Subindo Ao Monte Sinai




"Porém agora tira os atavios, para que saiba o que te hei de fazer" Êx 33:5


A Palavra foi dada por Deus aos filhos de Israel. Atavios significa: Adornos, enfeites, jóias. Por que deveriam tirá-los? Porque por meio dos atavios, os israelitas cumpriram o perverso desejo dos seus corações. Moisés havia subido o Monte Sinai para falar com Deus. Eles ficaram embaixo. O silêncio de Deus e de Moisés os incomodou. Reuniram os atavios de toda multidão e entregaram a Arão para que fosse feito um deus. Um bezerro de ouro. "Este é o teu deus, Ó Israel, que te tirou da terra do Egito". Êx 32:4


Não há pecado em enfeitar-se, ter atavios. O problema é quando estes se tornam mais reluzentes e preciosos que a riqueza do espírito. Isto é possível, quando a matéria se torna deus, e o homem materialista. O valor das coisas é exaltado em detrimento ao valor humano. Dessa forma, o homem se distancia de Deus: "Quem subirá ao Monte do Senhor, ou quem estará no Seu santo Monte? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma a vaidade, nem jura enganosamente" Sl 24:4.

Subir ao monte, exige despojo. Coração sem atavios, mas puro, limpo, sincero. Os atavios são empecilhos que impedem uma comunhão sincera intensa com Deus. É a soberba, a rebeldia, a mentira, a incredulidade... "Tira os atavios para que saiba o que te hei de fazer". Moisés foi o único a subir o monte. Ele não era perfeito, seu coração, contudo era totalmente desataviado. Ele se entregava sem reservas. Confiava plenamente. Amava a Deus com intensidade. Não havia nele atavios capazes de "fabricar" deuses estranhos.


Arrependimento

Certos "atavios" podem parecer fascinantes para nós e valor algum ter para Deus. Estes são frutos do pecado, nascidos no interior se acumulam no espírito tornando-o impuro. Com tanto "peso", somos incapazes de subir ao monte. É necessário largar o pecado. Isto começa, aos pés do monte. Bem ali, tiro os atavios, me despojo, na certeza de que ao topo do Sinai, me aguarda a maior riqueza. O arrependimento é fruto da confissão, da humildade, da percepção da dependência absoluta de Deus: "Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes" Tg 4:6.


Comunhão

Abandonar os vícios pode parecer doloroso e impossível. Existem pessoas no mundo inteiro, neste momento, sofrendo com os mais terríveis males. Muitos se sentem sozinhos. Não ousam sequer "olhar para o monte", porque a jornada parece impossível, são tantos atavios... Para Deus não há impossível. Nem mesmo a morte. A "morte morreu" nas mãos de Deus. Ele tem a vida. E o melhor, Ele nos formou para sermos vencedores, felizes. O pecado não é senhor do homem, este não foi criado para ser seu servo, é um engano! Um engano que destrói! Faz com que a multidão seja mais atrativa, confiante e segura. Os Israelitas agiam assim. Preferiam a multidão, para juntos, fabricarem seus próprios deuses, sem poder, sem força, sem amor, sem vida. Engano! Também Frequente em nossos dias!


"Suba ao Monte", se entregue a Deus, sem reservas, deixe que Ele conheça o fruto de seus lábios. Confesse todas as suas culpas. A felicidade é possível! Deus transforma morte em vida: “Porque para Deus nada é impossível" Lc 1:37.


Sem Ti Não irei

"Se Tu mesmo não fores conosco não nos faças subir daqui" Êx 33:15.

Bem no alto do Monte estava a revelação. Ali a glória de Deus se manifestou. Deus tem para nós, plano diferente e superiores aos nossos. A vida com comunhão é bem diferente de uma vida distante e imersa em "atavios". Sou grata pela presença Divina. Pela bondade que excede todo entendimento, por Cristo Jesus que proporciona a todo o homem a felicidade, a condição de salvação. Não faz sentido ir a lugar algum sem Deus. Ele nos ama, não faz acepção de pessoas. Moisés, foi o único a subir o Sinai porque escolheu amar a Deus, anelou Sua presença, Sua vontade, se entregou completamente. Deus nos convida: "tira os atavios para que saiba o que Te hei de fazer". E o que Deus faz é sempre grandioso, eterno.


Wilma Rejane

16 comentários:

Ivan Panicio disse...

Saudaçõe sem Cristo Jesus

Parabéns pelo Blog!

Que o Senhor continue lhe abençoando

Ivan Tadeu
www.ivantadeu.com.br

Wilma Rejane disse...

Obrigada Tadeu,

Abençodo sejas, em Nome de Jesus.

Fer + q Vencedor disse...

Linda publicaçao. Deus falou comigo atraves de vc. Continue postando. Nao esmureça.

Patricia Braga disse...

Que possamos diariamente identificar os atavios que impedem de estarmos em comunhão com o Senhor. Graça e Paz!

Anônimo disse...

É tremendo gostei.
Que Deus te abençoe grandemente.

Anônimo disse...

Que possamos verdadeiramente tirar os adornos que impede de subirmo para o ceu qual Jesus foi preparar para seus servos

Unknown disse...

Mas o fato de eu não usar eu estou pecando ou sendo santarrona.
Meu face é ozinaide silva

PB.ALMEIDA disse...

E LAMENTAVEL QUE A INTERPRETACAO DOS IRMAOS E DE TAPAR O SOL COM A PENEIRA; TODOS NOS SABEMOS QUE OS ATAVIOS ESTAO LITERALMENTE LIGADOS A VAIDADE DO EGO DA BELEZA ESTITICA QUE EXALTA SENSUALIDADE. ONDE E EXPOSTO NOS BORDEIS DA VIDA LEVIANA REPRESENTADO PELAS PROSTITUDAS DA VIDA SEM DEUS.QUANDO O SALMISTA
FAZ A PERGUNTA QUEM ENTRARA NO REINO DOS CEUS? E VEM A RESPOSTA AQUELE QUE E LIMPO DE MÃOS E PURU DE CORACÃO QUE NÃO ENTREGA SUA ALMA A VAIDADE.
ELE ESTAR GENERALIZANDO TODO TIPO DE VAIDADE QUE MOSTREM A SOBERBA DA CARNE.
ENTÃO IRMAOS NAO TROQUE O SANTO PELO PROFANO.ENCONTRAMOS NO NT.AS MULHERES SENDO ACONSELHADAS PARA NAO USAR ATAVIOS AI VEM OS FALSOS PROFETAS E DIZ QUE NAO E PECADO VAI PRESTAR CONTA NO GDE. DIA DO SENHOR. QUE DEUS TENHA MISERICORDIA DOS QUE EPREGAM O ERRO E DOS QUE DAO OUVIDOS.PB.ALMEIDA..

Unknown disse...

Amado irmão Almeida, volte a ler ,acho q entendeu errado.Em Cristo Maria.♥

Unknown disse...

Que palavra preciosa! Louvado seja Deus por sua vida minha irmã!

Nicinha Fernandes disse...

Obrigada pela palavra,tirei minhas dúvidas deus seja louvado. Maria

Fil Santos disse...

Irmã, diz a verdade em seu corpo completo, amada. Usar atavios, e todas as coisas do gênero é pecado sim. Existe toda uma doutrina bem estruturada e sólida sobre esse assunto nas Escrituras(Gn.35; Ex.32 e 33; Is.3. 16 endiante; Ez.28.11 endiante; etc.) O exterior do filho e filha de Deus deve refletir a sua essência, o seu conteúdo. Ex.: se alguém deseja convencer à outrém que esses adornos abomináveis não estão em seu coração, então tudo o que não é necessário, sendo apenas objetos de vaidade e glória humana não deve estar no exterior daquela pessoa. Medite mais pra alcançar o verdadeiro entendimento sobre o assunto; pois existem muitos relatos, fora os bíblicos, de que pessoas viveram experiencias com Deus indo ao Inferno e vendo lá almas que enquanto em vida aqui na terra, usavam essas coisas e foram parar lá por esse motivo. Isso foi dito pelo anjo que as levou àquele lugar de tormento. "Desde agora ninguém me inquiete, porque trago no meu corpo as Marcas de Cristo"Gl. 6. 17. Não são as marcas dos furos nas orehas, não as marcas das pulseiras e colares, das tintas nas unhas e da maquiagem de rosto, não são as marcas de tatuagens, mas as marcas de Cristo. Mas, muitas pessoas concordam com as suas palavras irmã. É o que vejo nos comentários. Será que elas estariam concordando tanto se o que estivesse escrito fosse apenas a Verdade de Deus? Elas se sentem atraídas pelo engano das palavras; uma mistura de verdade com mentira. A pior coisa que tem é quando uma pessoa lê a Palavra de Deus na intenção de atender a própria vontade. Façamos a vontade do nosso Deus, irmãos! "E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovacão do nosso entendimento para que saibais qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.(Rm. 12. 2). Leia e entenda Igreja remanescente do Senhor! Estes falsos profetas são como os lobos devoradores que sem doutrina quem lotar as igrejas, mas não querem povoar o Céu. As pessoas que lhes emprestam os ouvidos e coracões são como aquele brasileiro que tá sempre querendo dar aquele famoso e pós-moderno jeitinho pra facilitar as coisas, economizando aqui e alí. Devemos nos entregar sem reservas, irmãos. Existe todo um trajeto pra alcançarmos o Céu, se adulterarmos o combustível da Palavra, a nossa vida útil espiritual perecerá antes de alcançarmos esse tão almejado Céu de glória. E quanto a irmã, autora desse escrito, escreva o que as pessoas realmente precisam ler e não o que elas desejam ler. A paz amada. Fique ligada!

Fil Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fil Santos disse...

O próprio Jesus disse em Mt. 22. 29: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. Antes Oséias inspirado por Deus no cap. 4. 6a, disse: "O meu povo perece por falta de conhecimento; ..."

Unknown disse...

Irmao Felipe concordo com você nos dias que estamos vivendo o que mais tem são lobos distorcendo a palavra de Deus.falsos mestres.pregam o que os crentes querem ouvir.mais os verdadeiros cristãos ainda estão lutando pela verdade. Que Deus abençoe o irmao continuei defendendo a palavra de Deus.a paz do senhor Jesus

Valter Nogueira disse...

Cada um cria para si mesmo doutores sugando a sua própria concupiscência