Virei a Ti Na Primavera - É sobre Fé



" Fé é contemplar a seca de sombrinha na mão acreditando na chuva"



Wilma Rejane


“Haveria  coisa alguma difícil ao Senhor? Ao tempo determinado, tornarei a ti por este tempo da vida e Sara terá um filho” Gn18:14 Falaremos de passagem, de um novo tempo, em que os invisíveis desejos de nosso coração foram regados pela fé e Deus, em Seu poder e Glória marca dia e hora para cumpri-los. No versículo chave de nosso estudo ( Gn. 18:4)  Deus fala a Sara e Abraão que tornará a visitá-los “por este tempo”, e que tempo era aquele? Era páscoa: Começo da primavera. Sendo assim, o que Deus prometeu foi: “ Tornarei a ti na primavera” Gn.  18:14. Algumas traduções trazerem claramente a palavra “primavera” nessa parte das escrituras.


Muito antes de ser considerada a festa da ressurreição de Cristo, a Páscoa anunciava o fim do inverno e a chegada da primavera.  A Páscoa sempre representou a passagem de um tempo de trevas para outro de luzes, isto muito antes de ser considerada uma das principais festas da cristandade. A palavra "páscoa" – do hebreu "peschad", em grego "paskha" e latim "pache" – significa "passagem", uma transição anunciada pelo equinócio de primavera (ou vernal), que no hemisfério norte ocorre a 20 ou 21 de março e, no sul, em 22 ou 23 de setembro.

Os gregos, supersticiosamente comemoravam a chegada da primavera reverenciando a deusa Ostera que segurava um ovo em uma das mãos enquanto observava um coelho, símbolo de fertilidade, pular alegremente em redor de seu pés desnudos.


Para judeus e cristãos a “pache”, passagem, ou Páscoa ganha novo significado. Deus destrona os falsos deuses do Egito demonstrando ter domínio sob toda a natureza: vegetal, animal e humana. Nesse cenário, como última e definitiva estratégia de libertação dos israelitas, Jeová orienta Moisés a marcar a residência dos israelitas com sangue de Cordeiro. O sangue era sinal de vida, libertação. Assim na noite em que há morte e pranto nas tendas dos Egípcios, há alegria, renascimento e libertação para os judeus. Ostera, deusa pagã é reduzida a pó. O novo tempo, não seria mais uma comemoração a sua divindade, mas ao Único e Verdadeiro Deus.

É necessário fazermos esse “passeio” na história para compreendermos bem o que Deus disse para Sara e Abraão: “Tornarei a ti no ano vindouro, na primavera e Sara terá um filho”


Sonhos Regados Pela Fé

Digamos que o casal de velhinhos (Sara e Abraão), estavam como a moça da imagem que ilustra o artigo: Vivendo na seca segurando um guarda chuva. A fé os sustentava, alimentava. Para Sara, a menopausa já havia chegado, como poderia ainda ter filhos? Uma árvore seca, de mortas raízes, daria frutos porventura?  Pensando naturalmente não. Impossível !

“Porquanto procede da fé o ser herdeiro, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a descendência, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós. (Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem.” Rm. 5:16,17

Somente pela fé viveria Abraão. Sem ela sua vida não faria sentido. Ele dormia e acordava instigado pela visão de Isaac correndo para abraçá-lo. Cada criança que se apresentava a sua frente, ele via Isaac, seu herdeiro. Somente pela fé, o casal viveria um novo tempo que recriaria o relacionamento em graça e vigor.

Essa fé, presente em Abraão está disponível para nós através de Cristo Jesus. Você pode dizer: Não consigo ter essa fé, nem todos podem tê-la, somente os que Deus escolheu para tê-la. E firmada na Palavra de Deus, repito o que está escrito nos Evangelhos:

“Disseram então os apóstolos ao Senhor: Acrescenta-nos a fé. E disse o Senhor: Se tivesses fé como um grão de mostarda direis a esta amoreira : Desarraiga-te daqui e planta-te no mar; e ela te obedeceria.  Lc 17:5.

Essa fé Bíblica, não vem de um esforço natural do homem, de sua mente, de outra sorte, não seria fé. Ela vem de um relacionamento sincero com Deus, do buscá-Lo e compreender Sua vontade. “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus” Rm 10:17

Abraão ouviu a promessa e acreditou, e por que acreditou? Pela fé somente. Ele conseguiu ver o que ainda não era concreto. Deus falou e tudo se formou na íntimo de Abraão: Sim Senhor creio que me darás um herdeiro, na primavera, consigo ver o riso de meu filho, a cor de seus cabelos, seus olhos a fitar-me. Obrigada Deus!

Davi em um de seus Salmos afirma que através da Palavra de Deus ele é sustentado de forma a não perecer diante das aflições: “ Se a tua lei não fora toda a minha recreação, há muito que pereceria na minha aflição” Sl 119:42.

Essa fé que nos torna herdeiros do Reino é regada pela Palavra: Quanto mais A conhecemos  mais fé temos. Não falo de um conhecimento histórico, cientifico, literário, mas de um conhecimento instituído pelo amor: Creio porque amo Deus e amo a Deus porque O conheço. Conhecer plenamente é impossível porque Deus não pode ser apreendido em Sua totalidade pela mente humana, mas conheço o que Ele me revela e o que Ele me revela é o Suficiente para me sustentar.

