Uma mensagem de esperança para os cativeiros de todas as épocas



Wilma Rejane


Ouvi-me vós que seguis a justiça, que buscais ao Senhor; olhai para a rocha de onde fostes cortados e para a caverna do poço de onde fostes cavados. Isaías 51:1


O verso foi escrito na época em que Israel encontrava-se no cativeiro Babilônico e o profeta como porta voz de Deus convoca: " ouçam, olhem!". Ouçam o que Deus diz, Ele quer dirigir vossos olhares e ouvidos. O apelo é dirigido a uma nação oprimida, devastada, com sede de justiça e de livramento de Deus.

Isaías 51:1 é uma passagem Messiânica, futurista, mas também uma diacronia, ou seja: válida através do tempo, não estática. Israel estando em cativeiro não deveria se deixar abalar pela situação de opressão. Havia perspectiva de libertação, uma libertação física e também espiritual e o caminho para tal libertação teria inicio com uma mudança de mentalidade.

Israel deveria manter na memória sua origem e progresso; de um povo que surgiu a partir de uma promessa feita a Abraão. Abraão era uma pedra bruta no sentido de ser homem falho e cheio de limitações, separado de sua família e origem, aprendendo a viver pela fé em sua caminhada rumo à terra prometida de Canaã.  Israel, portanto, é a designação provável de rocha no sentido de que Deus criou, cortou, moldou, multiplicou e edificou. Nenhum dos cativos deveria esquecer de que era também rocha separada, uma parte micro que dava sentido ao macro.

Em foco futurista e Messiânico, Israel deveria contemplar o amanhã com todas as prerrogativas de que Deus cumpriria as promessas feitas através de seus profetas. Chegaria o tempo da restauração completa, pois o Messias viria como resposta a todo e qualquer cativeiro, Ele era a Libertação. Que linda e poderosa mensagem! 

Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti. Confiai no Senhor perpetuamente; porque o Senhor Deus é uma rocha eterna. Isaías 26:3,4


Os cativos também deveriam olhar para a caverna do poço de onde foram cavados. Cavar poços era uma atividade que garantia sobrevivência na época antiga. A riqueza de um povo era medida pela quantidade de poços e água disponíveis. Um poço era também uma reserva natural que funcionava como manutenção da vida e condição de progresso. Cavar um poço sempre foi tarefa laboriosa e um poço em uma caverna significa trabalho árduo, mas também; refúgio, lugar de descanso com sombra e água fresca. Deus estava se apresentando como Refúgio para Israel - Aquele que alimentava, garantia a vida em meio as opressões, aos desertos.

Em um contexto Messiânico, o poço na caverna é Abrigo constante, um lugar que atrai pessoas cansadas, sedentas. Israel jamais deveria esquecer essas lições, deveria trazê-las na memória como um catalisador, um aspecto restaurador no cotidiano difícil.

Podemos olhar para essa lição de Isaías como se não fosse para nós, afinal jaz a Babilônia, jaz o cativeiro. Estaremos enganados. O mundo oferta cargas diárias de opressão e muitos de nós absorve-as, vivendo de forma ansiosa. São tantos tipos de cativeiros que existem que seria impossível especificar um a um. Por isso, a mensagem de Isaías é tão presente, aleluia! Precisamos, com todas as forças manter nossos ouvidos e olhar na Rocha de onde fomos cortados e na caverna do poço de onde fomos cavados. E você diz; "não sou judeu, nem descendente de Abraão, a mensagem não é para mim". E isto será mais um engano. A Bíblia diz:


Portanto, vocês devem saber que os verdadeiros descendentes de Abraão são os que têm fé. Galátas 3:7.

É isso, a mudança de mentalidade resulta na mudança de vida. Olhar para Cristo como nossa origem, A Rocha de onde fomos cortados, vai trazer um novo significado para existência. O Messias tem o significado de ruptura com a velha consciência. Nascer para Deus é aceitar Cristo, o Messias no coração em uma vida separada do pecado. O cristão é uma rocha cortada. 

Por isso, não estejamos ansiosos, descrentes, sem perspectivas, desesperados, aflitos. Existe um lugar de Refúgio para dias de cansaço e sofrimento: Cristo Jesus. Somente Ele é capaz de manter a paz interior e a perspectiva renovada ainda que os dias sejam maus. E que os cativeiros físicos não correspondam a cativeiros espirituais, pois, olhar para Cristo, ouvir Sua voz é o antídoto que cura e salva. 


Outra lição prática extraída da passagem é a de que em meio aos piores momentos de nossas vidas será possível descansar o coração e a mente pela certeza da presença de Deus conosco. Deus estava com aqueles cativos, profeta Isaías era seu porta voz, era preciso que tomassem conhecimento dos planos de Deus para eles: "cativos, tirem os olhos da circunstância terrível em que vivem e olhem para a Rocha! Desviem os ouvidos do que dizem seus inimigos e descansem em minhas promessas".

O que nos aflige? Descansemos em Deus.


BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Plenitude, Tradução João Ferreira de Almeida, São Paulo, Sociedade Bíblica do Brasil, 1995. Livro do profeta Isaías.

Nenhum comentário: