Mulher Virtuosa, Quem a Achará?





Wilma Rejane

“Mulher virtuosa, quem a achará?” PV 31:10

Essa mulher é descrita através de um poema no livro de Provérbios. Cada estrofe tem inicio com uma letra do alfabeto hebraico, ao todo 22 letras, as mesmas dadas por Deus a Israel por ocasião do Tora. No acróstico é  atribuída a mulher,  personalidade sublime, Divina, virtuosa.


Virtuosa é uma tradução do “chavil” em hebraico (ou Havil) de acordo com o Wordbook Teológico, “chavil” no Antigo Testamento é usado para denotar: força, poder, em uma variedade de maneiras. Força de Deus (Sl 59:11) e força Física (Ec 10:10). Essa palavra foi usada pela primeira vez no Antigo Testamento para descrever Rute: “Agora, pois, minha filha, não temas; tudo quanto disseste te farei, pois toda a cidade de meu povo sabe que és mulher virtuosa”. A Septuaginta traduz o hebraico "Chavil" de Ruth 3:11, como "dunamis" que significa "poder".

É interessante notar que essa mulher virtuosa, um misto de dona de casa, esposa, e serva de Deus, tem origem no relacionamento com seu par. Ela tem força própria, identidade marcante, porém não seria virtuosa sem o relacionar-se com Deus e com o seu marido. Boaz elegeu a Rute como parceira por ter percebido nela uma companheira que o completava: cheia de força para o trabalho, para a vida, e de conselhos - por ser tão ligada ao Deus de Israel.


É gratificante saber que o conceito Bíblico de mulher virtuosa é oposto ao conceito do mundo. Se estivesse entre nós, Rute – a colhedora de espigas, nora de Noemi – certamente não figuraria na galeria de personalidades, mulheres do ano, ou coisa parecida. Tão pouco, seria contada entre as mais belas, como costumamos ver diariamente na mídia: O enfoque no exterior, na imagem sensual, superficial e cheia de apelos ao pecado. Sim, Rute deveria ser bela de aparência, mas o que a tornava virtuosa era o caráter, a maneira de agir, uma riqueza inestimável, “maior que o de todas as jóias preciosas” PV 31:10.

“Abre a boca com sabedoria e a lei da beneficência está na sua língua, olha pelo governo de sua casa e não come o pão da preguiça, levantam-se seus filhos a chamam de ‘bem-aventurada’ como também seu marido, que a louva dizendo: Muitas filhas agiram virtuosamente, mas tu a todas és superior” PV 31:25-39

Rei Salomão foi um homem de muitas mulheres: “Setecentas mulheres princesas e trezentas concubinas” I Rs 11:3, penso que apesar da impressionante estatística, ele não encontrou uma “bem aventurada” para completar-lhe, no mesmo verso de I Reis lê-se: “Suas mulheres lhe perverteram o coração”. No livro de Eclesiastes, há uma confirmação da boca do próprio Salomão sobre esse enlace, nunca ocorrido, com uma mulher que lhe satisfizesse o ser:

“Vedes, aqui, isto achei, diz o pregador, conferindo uma coisa com a outra para achar a razão delas; A qual ainda busca a minha alma, porém ainda não achei; um homem entre mil achei eu, mas uma mulher entre todas estas não achei” Ec 7:27: 28 .Um homem dotado de sabedoria Divina como Salomão, realizado em seu governo, cheio de bens, mas de coração inquieto e incompleto a ponto de perder-se nas promessas de Deus para a vida dele. Uma mulher “bem aventurada” lhe faltou.


Deus criou homem e mulher, um a completar o outro, esse mistério da criação é insubstituível! Quem o encontra e vive, retorna ao Paraíso, ao Éden, quando foram pronunciadas as palavras:

“Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele” Gn 2:18

Em Hebraico “ajudadora” significa auxiliar, socorrer ou ajudar; ajudante (5828 - Strong). Esta palavra vem de uma outra raiz (5826 - Strong) que significa cercar, rodear, envolver; proteger, defender; ajudar. "Ajudar" é o princípio básico para a mulher existir. É a primeira causa porque foi criada É como se a força de Adão fosse incompleta em si mesma, o companheirismo através do relacionamento com Eva lhe daria o complemento necessário. Bem, mas não foi isso que aconteceu. Todos sabemos do triste fim: Eva deu ouvidos a serpente, Adão deu ouvidos a Eva e a consequência foi morte, corrupção do gênero humano.

