O Homem Nu Do Evangelho de Marcos



Wilma Rejane


O Evangelho de Marcos relata com exclusividade um fato curioso ocorrido na prisão de Jesus, quando Satanás enfurecido possui Judas: “Entrou, porém, Satanás em Judas, que tinha por nome Iscariotes, o qual era do número dos doze". Lc 22:3. Judas então reúne para si  grande número de pessoas armadas e se dirige para o Getsêmani. Entre os que estão sendo conduzidos por Satanás: “os principais dos sacerdotes, escribas e anciãos” Mc 14: 43. A composição dessa turba é assustadora! Trazendo esse episódio para os dias atuais, seria como se os mais nobres representantes da igreja estivessem entre os que perseguiram e traíram Jesus. Creio, porém que existe hoje um remanescente de ministros sinceros, que amam verdadeiramente a Jesus e se negariam a fazer parte do exército endiabrado.

Voltando ao fato curioso, e que sempre me chamou muito atenção é o de que naquele dia obscuro da prisão de Jesus, onde os maus zombaram dos bons, havia entre os discípulos um jovem envolto a um lençol. Diz a Palavra: “E certo jovem o seguia, envolto em um lençol sobre o corpo nu. E lançaram-lhe a mão. Mas ele, largando o lençol fugiu nu” Mc 14:51, 52. A primeira pergunta que me vem à mente é: Quem era esse jovem? A tradição o identifica como o próprio Marcos, discípulo e escritor do Evangelho de mesmo nome. Tudo porque  acreditam que a última ceia ocorreu na casa dele no que discordo total e absolutamente.

É só fazer uma leitura cuidadosa sobre o episódio da santa ceia para descobrir que a casa onde os doze se reuniram com Jesus, não era a de Marcos. Estou desmentindo uma tradição secular, não sei, porém, como ela se firmou. Vejamos:


E, no primeiro dia dos pães ázimos, quando sacrificavam a páscoa, disseram-lhe os discípulos: Aonde queres que vamos para os preparativos da páscoa? E enviou dois dos seus discípulos, e disse-lhes: Ide à cidade, e um homem que leva um cântaro de água, vos encontrará: segui-o. E onde quer que entrar, dizei ao senhor da casa: O Mestre diz: onde está o aposento em que hei de comer a páscoa com os meus discípulos? E ele vos mostrará um grande cenáculo e preparado, prepara-a ali. Mc 14: 12,15.

Se a ceia ocorreu na casa de Marcos, Jesus e os discípulos não saberiam onde ficava? Por que pedir direção ao homem com o cântaro? Sendo o local da ceia já preparado com antecedência por Jesus, como Marcos não o saberia? Ele não veria Jesus a entrar e sair do aposento?  Para mim está claro que a ceia não foi na casa de Marcos e que o atual local em Jerusalém, chamado de Igreja de São Marcos Síria Ortodoxa, erra ao apontar o lugar- centro de peregrinação- como sendo o da realização da última ceia. Lá existe até uma inscrição em pedra afirmado ter sido ali o último local onde Jesus se reuniu com os discípulos. É engano. 


O Homem Nu

Não poderia ser Marcos. Por que, estando em sua casa, ceiando com Jesus, vestiria um lençol? Se a ceia realmente tivesse sido na casa dele, este seria mais um forte motivo para que o homem nu não fosse identificado como Marcos. Ele teria condição suficiente para escolher uma roupa adequada para a ceia, até mais que os outros discípulos.

Um Lençol...

O que me intrigou nessa passagem, além da identidade do homem nu, foi o porquê de suas vestes. Seria alguém sem posses? Tão pobre a ponto de cobrir-se de forma imprópria? O lençol teria sido doado? Seria ele um mendigo? Esse fato trouxe-me muitas interrogações e também muitas respostas.

A fuga dos Discípulos

“Então deixando-os todos fugiram” Mc 14:50. No momento da prisão de Jesus, a multidão ataca seus discípulos, com espadas, paus e palavras de ordem. Eles fogem, em demonstração de covardia. Não foram capazes de suportar o jugo e permanecerem ao lado do mestre até a crucificação. Costumamos criticar os fujões, mas será que agiríamos diferente?! Naquele instante o ato não foi louvável, porém a sobrevivência deles garantiu posteriormente a propagação do Evangelho e da Igreja.

Quem era o homem?

