Servir Com Alegria é Hilário!

A Etiópia está em todo lugar
 “...O que exercita misericórdia com alegria” Rm 12:8


Wilma Rejane

Na busca de significados para a palavra alegria na Bíblia, fui surpreendida por algo que considero fantástico! Jesus advertiu seus seguidores sobre isso e por toda a Escritura encontramos referência ao fato, mas ainda assim falhamos. Senti-me constrangida diante do que vi, constrangida a servir com alegria diante de qualquer circunstância. Isso parece óbvio para um cristão, mas não é. Costumamos nos “inflar” se super- ego e medir nossa importância nesse mundo terreno pela maneira como somos servidos: Tratamento vip em bancos e outras repartições, tapete vermelho na calçada da fama, servos para atender ao “estralar de dedos”, honras diante dos homens. Importância humana diante do mundo está relacionada a ser servido.


Uma das traduções para a palavra alegria, se encontra na epístola de Romanos: “ O que exercita misericórdia com alegria” Rm 12:8. Alegria aqui é “ hilarotes”  que remete a hilário, hilaridade, graça, contentamento, amabilidade, jovialidade. Hilarotes tem uma definição no mínimo hilária - redundância - “O coração está rindo e os olhos dançando”, esse termo era utilizado na Grécia para designar a conduta alegre daqueles que visitavam os enfermos e davam esmolas. Uma pessoa hilária, era comparada a um raio de sol iluminado o quarto de um enfermo com calor e amor.  Ou seja: A alegria, a hilaridade não estava voltada para o que recebia o favor, mas para o que favorecia. Não importava se o servir era reconhecido ou não, servir era sinônimo de alegria e felicidade!


Usamos essa palavra hilário com frequência para descrever fatos absurdos, contudo, esse não é o propósito do vocábulo. E para me aprofundar no tema, percorri as maravilhosas páginas do Livro Sagrado em busca de personagens hilários e logo no Gênesis encontro Abraão. Esse homem era de uma hilaridade tremenda! Ele tinha inquietude por servir, principalmente a estrangeiros ( ver Gn 18) Que constrangimento! Quantos de nós agiria como ele? Bem, o mundo está perigoso e ajudar um desconhecido seria imprudência, diria alguns. Outros talvez falariam: Servir a conhecidos já está complicado, imagine a desconhecidos! Por tudo isso é que está escrito: “E por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos” Mt 24:12. Os males amedrontam o homem e endurece o coração. Não sei onde chegará a medida dos impios e da injustiça, mas Deus nos convida a fazermos diferente.

“Quem é, pois o servo fiel e prudente, a quem o senhor confiou os seus conservos para dar-lhes o sustento a seu tempo? Bem aventurado aquele servo a quem seu senhor, quando vier, achar fazendo assim. Em verdade vos digo que lhe confiará todos os seus bens” Mt 24: 45-47.

Vejo Jesus a caminho do calvário em humilhação e sofrimento, porém nenhum lamento. Ele sabia que na cruz estava o servir a Deus e aos homens, ali estava o hilário em Sua forma absoluta. Nenhum olho, ouvido, boca, nação, tribo ou quem quer que seja conseguiu enxergar naquele gesto a salvação da humanidade. Ele porém chegou ao extremo para resgatar-nos. Mestre em servir com alegria: “Pai, perdoa-lhes o que fazem, porque não sabem o que fazem “ Lc 23: 34. Ele não invocou fogo do céu, raios e tempestades para punir os que o acusavam, mesmo tendo poder para isso, escolheu perdoar e perdoar a multidão e ao ladrão que enviou ao Paraíso. Ele cheio de dores , contudo nos aliviando as feridas. Aquele lugar um inferno, Ele nos conduzindo ao Paraíso, aleluia! Hilário!



Nabal o anti- modelo.

Prosseguindo em conhecer a hilaridade na Bíblia, me deparo com um anti-modelo de servir com alegria: Nabal. Sua mesquinhez e dureza de coração custou-lhe a vida. A narrativa está em I Sm 25. Nabal residia no Carmelo: “tinha três mil ovelhas e mil cabras”, Davi e seu pequeno exército fugia de Saul quando encontrou os pastores de Nabal, hilário que era, Davi cobriu-os de favores. Dias depois passando necessidade Davi envia homens a Nabal: “ Os teus pastores estiveram conosco; nenhum agravo lhes fizemos, e de nenhuma coisa sentiram falta todos os dias que estiveram conosco. Dá pois a teu servo Davi qualquer coisa que tiveres a mão” . Respondeu Nabal: “Quem é Davi, e quem é o filho de Jessé? Tomaria eu do meu pão e daria a homens que nem sei de onde vêm?”. Esse homem era muito mal! Deus o feriu de morte e “de quebra”, a viúva Abigail ainda tornou-se esposa de Davi. Seguir Nabal é perigoso!


