Provai se os profetas são de Deus

Onde não há profecia, o povo se corrompe... Pv 29:18


Wilma Rejane


Deus escolheu tempo e lugar para revelar a humanidade Seu plano de perdão e salvação. Primeiramente nos falou através das Leis e dos profetas (Antigo Testamento) e depois, por fim, através de Seu filho Jesus Cristo. Jesus era o Verbo, que se fez carne, habitando entre nós. Ele estava no principio, sendo Ele também o fim (João 1: 1-2). Portanto, Jesus é toda a Palavra: Antigo e Novo Testamento, para judeus, gregos, gentios, tribos e nações da terra (Apocalipse 9:7).

Se quisermos conhecer a Deus temos que recorrer a Sua Palavra. E é nessa busca pela Verdade que os homens começam a enfrentar obstáculos de várias ordens: físicas, morais, intelectuais e espirituais. O conhecimento da Verdade gera arrependimento e salvação. É como a escuridão sendo desvendada pela luz. Evangelista João assim descreve: “Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, temendo que as suas obras sejam manifestas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, para que se veja claramente que as suas obras são realizadas por intermédio de Deus". João 2: 20-21. Será preciso vencer a escuridão, os obstáculos, para encontrar a luz.

Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor. Colossenses 1:13.

A Luz que ilumina todo homem é apresentada como Jesus: "Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." João 8:12. Somente Ele tem autoridade e poder para descosturar o negro véu da escuridão, posto sobre a face dos homens. Trevas, nos Evangelhos, é comumente traduzida do grego como skotos (strong 4655), literalmente “cobrir”. Pecado, ignorância, rebeldia, todas essas coisas estão como véu sobre os olhos dos que ainda não se entregaram para Jesus.

Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará. 2 Coríntios 3:16

A venda colocada pelos falsos profetas

Um grande problema que impede o conhecimento da Verdade, da Salvação, é a existência dos falsos profetas. Eles são numerosos e estão presentes em toda parte, especialmente nas religiões, pasmem, inclusive nas que se declaram cristãs. E aqui está posto um abismo que tem ceifado vidas e mais vidas. Esse não é um agravante atual, vemos na própria Bíblia, entre o povo separado de Israel, a triste prática da negação de Deus e a escolha pela escuridão. E Deus deixou que tudo fosse registrado, escrito, para orientação nossa, para que não cometêssemos os mesmos erros.

  • Algumas das praticas atribuídas ao reino das trevas e aos falsos profetas, estão enumeradas em Deuteronômio: “Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem mágico, nem quem consulte os mortos. Pois todo o que faz tal coisa é abominação ao Senhor, por estas abominações o Senhor teu Deus, as lança fora de ti." Dt 18:10 -11.

Profeta Isaías reforça as advertências sobre falsos profetas:

  • “Quando vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram entre dentes – não recorrerá o povo a seu Deus? A favor dos vivos interrogar-se-ão os mortos? A lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo estas palavras, nunca verão a alva!" Isaías 8:19-20.

Ainda no Antigo Testamento vemos um caso bem escandaloso de atuação de falsos profetas, está em I Reis 18:1 ao 46. Profeta Elias desafia 450 profetas de Baal e Aserá. Deus responde a Elias. Quanto aos falsos profetas, eles fazem um espetáculo à parte, gritam, se cortam, rodopiam, mas Deus os rejeita. Profetas verdadeiros não precisam praticar exibicionismo, suas vidas e ministérios ainda que discretos, produzem frutos e não se comprometem com popularidade.



Existem profetas nessa geração?

  • “Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já agora está no mundo.” I João 4:1,2,3.

Há pelo menos duas definições Bíblicas para profetas:

E todo o Israel, desde Dã até Berseba, conheceu que Samuel estava confirmado por profeta do Senhor. I Samuel 3:20

Profeta = nabi (Strong 05030) alguém que proclama ou comunica uma mensagem recebida, porta-voz, mensageiro, anunciador. Nabi ocorre mais de 300 vezes no Antigo Testamento , algumas vezes, na forma feminina 'nebiyah' se referindo a: Miriã, Débora, Hulda, Noadias e a esposa de Isaías.

Profeta = prophetes ( Stong 4396) de pro = antecipado e phemi = falar, profeta é alguém que fala antecipadamente. Anuncia antes de acontecer. Referência:

E eles lhe disseram: Em Belém de Judeia; porque assim está escrito pelo profeta. Mateus 2:5

Ainda existem profetas e a Igreja de Jesus Cristo, opera segundo os dons e frutos do Espírito Santo.Os dons não cessaram, caso contrário, teríamos que admitir que o Espírito Santo de Deus se ausentou ou restringiu sua ação, o que não é verdade, Jesus afirmou:

  • "E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro consolador, para que fique eternamente convosco, o Espírito da Verdade, a quem o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece. Mas vós o conhecereis, porque ele ficará convosco e estará em vós." (João 14:16,17)


Jesus advertiu...