A Escritura dá a entender que ele resistiu às agressões, mas fugiu em seguida:“E certo jovem o seguia, envolto a um lençol, sobre o corpo nu. E lançaram-lhe a mão, mas ele, largando o lençol fugiu nu” Mc 14:51, 52

Este homem tinha a Jesus como o bem mais precioso, para ele, não importava se iriam zombar ou achá-lo ridículo, o mais importante era seguir o Mestre. Imagino que o agarravam pelo lençol e ele se esquivava até enfim abandonar a veste em semelhança a ação de José do Egito fugindo da esposa de Potifar. E pensar que sua veste era de valor tão insignificante para a multidão, mas tão valiosa para ele. Quem sabe, o único bem.

O homem nu do Evangelho de Marcos me deixa a lição de que ao olhar para Jesus e segui-Lo estou livre da vergonha. Já não é de veste humana que se faz o meu ser, mas da espiritual, dessa aprouve a Deus nos cobrir. No livro de Josué lê-se: “Hoje revolvi de sobre vós o opróbrio do Egito” Js 5:9, ou seja: revolvi a escravidão, a vergonha. O homem nu, não se sentiu constrangido a seguir Jesus envolto a um lençol, porque seu espírito estava coberto de uma veste excelente, sua vergonha não era a de ser pobre e solitário, mas consistia em ter sido miserávelmente pecador. Antes nu, agora vestido, mesmo nu.

“Eis que venho como ladrão. Bem aventurado aquele que vigia e guarda suas vestes, para que não ande nu, e não se vejam suas vergonhas” AP 16: 15.

Imagino os sacerdotes, vestidos de linho, adornados com ouro, cercando o homem vestido com um lençol. Aqueles pobres, cegos e nus, enquanto este, vestido esplendorosamente. O homem nu representa  também  os santos que perseguidos por aflições tantas, por armadilhas do mal, se vêem tentados a largarem as vestes espirituais,  abandonarem Jesus Cristo e prosseguirem nus no mundo, aprisionados pela turba.

O homem nu, do Evangelho de Marcos me reporta aos perseverantes, aqueles que estão na contra mão da multidão: Pensam e agem diferente, porque servem a um Deus excelente. Que esse homem, sem nome nos ensine a persistir em  seguir Jesus com simplicidade e amor, com afeto pelo Reino e desprezo pelo pecado.

Fiz um segundo artigo sobre o tema: quem é o homem nu? você pode ler acessando:


Em Cristo.

Biblia de Estudo Plenitude

38 comentários:

Maurício de Souza Lino disse...

Caríssima irmã Wilma, saudações fraternas em Cristo!
Uma postagem muito rica. parabéns.
Quero trazer-lhe a memória, Amós 2,15-16.
Paz do senhor!

Wilma Rejane disse...

Saudações Fratermaurício!

Permite-me transcrever os versiculos de Amós que citaste? Assim sacia a curiosidade dos leitores, tudo bem?

"E não ficará de pé o que maneja o arco, nem o ligeiro de pés se livrará, nem tão pouco se livrará o que vai montado a cavalo. E o mais corajoso entre os nobres fugirá nu naquele dia, diz o Senhor" Am 2: 15,16.

Ou seja, a aparição do Senhor Jesus tornará os homens indefesos, a hora de armar-se e vestir-se é hoje mesmo.

Obrigada irmão, Deus o abençoe.

Unknown disse...

É um bom ponto de vista!
FIQUE COM DEUS

Anônimo disse...

Fantástica sua linha de raciocínio. Também achei que não poderia ser Marcos, não tem cabimento textual. Acredito que sua interpretação foi precisa e muito coerente. O homem que ficou durante a perseguição já havia sido liberto da vergonha, e a única coisa valiosa para ele era o Cristo. Talvez tenha sido ele o verdadeiro Discípulo Amado.
Que a paz do Senhor esteja com você. Que o a luz do Pai Celestial por meio do seu Filho Santo ilumine o mundo. Fique com Deus.

Anônimo disse...

