Simão, o Cirineu. A cruz e a veste branca.

Simão era africano e aguardava uma gota de sangue em sua veste



Wilma Rejane


" E constrangeram um certo Simão Cirineu, pai de Alexandre e Rufo, que por ali passava, vindo do campo, a que levasse a cruz" Marcos 15:21.

Simão Cirineu, o homem sobre o qual foi colocada a cruz de Jesus, quando de sua caminhada pela via dolorosa, era membro da colônia judaica ao norte da Ásia. Um lugar que havia sido estabelecido três séculos antes do nascimento de Cristo por Ptolomeu Lagi, que para lá transportara grande número de judeus da Palestina. Cirene, não era o sobrenome de Simão, mas uma denominação que indicava o lugar de seu nascimento, uma colônia na Líbia, localizada dentro dos limites atuais de Tunis. Um judeu africano era Simão e eles eram influentes e numerosos pelo fato de manterem uma sinagoga em Jerusalém (Atos 6:9).

Era Páscoa e Simão estava na cidade de Jerusalém para participar das cerimônias anuais no templo: a festa dos Tabernáculos, Páscoa e Pentecostes. Nessa ocasião, os homens judeus se vestiam de linho branco para participarem do sacrificio do cordeiro pascal. Se houvesse qualquer mancha que fosse na veste de qualquer homem, eles eram impedidos de entrar no templo e participar da cerimônia. 

Dentro do templo, havia um altar com cerca de 2,80 metros de altura todo feito em pedra inteira, sem corte ou trabalhada, e após o sacerdote sacrificar ali o cordeiro, ele o pegava pelas pernas traseiras e com movimentos no sentido horário, girava sete vezes em torno do altar deixando o sangue cair e escorrer pelo altar. Quando o sangue já havia saído, o sacerdote pegava uma planta chamada hissopo (tipo esponja), passava sobre o sangue e depois sacudia sobre os homens que estavam presentes para que recebessem ao menos uma gota do sangue do cordeiro na veste de linho branco, e quando isso acontecia, a veste passava a ser um troféu para a vida do judeu que viajava quilômetros para receber uma gotinha que fosse.

Simão era um desses judeus que havia saído do campo, fora dos limites da cidade, para ir ao templo receber as gotas do sangue do cordeiro pascal. Imagino que não andava vestido de linho branco pela cidade para não sujar a veste e ser proibido de entrar no templo, mas deveria guardá-la em alguma bolsa para vestir minutos antes da cerimônia começar. E Simão ia a passos seguros em seu caminho quando é interceptado por soldados romanos que "o constrangem" a levar a cruz de Jesus: "Ei, você ai, ajude-o a carregar a cruz porque ele está muito cansado e precisamos enxugar um pouco o sangue que escorre de sua face e de todo seu corpo". Simão olha bem para Jesus e apesar da face desfigurada pelas agressões, percebe ternura no olhar, mansidão e Simão não cogita dizer não, mas prontamente se inclina, e encostando o corpo em Jesus ensanguentado carrega com Ele a cruz.

Simão Cirineu, cujo objetivo era participar da cerimônia no templo de Jerusalém, para receber uma gotinha de sangue do cordeiro pascal, agora estava ali, juntinho ao Cordeiro de Deus que tirava o pecado do mundo através do sacrifício em favor da humanidade. Seu sangue  precioso de Filho de Deus, derramado no centro da terra (Jerusalém), para curar a humanidade, também escorria sobre a pele negra de Simão, o Cirineu. A Bíblia não diz quantos minutos durou a caminhada de Simão junto a Jesus, mas imagino que Jesus deva ter dito a Simão: "Não temas porque hoje você não recebeu apenas uma gota de sangue do cordeiro, mas recebeu a vida do Cordeiro em si mesmo. Eu Sou o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, crê Simão e serás salvo".

O Cirineu creu, saiu dali correndo, cambaleando, em prantos e foi direito para casa. Chegando em casa,seu troféu já não seria a veste de linho branco, gotejada de sangue, mas a salvação eterna dada pelo Cordeiro de Deus! E Simão reúne a família e fala de como aquele acontecimento do dia estava encravado dentro dele, revirando seu intimo e ele já não seria mais um judeu praticante, mas um cristão, nascido de novo. Toda a família de Simão foi impactada por seu testemunho. Em atos dos apóstolos, vemos o relato de que seus filhos e sua esposa fizeram parte da igreja primitiva: Rufo, Alexandre e a sua mãe:


"Saudai a Rufo, a sua mãe e a minha" Romanos 16:13O. O outro filho do Cirineu, chamado Alexandre, parece ter sido alguém que se desviou do Evangelho. Paulo por duas vezes cita Alexandre:"Alexandre o latoeiro, causou-me muitos males, o Senhor lhe pague segundo as suas obras" II Tm 4:14 e ainda: E entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a satanás para aprenderem a não blasfemar" I Tm1:20.

Foi assim, no cotidiano de Simão Cirineu, no meio da rua, que ele teve um encontro com Deus, através de Jesus Cristo. Um homem que não imaginou que poderia ter sua vida transformada por uma cruz, mas ao aceitar carregá-la, renunciando o percurso antes planejado, ele se torna um novo homem. Podemos olhar para Simão e aprender com seu gesto. Que Deus está perto, no nosso dia a dia, que tem interesse em mudar nossa história, desde que renunciemos a todo um passado de erros e abracemos a cruz com suas dores e promessas. Simão que guardava a veste branca para receber gotinhas de sangue, havia sido lavado, mergulhado no sangue da graça, pela fé no Cordeiro.

Que a vida de cristão é de gozo, mas também de sofrimento. É de servir ao outro e ajudá-lo a viver através do altruísmo e do amor. É de vinho e também de fel, esses elementos estavam na esponja que os soldados romanos embeberam no calvário. Simão Cirineu, em sua própria casa, teve alegria e tristezas com a família. Ao tempo em que Rufo foi fiel nas convicções cristãs e Palavra de Deus, Alexandre foi rebelde e desobediente. Simão Cirineu era um estrangeiro em Jerusalém, chamado entre os passeantes naquele dia e Jesus tem sim um plano para aqueles que se sentem distantes, estrangeiros quanto a fé. Ele nos chama de várias maneiras e pode ser em momento de alegria ou de dor (foi o meu caso), mas tudo se converte em paz interior. A maior lição dada com o episódio de Simão, é o do chamado e do servir através da fé e da confissão em Jesus como Senhor e Salvador. 

Deus nos abençoe.

Utilizei como fonte a Bíblia de Estudo Plenitude e Comentário Bíblico Broadman, Volume II, de Levítico a Rute, traduzido por Arthur Antony Boorne, ano da edição 1969, pela Junta de Educação Religiosa e Publicações da Convenção Batista Brasileira. Especificamente utilizei os comentários feitos por Ronald E. Clements para o livro de Levítico, páginas 15 a 23.

52 comentários:

Karem Feitosa disse...

Lindo demais este estudo! Me emociono todas às vezes que leio sobre Jesus. Maravilhoso é o seu amor, e a sua fidelidade.É uma honra para nós carregarmos a cruz do nosso Rei, embora muitas vezes ela nos pareça pesada, não estamos sozinhos! Ele está conosco sempre!Obrigada por esta mensagem tão edificante! Pude sentir a glória de Deus!

Obélio disse...

Deus é fascinante! Deus em Cristo continue usando a todos vocês. Paz de Cristo.

Wilma Rejane disse...

Karem,

Amanda

e Obélio

Deus os abençoe, amados irmãos.

Sarah Iwabuchi disse...

Concordo com os comentários acima, esse estudo é muito esclarecedor sem dúvida.Continue compartilhando conosco iluminações como esta, que sem dúvida ajudam e muito.
Obrigado.

CLAUDIO DIVINO PEREIRA disse...

Gosto muito dessa passagem bíblica. É a primeira vez que vejo uma referência ao Cirineu nestes termos, ou seja, ligando-o com o sangue da Cruz de Jesus.
Graças a Deus pela inspirada mensagem. Uma bênção.

Wilma Rejane disse...


Sarah e

Claudio,

Amados, obrigada por virem enriquecer o artigo com seus comentários.