“ Vê, pois que a luz que em ti há não sejam trevas.” Lucas 11:35. Como pode alguém ter luz e ainda assim viver nas trevas? Eis um típico caso de engano: quando se pensa estar vivendo algo verdadeiro e bom, na verdade se está em trevas. As Escrituras afirmam que muitos vivem dessa forma. Na parábola das dez virgens vemos que cinco virgens tinham luz e estavam salvas, livres do engano. Outras cinco, carregavam lamparinas vazias, estavam na escuridão. Carregar lamparinas vazias é assim com as palavras de Jesus em Lucas 1:35: Se equipara a pessoas religiosas que até procuram Jesus, mas não deixaram as antigas práticas do pecado, nem perseveraram em obedecer a Deus.

  • Respondeu-lhes Jesus: Cuidai que ninguém vos seduza. Muitos virão em meu nome, dizendo: Sou eu o Cristo. E seduzirão a muitos. 
  • Então se alguém vos disser: Eis, aqui está o Cristo! Ou: Ei-lo acolá!, não creiais. Porque se levantarão falsos cristos e falsos profetas, que farão milagres a ponto de seduzir, se isto fosse possível, até mesmo os escolhidos. Eis que estais prevenidos. Mateus 24:4,5,23,24,25

Refletir sobre as palavras de Jesus, em relação aos falsos profetas, nos faz concluir que eles também realizarão milagres e maravilhas. Estes atributos, contudo, não são referências de santidade, comunhão verdadeira com Deus.

  • Muitos me dirão naquele dia: senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? E, então vos direi abertamente: Nunca vos conheci, apartai-vos de mim vos que praticais a iniquidade.

Os falsos profetas são regidos pelo espírito do anti cristo, pois está escrito em Apocalipse:

  • “E da boca do dragão e da boca da besta, e da boca do falso profeta vi saírem três espíritos imundos, semelhantes a rãs, porque são espíritos de demônios que fazem prodígio, os quais vão ao encontro dos reis de todo o mundo para os congregar para a batalha, naquele Dia do Deus Todo Poderoso.” Apocalipse 16:13,14.

O que fazer para não ser enganado?

Jesus disse que é possível reconhecer os falsos profetas, ainda que estejam disfarçados de ovelhas, serão como lobos devoradores:

  •  "Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores.Vocês os reconhecerão por seus frutos". Mateus 7:15,16
Interessante: os frutos e não os dons é que declararão serem falsos ou verdadeiros. E quais são os frutos? Ministérios grandiosos, sinais e maravilhas? Não. Os frutos a que Jesus se refere são "Os frutos do Espírito Santo": amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. Gálatas 5:22,23

Judas, irmão de Tiago, também os descreve em sua epístola: são homens ímpios, escravizam as pessoas, ignoram a graça e negam a Deus como Único dominador (Judas 3,4) Em suma, os falsos profetas põem vendas nos olhos, impedem o conhecimento da Verdade, aprisionam ao invés de libertarem.Eles ignoram a graça de Deus, através de sofismas, confundem e conduzem ao erro. Falsos profetas são como cegos, guiando outros cegos ao abismo.

Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor , ai há liberdade. II Cor 3:17

O verdadeiro profeta busca a Cristo e o que é de Cristo. Ele serve aos outros e a Deus. O falso profeta ama ser servido, adorado, procura glória pessoal, falam mais de suas experiências pessoais, a fim de impressionar e falam menos de Cristo, são gananciosos, mesmo tendo aparência de piedade. Mas João Batista, grande profeta de Deus disse:"É necessário que Ele cresça e eu diminua." João 3:30.

João Batista é um modelo genuíno de profeta, alguém que não negociou com a verdade, nem temeu os dominadores políticos. Antes falou com autoridade contra o pecado e pagou um preço alto preço por isso:

  • E, partindo eles, começou Jesus a dizer às turbas, a respeito de João: Que fostes ver no deserto? uma cana agitada pelo vento?Sim, que fostes ver? um homem ricamente vestido? Os que trajam ricamente estão nas casas dos reis.Mas, então que fostes ver? um profeta? Sim, vos digo eu, e muito mais do que profeta; Mateus 11: 7-9.

João não era "cana agitada pelo vento", uma referência a movimentos entusiastas, emocionalistas, doutrinas rasas que produzem barulho e não transformação do coração. Quando falo de barulho e sensacionalismo, não me refiro a denominações, mas doutrinas.

Creio em toda a Bíblia e louvo a Deus pelos dons dados a Igreja, pois, através deles somos edificados. Está escrito: "Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente." I Coríntios 12:31. Contudo, acima dos dons, está o amor, Ele prevalece no Reino de Deus, como sobre excelente: "O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá" I Coríntios 13: 8.

Que Deus nos ajude a encontrarmos sabedoria e discernimento a fim de não sermos enganados pelos falsos profetas. Que em nós habite a ardente expectação da vida eterna com Deus, na glória, e que enquanto estivermos na terra, a Luz que habita em nós dissipe toda treva. E não esqueçamos de conferir tudo quanto vemos e ouvimos com o que está nas Escrituras.


Deus o abençoe

2 comentários:

tadeu junior disse...

Nossa que mensagem amei...obrgd

Unknown disse...

Mensagem poderosa e eficaz! todos precisam ler.