A Mulher com Fluxo de Sangue





"E disse Jesus:Quem é que me tocou? (Lc 8:45)

Pedro, que estava com Jesus retrucou: " A multidão te aperta e te oprime e dizes: Quem é que me tocou? O que Pedro não entendia era que aquele toque era diferente, especial."Quem me tocou?" Enquanto os demais, movidos por curiosidade, superstição e pensamentos naturais "apertavam e oprimiam Jesus", a mulher, com firmeza e determinação, tocara o coração do Mestre.

Quem sofria com fluxo de sangue era considerado imundo. Não podia tocar nem ser tocado. Até mesmo objetos, perdiam o valor se tocados por um doente com fluxo, A impureza física era associada a moral e assim eram excluídos do convívio normal da sociedade (Lv 15).

Solidão e conflito

Tocar em Jesus?!Estás louca?!! Certamente esta seria a reação das pessoas se a mulher lhes contasse sua intenção. Ela ouviu falar de Jesus, de seus milagres, do seu amor pelas pessoas...Talvez tenha vibrado de alegria em um lugar solitário da casa : "Vou ficar curada!!Acabou meu sofrimento!!" O evangelho de Mateus relata: "Porque dizia consigo: Se eu tão somente tocar a sua veste, ficarei sã".Mt 9:21. Ela não podia compartilhar sua alegria! Ninguém a compreenderia!.

"Alguém me tocou, então a mulher não podendo ocultar-se, aproximou-se tremendo e, prostrando-se ante Ele declarou-lhe diante de todo o povo a causa por que lhe havia tocado" Lc 8:46.


O medo, sentimento de inferioridade e a vergonha ainda faziam parte de sua vida, mas, ao declarar perante todo o povo que tocara Jesus, vencera a si mesma e a multidão. Creio que antes de tocar Jesus, fora profundamente tocada por Ele. Durante o intervalo em que ouviu falar de Jesus até tocá-Lo, muitas coisas aconteceram na vida da mulher. Ela viveu um processo de cura interior que teria lhe concedido forças em meio a sua fraqueza. O milagre aconteceu porque haviam elementos sobrenaturais movendo os céus. Eram sua fé, arrependimento, determinação. Ela era diferente da multidão.

O Toque na Orla
Em seu encontro com a mulher com fluxo de sangue, as vestes de Jesus eram a de um Israelita obediente a Deus. É que no Livro de Números há uma orientação que deveria ser seguida por todo que desejasse ser santo e agradável a Deus: As vestes deveriam conter franjas nas bordas e um cordão azul. "e as franjas vos serão para que, vendo-as, vos lembreis de todos os mandamentos do Senhor, e os cumprais" Nm 15:39.

Foi exatamente na orla, parte mais significativa da roupa que ela segurou." No verbo Grego ela fez mais que tocar, ela agarrou, pegou " ( Gospel of Luke, pag 166). Ela agarrou o que era a representação do Divino, Celeste. Talvez tenha pensado que a pureza da veste lhe purificasse. Há quem diga que havia um misto de superstição e fé no gesto, um equívoco desfeito por Jesus ao falar-lhe : " filha, a tua fé te salvou".

Aprendendo com a Mulher do Fluxo de Sangue
Ela nos ensina que a fé precisa de uma ação. A Bíblia diz: "Sem fé é impossível agradar a Deus"(Hb 11:6) e outra vez diz: " A fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus" Rm 10:17. Ao praticar essas verdades são vencidos os medos, fracassos e tudo mais que porventura nos impediriam de chegar até Jesus. Ele sempre está disposto a transformar vidas, porém, como a multidão, muitas vidas não conseguem alcançar o milagre.

Existiam duas multidões nessa história: Uma próxima a Jesus e outra distante , representada pelos familiares, vizinhos, enfim, todos os que faziam parte do cotidiano da mulher. O que aprendemos? Essas multidões ainda são reais. Da mesma forma, religiosos, fariseus podem nos impedir de alcançar o Reino, também pessoas queridas. A mulher, no entanto tinha muita convicção. O livro de Romanos diz: "De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus " Rm 14:12. Somente nós poderemos tomar essa decisão.

Se você ainda não teve um encontro real com Jesus, lhe convido a fazer como esta mulher. Agarre, segure o Mestre e confesse a Ele tudo o que está em seu ser. Ele pode e quer lhe curar totalmente dando-lhe vida em abundância.

Por Wilma Rejane

Sobre a tradução do Grego e as vestes de Jesus, foi consultado artigo de Délcio Meireles, publicado no blog Tempo Kairós.

35 comentários:

Pitadasdilu disse...

Ter fé e acreditar, pois o socorro vem.
Esse texto da Bíblia nos mostra como a fé e a confiança daquela mulher era grande, como esse texto nos ensina a confiar no poder de Jesus Cristo.
Teu blog é uma benção.
Bjos, Lú.

Anônimo disse...

QUE COISA MAIS LINDA ESTE TEXTO, TODOS NÓS PASSSAMOS POR ESTA CURA INTERIOR QUANDO ALGUÉM NOS FALA DO AMOR DE JESUS POR ISSO NÓS SOMOS PORTADORES DE UMA PARTE DA CURA QUE JESUS PROPORCIONA ARA AS PESSOAS E QUANDO NOS NEGAMOS, A CONTAR UM TESTEMUNHO A FALAR DE JESUS PARA NOSSOS AMIGOS OU A QUEM QUER QUE SEJA (SEJA A TÉ AO BARAK OBAMA RSRSRSR), NOS ESTAMOS IMPEDINDO O AGIR DE DEUS NA VIDA DAS PESSOAS, POR ISSO ELE DEIXA CLARO QUE OS TIMIDOS NAO HERDARÃO O REINO DE DEUS...

Anônimo disse...

Conheci uma senhora em S.C que tinha um cancer na mama. E ela todos os dias agradecia ao Senhor pela sua enfermidade. pois ela sabia que existiam muitas outras mulheres com problemas mais graves porém não conheciam Jesus como ela conhecia.

Anônimo disse...

Isso que é mensagem,100% Cristocêntrica,onde a msnsagem está focando a pessoa bendita de NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO.Não aquelas mensagem que o foco é o pregador,e,não Cristo e este crucificado.
Que DEUS lhe abençoe grandemente e lhe dê graça e saúde,pra nos presentiar a cada dia,com postagens abençosdoras como estas.
De seu irmão em cristo,ivair de olveira/ivaird@hotmail.com.

Lilian Pavan disse...

Wilma,

A Palavra de Deus é poderosa é se renova a cada dia.
Num único texto bíblico, podemos tirar diversas lições e enxergarmos diversos pontos de vista com a nossa realidade.

Deus é um Deus criativo! Por isso que eu o amo de montão.

Bom Final de Semana e que o Senhor te abençõe poderosamente

Ándréia Marques Grataão disse...

Este texto é tremendo, pois, mostra como a fé faz milagre, basta crer e ver a Glória de Deus, e essa mulher ouviu falar de Jesus, com isto sabemos o quanto é importante divulgarmos esse nome tão poderoso. Ela foi corajosa e alcançou a sua benção.
Irmão que DEUS continue ti usando com Graça.
Fique na paz

Andréia

Valéria Braidotti disse...

Olá!
Venho sempre ao seu blog e sempre saio edificada.

Gostaria que passasse no meu blog. Tem um convite lá para você.

Beijo e fica com Jesus!!

carlos disse...

carlos, fiquei maravilhado como vc foiusada por deus para fazer este comentario. continui sndo um canal de bençao nas maos do senhor

fidelidade disse...

Assim como essa mulher,nós temos que vencer muitas barreiras que nos impedem de seguir adiante,mais acima de tudo temos q vencer a nós mesmo edeterminar o milagre,em nome de Jesus..........................missionária ANDRÉIA RIBEIRO

Unknown disse...

