Pelos vales da sombra da morte e da vida

Quem tem um porque enfrenta qualquer como - Viktor Frankl




Traduzido e adaptado
Por: Wilma Rejane


O rei Davi escreveu no Salmo 23 sobre sua passagem pelo vale da  "sombra da morte". Esta é provavelmente uma metáfora para as provações da vida em geral, ainda que também se aplica a uma pessoa que enfrenta sua própria morte ou a morte de um ente querido. Nesta vida enfrentamos provações.Estamos constantemente expostos a uma série de  pressões. No entanto, podemos utilizar  várias estratégias para diminuir os efeitos de uma tensa carga emocional. Aqui estão alguns passos eficazes:

•Aprenda com  as provações e sofrimentos, eles podem nos ajudar a adquirir novas habilidades. Jesus Cristo aprendeu pelas circunstâncias difíceis e experiências (Hebreus 5:8), e nós também podemos.

• Conte suas bênçãos. Quando nos concentramos na dor, muitas vezes nos esquecemos de como a vida tem sido boa para nós. Paulo disse que devemos ser sempre gratos (Filipenses 4:6). Ele também explicou que o resultado de dar graças é uma "paz que excede todo entendimento" (vers. 7).

• Não seja um prisioneiro de seu sofrimento, isso pode causar paralisia emocional. Precisamos permanecer ativos porque a inatividade é devastadora. Dr. Paul Brand, um especialista sobre o tema da dor, disse: "Quando eu confronto dor intensa, procuro atividades que irão me absorver totalmente  mentalmente ou fisicamente, eu descobri que a distração consciente e a disciplina da atividade podem ser ferramentas úteis no combate à dor "(Paul Brand e Philip Yancey, O presente que  Ninguém Quer, 1993, p. 254).


• Encontre alguém com quem você pode compartilhar a sua carga. Muitas pessoas submetidas a duras provas cometem o erro de tentar lidar com elas sozinho.  Nós precisamos de contato humano. "Melhor é serem dois do que um , mas ai daquele que está sozinho quando cai, porque ele não tem ninguém para ajudá-lo" (Eclesiastes 4:9-10).

• Leve a vida um dia de cada vez. Pessoas que lutam contra  depressão, conflitos emocionais e dificuldades em geral, geralmente, têm uma  mentalidade auto-destrutiva. Suas emoções dizem que  o sofrimento nunca vai acabar. Precisamos de uma atitude que percebe que estes momentos haverão de passar. Adote a perspectiva do salmista: "Este é o dia que o Senhor fez, regozijemo-nos e alegremo-nos nele" (Salmo 118:24), apesar de nossas dificuldades.

• Não se frustre por questões insignificantes. Aprenda a solucionar problemas se estressando o  minímo  possível, ou não se estressando de modo algum.

• Coma uma dieta equilibrada e nutritiva. Nossos corpos e mentes são muito menos capazes de lidar com o estresse e outras dificuldades se não fornecer-lhes os nutrientes de que precisam.

• Exercite-se regularmente. Exercício adequado alivia o estresse, proporciona uma sensação de bem-estar e nos ajuda a dormir melhor, isso é importante para  nosso contentamento e estabilidade mental.

•  Descanso regular e relaxamento. Deus ordenou para descansar  (Êxodo 20:8-11). Nós também precisamos de tempo relaxante em uma base diária.

• Desenvolva o senso de humor. "O coração alegre é bom remédio (Provérbios 17:22, NVI). Humor nos ajuda a superar as tensões. Viktor Frankl descobriu, enquanto estava preso em Auschwitz, que o humor é uma arma inata na luta pela sobrevivência . Rir é realmente um remédio eficaz.

• Perceba que em última instância que todas as coisas estão nas mãos de Deus, Jesus em momento de grande dor, descansou em Deus: "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito" (Lucas 23:46). David exorta-nos a "Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele" (Salmo 37:5). A palavra hebraica traduzida por  “confiar “ é  ilustrada como a  imagem  de uma criança impotente se arremessando nos braços estendidos de seu pai .

  • Ore e derrame-se diante de Deus, Ele ouve nossas preces e compreende nossa dor: " Senhor, inclina Teus ouvidos para mim, livra-me depressa, sê o meu castelo forte, cidadela fortíssima que me salve" Salmo 31:2
  • Procure ler a Bíblia, nem que seja por poucos minutos, A Palavra de Deus é bálsamo e orienta nas tomadas de decisões: "Estou aflitíssimo Senhor, vivifica-me segundo a Tua Palavra" Salmo 119:107.


Deus o abençoe.


7 comentários:

Sarah Iwabuchi disse...

Que bom saber que nos braços do Pai sempre acharemos consolo, e inúmeros motivos para continuar confiando sempre. Obrigado irmã Wilma.

Wilma Rejane disse...


Oi Sarah!

Segundo o programa de estatísticas do blog ( Googleanalytics),na última semana de Fevereiro, muitas pessoas chegaram até o Tenda, quando digitaram na pesquisa do Google, a palavra "vale". E não temos tantos artigos com esse título, mas a palavra é citada em alguns textos, por isso, resolvi publicar esse.

Creio que servirá de orientação para os leitores e internautas que procuram por textos consoladores, em tempo de "passagem pelo vale".

Obrigada Sarah,

Deus a abençoe.

Alice Rampani disse...

Só tenho uma coisa a dizer aqui...
Feliz daquele que Deus encaminha a esse Blog tão abençoado, vi seu comentário a respeito do resultado da pesquisa, é Deus encaminhando pra ler essas maravilhas que aqui encontramos..No meu caso Deus me mostrou através da dor que a Sulamita teve ao perder seu filho, e da benção de Deus de traze-lo de volta...Deus abençoe vc Wilma Rejane..amada de DEUS

Wilma Rejane disse...


Amém, querida Alice,

Não que o blog tenha pretensão de substituir a comunhão individual que cada um deva ter com Deus, o ministério pastoral e essas coisas, mas acredito firmemente que Deus opera através dos artigos aqui publicados, para glória do Seu nome!

Creio no proposito de Jesus em salvar vidas através da internet,afinal um meio de comunicação tão eficaz não pode ser entregue completamente ao serviço do mal, não é mesmo?

Obrigada, amada Alice

Deus a abençoe.

Pr. José Gerardo disse...

Paz, ir. Vilma, meu nome é José Gerardo, mas sou conhecido aqui como Pr. Gerardo, sou pastor da igreja missão Evangelica pentecostal do Brasil a mais de 10 na cidade de PARAUAPEBAS no Pará, e tenho acompanhado as suas postagens, quero parabeniza- lá por essa bela visão que vc tem dos textos biblico e acredito que assim como tenho sido edificado sei que outras pessoas também.
Deus continue abençoado vc e sua Familia.

Pr. Gerardo disse...

Digo 10 anos.

Wilma Rejane disse...

Paz de Jesus, pastor Gerardo!

Amém para suas palavras de ânimo.

Muito obrigada,

Em oração, peço, que sejas abençoado e próspero no ministério.