Significado dos Presentes:Ouro, Incenso e Mirra








Traduzido e adaptado
Por: Wilma Rejane
Original em Olibanum


O hábito de presentear no Natal, teve origem com o surgimento da data que significa nascimento, do latim: Natalis, no sentido de "ser posto no mundo". Nascia Jesus, Filho de Deus que repousou tranquilo em uma manjedoura, enquanto os governantes da Judeia procuravam matá-lo. Os antigos profetas, falavam que um Rei nasceria naquele época. Ele salvaria o povo do pecado. Temendo perder o cargo, prestígio e sendo inflamado pelo inimigo, Herodes envia reis magos para localizar Jesus.

Os sábios, contudo, acabam se rendendo a criança e em ato profético, presenteiam a Jesus com ouro, incenso e mirra anunciando que nascera um Rei, Sacerdote e Salvador.

Ouro: Este carrega um significado óbvio. É precioso e digno em todas as culturas e épocas. É um ajuste de presente para a realeza que diz para o menino Jesus, Você será um Rei! Ouro representa ainda o sacerdócio dessa geração:

"Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz" (Pe 2:9).

Incenso: O nome para essa resina provavelmente vem de incenso de francos desde que foi reintroduzida para a Europa pelos cruzados francos. Embora seja mais conhecido como incenso "para os ocidentais a resina também é conhecida como incenso, que é derivado do árabe al-lub (" o leite ")."Suba a minha oração perante ti como incenso, e as minhas mãos levantadas sejam como o sacrifício da tarde"(Sl 141:2)


Uma referência à seiva leitosa aproveitado da árvore  chamada frankincense. Tem sido elogiado por suas propriedades medicinais e calmante. Médicos dizem que é calmante, restaurador e meditativo. Também é considerado: estimulante, tonificante e com propriedades de aquecimento. O mundo antigo usava para tratamento da depressão.

O Incenso, representa o aroma agradável diante de Deus. Os vapores de incenso eram considerados símbolo de oração "Suba a minha oração perante ti como incenso, e as minhas mãos levantadas sejam como o sacrifício da tarde".(Sl 141:2)

Resina que origina a mirra, árvore Boswellia:



Mirra: Este é talvez o mais misterioso dos presentes. É uma resina produzida por uma pequena árvore que cresce em regiões semidesérticas do Norte de África e o Mar Vermelho. Mirra é uma palavra árabe que significa amargo, e é considerado um curador de feridas por causa de sua forte antisséptico e anti-inflamatórias. Chamando-mo yao, os chineses usaram durante séculos para tratar ferimentos, hematomas e sangramento e aliviar o inchaço doloroso.


Os egípcios fizeram famosa nos tempos bíblicos, tendo adquirido mirra sobre o século XV a.C a partir de África, onde as árvores cammiphora eram abundantes. Ela foi utilizada em incensos, perfumes e pomadas santo e também medicinalmente como registrado no Papiro de Ebers. Mas seu uso mais notável para eles era a de um material de embalsamamento, usado em múmias egípcias. Como uma pomada embalsamamento isso significava que Ele nasceu para morrer para o mundo. Na verdade, Mirra era uma das especiarias sepultamento de Jesus (João 19:39).

Jesus é nosso Rei Salvador que em sacrifício de morte, nos regatou do Reino das trevas, para o reino da vida eterna. Seu Reino é de justiça e paz (Jo 3:16). Ele ouve nossas orações, intercedendo junto a Deus Pai para que possamos alcançar bençãos e milagres - I Tm 2:5.  A renúncia é uma característica dos que seguem a Jesus, pode parecer difícil viver no mundo e não ser "contaminado" nem derrotado, mas assim como a mirra que era amarga, porém curativa é vida dos discípulos do Mestre que são curados e restaurados pela obediência e amor.

Em Cristo.                         

Veja Também:


11 comentários:

rosana disse...

que lindo amiga...espero ganhar um lindo presente de Jesus...e que vc receba tambem.

*´¨)
¸.·´¸.·*´¨) ¸.·*¨)
(¸.·´ (¸.·` ** Beijos no seu...
__00000___00000__
_0000000_0000000_
_000000000000000_
__0000000000000__
___00000000000___
_____0000000_____
_______000_______
.*´¨)
¸.·´¸.·*´¨) ¸.·*voce é muito especial pra Mim!
(¸.·´ (¸.·` **************************

Wilma Rejane disse...

Oi Rosana!

Obrigada querida! Seu comentário transmite carinho e simpatia, sabia?

É mesmo Rô, Jesus é tão bom que sendo Ele nosso maior presente, ainda se interessa pela nossa vida de forma a vir presentear-nos com milagres.