Três fatores form primordiais para a cura daquela mulher, ousadia, coragem e fé.

Anônimo disse...

gostei muito das palavras usadas, Deus abençoe a cada dia, a pregação ficou de fácil entendimento para todos, obrigada.

Unknown disse...

Alex Luís : Louvo a Deus , pois entendemos que através desse texto aprendemos que a fé libera poder de cura pois 4 barreiras foram
derrubadas.
1ºbarreira do templo
2º barreira do preconceito
3º barreira da multidão
4ºbarreira do silêncio
Que Deus continue abençoando, o saudo com ósculo santo
e um abraço fraternal.

Anônimo disse...

Jesus nos motra o tamanho da sua grandeza diante de uma mulher tão pequena, marginalizada e regeitada pela sociedade da época, mais com coragem para enfretar os obstáculos da vida focada no alvo JESUS. Muito lindo esse texto!

Jesus Cristo o Filho de Deus disse...

O Espírito do Senhor tocara o meu coração com esta mensagem. Hoje eu irei a igreja e se somente eu tiver uma oportunidade dado por Deus, eu irei levar esta mensagem aos irmão. Deus seja louvado!

GILBERTO MARQUES disse...

MEUNOME E GILBERTO E FUI MUITO EDIFICADO POR ESSA MENSAGEM. A PAZ DP SENHOR A TODOS

BRUNO disse...

ola a paz nesse texto biblico,aprendemos que as nossa atitudes jeram milagres.

Anônimo disse...

Te encontrei no google...conversei hoje com meu namorado sobre esse assunto, e para refletir um pouco mais nessa parte, busquei na net, e encontrei seu blog!!! Parabéns amada pelas palavras!!! Estou seguindo A paz de Deus

missionario Gilmar disse...

A paz do Senhor minha irmã!!!
amei o seu ponto de vista e as revelaçoes que Deus lhe deu en sima desse texto que Deus continui lhe ambençoando poderosamente´é um texto muito conhecido da palavra de Deus mas é um texto muito riquicimoem conhecimento, quando ela tinha gastado tudo quanto tinha indo a pior
ai jesus entra em ação quando tudo não tem mais jeito quando o nosso limite acaba ou a medicina nos engane, agora vem a utima palavra do Senhor ainda tem solução. amem que Deus tinui nos abençoando!!!!!!

DC,Diogenes disse...

maravilhoso este texto, como o senhor jesus è maravilhoso. DC.Diogenes vicente.

Marcio Santos disse...

Muito bom! Um ato de fé e também de desespero se transformou em uma afirmação do poder de Cristo sobre a lei e os costumes. Publicamente aquela mulher foi declarada impura e publicamente o senhor Jesus a proclamou limpa e salva!!!

Meu Blog: www.serhomembasta.blogspot.com
Assuntos para homens

Fica na Paz

Márcio Santos

Clarisa Canela disse...

Deus Abençoe sua vida!! O Senhor passeia no meio de nós, uns O tocam sem saber, outros O tocam para receber(essa mulher), que sejamos como ela, que toquemos em Jesus para receber....
Bjoss
Clá

Deus é Fiel disse...

Lucimar cardoso da silva
Louvo ao meu Deus por esse seu blogger maravilhoso, onde temos a oportunidade de houvir Deus falar conosco atravez das mensagens Biblicas. Essa mensagem da mulher do fluxo de sangue, enriquece a nossa fé, que Deus continue a te abençoar poderosamente. UM abço

Henri disse...

O texto mostra a grandeza do poder do Senhor Jesus, só Dele pode sair libertação. Valeu Senhor Jesus, valeu a fé da mulher, valeu Rejane.