Davi era Hilário


"E, quando este foi retirado, lhes levantou como rei a Davi, ao qual também deu testemunho e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, varão conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade" (At 13.22).


É impressionante acompanhar a trajetória do Rei Davi e perceber o quanto ele se alegrava em servir! Era totalmente despojado de egoismo, inveja, mesquinhez.  Quanto mais Davi distribuía seus bens, mais Deus os multiplicava. Essa é uma lei do Reino que não se cumpre na vida de muitos de nós por absoluta falta de fé e de hilários. Não tem a ver com teologia da Prosperidade, longe disso! Tem a ver com “servir com alegria” e como consequência ver Deus se alegrar a ponto de retribuir de forma sobrenatural !


Davi fez muitos favores entre os quais destaco o de Mefibosete, esse jovem era neto de Saul que em vida perseguiu Davi com ódio mortal. Ele não guardava mágoa, pelo contrário, preservou Saul e o serviu  como pode, sem murmurar.  Desamparado e passando privações, após a morte do pai e do avó, Mefibosete foi achado por Davi que o recolheu em riquezas.

Eu Mefibosete, vim aqui para te tirar desse lugar de miséria. A partir de hoje comerás à minha mesa como um dos filhos do rei II Sm 9:11. Vocẽ pode conhecer melhor essa história aqui.


Preciso ser Hilária


Poderia prosseguir falando em “servir com alegria” porque a Bíblia está repleta de versos sobre o tema, mas vou ficando por aqui, com uma certeza: Preciso ser hilária, nós precisamos ser para que se cumpra em nós o bom desejo de Deus para os homens. Ao fazermos isso, o mundo se tornará um lugar melhor onde se multiplicará o amor de Jesus e a salvação.


Deus nos abençoe.


Primeiro estudo que escrevo pós-transplante de córnea, aleluia! Posso ver e escrever! Você conseguiu ler essa letrinha? Se sim, sua vista está ótima! Glória a Deus!

7 comentários:

Tretswelt disse...

Oi!Jesus tem misericordia de mim...servir com alegria...hihi,tenho que sorrir pois e dificil.Mas vou continuar tentando irma Wilma.Linda semana na paz.Bju.Luciene.

Wilma Rejane disse...

Oi Luciene!

Isso é contra nossa egoísta carne e a favor do Espírito, é fruto. Mas que é difícil é maninha.

Linda semana para ti e toda família.

Deus a abençoe.

Marcelo disse...

Paz seja convosco Irmã, amei seu blog, palavras tremendas.

Tomei conhecimento através da UBE, sou nov nesse universo de blogueiros, mas o que estou aprendendo estou gostando muito.

Que Deus continue abençoando sua vida..

Quando tiver um tempo visita lá

http://pgshama.blogspot.com/

Wilma Rejane disse...

Olá PG Shama!

Fui lá no seu blog e assinei como seguidora, estás se dedicando a mensagens Bíblicas, né? Parabéns por isso!

Obrigada,volte sempre

Deus o abençoe

minifilhasara disse...

Como sempre aprendo muito contigo aqui na sua casa, querida!
Como sou fã de Abraão, gostei de saber que ele é um bom exemplo de alguém hilário, entre outras coisas.
Ah, queria saber como faço para ter o seu livro?
Bjs e paz!

Wilma Rejane disse...

Oi Denise!

Abraão, assim como Davi era despojado de avareja. Lembra da passagem em que ele se apartou de Ló? Ele ficou com o pior pedaço de terra, ainda assim Deus multiplicou seu rebanho e bens sobremaneira. Ainda bem que Deus é Justo, né?

Sobre meu livro, ele estará à venda no próximo mês no site da Editora Ágape. Assim que eu tiver todas as informações, publico aqui no blog ai você compra - agradeço por issso.

Deus a abençoe.

Sarah Iwabuchi disse...

Muito obrigado pela mensagem irmã que lindo eu não sabia o significado da expressão "hilario". Mas agora lendo este texto me lembrei da sunamita que teve o seu filho ressuscitado por Deus através do profeta Elias.Eu penso que ela era hilaria bastante não é?
Quando eu li que ela não só teve o seu filho de volta, mas ao voltar para sua terra depois da fome, ela nem sequer teve de recomeçar do zero, porque o rei sabendo, do grande milagre ocorrido na vida dela devolveu a ela tudo de volta e com juros!E ainda lhe deu um aio se eu não me engano.
Eu gosto demais de tentar me espelhar nessa mulher, agora lendo essa mensagem, eu acho que com certeza ela também possuia uma hilaridade tremenda por sinal.
Aleluia:)