Elias em Querite e Sarepta



"E Elias lhe disse: Não temas" I Rs 17:13
 

Seca e fome, assolavam Samaria,  região, governada pelo cruel rei Acabe. Baal, era considerado padroeiro de Israel, pelos idolátras que multiplicavam os cultos pagãos. Uma situação que não agradava a Deus. Em Sua soberania, em contraste com a ineficácia de Baal, os céus são cerrados. O Soberano Criador, envia um mensageiro, para anunciar o "caos" que está por vir. Quem era Baal? um deus sem poder. Não salvaria Israel e seus muitos seguidores.

Elias, cheio do espírito Santo, do Senhor, se apresenta diante do rei, com uma sentença: "Vive O Senhor, Deus, perante cuja face estou, que nestes anos, nem orvalho, nem chuva, haverá segundo a minha palavra" I Rs 17:1. O rei achou uma afronta "segundo a minha palavra"? Quem ele pensa que é? Ele era, a boca de Deus. A espada, cortante, esmiuçando as imagens e o "poderio" do falso Baal. A partir de então, Elias passa a ser perseguido e odiado. O duro coração do rei, não se humilha para O Deus de Elias.

Em provisão de Pai, Deus, envia Elias ao ribeiro de Querite. Querite, significa: "cortar", "colocar no tamanho certo". Ali, a sós com Deus, o profeta seria moldado. Mas, ele era um homem de fé, um profeta! Não estaria pronto? A Bíblia, no livro de Tiago, nos diz, que Elias "Era um homem comum, sujeito às mesmas paixões que nós"? Tg 5:17. Você, acha que Elias, não olhava para o céu sem nuvens, procurando os corvos? Não teve, temores durante a noite? Barulhos de animais e o medo, de ser encontrado pelo exército de Acabe? Elias, sofreu. Ele estava acolhido por Deus. Toda Samaria em sequidão, ele à beira de uma fonte de água.

Todos nós, passamos por "Querite". Lugar de "corte", "molde". Também, lugar de intensificar a comunhão, sentar às margens do Rio de Deus. Ali, Elias, estabeleceu longos diálogos com O Senhor. Derramou lágrimas, foi confortado e transformado. Elias cresceu. Ficou em Querite, até o dia, em que o riacho secou. Como assim, Deus o deixou? Não, nunca jamais. A seca duraria três anos e seis meses. É tempo demais. Ele precisaria partir, prosseguir. Alguns dirão: Já estou em "Querite", fazem mais de três anos. Quando partirei? Deus, tem o tempo e as estações em Suas mãos. Para cada "Elias", um tempo. A nós, cabe, confiar e confiar. Se Ele te sustentou até aqui, por que temer?

Partindo para Sarepta:

Os problemas acabaram. Agora, o profeta Elias, teria água e comida a vontade "eu mereço", "é minha recompensa". E lá se foi, Elias, para Sarepta, o lugar era escolhido por Deus. Ele obedeceu:

"Eis que te enviarei, ali, a uma mulher viúva, que te sustente" I Rs 17:9. Ao chegar, à porta da cidade, ali estava uma viúva, apanhando lenha. "se tem lenha tem fogo, se tem fogo, tem comida, é esta a viúva de quem Deus me falou".

Sarepta, significa "lugar de fundição". Mais uma vez, o homem de Deus, precisaria, confiar e confiar: "traze-me pão". A viúva responde: "Vive o Senhor, que nem um bolo tenho, senão um punhado de farinha e um pouco de azeite" I Rs 17:12. "Como esta mulher irá me sustentar, se não tem sequer para si"? Se não tivesse aprendido a confiar na sequidão, talvez, Elias, pensasse assim. Muitos de nós pensaria. Mas não, ele fortaleceu a mulher: "não temas". Em Sarepta, o milagre da multiplicação! Aquela mulher ao ofertar, na dificuldade, recebeu em tão grande quantidade que distribuiu para muitas e muitas, pessoas.

