Ainda que o ipê não floresça...


Wilma Rejane


Moro em uma das cidades mais quentes do Brasil (Teresina) e todos os anos presencio a vegetação de meu jardim - e de outras áreas - definhar com as altas temperaturas e revigorar com a chegada da chuva. Ao olhar para essa mudança de tempo instituída por Deus, aprendo que na vida, também vivemos esses cursos: árvores ressequidas e despidas pela queda de folhas, em apenas alguns dias de inverno ressurgindo  com a beleza de quem sorri pela felicidade de amar.

Profeta Isaías descreve esse renovar humano também comparando-o com árvores: " A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do Senhor, para que ele seja glorificado." Isaías 61:3 

É graças ao amor que contemplamos o entrelaçar de céu e terra,  um  largo riso visível  em encontro com invisível universo da fé. Assim é o esplendor da natureza, ou melhor: do Senhor da natureza!  Parece sonho!  Lá estava um esqueleto de Ipê. Tristonho e sem vida, mas quando chega a sua estação, quantas flores!! Quem passa ao longe, vê a graça da cor.

"Enquanto a terra durar; sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite não cessarão” Gn 8:22.

Não há tristeza que dure para sempre, nem alegrias que não se renovem.  Espalhamos sementes que brotarão a seu tempo tal qual o florir do Ipê. Esse dom  que se assemelha ao movimento dos astros; influenciando noites e dias, secas e enchentes - e outras vertentes – carregam consigo a esperança de que sempre haverá um futuro onde possamos nos resguardar das tempestades e comemorar a superação das adversidades. Misericórdia sem fim brota no universo para você e para mim! É Deus no controle dos dias, derramando Sua graça, conservando o belo, enquanto a maldade persiste no caos.

Essa força de recomeços também está em nós.  Não há nada sob a face da terra que se iguale a coroa da criação: o homem. Não há outro ser com capacidade de adentrar no secreto dos céus com orações, o eterno amor de Jesus nos concede esse bênção de interceder por nós junto ao Pai.

O bem e o mau ganharam  forma desde que Adão corrompeu o coração.  Foi em um jardim. Natureza por todos os lados: vida e morte conjugados. E ele escolheu a morte ao desobedecer a Deus. Eis o mundo: um jardim. Já não é tão belo desde que Adão e Eva se entregaram a escolhas erradas. Contudo: “sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno,  dia e noite” continuam a existir anunciando novos tempos. Não desperdicemos essa rotina que se encrava em nós a cada manhã, quando no horizonte o maravilhoso espetáculo do nascimento do sol deixa para trás a escuridão da noite. Mas a noite está lá e em sua escuridão,  estrelas voltarão a brilhar, isso te diz algo? Sim, nenhum sofrimento é eterno e na dor, seremos salvos pelo amor!

Tudo no universo é resultado do amor de Deus por nós. A linguagem de amor e misericórdia nos acompanha insistentemente: “ Porque as suas coisas invisíveis desde a criação do mundo, tanto o Seu eterno poder, como a Sua divindade, se entendem e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis” Rm 1:20


As estações nos ensinam,  porque trazem consigo a linguagem de Deus. Esse curso natural do planeta, sofre consequências da ação humana porque ao homem foi dado o domínio da terra, assim também é a nossa vida.  As estações existem, fazendo parte do percurso da vida, contudo, está em nós a escolha de nos tornarmos mais fortes e belos  ou mais fracos e infelizes a cada novo tempo. O profeta Habacuque viveu em cerca de 600 ª C. Seu nome significa “abraço” e pela fé em Deus ele abraçou escolhas corretas,  afagou o Criador que conservou em firmeza seus passos, quando tudo ao seu redor tinha cheiro de morte. Habacuque, presenciou uma seca terrível e ao contemplar as dores do seu tempo declarou:

“Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas e nos currais não haja vacas. Todavia, eu me alegrarei, no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação. Jeová, o senhor, é a minha força, e fará os meus pés como os da cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas”. Hc 3:17,19.

A força e alegria de Habacuque em tempos de grande seca vinham de sua fé. O profeta dançou e rodopiou em meio aos campos devastados. A palavra “me alegrarei” no verso e no original hebraico é “Gil” (Strong 01523): bailar de alegria, saltar em canto. Eis a lição de superação retirada dos piores dias, que deixam de ser piores quando há fé na justiça e direção de Deus. Habacuque, não era um super-homem (eles não existem) era um de nós.