Retornando ao principio fundamental desse texto da “mulher virtuosa”, Eva, ao relacionar-se com a serpente, amando suas palavras, sendo encantada por ela, deixa de ser “virtuosa” porque uma das características da “mulher virtuosa” é o relacionar-se com Deus é ter a força de Deus em si. Eis um grande mistério, revelado para nós através das Escrituras sagradas. Em Deus consiste a vida e quando na união entre homem e mulher reina a obediência, o amor e a comunhão ao Evangelho cumprem-se a perfeição, a felicidade.

Que nós mulheres, possamos ser essa “bem aventurada” dotada de força humana e Divina, de conselho e providência, cheias de amor. E aos homens que encontrarem esse tesouro, saibam valorizá-lo.

Em Cristo.

21 comentários:

Maurício de Souza Lino disse...

Caríssima, saudações fraternas em Cristo!
Demorei um pouco para fazer comentários, porque sabia que a irmã estaria ocupadíssima com reuniões e contatos com amigos. Espero que essa fase já passou. Vamos lá!
Realmente, o conceito bíblico de mulher virtuosa é bem diferente do conceito que o mundo lhe dá. Não há o que comparar. Na galeria das melhores personalidades, nunca haverá lugar para Ruth; apenas para os heróis do BBB (segundo Pedro Bial)que, de herói não têm nada, e acrescentamos a mulher melancia, pêra, panetone, chocolate, samambaia e por aí vai... Os valores do mundo diferem dos valores bíblicos; isto é, daqueles que Deus vê em nós. Lamentável.
Encontrar uma mulher virtuosa seria hoje em dia, como diz o ditado popular, procurar uma agulha no palheiro. Parabéns a todas as mulheres virtuosas, cujos caminhos estão voltados para Deus.
Caríssima, parabéns pelo post. Continuo sendo seu leitor assíduo. Abraços fraternos.

Pitadasdilu disse...

Nesse mundo de hoje como tem sido difícil achar mulheres virtuosas. As mulheres em sua grande maioria não se valorizam mais, deixam ser tratadas como objeto e se fazem assim. As revistas, a mídia, tudo é para total desvalorização da mulher. Triste...
Querida te desejo um Feliz Dia das Mães!!
Que Deus te abençoe!!
Bjos, Lú.

Wilma Rejane disse...

Graça e paz Fratermaurício!

O pior é que nossas crianças vão crescendo com a visão distorcida do que seja:belo, agradável, virtuoso. A sensualidade aflora precocemente e os resultados são desastrosos.

Mas, louvado seja Deus que sempre conserva sementes de justiça para gerações futuras e restaura a qualquer tempo os caídos, não é mesmo? Por essa causa, sempre haverá homens e mulheres virtuosas.

Agora, essa de "mulher panetone" é nova rsrs.

Obrigada irmão. Deus o abençoe e as mulheres de sua vida.

Em Cristo.

Wilma Rejane disse...

Oi Luciana!

Obrigada! Que seu lar seja abençoado e seus filhos e marido, assim como as demais pessoas, reconheçam em ti uma "bem aventurada".

Grande e afetuoso abraço!
Boa semana para ti também!
Bjs!

rosana disse...

Oi querida que mensagem...eu adorei....que vc possa ter um dia lindo hoje...e que Deus te abençõe com toda sorte de bençãos pra vc e em sua casa...pois eu sei que vc é esta mulher sábia...feliz dia das mãe...bjinhos com carinho...ja te mandei o meu email..obrigado pelo carinho.

Eduardo Medeiros disse...

wilma, estou um pouco atrasado, mas parabéns pelo dia das mães. antes tarde do que só ano que vem...rsssss

beijos

Wilma Rejane disse...

