Peregrino em Meseque e habito em Quedar - Sl 120



"Angústia é um nó muito apertado bem no meio do seu sossego."
Adriana Falcão





Wilma Rejane



"Ai de mim que peregrino em Meseque, e habito nas tendas de Quedar Sl 120:5"


Uma lamentação transformada em cântico. Esse Salmo, dos degraus, foi concebido por Davi em momento de grande angústia. Como herança, anos mais tarde,  passou a ser  entoado por peregrinos quando subiam as montanhas para Jerusalém nas festas anuais. Uma espécie de lembrança e louvor por ter Israel habitado entre inimigos e sobrevivido as muitas batalhas.

Meseque e Quedar, estão no Salmo de forma metafórica, simbolizando tribos guerreiras.  Quedar, descendente de Ismael ( filho de Abrão com Agar) era poderoso líder tribal habitando  nos desertos quentes ao Sul da arábia, onde vivem os beduínos ( Ez 27:21) Meseque, Um dos filhos de Jafé (filho de Noé), deu seu nome a um povo indo-europeu que vivia na região do mar Negro ou do Cáucaso.

Peregrinar em Meseque e habitar em Quedar , espiritualmente falando, é experimentar angústia e desejar a paz. É como viver em lugares estranhos, cercado de perigo. Davi prossegue no lamento dizendo: “ A minha alma a bastante tempo habitou com os que detestam a paz. Pacifico sou, mas eu falando, já eles estão em guerra” (Sl 120:6,7).  Você já se sentiu em Meseque e Quedar?

Quando meus olhos pousaram sob esse Salmo fiquei curiosa por saber onde se localizava Meseque e Quedar. Ao descobrir, entoei louvores, tal qual os peregrinos na subida das montanhas em direção a Jerusalém! Quantas vezes me senti como Davi, peregrinando nesses territórios conflituosos e recebi livramento! Na verdade, esses territórios nos cercam diariamente e por vezes, sentimos “o bafo” dos bárbaros em nossa face, as flechas dos arcos inimigos nos mirarem e serem desviadas pela providência Divina.




Meseque e Quedar são sinônimos de nossas angústias, de batalhas que travamos conosco e com o mundo. Por tantas vezes esses territórios se fazem real dentro de nós, porque temos que vencer dúvidas, medo, abandono, doenças e tantos outros males que guerreiam com menor ou maior intensidade contra nosso sossego. Ninguém está livre de peregrinar em Meseque e habitar em Quedar. Vejam, Davi discerne o peregrinar e o habitar.

É que algumas dores passam rapidamente por nós, outras literalmente “armam as tendas” e fazem morada. E Davi era um homem de paz, habitando na guerra. Jesus é a própria paz e estando entre nós, como Messias Salvador, peregrinou em Meseque e habitou em Quedar. Inimigos o cercaram por onde quer que fosse, contudo Ele venceu! Porque nenhum conflito, por maior que seja, pode vencer o amor de Deus por seus filhos.

Se houver guerra, Ele será o Escudo. E com esse Escudo, apenas um homem poderá vencer um exército inteiro! Foi assim que Davi venceu o gigante Golias e em seu cântico de ação de graças, profetizou: “Deus é o meu rochedo, e nele confiarei; o meu escudo e a força de minha salvação, e o meu alto refúgio. Ô meu Salvador, da violência me salvaste” “ II Samuel 22:3. Porque a força humana é falha, sem Deus sucumbimos em Meseque e Quedar.

Oração: Senhor Deus, estou peregrino em Meseque e por muito tempo tenho habitado em Quedar, mas confio em Ti para ser meu Escudo e socorro, para que eu possa  “subir os degraus em direção a Jerusa1ém” entoando louvores de livramento como memorial de vitória. Livra-me e fortalece-me segundo Teu Espírito, em nome de Jesus, amém!

5 comentários:

ALBERTO disse...

