Ainda Que A Figueira Não Floresça...



"O Senhor Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas , e me fará andar sobre as minhas alturas" Hc 3: 19


Habacuque é um profeta sem pátria e sem sobrenome, pouco se sabe sobre a história deste homem, ele foi contemporâneo ao profeta Naum, viveu por volta do ano 600 a.C. Provavelmente ele estaria envolvido com algum ministério do templo e talvez fosse até mesmo levita.

O que se sabe é que Habacuque testemunhou a transição do domínio Assírio, dos caldeus para o domínio persa babilônico. A Assíria é descrita no texto do profeta como a insaciável e aquela que devora os povos. Aquela que confia na sua própria força e na sua rede como um deus.

São tempos de muita opressão, violência e injustiça. No início do livro o profeta se mostra ansioso clamando por um socorro que não vem. A impressão que o profeta tem é que Deus se esqueceu de fazer justiça ao oprimido e ao seu povo. Mas quando o profeta se prontifica a buscar ao Senhor, ainda que pareça demorada a resposta vem.

O livro do profeta Habacuque é um convite à esperança, a crer na ação de Deus ainda que ela pareça demorada. Nós podemos confiar que a palavra de Deus virá como livramento mesmo que pareça que nós pereceremos diante das aflições e amarguras da vida.


Confie na resposta do Senhor além do que você vê!

A primeira coisa que eu aprendo com este texto de Habacuque é que Deus não age naquilo que os nossos olhos vêem ou nas circunstâncias que a vida nos diz como elas devem ser, mas Ele age até mesmo nas impossibilidades. Habacuque não conseguia mais ver a flor da figueira, os frutos da videira, nem o óleo produzido pela oliveira. As ovelhas haviam sido roubadas e o gado exterminado, mas ele cria no que o coração dizia existir ou que viria a existir no Senhor. Ele cria na esperança de viver por fé e não por visão.


Mesmo que tudo ao seu redor seja dor, morte e destruição, encontre o lugar do louvor e da adoração a Deus pela certeza de que sua promessa de paz se cumprirá.

A alegria jubilante do louvor é a nossa confiança naquilo que Ele, o Senhor fez, faz e fará em nossas vidas independente das circunstâncias que nos cercam. É por fé e não pelas situações da vida que nos alegramos no Senhor. É a certeza de sua presença poderosa e vitoriosa que enche o coração de celebração. No Novo Testamento, o livro Atos dos Apóstolos relata a experiência de Paulo e Silas quando estavam presos.

Eles haviam recebidos muitos açoites e haviam sido encarcerados porque estavam pregando o Evangelho, mas a esperança da Eterna Glória estava em seus corações. Eles estavam dispostos a morrer naquela prisão se preciso, mas a gratidão que eles ofertaram a Deus em forma de cânticos provocou o poder libertador de Deus a favor deles. As cadeias da morte e da desesperança foram quebradas pelo poder da adoração confiante. Esta é a alegria que não se baseia no que os olhos vêem, mas no que o coração crê para justiça de Deus em nós.

Saiba Encontrar no Senhor a sua fortaleza!

No versículo 16 do livro de Habacuque :"Ouvi-o, e o meu íntimo se comoveu, à sua voz, tremeram os meus lábios; entrou a podridão nos meus ossos, e os joelhos me vacilaram, pois, em silêncio, devo esperar o dia da angústia, que virá contra o povo que nos acomete". O profeta sente os joelhos se enfraquecerem diante do medo da morte, ele sente como se os ossos estivessem apodrecendo de medo. Mas no versículo 19: "O SENHOR Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente", ele se volta para quem o faz forte. É esta confiança na força de Deus e não na nossa que mudará as perspectivas de nossas vidas.

Conclusão: É o modo como olhamos para a vida que nos fará perceber a alegria da salvação. O Senhor Jesus disse que “se nossos olhos forem bons nossa própria vida será iluminada”.

Existem pessoas que perderam a capacidade de crer, que já não conseguem perceber o poder do Senhor de transformar o medo em confiança, a destruição em possibilidade de reconstrução. Mas o Deus que responde mesmo em meio à dor e à perda nos convida a confiar novamente no seu braço forte. Qual é a figueira da sua vida que não dá mais flores? Qual é o fruto que foi arrebatado da sua videira existencial? É tempo de redescobrir a fé que nos capacita a ver o mundo pelo avesso, na perspectiva de Deus.

Fonte: Ovelha Magra

17 comentários:

Tatiane Dias disse...

Querida, senti saudades e vim a esta fonte de bênção e, mais uma vez, fui abençoadíssima. Obrigada por todo empenho e dedicação. E oro para que o Altíssimo continue te inspirando e revelando-te os Seus mistérios. Com carinho,

Tati Dias
http://tempo-kairos.blogspot.com

Wilma Rejane disse...

Oi Tati!

Eu é que agradeço seu carinho. Lhe desejo muitas felicidades!!

Deus lhe abençoe.

Eu disse...

Minha querida,
Como esta palavra me abençoou! Estou passando exatamente este momento. Momento de espera, onde parece adoecer os ossos pela aparente demora.
Mas quero ter o mesmo sentimento de Habacuque e crer que Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa!
Que Deus lhe abençoe ricamente, sendo um canal de bênção a todos nós!
Bjs

Verinha Barbosa disse...

Fui tremendamente abençoada com esta palavra, Deus te abençoe poderosamente!

belinha disse...

Eu agradeço a Deus por ter encontrado essa fonte, Desu te abençõe.

PASTORA FLÁVIA SAFARED disse...

Olá, querida
sou a Pra. Flávia da Oxi books, lembra?
essa´palavra muito me abençoou e gostaria de te pedir autorização para incluí-la no meu blog.

forte abraço!
Deus Abençõe!

Wilma Rejane disse...

Olá Pra Flávia!

Autorizado está. Quando quiseres republicar qualquer artigo do blog, fique a vontade, a única exigência é citar fonte e autoria.

Muito obrigada por sua ilustre visita que muito me alegra.

Deus a abençoe.

marta disse...

querida irmã wilma apaz do Senhor. pela primeiravez entrei no seu blog e parabenizo pelas palavras de bençãos que DEUS TEM colocado no seu coração para escreve-las. que o Senhor continue iluminando a sua palavra para voce. fique na paz. sou uma serva do senhor que amo meditar na sua palavra. que Deus lhe abençoe. irma marta.

Lucia Cruz disse...

Graça e paz amada de Deus, muito me alegro com seu empenho de alguma forma, usar essa ferramenta para proclamar a palavra de Deus. Fui muito edificada com essa mensagem de Habacuque e gostaria da sua permissão para postar no meu blog. agradeço.

Rosemberg Borges disse...

Graça e Paz, amada irmã, Estou grato a DEUS por encontrar na Net esta rica fonte de benção, que DEUS continue nos abençoando com suas lições, fique na paz.
rosemberg_rj@hotmail.com

mi disse...

A Paz do senhor abençoada , que Deus continue te usando ricamente na suas escritura , mensagens que tem impactado vidas,espero que Deus continue te usando muito assim , pois através das sua mensagens minha vida tem sida edificada que o Senhor te abençoe vc e sua familia.

Ass: Pb. Mauricio

raimundo regis disse...

Este comentário é muito edificante. Glória a Deus por sua vida. Fique na Paz do Senhor Jesus!

amada disse...

A mada do Senhor;q Reus continui a t abnçoar,bjos.
Ass.Luizete Santos

24.10.12

Edu&Fran disse...

Linda mensagem !!! Obrigada irmã por ser um canal de bênçãos...

Anônimo disse...

Estou passando por un periodo difícil ministerial, longe do Brasil a quinze anos, missionario ma América e pastoreando uma igreja com cerca de diez nações hispanas juntas, não é fácil são culturas totalmente diferentes, muito conflito, tem momentos que vejo que a figueira não florescerá mais mesmo, e busco o Senhor, mas está difícil. Orem por mim.
Pastor Sergio
New London Ct USA.

Anônimo disse...

Amem Deus É fiel

Unknown disse...

Amém Aleluias Glorias a DEUS o SENHOR é FIEL