Elias, o sustentado por corvos. Agora, era o corvo para a viúva de Sarepta. È assim que Deus faz conosco. Ele nos consola, para sermos consoladores. Em Sarepta, mais uma preciosa lição: Quantas vezes, estamos, no lugar certo, na hora certa, na direção do Senhor, e não vemos nada? É hora de confiar. Ele honrará nossa fé e obediência. Como fez com Elias, homem comum e sujeito às mesmas paixões que nós.

O que me impressiona, é saber que a viúva de Sarepta, também viveu os mesmos estágios de dificuldade que Elias. Primeiro, esteve em "Querite"(fome e seca), recebeu a provisão, de Deus, "o riacho e os corvos". Depois, ela partiu para o "lugar de fundição". Sim, ela morava lá, mas, falo espiritualmente- Querite e Sarepta são lugares espirituais- Ao partir de Querite, sofreu com a morte do filho. O profeta não havia lhe prometido bençãos? Como é que isto aconteceria? Mais uma vez, a provisão, Deus, ressuscita seu filho, aleluia! Como passou a viver esta mulher, depois de tão grandes milagres? Certamente, creio que ela foi ser "corvo e riacho", na vida de muitos.

"Deus não vos deixará ser tentado, além do que possas suportar, Ele dará o escape" I Cor 10:13.

Ao nos depararmos em Querite e Sarepta, confiemos e confiemos. Para que, prossigamos, sendo "corvos e riachos", na vida dos que Deus, nos enviar. A Ele, Soberano, Pai amoroso, seja toda a glória, para sempre e eternamente, amém.

Por:Wilma Rejane

18 comentários:

Anônimo disse...

Olá recebi um presente e estou compartilhando com os amigos, indiquei o seu blog para receber.
Assim que tiver um tempo, é só pegá-lo.
a Paz.

Pitadasdilu disse...

Ah Wilma, como é bom ler tuas postagens. Tenho passado por muitas provações, muitas vezes me sinto sem forças, mas creio que Deus está no comando da minha vida. Ore por mim amiga, estou precisando muito.
Bjos, Lú.

Wilma Rejane disse...

Graça e paz, Miriam

Muito obrigada pelo carinho e reconhecimento. Sabe, Miriam, já fui uma firme defensora dos selos na blogosfera, porém, hoje, não mais.

Vi que não poderia suprir o ritmo dos inúmeros selos que estava recebendo e que se o fizesse não estaria priorizando os estudos e meditações Bíblicas.

Bem, esta foi uma direção (e decisão), particular minha, e que creio, recebo confirmação do Senhor.

Muito obrigada, amada irmã. Que Deus a abençoe como instrumento em Suas mãos.

Com carinho.

Wilma Rejane disse...

Amada Lú,

Sabes o quanto te gosto? Muito! Uma amiga de blogosfera, que está em meu coração.

" Ó Deus, Tu És tremendo desde os teus santuários; O Deus de Israel É o que dá força e poder ao seu povo. Bendito seja Deus!" Sl 68:35

Ele irá te fortalecer, Seus olhos estão constantemente sobre ti,Ele está no comando da vida dos que O temem.

Não temas.

Grande e afetuoso abraço.

nathany disse...

Paz do Senhor Jesus
wilma, não a conheço
mais que o Senhor Jesus
possa Continuar ministrando
ao Seu Coração a Sua Poderosa Palavra.
Eu tinha que fazer um estudo
e quando fui pro livro de 1 reis 17
eu queria mais coisas,quando boteiii na internet aparecceu o estudo do Coração de DEUS para o coração da irmã e me atingiiuuu.
Que DEUS a Cada Dia Abênçõe Seu Ministério.
Fica na Paz do SENHOR.
Meu nome é nathany!!!

nathany disse...

Paz do Senhor Jesus
wilma, não a conheço
mais que o Senhor Jesus
possa Continuar ministrando
ao Seu Coração a Sua Poderosa Palavra.
Eu tinha que fazer um estudo
e quando fui pro livro de 1 reis 17
eu queria mais coisas,quando boteiii na internet aparecceu o estudo do Coração de DEUS para o coração da irmã e me atingiiuuu.
Que DEUS a Cada Dia Abênçõe Seu Ministério.
Fica na Paz do SENHOR.
Meu nome é nathany!!!