Deus os abençoe.

Assis Alcantara - Servo de Deus! disse...

Inspirador... Coisa linda demais. Deus abençoe a todos!

albertotxcristo@hotmail.com disse...

Muito obrigado. Deus te abençoe sempre.

Haroldd disse...

Muito bom...eu sou da igreja IBC...igreja batista central...aqui em Fortaleza...Temos uma peça taetral...com mais de 50 Participantes...Onde se conta a historia de Simao o Cirineu...ou seja...a visao dele no que seria O GRANDE SACRFICIO (nome da peça)...é nesta hora que Simao que carrega um cordeiro com suas vestes brancas...tem um verdeiro encontro...com verdadeiro cordeiro...e que entende o que é exatamente O GRANDE SACRIFICIO...é uma verdadeira bençao esta peç...convido a todos no mes de abril deste ano...mais informacoes...entre no site da IBC....De Fortaleza

Anônimo disse...

Que bênçãos estou aqui emocionado com tão grande revelação maravilha de Deus

Unknown disse...

excelente estudo amado ,amei !! vejo que a curiosidade da Rainha de Sabá ao conhecer a Sabedoria de Salomão culminou para a vida de Simão de Cirene ,na qual foi salvo pelo 'Sangue do Cordeiro de Deus' e tbm abriu a porta como Marta para Salvação da sua 'Familia'...

Graça e Paz a todos ..

Unknown disse...

Uma maravilhosa pregação,que Deus venha abçoar cada dia mais nas suas pregações..abço.

marcelo ferreirta rosa disse...

ente muito o melhor estudo que encmtei sobre este cirinel, para ben a todos que comigo se vislumbraram com este estudo, e que Deus venha nos abencoar.

Leonildo Sagrada disse...

Eu também amei. Eu gosto muito de estudar e escacaviar a bíblia e descobrir coisa nova! Parabéns pelo assunto explanado aqui!

Unknown disse...

bencao

Unknown disse...

Muito boa essa palavra! Precisamos nos aprofundar mais nos "pequenos detalhes" que as Escrituras nos deixou, porém com revelações tremendas para o nosso ministério! O obrigado pela contribuição teológica e ministerial. Deus continue te usando mulher de Deus

Unknown disse...

Muito boa essa palavra! Precisamos nos aprofundar nos "pequenos detalhes" que as Escrituras nos deixou, porém, revelações tremendas que nos edificaram. Muito obrigado pela contribuição teológica e pela graça acrescentada em nosso ministério. Deus continue te usando!

Unknown disse...

nossa estava precisando de algo para ministrar sobre algo e isso me chamou a atenção sobre a historia desse cidadão que foi totalmente trasnformado

Unknown disse...

Muito interessante a história desse Simão que oportunidade ele teve. .

elias de melo correa disse...

Oi, parece loucura, mas ao ler essa passagem bíblica, até correndo de moto estou falando desse fascinante texto sagrado, Deus abençoe a todos.

Unknown disse...

Não sai da minha cabeça este estudo.

Unknown disse...

Paz do senhor!
Gostaria de conhecer a fonte de pesquisa do irmão , que afirma esse ritual da veste branca e do sangue pelo respingo do hissopo , não estou de maneira alguma questionando os argumentos ,mas de fato não consegui achar em nenhum lugar algo,que pudesse fortalecer essa ideia ,
Um grande abraço .

Wilma Rejane disse...



Paz do Senhor, Ivo!

Utilizei como fonte a Bíblia de Estudo Plenitude e Comentário Bíblico Broadman, Volume II, de Levítico a Rute, traduzido por Arthur Antony Boorne, ano da edição 1969, pela Junta de Educação Religiosa e Publicações da Convenção Batista Brasileira. Especificamente utilizei os comentários feitos por Ronald E. Clements para o livro de Levítico, páginas 15 a 23.

Obrigada,

Deus o abençoe.

Unknown disse...

