Por um Lugar de Repouso



Wilma Rejane

“E Jesus lhes disse: vinde repousar um pouco, em um lugar deserto; porque eles não tinham tempo nem para comer, visto serem numerosos os que iam e vinham”, Lucas 6:31.

Os dias eram de muito trabalho, Jesus e os discípulos lidavam com pessoas e problemas. Uma rotina movimentada que exigia bem mais que disposição física, a mente e o espírito precisavam de descanso. E por muitas vezes vamos ler nos Evangelhos, Jesus reservando um tempo e um lugar para orar. O Getsêmani era um desses espaços que diariamente abrigava Jesus e os discípulos em oração e diálogo. As inúmeras oliveiras,  sombra e quietude, eram parceiras no refrigério espiritual.

Getsêmani, significa “prensa de oliveiras”  e ali  algumas vezes o diálogo ganhava ritmo de música festiva, como o de uma mesa repleta de víveres e azeite. Mas também haveriam dias em que as oliveiras seriam testemunhas seladas de choro, suspiros e gemidos, em conversa tensa de vozes humanas elevadas aos céus.

“Em seguida, foi Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani. Tornando a retira-se, orou de novo, dizendo: Meu Pai, se não é possível passar de mim esse cálice sem que eu o beba, faca-se a tua vontade”, Mateus 26: 36,42.

Podemos traçar alguns paralelos entre as oliveiras do Getsêmani e o “lugar de repouso”, aprazível e desejável por Jesus, tanto para Si mesmo, quanto para seus discípulos: “vinde, repousar no Getsêmani”.

  • Para que uma oliveira seja produtiva, requer que seja podada periodicamente, a fim de que seus galhos brotem sempre fecundos. Sem esse trabalho constante, a árvore se transforma em oliveira brava, um amontoado de galhos e troncos que produzem apenas frutos pequenos, amargos e sem valor.
  • Para que volte a dar frutos, é necessário podar completamente a oliveira brava e enxertar nela um ramo de oliveira boa. Através desse cuidado, em um período de sete anos, a praticamente cada quinze dias surgirão oliveiras deliciosas, prontas para consumo.
  • Após o enxerto, e em cuidado constante, a oliveira poderá produzir abundantemente por muitos anos, 400 anos, 500 e mais!
  • Quando enfim uma oliveira morre de velhice, das suas raízes brotam inúmeros rebentos que se aproveitados corretamente darão origem a outras árvores.
  • No Oriente Médio o óleo da oliveira é precioso na alimentação e iluminação, quando colocados em lâmpadas e castiçais.



“Mas eu sou como a oliveira verde na casa de Deus; confio na misericórdia de Deus para sempre, eternamente.”  Salmos 52:8

Perseguido por Saul, Davi entra em um lugar de repouso, oração, e entoa louvor a Deus, diante de seus músicos e instrumentos e se compara a “oliveira verde”, a que brota da morte, a que se renova após o enxerto. No lugar de repouso, se recebe restauração, força e conforto para prosseguir na jornada da vida. Jesus ensinou isso para os discípulos, para mim e para você.

A vida, por um lugar de repouso. Jesus é O lugar de repouso. Ele nos convida a não estarmos preocupados, ansiosos, temerosos, antes que se cumpra em nós essa comunhão diária com o Pai. É fato que muitos de nós, nesse momento, segura cálices cheios nas mãos, que não gostariam de beber: perdas, separações, decepções, desempregos, solidão e por ai vai.

Saibamos que muitas coisas estão a nosso alcance, outras, dependemos única e exclusivamente de um milagre, porque não somos capazes de realizar ou intervir. Contudo, sobre todas as coisas, está Deus nos oferecendo Seu lugar de Repouso, Sua presença conosco, ela nos fará repousar.

As podas são necessárias para que venham os frutos. Não há crescimento sem sofrimento, contudo é preciso que dessa prensa, brote renovo, azeite, de outra forma, seremos como uma árvore murcha e sem vida. 