Wilma Rejane disse...

Oi Nathany!

Obrigada, querida. É muito bom saber que jovens como você se interessam pelas Escrituras.

Deus a abençoe, Nathany!

Fabiano Lopes disse...

Olá minha querida suas mensagem são maavilhosas bom seria que todos tivessem acesso a ele, estou recomendando seu blog a todos meus amigos. grato fk na paz.

Anônimo disse...

A paz do Senhor Jesus, obrigado pro existi pessoas que ainda vela pela escrituras.....

Anônimo disse...

MEUS PARABÉNS PELO ESTUDO FOI EDIFICANTE PARA MINHA VIDA ESPIRITUAL
CONTINUE ASSIM UMA BENÇÃO PARA NOS!!!

Anônimo disse...

A paz do Senhor,foi de grande valia o seu estudo.
Elias só foi reconhecido como homem de Deus depois que passou por querite e Sarepta.
Jesus te abençõe.

Maurício de Souza Lino disse...

Caríssima! O Querite é uma graça, uma bênção! Só quem passou por ali, sabe! saudações!

Anônimo disse...

O senhor é meo pastor e nada me faltara

Pedro disse...

Amada irmã Wilma! A paz. Meu nome é Pedro, sou pastor auxiliar de uma igreja no campo de Pedro Leopoldo MG. Sou leitor assíduo do seu Blog, diariamente me delicio na revelação das mensagens que o Senhor te dá. Você é uma bênção para uma grande multidão. Nunca pense em parar ou em desistir. Deus falou forte comigo nessa manhã através desta mensagem. Existem muitos Elias que não compreendem o que Deus está fazendo, glória a Deus pelo o zelo e cuidado para com os seus.

Graça e Paz...


O Senhor é contigo!

Amém.

Eliésio Melo disse...

Olá irmã Wilma Rejane como vai?

Olha, eu tenho um amigo em São Paulo que é meu pai na fé...uma pessoa muito importante pra mim...Eu sou muito grato à Deus por esse amigo ter me apresentado JESUS há muitos anos atrás...agora recentemente, eu tenho mais um motivo pra agradecer à Deus pela vida dele...foi ele também que me apresentou o seu blog...agora, agradeço á Deus também por você! Tenho sido muitíssimo edificado através das suas mensagens...tenho aprendido muito e tenho pregado muitas e muitas vezes tomando como inspiração os seus escritos! Deus continue te abençoando ricamente, extensivo a toda a sua família e igreja!!! Sou pastor da Assembléia de Deus ministério Missão e pastoreio um pequeno rebanho no interior de São Paulo...lendo essa mensagem acima, que por sinal é mais uma das grandes mensagens escritas por você, fiquei com uma dúvida...a viúva de Sarepta e a mulher Sunamita são a mesma pessoa? Se puder me responda esse comentário e me tire essa dúvida...ficarei muito feliz...forte abraço pra você e a Graça e a Paz do Senhor seja sempre contigo!

DEUS É ONIPOTENTE disse...

DEUS É REAL.MEU FILHO ME OFERECEU UMA VIAGEM AO RIO DE JANEIRO MAS TINHA MEDO DE VIAJAR DE AVIÃO E NESTA ANGÚSTIA PEDI A ELE Q ME MOSTRASE TEMA SOBRE VIAGENS ELE ME DEU DUAS RESPOSTA ATOS 10 JOPE À CESAREIA E A OUTRA QUERITE À SERPTA ELE ME LEVOU AI RIO DE JANEIRO OBRIGADO SENHOR DA VIDA

Unknown disse...

Que estudo maravilhoso ❤
Que Deus a abencoe querida em nome de Jesus.

Unknown disse...

Gostei muito dessa reflexão , louvado seja DEUS , me chamo isaias silva e tenho 21 anos e amo a palavra de DEUS!!