Anônimo disse...

um dia eu estava evangelizado em entre na casa de mulher ela estava doente u dois pulmão estava pretos devido as drogas, peguntei você que se curada?ela dis sim, então eu vou orar por você ela foi curada pulmão os médicos pegunto que aconteceu ela respondeu JESUS CRISTO me curou.os pulmão ficara limpos, maranata

rosana disse...

realmente, é uma postagem de riquicimas informações basicas, mais tremendamente profundas...foi de grande aproveito para meus estudos ..que DEUS lhe abençõe grandemente e que continue sendo esse canal de bençãos para o povo de DEUS ..deixa DEUS te usa sempre nessa ousadia..fica na paz do Senhor JESUS.

Pr. Osmar disse...

a paz de Cristo.
Sou Pastor em uma pequena igreja no interior do RJ.
sempre aprendo muito com os textos, QUE A SENHORA INSPIRADA POR Deus escreve, eles enriquecem minhas pregações!!! Que o azeite de Deus nunca falte em sua vida .

Unknown disse...

ESSA PASSAGEM BÍBLICA NOS MOSTRA QUE É IMPORTANTE A PESSOA IR A TRÁS DE JESUS TOCA NAS VESTES DE JESUS MAS O MAS IMPORTANTE É CONFESSA QUE FOI VOCÊ QUE TOCOU NAS VESTE SÓ ASSIM JESUS DIRÁ QUE A TUA FÉ TE SALVOU E SEU NOME SERA ESCRITO NO LIVRO DA VIDA

Anônimo disse...

Nesta passsagem, nós vimos que há uma concordância entre ambas partes, a Mulher precisava de uma cura, e o Senhor Jesus que podia curar, e quando houve o encontro, aconteceu o milagre; muitas vezes nós precisamos ter um encontro com Cristo, para ele operar o milagre ! Mas não podemos esquecer que o plano de Jesus, é a Salvação, Jesus quando começa seu ministério, precisou fazer uns milagres para acreditarem nele, mas o Foco e Objetivo é a Salvação. Fiquem na Paz do Senhor...
Hamilton Souza
hamiltonsouza2003@hotmail.com

Unknown disse...

A Palavra de Deus é poderosa é se renova a cada dia.
Num único texto bíblico, podemos tirar diversas lições e enxergarmos diversos pontos de vista com a nossa realidade.

Deus é um Deus criativo! Por isso que eu o amo de montão.

Anônimo disse...

Deus é misericordioso para com cada um de nós gloria a Deus por tudo que Deus abençoe cada filho seu, amém

Unknown disse...

quando a biblia diz por que deus amou oh mundo de tal maneira que deu seu filho unigenito para que todo que nele cre nao perça mais tenha sua vida eterna sabemos que esse ato que deus feis foi um ato de amor por nois seres humanos por isso devemos aumentar nossa fe por que jesus morreu por nois mais jesus nao morreu por nis nao foi pra se amostrar mais ele quis nos mostrar que na nossa vida tem paz eh amorr....devemos amarr ah deus pq ele nos ama muito....obrigado...povo de deuss...

Unknown disse...

Muito bom estou edificada por essa palavra que Deus continue te usando pois não adianta só pregar tem que ter a unção de Deus a Paz

Unknown disse...

Amém

JOSE HENRIQUE disse...

messagem linda eu amo essa história

Unknown disse...

Está mulher mulher tinha uma hemoragia com uma menstruação que as mulher tem. Mais há dela nunca parava considerava uma mulher impura aos olhos do marido e da sociedade não podia toca em nada tudo que ela tocava era imundo. Muita fraca por ter perder tanto sangue. Diariamente mais fica sabendo que Jesus Cristo faz milagres. E ela pensou se eu tocasse nele ficarei sarada. Foi tocou na orla da sua vesti mesma hora ficou curada.A palavra de Deus ensina que podemos ser curado de qualquer enfermidade quando cremos agimos com fé. Jesus Cristo e o mesmo de ontem hoje e amanhã para sempre. Só sei dizer que Deus e maravilhoso. E tem que ter fé para podemos conseque as coisas sem Deus não samos nada