Rômulo Rocha
Amada graça e paz de Cristo.
Sou voltado pro louvor do Senhor.
Mas hoje senti o desejo de ler a Bíblia e o tema que o senhor Jesus me revelou foi a cruz,
E logo em seguida este testo maravilhoso, estou ardendo com fogo do Espírito Santo.
Nao queria deixar esta chama se apagar, preciso mais deste alimento espiritual para ajudar no meu estudo biblico.
Romusick@gmail.com
Quando estiver com um link de ensino favor me enviar o estudo.
Grato!

Unknown disse...

Amada apdsj!
Gostaria de segui la nos meus estudos.
Favor me enviar sempre uma msg nova.
Grato!

Unknown disse...

Gostei muito deste estudo sobre este homem que pra muito quase passa sem importância mais quando começamos a visualizar nos por menores constatamos um imenso e profundo ensino para nossa vida espiritual, muito obrigado

Unknown disse...

Foi muito edificante para minha vida espiritual gostei muito,obrigado

Unknown disse...

Estudo maravilhoso, Jesus é lindo mesmo...muito bom estar na presença Dele!!
Fui salvo pelo sangue!!

Unknown disse...

Maravilhoso estudo, recebi muito da parte de Deus. Louvado seja Deus por vossa vida paz.

Unknown disse...

Obrigada por mais essa postagem... estudei e usei em uma das minhas ministrações, e Deus fez algo lindoooo....
Obrigada.... que Deus continue usando sua vida pra abençoar a minha kkk

Unknown disse...

Amo estudar a palavra de Deus e amei aprender um pouco mais. Deus continue abençoando sua vida meu amado irmão. Muito feliz. Obrigada Senhor Deus.

Unknown disse...

Amo estudar a palavra de Deus e amei aprender um pouco mais. Deus continue abençoando sua vida meu amado irmão. Muito feliz. Obrigada Senhor Deus.

Fabiano gardi disse...

Mas simao foi constrangido a levar a cruz. Ele não se ofereceu para levar a cruz de livre vontade

Anônimo disse...

Ótimo estudo uma boa base de pregação.

Anônimo disse...

pr. Akiva...muito bom...

Unknown disse...

Muito bom! Que o Senhor continue lhe agraciando.

Unknown disse...

Muito bom! Que o Senhor continue lhe agraciando.

Unknown disse...

Graças a Deus pela direçao à publicaçao.

Unknown disse...

Graças a Deus pela direçao à publicaçao.

Unknown disse...

Muito linda esta mensagem, ela foi base para a pregaçao de um varão abençoado que pregou na igreja que congreguei e hj buscando para me preparar para pregar achei esta mensagem

Unknown disse...

Parabénsssss gostei muito da publicação.
Glórias a Deus...

Unknown disse...

Muito lindo,carego esse nome que minha mãe me deu amor de mas

Nicinha disse...

Sou católica, mas me edifico sempre com quem tem a palavra a oferecer. Louvado seja Deus pelo dom a sua vida! Obrigada pela explicação, me edificou muito! Abraços.

Joao.goldplatinum@gmail disse...

glorias a Jesus ,que revelaçao maravilhosa ,que continue a usa este vaso ,vaso de honra

Anônimo disse...

Sou dá CCB, muito lindo essa explicação, concordo! Deus abençoe e ilumine sempre em todos seus estudos

Unknown disse...

Estou compactada por esse estudo. Foi revelador em muitos aspectos. Coisa linda!

Unknown disse...

Fiquei muito impactada com esta história. A Bíblia continua divina para meus conhecimentos, e cada dia me alegro em aprender as coisas de Deus.

Confiar em Deus disse...

Parabéns pela postagem, pois nos proporciona uma belíssima reflexão sobre nossa vida.

Unknown disse...

Muito linda essa historia,ate entao nao sabia de quem de fato se tratava aquele homem que ajudou a jesus,muito bom

Luís Fernando disse...

Estudo maravilhoso sempre leio os estudos, Deus abençoe sua vida

Unknown disse...

Estava pesquisando sobre as vestes brancas e me deparei com esse magnifico estudo. Deus seja louvado e abençoe abundantemente a irmã Wilma Rejane.

ATELIÊ LU POSTAL disse...

Graça e Paz....

Sempre acompanhando seu blog.
Muito edificante, agradeço a Deus pela sua vida.
Na deixe de compartilhar conosco seu conhecimento.
Um abraço