Olá Wilma, eu estava lendo oque voce escreveu, e realmente faz sentido oque voce pensa. Mas isso não exclui as possibilidades da casa ser de Marcos. Marcos escreveu o evangelho muito depois da morte de Jesus, entao, podemo concluir, que quando foi celebrado a ultima ceia, Marcos era apenas uma criança.
Provavelmente apenas Jesus sabia do lugar que ele ia ceiar aquela noite, e por isso mandou os discípulos primeiro para preparar a ceia. Como os discipulos não comheciam o local, eles tiveram que seguir o tal homem com o jarro.
Lemos também , no Ato dos Apostolos, que Padro fugiu da prisão, e foi se esconder na casa de Maria, mãe de João Marcos, onde foi feita a Ultima Ceia.
Sabendo tudo isso podemos concluir que a casa era de uma mulher, que provavelmente seguia Jesus, e essa mulher era mãe de Marcos. Portanto Marcos deveria ser uma criança na epoca.
A ceia com os apóstolos acabava de madrugada, e essa hora, a mãe de Marcos ja deveria ter colocado ele para dormir apenas com um lençol. Ouvindo a conversa de Jesus e vendo que ele saia do aposento com destino ao Getsemani, O garoto, curioso, saiu de casa apenas com o lençol que usaria para dormir, e ai ficou até que Judas e os Sacerdotes chegassem para prender Jesus.
Marcos é o unico que conta esse mero detalhe, por que provavelmente era ele mesmo o jovem que fugiu nu.
Não afirmo isso com certeza. É apenas um possibilidade entre varias. Um abraço a todos!

Unknown disse...

Ótimo texto fiquei muito satisfeito com a explicação.
Quanto ser casa de Marcos, não é questão minha ainda. Agora um detalhe que chama atenção e vai contra a explicação do nosso amigo anonimo em que fala sobre a mãe cobrir uma criança com um lençol para dormir. É que no vers. 54 Pedro se esquentava junto ao fogo, logo devia ser uma noite fria e que mãe cobriria um filho só com um lençol e ainda de linho que nada esquenta?
um abraço a todos.

Unknown disse...

Boom diia, ótima postagem, de grande reflexão !

Li também a postagem de Amós que o caro irmão comentou e pensei, ser aquela postagem referente a volta de Cristo, porem, não podia ser aquele Jovem o cumprimento da ultima parte : ''E o mais corajoso entre os nobres fugirá nu naquele dia, diz o Senhor" Am 2: 16''
Podendos ser aquele o Mancebo rico, após arrependimento ter vendido tudo!

Em outro pensamento, acho que o Jovem seria João Marcos um jovem que aparece em At 12.12, At 12.25 e 15.37 e em 2 Tm 4.11 !
Admiro muito a história de João Marcos, não é tão conhecida porem muito inspiradora para nós jovens!
Poderia ser aquela a casa de sua mãe, a qual os discípulos não conheceriam e combinaria com tudo!

Além de que o Evangélio foi escrito por Jõao Marcos (o primeiro a ser escrito) e Não pelo Discípulo Marcos!


Visite meu blog também -> palavrasquetrazemvida-fe-e-ousadia.blogspot.com

Unknown disse...

Acredito sim que este jovem nu era Marcos por ser ele o mais moço do grupo,mas este nu não significa despido totalmente pois para os judeus uma das maiores vergonhas era estar nu,ou seja, bastava estar com apenas uma peça de roupa intima pra se dizer que estava nu.Com isso deixo minha pequena dúvida de que Jesus esteva nu,ou não na cruz?

Unknown disse...

Nossa.. estava procurando por essa passagem, e isso testificou no meu coração. É um mistério de Deus que pra poucos são revelados! Deus a abençoe Graça e Paz.

Unknown disse...

Caríssima irmã, o fato de os discípulos não saberem onde a páscoa/ceia se realizaria não se dá no fato de os discípulos não conhecerem o lugar, mas de Jesus guardar segredo afim de Judas não o saber com antecedência. O homem com o cântaro é a senha pela qual Pedro e João identificassem onde seriam feitos os preparativos. Quando Judas se retira ele vai ao encontro dos principais sacerdotes para indicar onde poderiam ter êxito na prisão de Jesus. Mais tarde quando a turba chega à casa de Marcos Jesus não mais estava ali, porém Marcos, já deitado é coagido a indicar onde Jesus estava. Enrolado em um lençol, pois não teve tempo de se vestir, foi obrigado a levá-los onde Jesus estava. Marcos quase foi preso na ocasião. Meus respeitos!

rosemberg disse...

Segundo Clemente, existiria um evangelho secreto de Marcos ,que afirmava ser Lazaro, o jovem pego de surpresa ao saber da prisao do mestre.

Unknown disse...