Um outro profeta chamado Jeremias, presenciou seu povo ser levado cativo para a Babilônia. Mortos e feridos, choro e ranger de dentes; destruição. A estação era de seca e o céu era noite. Enquanto muitos de sua nação, amargavam em lamentos e  falta de perspectivas , Jeremias tinha outra visão. Ele enxergava com os olhos da fé e via restauração : Inverno e primavera:

“Ó Senhor, fortaleza minha, e força minha, refúgio meu no dia da angústia!” Jr 16:19. Força, do hebraico oz, verbo azaz (Strong 05797) : ser firme e constante. Quem vive pela fé no Deus vivo e no Cristo ressuscitado é firme e constante, mesmo que o mundo desabe ao seu redor. Jeremias, como bom observador que era da natureza, deixou registrado para a eternidade os frutos de sua fé, de seu relacionamento com Deus, ao que comparou:

“Bendito o varão que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor. Porque ele será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas sua folha fica verde; e no ano da sequidão, não se afadiga, nem deixa de dar fruto” Jr 17:7,8.



Qual a árvore que fica verdinha e cheia de vida em tempo de intenso inverno? Somente as que estão plantadas junto a ribeiros de água. A vegetação próxima as cataratas do Niágara são vistosas permanentemente porque suas raízes são bem alimentadas e a terra regada diariamente pela abundância de água cristalina. Assim é o homem que se refugia no Senhor.

Deus o abençoe.

Fonte: Bíblia de Estudos Plenitude - SBB- revista e atualizada- Edição 1995.

7 comentários:

Pitadasdilu disse...

Ah minha amiga querida, que bom que temos esse Deus maravilhoso, que renova as nossas forças, não nos deixa sozinhos e sempre nos pega no colo.
Faz umas duas ou três semanas que tive um sonho com Deus, e Ele me dizia pra ler: Salmos 18:9 e Habacuque. Quando acordei fiquei com aquilo em minha mente e confesso que não lembrava se havia ou não Habacuque na Bíblia. Fui olhar e ler, e não sabe como fiquei emocionada com o cuidado que Deus teve comigo, pois Ele me deu uma resposta nos Salmos e ao mesmo tempo um ensinamento de muito grande valor em Habacuque. Você não pode imaginar como fiquei feliz.
Maravilhosa postagem!
Uma linda e abençoada semana!
Bjos, Lú.

Wilma Rejane disse...


Querida amiga Lú,

Fui logo conferir o Salmo 18:9:

"Abaixou os céus, e desceu, e a escuridão estava debaixo de seus pés."

É um Salmo que fala de aflições profundas, de Deus ouvindo orações e dizendo que é maior que toda escuridão (tribulação).

Habacuque tem conexão com tudo isso.

Deus a abençoe maninha,
Obrigada pelo lindo depoimento.
WR.


Karem Feitosa disse...

Que linda mensagem amada, vc tem sido um instrumento de Deus em minha vida, e tem trazido muitas inspirações ao meu coração! Há dez anos atrás escrevi essa canção, muitas águas rolaram desde então, até que chegou o dia em que Deus nos deu a oportunidade de gravar,dia em que verdadeiramente o vale seco se tornou um manancial! Por isso quero dividir com vc a alegria de um sonho realizado! Essa canção que eu escrevi representa verdadeiramente o desejo do meu coração! Que eu possa retribuir um pouco do tanto que vc tem abençoado meu Ministério com essa página! Bjs no coração!https://www.youtube.com/watch?v=84xyobeUCks&hd=1

Wilma Rejane disse...


Amada irmã Karem,

Testemunhos como o seu me dão ânimo para prosseguir escrevendo. Saber que o Senhor Deus toca os corações, enchendo-os de fé em Sua Palavra, realizando milagres é mais valioso que todo ouro!

Obrigada pela dedicatória, vou publicar essa linda canção no blog e que Deus a abençoe muito em seu ministério.

Na paz e no amor de Jesus,
WR

Karem Feitosa disse...

Amém querida, muito obrigada pelas palavras! Será uma grande honra!

luc disse...

A paz do Senhor!!!
Irmã,estou republicando alguns dos seus estudos no meu blog, ainda sou um pouco inexperiente, não sei se está tudo dentro da legalidade, dai gostaria que fizesse uma visita, na medida do possível, para verificar se está dentro dos conformes, brevemente estarei criando meus próprios estudos, se Deus quiser!!abraços. segue-se meu endereço:
http://www.selecaoestudosbiblicos.blogspot.com.br/

Wilma Rejane disse...


A paz do Senhor Lucivaldo!

Deixei comentário em seu blog.

Deus o abençoe.