A Estrela do Natal e o Natal da Estrela.




Wilma Rejane


"E, tendo nascido Jesus em Belém de Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém, dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo." Mateus 2:1-2

A fenômeno conhecido como estrela de Belém permanece enigmático através dos tempos. E a cada fim de ano ele ressurge, presente no topo de árvores enfeitadas, nas ilustrações natalinas e no imaginário humano. E apesar das inúmeras teorias que desmentem o acontecido e ou tentam mistificá-lo, o certo é que a Bíblia narra o aparecimento da estrela relacionando-o ao nascimento de Jesus Cristo, o Messias prometido.

Os magos que acamparam em observação da estrela são chamados de sábios e podem ser comparados aos estudiosos que auxiliavam  cortes e governos, semelhantes ao profeta Daniel, sempre solicitado para desvendar enigmas. Essa pratica não deve ser entendida como superstição, magia ou coisa parecida. Os magos, de fato, conheciam as Escrituras e acompanhavam os sinais para a tão aguardada restauração de Israel.

Os Evangelhos dizem que eles viram a estrela e reconheceram ser um sinal Divino. O episódio motiva muitas indagações, entre as quais: “ Como eles souberam que a estrela anunciava o Messias, o que tinha de especial naquela estrela?”. Em leitura mais acurada, podemos concluir que a estrela não apareceu apenas no dia do nascimento de Jesus, ela pairou no céu por dias, chamando à atenção dos magos:

" Então Herodes, chamando secretamente os magos, inquiriu exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera”. Mateus 2:7



Os magos viajaram até Herodes e depois até Belém... E a estrela lá, no céu: “ E, tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela, que tinham visto no oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino." Mateus 2:9

Podemos perguntar ainda, por que a estrela não os guiou direto para Belém sem que precisassem parar para falar com Herodes, perguntar-lhe sobre o lugar exato do nascimento de Jesus? Isso indica que eles sabiam sobre o tempo do nascimento, mas não estavam convictos sobre o local. A ida ao palácio de Herodes fez com que o anuncio do nascimento se tornasse comentado em toda região. Pode se dizer que a providência Divina conduziu todos os detalhes do nascimento do Filho de Deus.

Profeta Isaías, 700 anos desse acontecimento, previu a visita dos magos ao menino Jesus e o resplendor do ministério messiânico:

“Então o verás, e serás iluminado, e o teu coração estremecerá e se alargará; porque a abundância do mar se tornará a ti, e as riquezas dos gentios virão a ti. A multidão de camelos te cobrirá, os dromedários de Midiã e Efá; todos virão de Sabá; ouro e incenso trarão, e publicarão os louvores do Senhor.” Isaías 60: 5-6

Pastores que estavam nos campos, também receberam o anúncio do nascimento de Jesus. Foram cercados de resplendor e anjos apontaram o caminho da manjedoura, na Torre do Rebanho, onde eram selecionados os melhores cordeiros para os sacrifícios. Eis que lhes nascia O Cordeiro definitivo para o sacrifício último.


“ E a ti, ó torre do rebanho, fortaleza da filha de Sião, a ti virá; sim, a ti virá o primeiro domínio, o reino da filha de Jerusalém. ” Miqueias 4:8.

“E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.” Miqueias 5:2


É incrível como Deus planejou perfeitamente toda história da Redenção humana e vai nos dando pistas de que há um Criador e fomos criados com o propósito de vivermos eternamente, mas não de qualquer modo, Ele reservou um lugar e um tempo especial para morada de todos os que o recebem como Pai. Jesus É A Vida de Deus em nós e o Natal é a expressão do amor de um Deus perfeito por homens imperfeitos.

Deus nos falou sobre a estrela de Belém muitos séculos antes de ela aparecer naqueles dias festivos na Palestina.

"Fala aquele que ouviu as palavras de Deus, e o que sabe a ciência do Altíssimo; o que viu a visão do Todo-Poderoso, que cai, e se lhe abrem os olhos. Vê-lo-ei, mas não agora, contemplá-lo-ei, mas não de perto; uma estrela procederá de Jacó e um cetro subirá de Israel, que ferirá os termos dos moabitas, e destruirá todos os filhos de Sete." Números 24:16-17

O Natal da Estrela

Podemos dizer que a estrela não importa, o mais importante de tudo, é que Jesus nasceu, viveu, morreu e ressuscitou para salvação de todo o que crê. É verdade, mas se não fosse para observarmos a estrela de Belém e aprendermos de Deus, para que então colocá-la no cenário do nascimento de Jesus?

Imaginemos os magos olhando para o céu e desprezando os sinais!? Eles não teriam encontrado Jesus!

Então, essas coisas foram escritas para nossa edificação. É possível que muitas pessoas daquela época, não tenham se dado conta da chegada do Messias e algumas até O viram e ouviram pessoalmente e ainda assim O perderam de vista. É possível que muitas pessoas sequer tenham percebido a estrela da anunciação apesar do destaque por ser  maior,  mais brilhante e mais próxima da terra. Muitos estavam ocupados demais para contemplar o céu e examinar as profecias.

O natal que se comemora em Dezembro, em várias partes do mundo, é cheio de luzes e festas, porque o mundo não seguiu (ou segue) a direção da Estrela de Belém. Não se observa os sinais, as profecias e vão em direção totalmente oposta da que poderia lhes levar ao encontro de suas vidas: Jesus.