Muito interessante ponto de vista. Gostei da interpretação e dos comentários. Que Deus abençoe. A palavra é o que vivifica. Shalom Adonai!!!!

Unknown disse...

Amem

Unknown disse...

Graça e paz amados .. Muito bom o blog e o ponto de vista dos amado .. E minha primeira vês aqui e não sou muito letrado na palavras de Deus mais estou me dedicando .. Quero aprender .. Obg muito bom o ponto de vistas , e aplicável aos conhecimentos e entendimentos de todos

Pr jose Alailtom disse...

A paz do senhor querida irma quero chama sua atencao para os fatos descritos nos evangelhos nao estarem em ordem cronologica e cita a voce que existe uma linha de interpretacao de que joao marcos seja o jovem rico citado nos evangelhos iso se confirmando responderia nosas duvidas quanto ao local da ultima ceia quando a questao geografica hoje em Israel deste lugar a mais um interese financeiro sobre ele do que espiritual bom dia!!!

Anônimo disse...

Eu acho que era Pedro que estava Nu porque em João 21:7 eles estavam na praia pescando e Jesus aparece e Pedro estava Nu

kkkkk disse...

Estou muito feliz por tamanha graça... muito bom a sua linha de pensamento, parabéns

Josué Oliveira disse...

Olá Wilma, Paz seja convosco
São sábias as suas palavras e que a intenção é propagar o Evangelho.

Observando a luz das Escrituras e pedindo graças ao Espírito veremos mais alguns detalhes:
1- Você pergunta quem é esse JOVEM?
e diz que a tradição o identifica como sendo o próprio Marcos, discípulo e escritor do Evangelho de mesmo nome. Que você discorda.
Tudo porque acreditam que a última ceia ocorreu na casa dele no que discordo total e absolutamente.

Vejamos: Jesus certamente sabia onde faria a ceia.
Os discípulos não.
Por não saber eles, Jesus enviou dois dos seus discípulos, e disse-lhes: Ide à cidade, e um homem que leva um cântaro de água, vos encontrará: segui-o. E onde quer que entrar, dizei ao senhor da casa: O Mestre diz: onde está o aposento em que hei de comer a páscoa com os meus discípulos? E ele vos mostrará um grande cenáculo e preparado, prepara-a ali. Mc 14: 12,15.

compare com Mateus 21: 1-3 E, quando se aproximaram de Jerusalém e chegaram a Betfagé, ao monte das Oliveiras, enviou, então, Jesus dois discípulos, dizendo-lhes: 2 Ide à aldeia que está defronte de vós e logo encontrareis uma jumenta presa e um jumentinho com ela; desprendei-a e trazei-mos. 3 E, se alguém vos disser alguma coisa, direis que o Senhor precisa deles; e logo os enviará.

Em lugar algum se vê Jesus a entrar e sair do aposento.

João Marcos (Marcos) na época era um jovem sob o comando dos pais.

2- O Homem Nu
O JOVEM NU: Naquele tempo os filhos obedeciam e temiam terminantemente ao preceitos dos pais, principalmente os Judeus por causa da lei de Deus ou "Mosaica".
A Palavra de Deus não diz que Marcos estava ceando com Jesus, tampouco que havia um homem nu ou com um lençol envolto ao corpo nu na ceia, na verdade não se faz menção de homem nu em neste evento, mas de um JOVEM o que muda e faz diferença ao tema.
-> E, chegada a tarde, foi com os doze.
E, quando estavam assentados a comer, disse Jesus: Em verdade vos digo que um de vós, que comigo come, há de trair-me.
Marcos 14:17,18 <-> CHEGOU À TARDE COM OS 12 E SENTOU-SE À COMER<-.

No tempo de Jesus, todo israel estava sob jugo romano, portanto era de vital importância se guardar de sair só ou depois da hora duodécima. (18 hs.do Brasil).
Um Lençol...
A Ceia se estendeu até o fim da segunda ou início da terceira vigília da noite. ou seja,( 24 H. e 01 H. da manhã). e Desde a tarde todos os que estavam presentes ouviram o que Jesus falou. não se pode negar que aquele JOVEM estava presente neste cenáculo e ouviu de tudo que Jesus falou: a traição, a negação, a omissão a prisão a dispersão a morte...

Saindo Jesus com seus discípulo foram ao getsêmane. “E certo jovem o seguia, envolto a um lençol, sobre o corpo nu. E lançaram-lhe a mão, mas ele, largando o lençol fugiu nu” Mc 14:51, 52
Este JOVEM era da casa e sabia que ia acontecer tudo o que ouvira, mas como poderia ver, assistir a tudo, conferir, presenciar? Ele sabia que seu pai não o deixaria sair se pedisse, também ninguém o levaria ou o acompanharia. então se apossou de um lençol e saiu furtivamente e seguiu Jesus que, sabendo de tudo deixou porque sabia que seria fundamental e seria registrado com muita propriedade um dos Evangelhos do reino de Deus.
E quem poderia escrever e enriquecer tanto esta história com tanta veracidade se não tivesse contemplado todo o ocorrido? por isso vos digo: peçam ao Espírito Santo direção, orientação e sabedoria de Deus e Ele na qualidade de Deus único e verdadeiro vos dará certamente. Jesus vos Abençoe.

Unknown disse...

Era Marcos sim, ninguem mais viu o que aconteceu. Era sobrinho de Pedro, e o evangelical de Marcos é provavelmente o relato mais proximo do ponto de vista de Pedro. Marcos era bem joven, e mais tarde viajou com Paulo, e era tinha uma personalidade controversial.

Unknown disse...

Marcos era sobrinho de Pedro, que no future viajaria com Paulo, de acordou com Atos.

Unknown disse...

Concordo com tudo. Só quero acrescentar que Marcos era sobrinho de Pedro, e depois veio a viajar com Paulo.Tiveram que se separar em um ponto,pois brigaram.Mais tarde reconciliaram.

Alessandra moraes disse...

Alessandra moraes
Parabéns irmã, tenho certeza que essa revelação foi dada pelo proprio DEUS.

Unknown disse...

Olá Boa Noite
Meu nome é Fernando queria deixae o meu contato aqui e também minha opinião sobre esse assunto.
Meu zap é 081 989175774

Esse homem nu que a Bíblia apresenta, é o jovem rico de Mateus 19:16
Gostaria de falar mais sobre esse e outros assuntos Bíblicos
Por isso estou deixando meu contato.
Que Deus abençoe a todos.

Maria Isabel Veiga disse...

Bom dia,
Agradeço por ter colocado seu ponto de vista em meio a esta passagem que tanto me fez procurar.
Também não acreditava ser Marcos pelos mesmo aspectos.
Deus abençoe você e seu blog em prol do reino de Deus.
Abraços

Anônimo disse...

Bom dia, gostei muito deste debate e interessante , porque eu estava lendo a passagem do Getsêmani e acabei me deparando com estes 3 versículos que nunca tinha reparado. Glória à Deus sempre que nos dispomos a examinar a palavra de Deus encontramos algo novo.Obrigado amigos.

Anônimo disse...

A Paz do Senhor a todos! Tem coisas de Deus q é misterio
Talvez esse acontecimento seja um
Deus é Deus de mistério de não fosse assim ele não seria Deus. Fica a dica;D

Unknown disse...

Boa tarde acredito que seja Lázaro
Clemente de Alexandria fez esse comentário.

Cleycavalcante disse...

Não é só se for batizado que será salvo, é se crê. Agora se crê e for batizado é consequência. Não diz que só se for batizado que será salvo. A paz

Manuella Martins disse...

Foi um rapaz que foi ressuscitado pelo poder de Jesus! Naquela noite, a atmosfera da unção do Espírito Santo era tremenda. Assim como no momento em que Jesus morre e vários Santos ressuscitam, assim foi com aquele jovem. Reparem que ele está coberto apenas com um lençol, e nu. Naquela época as pessoas eram sepultadas nuas e cobertas apenas por um lençol. Lembram de Jesus? Eu ouvi uma pastora explicando isso e realmente clareou. Além do mais ele parecia assustado, eu imagino uma pessoa que ressurge da cova como deve ficar desorientada. Quando ele foi ressuscitado pela presença de Jesus, ele segui o Mestre, mesmo sem saber o que estava fazendo ainda, meio desnorteado, pois suas ovelhas ouvem a voz do seu pastor. Esse rapaz com certeza era salvo, acreditou que Jesus era o Messias, pois só os santos ressuscitaram quando Jesus morreu. Eu ouvi uma pastora falando isso é percebi que faz todo o sentido.

Unknown disse...

O HOMEM NU PODERIA SIM SER MARCOS POIS É O UNICO QUE DESCREVE TAL FATO , E MARCOS NÃO ERA DISCIPULO DE JESUS . JOÃO MARCOS ERA SOBRINHO DE BARNABE E SERVIU A PEDRO E DEPOIS A PAULO . E POSTERIORMENTE ESCREVEU O PRIMEIRO EVANGELHO. OS DISCIPULOS COMERAM A CEIA COM JESUS E NÃO NARRA QUE MARCOS ESTAVA COM ELES .

Ageison soares disse...

a graça e a paz, estava em meus estudos me veio na mente essa passagem de marcos 14:51,52. e esse rapas envolto de um lençol nu poderia ser o mesmo que estava em Marcos 5:1,20 e Lucas 8:26,39 "o endemoniado de Gadara". e relata que ele pediu para seguir jesus porem jesus não permitiu e disse que ele fosse para casa e anunciasse o que jesus tinha feito, ele foi e anunciou em sua casa e começou anunciar nas cidades de Decápolis. vemos também que somente em Lucas 8 relata que ele não andava vestido quando estava endemoniado, passando-se três anos do ministério de jesus para mim deu o intender que seria o mesmo rapaz agora seguindo jesus de longe envolto de um lençol. amém!

Reginaldo Mauricio disse...

[fantastico essas palavras sao bem mais genuinas que as muitos outros interpretes da palavra do senhor ,parabens

Patricia Leão disse...

Bom dia! Graça e paz! Muito interessante todo esse debate sobre o homem nu. Hoje, enquanto fazia o devocional com meu esposo o texto foi esse. Enquanto meu esposo lia o devocional (Pedras Preciosas do Grego 1 - autor Rick Renner), o autor começa a explicar sobre o lençol (ele vai na origem da palavra) e lá ele disse que esse lençol era do mesmo tipo do lençol que o corpo de Jesus foi envolto. Enquanto meu esposo lia essa explicação eu conclui que o jovem havia ressuscitado. Ao continuar a leitura, o autor diz que próximo ao Getsêmani estava o monte das oliveiras e que no monte havia um cemitério, e o autor conclui que aquele jovem havia ressuscitado pelo poder quando Jesus diz: “eu sou” na hora que chegam para prendê-Lo. Lendo os comentários vi que a Manuella Martins tbm fala sobre esse jovem nu ter ressuscitado e atraído pelo poder, pela voz de Jesus, o seguia.

Wilma Rejane disse...


Graça e paz, Patrícia!

Muito obrigada por sua rica colaboração, não conhecia essas hipóteses que soam Bíblicas e absolutamente possíveis, glória a Deus!

Fraterno abraço!

jlanga2005 disse...

Olá

Deus abençoe, os teus estudos tem sido uma benção. Obrigado

Wilma Rejane disse...


Graça e paz de Jesus, Jlanga!

Muito obrigada, Deus abençoe sua vida.

Anônimo disse...

eu acho que esse jovem representa uma nova era ondeos maus de coracao nao vao alcançar eu acho

Eliete Nilza disse...


Eliete Nilza
Tbm muito me intrigou essa passagem. Porque aquele jovem estaria nú somente com um lençol justamente naquele lugar onde aconteceria um fato tão importante (ao qual Jesus sabia o que iria acontecer)?
Eu acho que ele estava seguindo Jesus de longe; porque ele sabia quem era Jesus e que poderia ajudá-lo, só que ele estava com vergonha pois estava nú .
Acho que ele tinha sido assaltado e ele conseguiu apenas um lençol para cobrir sua nudez.
Vc imagina ser assaltado e tirarem tudo de vc e deixar vc nú. E se esconder justamente no lugar em que Jesus iria orar? Eu ficaria com vergonha mas ao mesmo tempo eu iria encontrar um momento em que eu iria falar porque precisava de ajuda.
Eu imagino que,quando foram prender a Jesus,a única salvação que ele tinha, então ele partiu pra defender a Jesus e os soldados quiseram o prender, então aí e ele fugiu porque não tinha como lutar só com um lençol sobre si .
Sabe quando vc está no lugar errado e na hora errada? Acho que foi isso que aconteceu com aquele jovem, que já tinha passado por uma situação traumática tinham levado tudo dele foi buscar ajuda e aquele que poderia o ajudá-lo estava sendo preso na sua presença. É de enlouquecer !!!