Ainda sobre lugar de repouso,  transcrevo aqui três significados Bíblicos para ele:

  • Êxodo 33:14 Respondeu o Senhor: "Eu mesmo o acompanharei e lhe darei repouso". Repouso, descanso = nu'ach  (dicionário Strong 05117) – aliviado, quieto, seguro, calmo, habitação de paz. É Deus falando para Moisés não temer que Sua presença seria com ele para  fazê-lo repousar.

  • Apocalipse 14:13 “Então ouvi uma voz dos céus, dizendo: "Escreva: Felizes os mortos que morrem no Senhor de agora em diante".  Diz o Espírito: "Sim, eles descansarão das suas fadigas, pois as suas obras os seguirão". Descanso = anapauo (strong 373) = intervalo, pausa, termino de trabalho. È Jesus falando por intermédio de João que haverá um lugar de repouso, descanso, para seus filhos. A ressurreição é uma realidade e para os filhos de Deus, reserva um lugar de paz eterna. A vida pode ser essa “prensa de oliveira”, mas para os que dormirem no Senhor, o sofrimento não mais existirá.

  • Números 10:33 “  Então eles partiram do monte do Senhor e viajaram três dias. A arca da aliança do Senhor foi à frente deles durante aqueles três dias para encontrar um lugar para descansarem e ” Isaías 28: 12 ao qual dissera: "Este é o lugar de descanso. Deixem descansar o exausto. Este é o lugar de repouso!"  Mas eles não quiseram ouvir. Repouso = menuchah (strong 04496) =lugar de sossego, silêncio, paz. Salmo 23:2: “Guia-me mansamente as águas de menuchah”.

Em momentos decisivos para Jesus, Ele esteve acordado, orando no Getsêmani. Enquanto isso, alguns de seus discípulos, chamados para o apoiarem, estiveram dormindo. Esse não era bem o repouso que precisavam.

“E, voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então nem uma hora pudeste velar comigo?  Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.” Mateus 26:40-41

As aflições não são maiores que nosso Deus. O sono espiritual não deve reinar em nosso corpo frágil, antes o amor por Jesus seja nosso Refúgio, Lugar de descanso em todo o tempo. E ainda que tudo dentro de nós ou ao redor, tente nos desestabilizar, saibamos que existe um lugar onde a paz reina. Não se desespere, apenas aquiete o coração no Senhor porque Ele tem cuidado de nós.

Não se desespere com o barulho das turbas, com o diagnóstico, com as circunstâncias. Jesus sentiu angústia, solidão, e até medo,  essas coisa nos alcançam em determinados momentos da vida, porém o Lugar de Repouso estará a nossa espera, sempre, para ouvir tudo quanto não cabe em nosso peito.

Jesus é tão real que também foi ferido pelo mundo, padeceu os horrores do egoísmo e da maldade alheia, contudo, floresceu novamente como a oliveira verde, ressuscitou como a nos dizer que nada nesse mundo é maior que Seu amor por nós. Você acredita que Deus nos ama tanto quanto amou a Seu filho Jesus?  Em João 17:23 está escrito: "Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim."

Afastar-nos do Lugar de Descanso é uma estratégia maligna, de fato, o pecado nos afasta de Deus, mas Ele é quem nos oferece o perdão. Não somos perfeitos em nós mesmos, mas em Cristo e isso é o que basta, nenhum sacrifício a mais, pois Ele é o sacrifico mais valioso que poderia ser feito. Quando vamos a Cristo com arrependimento, recebemos perdão. Quando vamos a Ele reconhecendo nossa insuficiência e dependência, recebemos auxílio.

