Devocional sobre perdão: aliviando a carga.

O meu humor havia se tornado em sequidão de estio...Salmo 32


Wilma Rejane



Deus incluiu o perdão no plano de salvação, ele está no centro da vida cristã e homem algum poderia desfrutar da vida eterna, de uma esperança renovada, sem o perdão. Salach, é a palavra hebraica mais comumente usada para definir o perdão na Bíblia ( Strong 05545) a tradução significa: " aliviar alguém de uma carga". Salach sempre se refere ao perdão de Deus para com os homens: "É Ele quem perdoa todas as tuas iniquidades e sara todas as suas enfermidades" Sl 103:2. Jesus também usou Salach para dizer ao paralítico: "Homem, os teus pecados estão perdoados!" Lc 5:20.


Perdoar, portanto, é remover uma carga. Nenhum de nós gostaria de caminhar com uma pesada carga sobre os ombros, não fomos feitos para tal negócio e Jesus vem e faz uma proposta para que lancemos sobre Ele as cargas que nos impedem de caminhar. Contudo, para não ficarmos vazios, correndo riscos de acumular outras cargas, Ele sugere que usemos o Seu jugo:"Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque meu jugo é suave e meu fardo é leve.” Mateus 11:28-29.


Para compreendermos mais profundamente o sentido das palavras de Jesus, retornemos ao significado de jugo. Era uma peça de madeira usada para emparelhar dois ou mais animais da mesma espécie em trabalho no campo. Era proibido usar jugo desigual, ou seja, colocar sobre o mesmo jugo, animais de especie diferentes. Jesus usa a palavra “chestos” (strong 5543) para descrever Seu jugo, quer dizer: adequado, confortável, agradável: “E acontecerá, naquele dia, que a sua carga será tirada do teu ombro, e o seu jugo, do teu pescoço; e o jugo será despedaçado por causa da unção”.(Isaías 10.27)



O compromisso de quem vai até Jesus para entregar-Lhe as cargas, é de que permaneça com Ele: caminhando juntos, unidos, assim como faziam os animais no trabalho do campo. A proposta de trocar os jugos, representa o Evangelho vivo e transformador na vida dos arrependidos. Somente Jesus tem o poder para trocar os jugos e ainda restaurar a vida. Foi na cruz do Calvário em ato de amor que Ele tomou sobre Seus ombros toda carga de pecados e olhando para seus agressores, estando Ele fraco e ferido, ainda pronunciou: “ Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.Lc 23:34.


Falta de perdão


Em um dos Salmos Davi confessa que a carga da culpa estava minando sua saúde, tirando sua paz, até que ele decide ir a Deus e confessar suas mágoas. A partir dai, lhe é devolvida a alegria:


”Enquanto eu me calei, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido de todo o dia. Porque de dia e de noite tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado e a minha maldade não encobri: Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu coração”. Salmo 32: 1-4


A partir desse exemplo, concluímos que a carga da culpa é responsável por:


-Tristeza
-Doenças
-Distanciamento de Deus


Jesus se propõe a perdoar todo e qualquer pecado, devolvendo a alegria e concedendo Salvação.


Perdoando para perdoar


Seria muito egoísmo de nossa parte querer receber perdão de Deus e não perdoar quem nos fere ou pede nosso perdão. Jesus ensina que uma vez perdoados, devemos abrir o coração para a paz com o outro, através do perdão: “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós, mas se não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.” Mateus 6:14-15 diz.
Imprimir sentimento de culpa na mente e no coração humano, é uma poderosa estratégia de Satanás. Ele sabe que os que são dominados por essas coisas, não raro, deixam de se relacionar com Deus de forma plena. Isso acontece também com cristãos! Alguns já foram tão intensos na comunhão com o Pai, na missão de servir, mas por algum motivo, chegaram a cair e desde então, nunca mais foram os mesmos: o fardo da culpa os reduziu a condição de infelicidade.


Jesus nos perdoa e capacita a perdoar. Ele não apenas remove a culpa, mas promete dar descanso e paz na caminhada sob Seu jugo. Por que não experimentar essa dimensão de alivio que somente Ele pode proporcionar?


Deus o abençoe

Um comentário:

Bruh Vieira disse...

Grande mensagem irmão, quantos de nós precisam experimentar esta unção que despedaça o jugo? Só Deus sabe.

Gaça e paz! http://plantadospelosenhor.blogspot.com.br/

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...