Grande abraço! Deus a abençoe.

Pitadasdilu disse...

Oi Wilma! Amei a postagem, assim vou aprendendo mais e mais.
Que Deus a abençoe.
Bjos, Lú.

Lucas Cerqueira disse...

parabéns pelo blog Deus abençoe grandiosamente, visitem o blog Jesus quer Falar http://jesusquerfalar.blogspot.com/

Wilma Rejane disse...

Oi Luciana!

Também aprendi com o artigo. Achei linda essa árvore de mirra ! Jesus usou muitas parábolas para nos ensinar sobre o Reino de Deus e assim desde criancinha na manjedoura o simbolismo dos presentes falou por Ele: "Sou Rei, médico, Salvador, Sacerdote"!

Grande abraço Lú!

Deus a abençoe.

Unknown disse...

A PAZ DO SENHOR! Achei este estudo também na internet!

Os presentes dos magos, que em nenhum lugar da Bíblia diz que eram três e numa tradução mais correta poderiam ser chamados de "sábios" ao invés de "magos", foram ouro, incenso e mirra. Sua dúvida é sobre o significado desses presentes, já que escutou diferentes explicações.

Mat 2:11 E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.

Quando lemos os evangelhos devemos ter em mente de que eles (em especial Mateus) são o cumprimento das profecias do Antigo Testamento para Israel (a igreja só viria a existir em Atos 2), que previam a vinda de seu Messias e Rei. Mateus é o evangelho que mais diz que as coisas descritas ali aconteceram para que se cumprisse a palavra dos profetas (Veja Mt 1:22; 2:23; 4:14; 817; 12:17; 13:35; 21:4; 27:35).

Portanto para entendermos os evangelhos é importante sabermos o que Deus prometeu a Israel e também termos em mente toda a simbologia dos tipos e figuras encontrados no Pentateuco, os 5 primeiros livros escritos por Moisés. Você encontra ouro e incenso muitas vezes nos objetos e cerimônias do tabernáculo de Deus no deserto. Se quisermos entender seu significado é ali que devemos buscar, pois o tabernáculo já era, por si só, uma figura de Cristo em seus diversos aspectos.

Rom 5:14 No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a FIGURA daquele que havia de vir.

1Co_10:6 E estas coisas foram-nos feitas em FIGURA, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram.

Rom_15:4 Porque tudo o que dantes foi escrito, para NOSSO ENSINO foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança.

Col 2:16-17 Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, Que são SOMBRASdas coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.

1Pe_3:21 Que também, como uma verdadeira FIGURA, agora vos salva, o batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo;

1Pe_3:21 Que também, como uma verdadeira FIGURA, agora vos salva, o batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo;

Portanto muitas respostas para entender os evangelhos nós encontramos no Antigo Testamento.

Ouro era um símbolo que representava a perfeição divina e dignidade real, portanto no evangelho nos fala da divina Pessoa de Jesus, o Rei dos judeus.

Incenso era um perfume que era usado nas cerimônias do tabernáculo e nos fala da fragrância da humanidade sem pecado de Jesus, que era percebida por todos em tudo o que fazia ou por onde quer que andasse.

Mirra era uma erva amarga e nos fala dos sofrimentos e amarguras que Jesus iria sofrer. Em Isaías 60:6 a profecia só fala de ouro e incenso porque Isaías está falando da segunda vinda de Cristo, que será em poder e glória, e não em sofrimento como da primeira vez.

Ao presentearem o Filho de Deus vindo ao mundo, os sábios do oriente reconheciam com esses tipos ou figuras que Jesus era Deus e Rei, que sua humanidade era perfeita e que aquela criança estava destinada a sofrer.

Para entender melhor os símbolos do Antigo Testamento sugiro a leitura doslivros de C. H. Mackintosh sobre o Pentateuco, que são excelentes e existem em português.

por Mario Persona

Unknown disse...

Qual o nome do filho da sunamita??? E quem ele era???

Wilma Rejane disse...



Oi Maiko, não sabemos o nome do filho da sunamita. Não consta em nenhum dos artigos do blog, nem em outros que li, nem mesmo no livro de II Reis, onde é narrada a história.

Cursos pra você 2022 disse...

Jesus é o nosso Rei e voltará para nos levar par ahabitarmos com Ele eternamente!!!
A Paz de Cristo Jesus!
http://vendanainternet.co.nf

PASTOR ALEXANDRE NUNES disse...

Muito bom o comentário !!!

manoel berud neto disse...

Oi acabei de descobri esta página gostei muito da partilha ',da maneira que vocês conpartilhao