Sobre fé o obras



Wilma Rejane

O que é fé? Pessoas de várias religiões respondem de maneira diferente à indagação. Para o budista, a fé estaria no esforço para alcançar o Nirvana, na obediência a doutrina das boas ações e da harmonia nos caminhos da vida. Para o Hindu,  fé  é banhar-se no Rio Ganges acreditando que aquela água o tornará puro.  O que leva as pessoas a terem fé? Uma resposta satisfatória pode ser encontrada no desejo contínuo do homem por satisfação pessoal; a felicidade, estaria condicionada a essa busca pelo sobrenatural. De outro modo, diria que a fé humana é a expressão do Deus Criador em nós: Deus criou a fé para que pudéssemos comunicarmo-nos com Ele e assim compreendermos (ainda que de modo incompleto) Seu plano para a humanidade e para cada homem de modo distinto.

Fé é acreditar que a invisibilidade existente no mundo natural já é uma realidade no plano sobrenatural e a qualquer momento, esse sobrenatural se tornará concreto, rea,l aos olhos humanos. (Hebreus 11;1).   Assim, para crer com esperança, contra toda esperança, é preciso ter fé. E se a fé não é algo puramente humano- porque o humano em si não tem o poder de onisciência, onipresença e onipotência- julga-se necessário recorrer-se a um poder maior dotado de capacidade sobre humana. Esse poder se chama Cristo, para os cristãos. Se chama Shiva para os hindus. Se chama Buda para os budistas. Enfim, pode se chamar o que a fé de cada um deseja. E aqui entra uma questão chave: de onde emana minha fé, de um coração puro ou corrompido? Se o coração é o centro da fé, um meio, e um fim para alcançá-la, como pode um homem impuro ter uma fé pura? E por “fé pura”, entenda-se fé na Verdade. Logo, fé e obras estão embricados.

Fé e obras é um conjunto de fatos que conduzem o homem não apenas a uma vida de santidade, como também às vias da salvação. Para mim soa estranho a questão da predestinação, pois, ela anula (ou pretende) anular o sacrifico de Cristo Jesus no Calvário, a Obra central, a Pedra angular da salvação humana. Ora, ao dizer que somos salvos pela graça, por meio da fé e não por obras e que homem algum deve se gloriar das obras (Efésios 2:8), penso que o sentido dessa Escritura está em afirmar que homem algum seria capaz de salvar a si mesmo com suas obras. Cristo nos salvou, pois, Sua obra foi a única realizada de modo completo por Deus, com Deus. Jesus foi o Único de coração totalmente puro, sendo Ele mesmo a Verdade. A qual dos homens podemos chamar de puro? A qual dos homens (ou mesmo dos deuses), pode-se se chamar de Verdade? Somente a graça concede aos homens a fé pela qual serão salvos. E de onde provêm a graça? De Deus. Logo, compreensão alguma teríamos de salvação sem o auxílio de Deus. E nesse sentido é que as obras humanas são insuficientes.


Agora, dizer que as obras humanas nada valem é como invalidar a fé. O menor (obras) existe por causa do maior(fé). Como alguém pode se designar cristão sem viver o Evangelho? E como viver o Evangelho sem praticar ou, pelo menos, se esforçar para praticar o que Cristo ensina? A Obra de Cristo nos capacita a viver o que de modo algum viveríamos por força humana. E o que é viver? Vida é prática, é obra, é dormir e acordar na certeza de que esse mundo é passageiro e o céu aguarda os salvos! Jesus disse: “Aquele que perseverar até o fim será salvo” Mateus 24: 13. O que é perseverar? É ser constante, permanecer, conservar-se. Isto não é obra humana? Claro que é. É uma obra humana que se torna possível por causa de uma obra maior que é Cristo em nós. Desse modo, compreendo que nossas obras têm função fundamental tanto para santidade quanto para salvação.

Em uma revista da escola Bíblica dominical, logo na introdução estava escrito: “ se você acha que ser um bom pai, um bom empregado, um bom filho te salvará, está enganado. Nenhuma boa obra pode te salvar, a não ser o sacrifício de Cristo”. Meu esposo leu isso é comentou: “ do modo que está escrita essa introdução, conduz a pensarmos que não vale a pena ser bom ou se esforçar para andar correto na sociedade”. Fico triste quando vejo pensamentos extremistas como o de quem escreveu aquela introdução na revista da escola Bíblica. De fato, somente Cristo pode nos salvar, somente Sua Obra tem tal poder e autoridade. Contudo, devemos lembrar constantemente que é através das obras que demonstramos nossa fé. Está escrito: “Vi os mortos, grandes e pequenos, de pé, diante do trono. Abriram-se livros, e ainda outro livro, que é o livro da vida. E os mortos foram julgados conforme o que estava escrito nesse livro, segundo as suas obras. O mar restituiu os mortos que nele estavam. Do mesmo modo, a morte e a morada subterrânea. Cada um foi julgado segundo as suas obras.”  Apocalipse 20, 12-13 .

Você conhece um homem da Bíblia chamado de Cornélio? Seu testemunho está eternizado no livro de Atos, capítulo 10, lá diz que este homem dava esmolas aos pobres e orava sempre , de modo que suas obras agradaram a Deus. Apesar de bom Cornélio não era salvo, Deus então, enviou Pedro para falar com Cornélio a respeito da salvação, ele creu e foi salvo com toda sua casa. Podemos dizer que as obras de Cornélio não tinham o poder e a autoridade de salvá-lo, somente a Obra de Cristo poderia fazer tal coisa. Contudo, vemos aqui que o esforço humano por praticar o bem é algo que agrada a Deus e uma vez salvo, as obras testificam sobre a fé. É um erro pensar que estando sob a graça, pode-se praticar toda sorte de pecados, pode se arrepender e cometer novamente o mesmo pecado, pode se viver pecando. Vemos uma igreja atual propagar a fé e os milagres e negligenciar as boas obras, o resultado é terrível: prostituição, adultérios, mentiras, falta de reverência, comunhão com o mundo e afastamento de Deus.

"Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver obras? Porventura a fé pode salvá-lo? Tg 2:14. Pensemos nisso. Busquemos santidade, pois sem fé é mesmo impossível agradar a Deus. E o que agrada a Deus não é a fé em si, mas a fé para praticar Sua Palavra, isso é obra, de Deus e dos homens.

Deus o abençoe


Um comentário:

Hilda's Bordados disse...

Bom dia ! Bom domingo para você e sua família! Vim bordar este recadinho para que saibam que não esqueci de vocês. Estou trabalhando bastante e estou colocando em prática outros projetos! Tenho novidades que já coloquei la. Sempre é bom visitar você e conferir suas novidades e postagens!
Abraços em todos, beijos no <3
Fiquem com Deus
♥Hilda's Bordados♥