O Vale de Baca





 "Bem aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados, que passando pelo Vale de Baca, faz dele uma fonte"(Sl 84:5,6)

Ao ler sobre o Vale de Baca fiquei curiosa para saber mais do local. Depois de algumas pesquisas pude desvendar muitos fatos que tornaram a passagem do referido salmo muito edificante. Ficou, porém a frustação de não ter descoberto a localização exata do Vale e suas condições atuais, creio, contudo, que a falta desses dados não diminui o objetivo da mensagem.

O Vale de Baca, dependendo da tradução e da edição Bíblica recebe várias denominações: Vale das Lamentações, Vale de Lágrimas, Vale das Bálsameiras e Vale Árido. O termo Baca significa choro, lágrima, talvez seja esse o motivo de alguns estudos ligarem o lugar a um" Vale de Lágrimas" literalmente, mas não é bem assim.

As plantas de bálsamo existentes no vale "choravam", isto é, destilavam um liquido de aroma agradável que deveria tornar Baca um lugar perfumado. Bálsamos são conhecidos por suas propriedades confortantes e calmantes, sendo assim, o escuro vale, de dificil passagem continha seus segredos.

"Que passando pelo Vale de Baca faz dele uma fonte; a chuva também enche os tanques vão indo de força em força: Cada um deles em Sião aparece perante Deus"(Sl 84:6,7).

O destino de quem passava por Baca era Sião, a passagem era obrigatória, Baca moldava os peregrinos que ansiosos por chegar à Jerusalém e ir ao Templo se arriscavam no Vale.

"A chuva também enche os tanques"(Sl 84:6). Em Baca o solo era árido e em algumas áreas pedregoso, por sua extensão os peregrinos eram obrigados a cavarem poços para obtenção de água caso contrário nem as pessoas nem os animais suportariam. Alguns já não tinham tanto trabalho, encontravam os poços cavados e cheios pelas águas da chuva.

NOSSAS VIDAS E O VALE DE BACA

Muitos de nós passamos por esse vale, alguns poucas vezes, outros muitas; alguns até vivem em Baca, porém; assim como nós passamos por ele, ele também se ira de nós.

Alguns necessitam de muito esforço para cavar poços e sobreviver, outros, nem tanto, desfrutarão em Baca do esforço que outros fizeram; estes, encontram os poços já cavados e cheios pela água da chuva. Em Baca também há poços cavados e vazios que se enchem de lágrimas, mas,nas lágrimas existem bálsamo que trazem conforto e também alegria: "Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria"Sl126:5.

Apesar da aridez de Baca ele pode se tornar uma fonte onde nos tornamos mais sábios, fortes, resistentes e confiantes. Aprendo que em Baca recebo sustento para alcançar Sião e que Sião representa todo e qualquer lugar onde se deseja chegar para receber vitória.

11 comentários:

Tretswelt disse...

Ah Wilma, como e dificil as vezez passar pelo vale e ainda ver as suas formosuras...MAS DEUS E BOM:::boa semana.bussi.Luciene.

Deuzimar Ferreira disse...

Quero aqui afirmar que o ocidente ainda não entenderam este salmo.
Na verdade este vale de Baca=Meca, significa precisamente Meca.E este poço foi aquele mesmo que Deus(Allah;Elloah;Jeova etc.)fez jorar aos pés de Hagar com seu filho Ismael,descrito na biblia....(sic).

Anônimo disse...

Quero aqui afirmar que o ocidente ainda não entenderam este salmo.
Na verdade este vale de Baca=Meca, significa precisamente Meca.E este poço foi aquele mesmo que Deus(Allah;Elloah;Jeova etc.)fez jorar aos pés de Hagar com seu filho Ismael,descrito na biblia....(sic).

ra-mizue-d@hotmail.com disse...

Quero aqui afirmar que o ocidente ainda não entenderam este salmo.
Na verdade este vale de Baca=Meca, significa precisamente Meca.E este poço foi aquele mesmo que Deus(Allah;Elloah;Jeova etc.)fez jorar aos pés de Hagar com seu filho Ismael,descrito na biblia....(sic).

