A morte do grão de trigo



“Em verdade, em verdade vos digo; se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só, mas se morrer, produz muito fruto”. João 12:24.




Wilma Rejane


Jesus falava para os gregos que  estavam em Jerusalém: “Ora entre os que subiram para adorar durante a festa, haviam alguns gregos; que se dirigiram a Felipe e rogaram: queremos ver Jesus” João 12: 20-21.  O grão de trigo foi uma simbologia empregada para explicar sobre vida e morte e também morte e ressurreição, tais temas eram motivo de contenda entre gregos e judeus.  Para os gregos, a morte era algo terrível, uma vez que o corpo era considerado fonte de beleza adornado pela alma, o corpo fazia parte da cultura estética relacionada à ética, pois beleza para os gregos não era apenas matéria, mas valores de característica metafísica.

A morte do grão do trigo significava morrer para o mundo, renascer para Deus. Morrer, era renascer para Cristo Jesus, pela fé em Seu nome.  O grão de trigo, lançado em terra para ser transformado em planta, se despe de sua casca, se desnuda e ressurge  com nova aparência (por dentro e por fora). Tal grão conservará alguns de seus elementos, porém terá renascido para uma nova vida em que dará origem a muitos outros grãos. 

Jesus poderia ter usado o exemplo de qualquer outro grão, mas ao falar sobre trigo, Ele também fala de si mesmo: Ele era o Pão da vida, que haveria de morrer e ressuscitar ao terceiro dia. Deixaria a aparência física de homem para receber um corpo glorioso e ser elevado ao céu. Atos 1: 6-9. Tudo era loucura para gregos e também judeus que ficavam divididos quando o assunto era morte e ressurreição. Saduceus e fariseus divergiam quanto a isso: “Pois os saduceus declaram não haver ressurreição, nem anjo, nem espírito; ao passo que os fariseus admitem todas essas coisas" (At 23.8). Jesus não falava para acariciar egos, agradar homens ou sistemas religiosos: “senhores gregos, se vieram até Jerusalém para me ver, saibam que é preciso morrer para viver. É preciso se despir do velho mundo, velho homem e se revestir de eternidade pela renúncia ao pecado, pelo arrependimento !“



Ver Jesus era o pedido dos gregos. Ver Jesus é o que muitos também pedem em nossos dias. P que isso aconteça é necessário não apenas uma viagem de um lugar a outro, de uma igreja a outra, de uma filosofia a outra, de religião em religião. Para ver Jesus, é necessário  arrepender-se profundamente dos pecados, buscar a vontade de Deus para nossa vida, renunciar, perseverar dia após dia em seguir a direção do Espírito Santo.

Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo,  preservá-la-á para a vida eterna” João 12:25.



"Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação. Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria;  Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos. " 1 Coríntios 1:21-23



A transformação do grão em planta é visível, mas acontece primeiramente no interior, porque lá no íntimo do grão é que está a força necessária para seu desenvolvimento. E tudo começa em nosso coração, primeiramente ele é transformado e consequentemente, nossas ações, atitudes se tornam visíveis aos homens gerando tantas e tantas sementes que irão servir de pão para outras vidas, porque na nova vida Jesus está. A decisão de mudar é nossa, a transformação é obra de Deus.  O grão tem a vida em si mesmo, mas não brotaria em forma de planta se não houvesse quem o regasse, cuidasse para não ser arrancado da terra, pisado e lançado fora como inútil. E assim é Cristo para conosco, aquele que se entrega a Ele é aperfeiçoado.


Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição;  Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado. Porque aquele que está morto está justificado do pecado. Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos; Sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre ele. Romanos “.6:5-9


Oração: Senhor Deus, preciso de Sua ajuda para me tornar uma nova pessoa a seguir e obedecer Tua Palavra. Perdoa meus pecados, transforma meu coração para que eu possa te servir em espírito e verdade, sou um pecador que necessito de Tua graça, Tua presença e direção, me faz vencer o mundo e ter forças para prosseguir sem negar o Teu nome. Senhor Jesus, tem misericórdia de minha vida, ajuda-me, não me deixes,  lembra-te de mim para que eu possa viver em Teu Reino eterno e nessa terra cumprindo Tua vontade, oro em Teu nome, amém!




5 comentários:

Karem Feitosa disse...

Que lindo este textominha amada irmã, e mais lindo ainda é ver Jesus te usando pra nos edificar. Estes dias eu estava estudando esta passagem para ministrá-la na Igreja e fui diretamente à sua página para ver se havia algo escrito sobre o assunto. O seu blog virou referência para mim nas ministrações, pois sabemos que o que traz vida é a palavra revelada ao nosso coração, até fico com vontade de sugerir que vc escreva sobre algumas passagens, porque seu blog sempre trás riquezas que nos acrescentam muito, podemos ministrar uma palavra várias vezes, e a cada ministração, Deus revela algo novo.Obrigada minha irmã por ser um referencial na nossa geração e por trazer todos os dias ao nosso coração um maná fresco direto do trono de Deus, a cada dia vc entrega para os leitores uma semente, que será semeada em muitos corações, é assim que vejo o seu ministério, um grande abraço:
2 Coríntios 9:10
Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça.

Wilma Rejane disse...



Oi Karem,

Agradecida a Deus fico por suas palavras, amada irmã.Que sua vida seja assim como uma planta de trigo a alimentar outras vidas.

Obrigada, Deus a abençoe.

Unknown disse...

exelente aplicaçao Deus continue abençoado a irma!!

Unknown disse...

Sensacional. Uma explicação muito excelente, muito clara e muito rica ao mesmo tempo,onde quem ler , também irá desejar ser transformado.
DEUS abençoe sua vida e seu ministério amada.

Anônimo disse...

Querida irmã Wilma fui muito abençoada com essa mensagem! Que Deus continue te abençoando sempre. Que Deus abençoe Sua vida seu ministério!