Irma Wilma, com a sua pemissao eu meditei neste texto e o Senhor me deu, vejo que è oportuno para todos nòs.
SALVAÇÃO DA FAMÍLIA DE LÓ
Gen 19:12“ Então disseram aqueles varões a Ló: Tens a alguém mais aqui? Teu genro, e teus filhos, e tuas ilhas, e todos quantos tens nesta cidade, tira-os fora deste lugar”
“ Então disseram aqueles varões a Ló: Tens a alguém mais aqui? Teu genro, e teus filhos, e tuas ilhas, e todos quantos tens nesta cidade, tira-os fora deste lugar”
. Mensagem entregue no mês dos familiares
Deus envia dois anjos à casa de Ló para preservar a sua família do juízo de morte que estava sobre a cidade de Sodoma.
Deus tem manifestado o seu grande amor para com o homem e toda a sua família, dando-lhes todos os recursos necessários para que possam ser preservados, escapando de um juízo de morte (este Mundo) para um lugar determinado por Ele(eternidade).
A pergunta dos anjos foi: "Tem mais alguém aqui?". Era o momento de uma resposta definida que teria que ser dada pela família. O desejo do Senhor é que todos se salvem. Nesta última hora, o Espírito Santo tem testificado em muitos lares (corações) sobre o juízo que está sobre este mundo e a pressa para definição. Não há tempo para dúvidas. O homem precisa apenas crer (a fé é pelo ouvir) na palavra do Senhor e entrar pelo caminho (Jesus) que foi aberto para o seu escape.

-Gn. 19:17
“E aconteceu que, tirando-os para fora, disse: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti, e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças”.
7.1 -TENS ALGUÉM MAIS AQUI?
-O Senhor quer salvar a todos, e está preocupado de que não falte ninguém na última chamada (Parábola das Bodas “... mandou chamar a todos”).
7.2 -... LEVANTAI-VOS ...
-Diante da revelação Deus exige que os seus servos tomem uma decisão urgente.
7.3 -... E TIRARAM ...
-Deus tem pressa em salvar, tirando o homem deste mundo (do pecado).
7.4 -... ESCAPA-TE ...
-A Salvação é uma oportunidade dada ao homem.
7.5 -... NÃO OLHES PARA TRÁS DE TI ...
-Perigo de cair
-A desobediência traz a queda (morte)
7.6 -... NÃO PARES ...
-A Salvação é dinâmica. Parar é envelhecer, a Obra é Vida Eterna (é velocidade de Deus).
7.7 -... ESCAPA LÁ PARA O MONTE ...
`-A nossa Salvação é para o alto. Vem do Senhor, é fruto de sua misericórdia. (Fugir do mundo - santificação).

ALBERTO

Wilma Rejane disse...

Graça e paz, irmão Alberto!

A Bíblia é mesmo uma fonte inesgotável e de uma passagem apenas, surgem tantas mensagens, não é mesmo? Já fiz estudo sobre essa passagem de Ló, mas com outras considerações.

Obrigada por compartilhar e nos acrescentar conhecimento e vida!

Deus o abençoe, irmão.

Unknown disse...

ampém pois a revelação a qual DEUS me moStroU nesse exato momento a orar por isso que vim fazer uma procura e encontrei estas explanações e digo quer me fortaleço ainda mais no espirito do Senhor nosso DEUS pois o senhor eu estando a orar entre diversas tendas e colocou em meu coração que eu estava orar em uma cidade chamada quedar aleluias aleluias sempre te amarei meu SENHOR

Unknown disse...

Segurança é estar seguro mesmo mediante aos perigos em meio a tempestades lutas desertos dificuldades e lindo saber que mesmo em meio a uma terra em caos temos a segura proteção de Deus quando recorremos a ele é chamamos ai de mim que habito em meio a guerra ele diz não se preocupe eu sou a paz em meio a guerra linda reflexão parabens

Anônimo disse...

Davi enfatizou a condição de não ser deste mundo...e que não vei para ficar...
Por isso que disse isso..
E que a sua vida estava na Rocha JESUS... como as tendas..
E RUMO A JERUSALÉM CELESTIAL...