Deus Dos Montes, Planícies e Vales


 "Em tudo dai graça" I Ts 5:18

No Antigo Testamento, os inimigos do povo de Deus cometeram um sério erro de cálculo. Depois de terem perdido a batalha contra os Israelitas, os conselheiros do Rei da Síria disseram: "Seus deuses são deuses dos montes. Por isso, eles foram mais fortes do que nós, mas se lutarmos com eles na planície, com certeza seremos mais fortes do que eles" I Reis 20:23

Quando estavam prontos para atacar o povo de Deus, usando sua nova estratégia, Deus veio com uma surpresa para eles: "Então um homem de Deus veio e falou ao rei de Israel: "Assim diz o Senhor: Porquanto os sírios disseram: 'O senhor é Deus dos montes, mas ele não é Deus dos vales,vou entregar toda essa multidão em sua mão, e sabereis que eu sou o Senhor'" I Rs 20:28

Os sírios tinham a idéia de que Deus era "territorial", restrito em Sua habilidade de defender seu povo. Eles pensaram que Deus era apenas um Deus dos montes, mas Deus quer que saibamos que Ele é Deus dos montes, das planícies e vales! Como isso se aplica às nossas vidas?


 

O Deus dos Montes

Figurativamente falando, as colinas representam os pontos altos de nossas vidas, as experiências do cume, os momentos em que nos sentimos como se estivéssemos no topo do mundo. Certamente, é fácil de se relacionar com a idéia de Deus ser o Deus dos montes, afinal de contas:
 - Deus se revelou a Abraão como Jeová Jiré, no Monte Moriá.
- Deus deu a Lei a Moisés no Monte Sinai.
- Deus falou a Elias, em uma voz mansa e delicada no Monte Horebe
- Mesmo na vida de Jesus, a vitória sobre as maiores tentações ocorreu em uma montanha. Seu momento mais glorioso foi no Monte da Transfiguração.
- As montanhas foram usadas por Deus para os tempos de visitação e de revelação, quando Sua glória foi revelada de uma maneira especial. Esses marcos em nossas vidas são acontecimentos e experiências que nos fortalecem e nos lança o Plano de Deus.

O Deus das Planícies

Mas Deus não está conosco apenas quando estamos no topo de tudo. Ele é também o Deus das planícies. As planícies falam daquilo que consideramos ser a rotina diária, nosso dia a dia. Richard J. Foster disse: "A descoberta de Deus encontra-se no cotidiano e rotineiro e não no espetacular e heróico. Se não podemos encontrar Deus nas rotinas da casa, fazendo compras, etc, então vamos encontrá-Lo em tudo".

Deus está interessado na "planície" em nossas vidas! Não deixe a impaciência e a falta de contentamento arruinarem a importância das "pequenas coisas" em sua vida! A grama não é mais verde do outro lado!

O Deus dos Vales

E sobre os vales? Nós sabemos o que eles representam: Tempos de baixa, difíceis. Deus está conosco nos vales! Ele não nos abandona quando chegam as dificuldades. Lembre-se sempre do Salmo 23:4: "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam" Lembre-se de enfatizar a parte "a" do versículo. Winston Churchill disse: "Se você está atravessando o inferno, continue indo e recitando".

Às vezes, nos tempos difíceis, podemos ser tentados a achar que Deus não está mais conosco. Não importa o que você está passando, deus é "Aqui agora"com você! Ele não é apenas o Deus dos montes, mas Ele é dos montes, das panícies e vales. Ele é Deus em todos os momentos e em todas as épocas de nossas vidas.

4 comentários:

Anônimo disse...

A paz.. SEMPRE ABENÇOADO E EDIFICANTE SEU BLOG, COMO É BOM SERVIMOS ESSE NOSSO DEUS QUE TUDO PODE , TUDO FAZ EM NOSSAS VIDAS, O MESMO DE ONTEM , DE HOJE E SEMPRE... QUE ELE CONTINUE TE ABENÇOANDO SEMPRE.
BJO KÁ

Wilma Rejane disse...

Oi Ká!

Encontrar Deus em tudo é um desafio compensador. Perceber que na alegria e na tristeza Ele nos guarda é animador.

Obrigada Ká, Deus a abençoe.

Bjs!

Unknown disse...

Verdade Deus é o nosso refúgio e Fortaleza.

Unknown disse...

Amém