Oi Rosana!

O que preciso mesmo é de seu nome e endereço completo, podes mandar para meu email?

wilmarejane@yahoo.com.br

Que sua casa e as mulheres de sua família (mãe, tias, sobrinhas...) sejam todas abençoadas em Nome de Jesus.

Obrigada pelo carinho Rô.

Fraterno abraço>

Wilma Rejane disse...

Oi Eduardo!

Pra você também! (ops! rsrs). Não tá atrasado não amigo, todo dia é dia de festejar as mamães e o Domingo ainda não acabou, são 23h e 39 min.

Vou lá nos seus blogs conferir os artigos, viu? Mas hoje não, estou exausta de tanta festa (rsrs).

Bye, Bye Edu !

Deus o abençoe.

Valdenice Freitas disse...

Lindo post!Que O Senhor me capacite a ser essa mulher. Gostei muito do seu blog, que Deus teabençoe, bjs!

Wilma Rejane disse...

Oi Valdenice!

Que assim seja com todas nós, para que possamos edificar nossa casa e abençoar vidas.

Obrigada,
Deus a abençoe.

Wilma Rejane disse...

Rô,

Seu comentário foi publicado em outra postagem com o mesmo nome. Esse mistério do Google não entendi, viu? rsrsr

Obrigada, querida.

Deus a abençoe

Wilma Rejane disse...

Link da outra postagem Rô

http://www.atendanarocha.com/2012/03/mulher-virtuosa-quem-achara.html

Bjs, amada.

Unknown disse...

Parabéns pelo artigo!
Nos dias atuais vemos a escassez de mulheres virtuosas. Também não é raro o ar de admiração quando uma mulher com esta característica se deixa ser percebida... parece que é algo tão em extinção, que logo causa euforia. São tantos os argumentos para que não mais nos dias de hoje possamos desenvolver esta característica que Deus quer das mulheres.Os mais comentados é de que os tempos são outros... Melhor mesmo é seguir O caminho observando Seu rumo, sem olhar para trás. Mulher virtuosa. Onde encontrá-la, hoje em dia? No esconderijo... Só posso garantir que ainda existe.

Wilma Rejane disse...

Olá Cris!

Que comentário mais lindo o seu amiga-irmã! Homens sábios reconhecem e valorizam mulheres virtuosas.

Essas mulheres estão no "esconderijo do Altíssimo" e diga-se: nesse mesmo esconderijo estão os homens virtuosos, tão raros hoje em dia.

Obrigada por comentar,
Deus a abençoe

Ruth F. Byrnes disse...

Olá amada,
Gostaria de postar este artigo no meu blog: www.sobrearochadocristo.blogspot.com
Meu email: ruthfbyrnes@gmail.com
Obrigada

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, Wilma.

O mundo sem a mulher seria tal qual um jardim sem flores. Desconexo, sem sentido!

Parabéns a você e a todas as mulheres neste Dia Internacional das Mulheres.

Abraço, na paz de Cristo.

E.A.G.
http://belverede.blogspot.com.br

Wilma Rejane disse...



Olá, Eliseu!

Obrigada, mano.

Daniela BH disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Se lermos cantares vamos alcançar que o noivo é Jesus e a noiva e a igreja. Acho q devemos examinar as escrituras e não buscamos nela interpretação para essa vida. Tudo isso q é citado fala de um eternidade e essa mulher virtuosa é a igreja fiel de Jesus. Q não tem nome, mas é formada pelos remidos q lavaram suas vestes no sangue do cordeiro. A paz do Senhor para todos.

Unknown disse...

Se lermos cantares vamos alcançar que o noivo é Jesus e a noiva e a igreja. Acho q devemos examinar as escrituras e não buscamos nela interpretação para essa vida. Tudo isso q é citado fala de um eternidade e essa mulher virtuosa é a igreja fiel de Jesus. Q não tem nome, mas é formada pelos remidos q lavaram suas vestes no sangue do cordeiro. A paz do Senhor para todos.

Waldryano disse...

Passeando pela tenda, lendo seus textos, logo Sendo abençoado, abraços Wilma