Você não acha maravilhoso que os magos tenham ido de encontro a Jesus levando-Lhe presentes? E presentes proféticos: ouro, incenso e mirra. Jesus estava sendo reconhecido como Messias, Salvador e Sacerdote: o que purifica, intercede, cura e redime. O ouro é símbolo de purificação e sofrimento, pois para que se torne ouro, passa pelo fogo. O incenso, representa oração, intercessão, pois no Antigo Concerto, existia “ O altar do incenso” (Êxodo 30: 1-10).

O altar do incenso ficava situado imediatamente defronte do véu e ali o sacerdote queimava as ofertas de incenso a dizer que a oração era um meio de comunicação com Deus. Jesus, quando foi crucificado e disse está consumado ( João 19:30), estava inaugurando um novo tempo, de véu rasgado para livre acesso a Deus através de Seu Nome.


"Em Mateus 27: 50-52 se lê: “E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito. E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras; E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados." Ele é o incenso, o perfume que nos torna agradáveis a Deus, é o Único Intercessor entre Deus e os homens (I Timóteo 2:3)

O que dizer da mirra? Era usada para aliviar e curar dores e sobre isso Jesus é Mestre. Ele levou sobre Ele nossas dores e enfermidades, Ele é o bálsamo que nos dá a Paz.

Não há dúvidas de que Jesus é o Messias salvador, todos os sinais apontam para Sua pessoa e o Natal é prova disso. Os magos olharam para o céu, examinaram as Escrituras, caminharam em direção a Jesus. Eles seguiram a Estrela.

As luzes e o consumismo desenfreado que acontecem a cada dezembro, têm o objetivo de ofuscar a Verdadeira Luz. O natal dos homens busca manter os olhos de todos nas coisas terrenas, mas Deus diz para não desviarmos os olhos e os corações do céu, do Reino de Jesus. Assim como fizeram os magos e os pastores de Belém.

Natal é nascimento, uma passagem das trevas para a Luz, é o brilho que ilumina O caminho que devemos seguir, a direção para a eternidade!

Deus o abençoe.

Fonte: Bíblia de Estudos Plenitude, edição revista e corrigida, SBB, 1995.

11 comentários:

luc disse...

Parabéns fantástico o estudo!!fique na paz!!

Maurício de Souza Lino disse...

Caríssima! Paz fraterna!
Sempre gostei de mensagens que falam das estrelas. Não esqueçamos que JESUS é a Resplandecente Estrela da Manhã. Post muito instrutivo. Parabéns.

Wilma Rejane disse...


Oi Lucivaldo!

Obrigada,

Deus o abençoe.

Wilma Rejane disse...



Oi, Presbítero Maurício!

Bem lembrado, irmão.

Aproveito para agradecer publicamente o presente dos livros, ficaram lindos!

Deus o abençoe.

Igreja Pentecostal Segura na Mão de Deus disse...

Esta mensagem falou profundamente ao meu coração, irei compartilhar esta mensagem em meu blog. A Paz do Senhor Jesus!!!

PS: Recebi o livro "A Primavera de Sara", muito obrigada pelo presente inspirador da palavra de Deus!

Karem Feitosa disse...

Que linda mensagem irmã! Desejo a você e a toda sua família um feliz natal, repleto do amor da nossa estrela Jesus! Felicidades!

Leoney Oliveira disse...

Querida irmã, Meditando nessa história, aprendi uma lição: " estrelas de Deus" nunca serão vistas onde os "Herodes modernos" reinam! em Jerusalém estava o templo, a casa de Deus...a estrela foi para lá...mas a história também mostra que os líderes de lá eram também "amigos de Herodes", pois ele mandou chamá-los pra saber onde as escrituras diziam ser o lugar do nascimento do Messias. Imaginei que desde aquele tempo os líderes judeus já sentiam aversão a dar informações a estrangeiros... Quantas vezes as " estrelas de Deus" levam pessoas a igreja na esperança de que lá encontrem informações sobre Jesus e seus membros as decepcionam?! Uma estrela de Deus também não poderia ficar entre amigos do inimigo de Deus...só quando os magos se puseram no caminho indicado pela Palavra (Belém) é que entenderam que estrelas de Deus só serão encontradas no caminho indicado pela Bíblia! só assim acharemos Jesus! Não dependamos de esperar que outros guiem os perdidos, façamos isso nós mesmos, guiados pela Palavra e brilhando com nosso testemunho de vida!

Unknown disse...

Maditando nesta historia e em todas as outras que tenho lido toca o meu coracao um sentimento muito profundo que me leva a meditar e ter conhecimento de pequenos pormonores que nao conhecia,lendo esta historia e vendo as Eternas Mesiricordias de Deus tambem posso dizer que o ouro foi um simbolo do Reino que Ele representava,o incenso um simbolo da sua Divindade e a mirra simbolo do seu Sofrimento e Morte,e tambem como simbolo dos tres dias da sua morte no coracao da terra....

Unknown disse...

maravilha esta mensagen profunda e riquissima DEUS abençoe.

Aline martina disse...

sempre indaguei os presentes q Jesus ganhara..sabia q cada dizia algo..o estudo foi bem claro obg irma wilma Deus a abencoe..

Aline martina disse...

sempre quis saber mais sobre os presentes q Jesus ganhou obg pelos esclarecimentos Deus a abencoe