Sendo assim, te convido a crer como Abraão e a viver como Davi. Te convido a amar O que te ama de tal forma que o amor que se faça em ti seja maior do que toda impossibilidade e aflição.


A Recompensa para os que amam


As folhas caíram devagar uma por uma, até que os galhos se tornaram nus e o chão coberto de folhas.  As  “ lágrimas” das árvores adubaram o solo que fez reviver a raiz, e as folhas e os frutos. Era primavera...




“ E o Senhor visitou a Sara como lhe tinha dito; e fez o Senhor a Sara como tinha prometido. E concebeu Sara e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, que Deus  lhe tinha falado. E Abraão pôs no filho que lhe nascera, que Sara lhe dera, o nome de Isaque” Gn 21:1-3. Eis a passagem, a páscoa de Sara e Abraão, o novo tempo.

Que a Primavera se faça em Vós

Existe uma ordem natural no mundo feita por Deus: “Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite não cessarão” Gn.  8:22 . Essas estações também ocorrem em nossas vidas, graças a Deus por isso! A noite pode representar a dor, o sofrimento, mas é nesse período que repousamos e renovamos nossas forças para viver o dia. É em meio a aflição que exercitamos nossa fé, aprendemos a crer no invisível, no que as trevas fazem questão de tentar ofuscar.

Se estamos firmados em Deus e temos fé Nele, viveremos Primaveras. Um tempo em que toda lágrima serviu de adubo, toda sequidão virá convertida em folhas e frutos. Deus não mudou. Ele chama a mim e a você para ouvi-Lo, para crer que Ele pode, que nos ama eternamente e quer nos conceder Isaac's. Nunca desista de crer. Não desanime, porque “Deus virá a ti na Primavera”, marcando a passagem e renovando-lhe a vida em graça e realizações.

Deus vos abençoe.

15 comentários:

Alice Rampani disse...

Há algum tempo li aqui no seu blog um comentário mais ou menos assim: "Não é a toa que seu blog é o que é"...Expresso minha gratidão a Deus por te escolher pra essa missão, e ser tão bem sucedida assim..Que Deus continue iluminando vc! Amém.

Patricia Galis disse...

Parabéns pelo blog, vi nas indicações do blog cristão e ja estou te seguindo, convido com carinho para conhecer o meu, Deus abençoe.

http://seiquedeusexiste.blogspot.com/

Gil Edgar Fernandes Vargas disse...

parabens pelo blog ,"Estou participando da Campanha Siga e Seja Seguido da UBE blogs! Estou seguindo seu blog, siga o meu: @gil_edgar
www.blogdogil-ro.blogspot.com
God Bless!

Luis cláudio disse...

Estou participando da Campanha Siga e Seja Seguido da UBE blogs! Estou seguindo seu blog, siga o meu www.mlpsudoeste.com.br

Wilma Rejane disse...

Graça e paz Alice!

Te agradeço demais pelas palavras, sei contudo que é a benção de Deus que prospera meu trabalho.

Tenho carinho muito especial por ti, pelo testemunho já compartilhado aqui no blog, isso que me anima a servir.

Deus a abençoe.

Grande abraço!

Wilma Rejane disse...

Oi !!

Patricia,

Gil e

Luis,

Já estou seguindo vocês. A UBE agradece, e eu também! rsrs

Deus os abençoe.

Simone Leuterio disse...

"Estou participando da Campanha Siga e Seja Seguido da UBE blogs! Estou seguindo seu blog, siga o meu: #followback"

comoelenosamou.blogspot.com/

Wilma Rejane disse...

Oi Simone!

Retribuida irmã!

Obrigada, Deus a abençoe.

Maurício de Souza Lino disse...

Caríssima, Paz e Bem, da parte de Jesus!
Agradeço honrosa e gentilmente, a visita à Fazenda de Job.
Estive um pouco em silêncio, devido ao recesso escolar.
Voltei à rotina. Estamos prontos para o segundo semestre, com a Graça de Deus! Vamos lá!

Gi Azevedo disse...

Louvo a Deus pela sua vida.
Deus tem falado comigo através de cada Estudo.
É a Palavra Rhemma.
Grande abraço.
Giane Azevedo.

Wilma Rejane disse...

Paz e bem Fratermaurício!

Senti sua falta, viu? O silêncio foi por um bom motivo, trabalhar é muito bom.

Arrumei seu link aqui no Tenda, é que o Flor de Farinha estava falhando, né? Adicionei "A Fazenda de Job", que título romântico!

Obrigada Fratermaurício, Deus o abençoe.

Wilma Rejane disse...

Graça e paz, Gi!

Que nosso Amado e Misericórdioso Deus a abençoe, querida irmã.

Grande abraço!

Blog Do Léo disse...

PAZ
USO SEUS TEXTOS PARA POSTAR NO MEU BLOG
PARABÉNS SÃO PROFUNDOS.
DO CENTRO DO CORAÇÃO DE DEUS
CONTINUE ASSIM
DEUS LHE ABENÇÕE

minifilhasara disse...

Que mensagem, Wilma!
Benção pura este blog, querida!
Como Deus fala através de você.
Posso copiar algumas mensagens e postar no meu blog? Claro com todos os devidos créditos.
Que o Espírito Santo continue a ser o seu inspirador.
Bjs e paz!

Wilma Rejane disse...

Olá Denise!

Pode republicar o que quiser, querida irmã.

Deus a abençoe.
Muito obrigada.