso queridos leitores. Espero em Deus que essa mensagem fique guardada em vossos corações para ser aplicada em tempo oportuno. Cada vez que alguém nos ferir ou que nós mesmos venhamos a nos sentir infelizes por algo de errado que praticamos, recorramos a Jesus:"Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo." I João 2:1-2. Lembremos da metáfora dos irmãos Collyer e não acumulemos cargas, elas podem ser o motivo de nossa ruína. 

Deus os abençoe.

2 comentários:

Anônimo disse...

Que verdade heim minha irmã querida... muitas vezes somos assim tbm... eu conheço algumas pessoas da minha familia desse jeito,falo em guardar tralhas e não querer se desfazer... olha é um horror... a casa é horrivel e fede...infelizmente... eu tenho o habito de fazer faxina... odeio guardar as coisas...se tenho dois divido com alguem... eu enjoo facil das coisas... rsrsr,quando eu me casei meu marido tinha controles de tv quebrados...e não gostva de jogar fora... roupas velhas então nem pensar em dar pra alguem... rsrsr foi dificil mudar ele... rsrsr mas aos poucos eu vou tirando dele as coisas que não serve mais pra nós... e que possamos aprender o perdão tbm que é grandioso e tão valioso... pra nós...minha querida..adorei o post.Estou procurando um lugar tipo jornal online pra eu escrever meus textos... se soouber de alguma coisa me avise por favor...bjs fik na paz!!

Wilma Rejane disse...


Oii RÔ!

E sem contar que falta de perdão gera tanto morte espiritual quanto física. Muitas doenças, têm origem do rancor, da mágoa, do não perdoar.

Mas, amiga, sabemos que nem sempre é fácil seguir esse mandamento, especialmente quando envolve crimes horrendos. Somente pela graça e misericórdia, que nos capacita em Cristo Jesus.

Ah sim, para escrever textos, tipo blog, mas que não é blog conheço o dihitt: http://www.dihitt.com.br/

Obrigada Rô,

Deus a abençoe, abraço fraterno!