O Manancial de Águas Vivas





"Porque o meu povo fez duas maldades; A mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas rotas, que não retêm as águas" Jr 2:13


Existe uma considerável diferença entre a cisterna e o manancial. Cisternas, são escavações feitas, geralmente, revestidas em pedra ou rocha, para receberem água da chuva. Dependendo da estação, estarão cheias ou vazias. Quando rotas ( destruídas, danificadas), não retêm água suficiente para saciar a sede ou ser utilizada de maneira eficaz. Cisternas rotas, são a representação de degradação, miséria, sequidão.

Os mananciais, são fontes inesgotáveis de água, nascentes que jorram incessantemente. Parece loucura, escolher cisternas à fontes. Fazer cisternas, é trabalhoso. O trabalho, contudo, será vão, se não descer a chuva, elas forem rasas e destruídas. Os mananciais surgem naturalmente. Estão no subterrâneo, são os rios lagos, represas e lençois freáticos. Abastecem uma quantidade muito maior de pessoas e melhoram de forma significativa todo o ambiente em que estão inseridos.

Deus, no versículo de Jeremias, lamenta a má escolha do povo. Como pode, ignorarem o manancial e se voltaram às cisternas? Essa mensagem é atual. Quantas pessoas, não estão a mendigar àgua? Guardam cisternas rotas, como se fossem tesouros. Se apegam a elas, como última esperança. As cisternas, são fruto da vontade humana. Por mais excelente que possam parecer, jamais se igualariam a um manancial. Escolher cisternas, é resultado de orgulho e soberba.

Cisternas, são domináveis. Estão diante dos olhos. Podem ser manipuláveis. Posso enchê-las quando quiser, se a chuva não vier. Remendo-a se por acaso, aparecer fendas. "Eu sou o senhor da cisterna". O mesmo, não acontece com mananciais. Ao escolhe-los, tornamo-nos dependente deles. Ele é quem ordena o fluxo das águas. Tudo, que temos que fazer é ir até ele e desfrutar de sua abundância.

Cisternas ou mananciais? A escolha, parece óbvia. Na prática, trocamos manaciais por cisternas, quando colocamos outros deuses como senhores de nossa vida. Se apesar dos esforços, para ser feliz, continuamos vazios e ansiosos, é hora de refletir. Cisternas rotas, não brotam vida, pelo contrário. Já um manancial, alcança, árvores à beira da morte e as conduzem à vida. Deus É O Manancial. Ele nunca se negará a saciar, quem quer que seja. É só buscá-Lo que O encontrarás.

Bebendo do Manancial





Wilma Rejane

2 comentários:

Edimar Suely disse...

Olá, a paz!

Maravilhoso seu espaço e seu post. Amei e voltarei outras vezes.

Desejo um lindo final de semana e muita paz em sua vida.

Graça e paz!

Edimar Suely
jesusminharocha2.zip.net

Wilma Rejane disse...

Obrigada, Edimar.

Serás sempre bem vinda. Deus a abençoe.