Por isso, ainda que os dias sejam cansativos, difíceis, não deixemos de buscar a Deus, no Lugar de Repouso. Um lugar onde ficamos sozinhos em oração, em confissão, prontos para dialogar. Jesus levava os discípulos ao Getsêmani para que eles aprendessem a orar, a encontrar forças para o dia. Essa lição é tão essencial quanto o ar que respiramos, porque perto de Deus, em Cristo, sempre há Repouso. As noites frias e escuras nos dizem que haverá um amanhã, onde o sol há de brilhar e as oliveiras irão brotar.

Deus o abençoe.

Bíblia de Estudo Plenitude, SBB, Revista e Corrigida, Edição 1995.
Rushdoony, Institutes of Biblical Law, pag 23.

8 comentários:

Unknown disse...

Que lindo amiga... bom é repousar nesses dias tão corridos né??

Querida amiga antes de mais nada venho pedir desculpas por tanta pedir,pra ser minha seguidora em meu novo blog, meu email ou gmail,ou seja no google deu uma confusão, todas vez que que eu entrava no blog ou facebook me pedia um telefone que não uso a muito tempo,por fim não conseguia ver minhas coisas e fui obrigada a fazer tudo de novo e venho te pedir mais uma vez pra estar comigo...vou deixar meu link http://blogrosanalova.blogspot.com.br/

com amor em CRisto Rosana,beijinhos e que Deus te abençõe... e ja vou te seguir aki ok?? bjinhos

Wilma Rejane disse...


Oi Rô, graça e paz de Jesus!

Claro que vou por lá, seus blogs estão sempre cheios de carinho e criatividade.

Deus a abençoe.

Aquele abraço fraterno, no amor de Cristo.

Sarah Iwabuchi disse...

Linda mensagem irmã Wilma. Como é bom saber que temos os braços do Senhor sempre abertos para nos acolher e consolar não importando as tribulações. Que o Senhor continue iluminando-a e abençoando-a grandemente.

Wilma Rejane disse...



Oi Sarah, graça e paz de Jesus!

Como diz em Isaías 28: 12 "Este é o lugar de descanso. Deixem descansar o exausto. Este é o lugar de repouso!"

Quem dera se todos conhecessem esse lugar, esse colo tão amoroso, não é mesmo?


Deus a abençoe.

Unknown disse...

PAZ IRMÃ WILMA, QUERIA LE PEDIR QUER VC SEGUISSE O MEU BLOG, LÁ TEM UMAS MENSAGENS QUE EU COLOQUEI DE SUA AUTORIA, E UMAS DE MINHA AUTORIA.

Samuel Herrero disse...

Olá Wilma,

Há alguns dias tenho desfrutado desse descanso do Senhor através dessa postagem, e durante meu desfrute encontrei tal texto:Em um concurso foi pedido aos pintores que pintassem algo que nos fizesse lembrar a Paz, logo um deles mostrou um belo quadro, com um lindo lago cercado por árvores e todos acreditavam que esse seria o ganhador, porém na hora do anúncio para surpresa de todos o vencedor foi um pintor que desenhou uma cachoeira, que tinha uma árvore inclinada por si, que servia de alicerce para um ninho de pássaros.Ao receber o prêmio o vencedor explicou o porque de tal escolha, segundo ele não existe paz sem oposição, Jesus não veio para remover todas as oposições de nossas vidas, mas para nos dar uma maneira diferente de abordar as tempestades da vida.
Você começa com um versículo que está em Marcos 6:31, e eles só encontraram esse descanso quando estavam passando por uma ventania contrária e o descanso só veio quando eles reconheceram que Jesus estava andando sobre o mar, estava acima de toda situação.

"Portanto, resta um repouso para o povo de Deus". Hebreus 4:9

Graça e paz!

Wilma Rejane disse...


Oi Samuel !

Que linda história!Ou seria estória? Em qualquer dos casos, não deixa de ser linda.

Obrigada,

Deus o abençoe.

Wilma Rejane disse...



Olá irmão que republicou o artigo da mulher cananéia, Marcus(?)

Só faltaram os créditos do artigo, né?

"Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus."Mateus 22:21

Na paz de Jesus.