Anônimo disse...

estou passando pelo vale pois perdi minha filhinha com um ano e nove mese de dengue hemorragica a seis meses,hoje eu posso entender que Deus sempre esta conosco no vale no deserto so é preciso confiar . Hoje ao falar com Deus ele me respondeu que tudo é permissão de Deus, que cada lágrima,sorriso,perca, conquista, luta, vitória, tudo é permissão de Deus. Estou a caminho de Sião.
ass: Graça

leandro ferreira disse...

É no vale que DEus fala conosco...
E a mão do Senhor estava sobre mim ali, e ele me disse: Levanta-te, e sai ao vale, e ali falarei contigo.
Ez:3v22

Anônimo disse...

ESTOU MINISTRANDO 7 SEXTA FEIRA COM O TEMA PROFETIZANDO NO VALE E GOSTEI MUITO DESTA MSG OBRIGADO QUE DEUS CONTINUE VOS ABENÇOANDO EM CRISTO.

Anônimo disse...

BENÇAO SABERMOS Q EXISTEM PESSOAS Q SE PRONTIFICAM PRA PESQUISAR COISA VALIOSAS PRA NOSSA VIDA. SABIA QUE LI O VERSICULO E FUI ABENÇOADA COM A PALAVRA MAIS AINDA QUANDO PESQUISEI E DESCOBRI ATRAVES DESSE TRABALHO O SIGNIFICADO DE BACA. PRA MIM ERA NOVO. ENTAO FUI ABENÇOADA. OBRIGADA JESUS POR ESSAS VIDAS. AMEM.

Anônimo disse...

O Vale de Baca não é o fim. Ele é apenas um tempo, Ele vai passar. Mas, tenha certeza, se você entregou sua vida a Deus, você não estará sozinho. O Senhor será a sombra a sua direita. Ele mesmo é quem te sustenta e te conduzirá em vitória. Ele prometeu que enxugaria de nossos olhos TODA A LAGRIMA. cREIA, CONFIE. Prove e veja que o Senhor é bom e abençoado é todo aquele que nEle confia. É no vale de baca que ele proverá para você a sua necessidade, miraculosamente. Deus os abençoe. Pedro Curitiba ( Jales/SP)

Samuel Lutif disse...

Mecca é uma grande cidade muito antiga. Mesmo no tempo de Abraão já se dizia Al-Baitil-Atiq, a casa antiga (o nome antigo de Mecca é Beca. Assim como diz o Alcorão:

Alcorão Sagrado 3:96 . A primeira Casa (Sagrada), erigida para o Genero humano, é a de Baca, onde reside a bênção servindo
de orientação à humanidade.

Aí Baca é mesmo Mecca, porque no mesmo capítulo 84, as descrições confirmam isto, onde fala-se de Altar, que é local de Sacrifício. Ainda hoje existe, e os peregrinos cumprem este dever, e também fala-se na Bíblia, Bem aventurados os que habitam em tua casa, louvar-te-ão constantemente e isto só se aplica à Mecca onde Deus a toda hora está a ser louvado.

O autor do livro Heroes and heroe Worship Carloi, no seu livro diz que, o historiador romano Sissles, faz referência a Kaaba dizendo que é a mais antiga e mais Nobre de todas as casas de culto do mundo, e já existia antes do nascimento de Jesus.

Anônimo disse...

VALE DE BACA,SEGUNDO ESTORIADORES,ERA UM VALE ONDE OS LEPROSOS ERAM LANÇADOS E TODOS Q MORRIAM DE IMUNDICIA,OS Q ERAM IMUNDOS,E POR SER UM VALE ONDE O SOL É MUITO FORTE ESALAVA UM CHEIRO MUITO FORTE,E ESTE MAL CHEIRO SEGAVA-SE AS NARINAS DO SENHOR,Q O QUAL PASSANDO PELO VALE FAZ DELE UMA FONTE E OS TANQUES TRANSBORDAM,EU E VC ESTAVAMOS DENTRO DESTE VALE E NOSSOS PECADOS CHEGAVAM ATÉ AS NARINAS DO SENHOR,MAS O SENHOR PASSOU EM NOSSAS VIDAS E FOMOS TRANSFORMADOS,EM UM JARDIM DE FLORES E AS CHUVAS DE BENÇÃO ENCHEM OS TANQUES EN NOSSAS VIDAS DEUS OS ABENÇOE IRMAO EDSON