Rinnah é o júbilo do crente Sl 30:5





" O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã" Sl 30: 5-b



Wilma Rejane

Como você acordou hoje? Sorrindo ou chorando? Se acordou sorrindo: lembra que tempos atrás seu choro parecia uma eternidade? Se acordou com os olhos inchados de chorar , molhou o travesseiro e escondeu o gemido para não perceberem suas lágrimas: lembra que já passou por situações bem piores? Quero te animar a crer na promessa de Deus de que : “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” Sl 30:5 . Graças a Deus pelas lágrimas que nos lavam a alma. “Chorar é diminuir a profundidade da dor.”, escreveu Shakespeare


Foi em meu jardim, tendo como trilha sonora o canto dos pardais que descobri as maravilhosas lições contidas nesse Salmo renovador sobre riso e choro. Em sincera oração espero que as palavras aqui faladas renovem seu ânimo, faça-o acreditar na providência de Deus para sua situação. Quando o salmista, inspirado pelo Espírito Santo de Deus diz: A Alegria virá pela manhã, ele não fala de uma alegria contida, um tímido riso, um raso alivio, é algo grandioso que o original em hebraico para Alegria nos transmite, veja:



Alegria- Rinnah (Stong 07440) significa “dar brados de júbilo, aclamar, aplaudir fortemente com triunfo; cantar”. Rinnah transmite uma grande vitória assim como redimidos retornando do cativeiro para Sião. No livro do profeta Sofonias 3:17 diz: “O Senhor teu Deus está no meio de ti, poderoso para te salvar, Ele se deleitará em ti com alegria, calar-se-á por seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo”, literalmente: Deus dançara sobre o seu povo, jubilara, dará brados de vitória com alegria”. Onde mais encontraríamos um amor assim? Para nos alegrar com tamanha intensidade? Quem compreenderia tão bem o motivo de nossas lágrimas?

A alegria dada por Deus ao amanhecer é assim como um agricultor que foi dormir triste por ver seus campos devastados e acordou com a espetacular visão de abundantes frutos enchendo as árvores, é! Foram as lágrimas que encharcaram o chão milagrosamente tornando-o fértil, renovando raízes. É como a história de Ana, esposa de Elcana, que chorou angustiadamente por um filho e Deus lhe concedeu seis. É como Abraão que pediu com lágrimas um herdeiro e Deus o fez pai de multidões. A alegria do Senhor é sempre em porção maior que o choro, é para fazer jubilar, rodopiar em cânticos de louvor.

Te convido a viver essa promessa acreditando que tudo vai passar, que Deus colheu uma por uma suas lágrimas e contemplou sua fé: “Contaste os meus passos quando sofri perseguições; recolheste as minhas lágrimas no teu odre; não estão elas inscritas no teu livro?” Sl 56:8

Que esse Salmo sobre alegria se cumpra na vida dos que choram.

Em Cristo Jesus.

6 comentários:

Anderson Lopes disse...

mais uma vez a amada irmão nos brinda com um texto maavilhoso! verdadeiramente algumas palavras em hebraico denotam mais coisas do que diz a palavra em nossa língua. É o caso de "shalom",que significa bem mais que "paz". Continue sempre nessa profundidade,certa que Jeová Jireh estará pronto pra prover o que teu coração clamar. A Paz!!!

Tânia Regina disse...

A Paz irmã Wilma Rejane.

Obrigada, chegou ao meu coração na hora exata, e li chorando, mais maravilhando com esse recado do Pai.
Obrigada!!

Deus te abençoe.

Lane disse...

Oi Wilma, você nem imagina o quanto eu fico feliz quando abro essa página e vejo que tem Boas Novas. Entro todos os dias, leio todos os posts, mas o seus fazem o meu coração saltar dentro de mim. É sempre assim, quando abro a página sinto uma alegria imensa. Aqui, através de você eu tenho encotrado amor, calor, respostas... não dá pra descrever. É maravilhoso!! Deus te abençõe e guarde. No amor do Pai.

Wilma Rejane disse...

Olá Anderson,
Graça e paz!

Não existe outro manancial de águas puras e permanentes como a Palavra de Deus. Nela encontramos paz, conforto, tudo que o mundo não pode nos dá.

Obrigada, irmão.
Deus o abençoe.

Wilma Rejane disse...

A paz irmã Tânia Regina,

Essa meditação surgiu de lágrimas, enxugadas igualmente pela promessa viva da Palavra que jamais falha.

Deus a abençoe, amada.
Porque Ele é o nosso Refúgio.

Wilma Rejane disse...

Oi Lane,
Graça e paz!

E você nem imagina a felicidade que é saber que os leitores estão sendo abençoados!

Deus é mesmo belo, Ele usa coisas tão simples para transformar corações...

Jesus a guarde, amada
E Nele te oferto terno abraço.