Parábolas da vida real: por que isso está acontecendo comigo?





Wallace Sousa


Sou uma pessoa muito afeiçoada a parábolas, alegorias, contos de ficção e romances bem escritos. E isso vem desde pequeno. Por isso, quero compartilhar com vocês, caros leitores, duas pequenas parábolas que podem ajudá-lo a entender o porquê de certas situações e saber ter paciência para esperar o vento mudar de direção.

A primeira que quero contar é a estória da borboleta do bicho-da-seda. Como todos devem saber, uma borboleta é uma ex-lagarta e uma lagarta é, dependendo da espécie, uma futura borboleta. Todavia, antes de a borboleta poder ganhar os céus com suas lindas e imponentes asas, ela precisa enfrentar o isolamento e a prisão do casulo. Então, só depois disso ela deixará de ser lagarta e será borboleta. E o nome desse processo é metamorfose.

O que é a metamorfose? É a transformação da lagarta em borboleta, por meio de um complexo e interessante processo. A lagarta, quando percebe que está se aproximando o tempo de deixar de ser ligada às coisas da terra e se tornar ligada às coisas do céu, ela se fecha em um casulo para, depois de um certo tempo, sair totalmente transformada. Mas, sua saída do casulo, longe de ser fácil, é difícil, demorada e custosa.



A segunda coisa que quero fazer menção é o diamante, cuja história tem algumas semelhanças com a da borboleta, visto que o diamante também já foi carvão um dia. Mas, como ele veio a se transformar em diamante? Através de um processo lento e trabalhoso, em que ele ficou no ventre da terra debaixo de muita pressão e calor. Logo, o que conhecemos como diamante nada mais é do que um carvão transformado pelo tempo, pelo calor e pela pressão.

Mas, e o que isso tem a ver com você? Tudo. Sim, perceba:

- muitas vezes você se sente prisioneiro de alguma situação que é obrigado a suportar. Mas, depois de vencida essa prova, você sai dela transformado, da mesma forma que a borboleta. Ou, como o carvão, é necessário que você suporte algumas situações que lhe pressionam e sufocam, a ponto de você pensar que não vai conseguir sair dela.

Mas, o que vai importar mesmo é o que você vai se tornar depois disso tudo: alguém melhor e de mais valor. Então, a partir de agora, passe a encarar as situações adversas como etapas de um processo de transformação, que tem por objetivo fazer de você alguém melhor, mais forte, mais belo e brilhante. Alguém de mais valor. Portanto, saiba que situações assim não vem para lhe destruir, mas para lhe aperfeiçoar.

Sabe por quê? Porque foi para isso que seu Criador lhe fez: para chegar ao Céu, como a borboleta, deixando o passado de lagarta para trás. E, como o diamante, para brilhar, valorizando a coleção do Rei dos reis e Senhor dos senhores, nosso Salvador.

Que Deus te abençoe e até a próxima!

Wallace é colaborador do Tenda na Rocha e escreve Aqui

Nenhum comentário: