Estrela de David



Não se sabe ao certo quando esse símbolo foi criado, alguns atribuem sua origem à época do reinado de David, outros, ao holocausto. A Estrela de David, também recebe mais de um significado, aqui, descreverei o que de mais popular encontrei sobre o símbolo da nação de Israel.

O nome David em Hebraico é composto de três letras na seguinte ordem: Dálet-Val e Dálet. No hebraico antigo, a letra Dálet tinha a forma semelhante a um triângulo com vértice para cima, ao girar uma das letras no sentido oposto, forma-se os triângulos com as letras do nome David.Ela também é chamada de "Selo de Salomão".

Originalmente o nome Hebraico: Magem David, "Escudo de David", remete às Escrituras, quando David, tornando-se herói militar, reconheceu que seu sucesso e poder vinham de Deus:"O Senhor É o meu Escudo" Sl 18:2. As seis pontas da estrela significam Deus reinando em todas as direções do universo.

A Estrela da Davi ou Escudo de David, é um símbolo real, selo de realeza, representativo do reinado de David sobre a terra, e por extensão do Reino Messiânico.

Uso do símbolo pelos Judeus:
Os Israelitas pintavam a estrela de David em seus acessórios de guerra e também no corpo quando lutavam contra nações pagãs. Essas nações pintavam dragões, cobras, e outros símbolos para inspirar medo nos adversários.

Na Alemanha nazista, os judeus eram obrigados a se identificarem , para isso usavam crachás em suas vestes com o desenho da Estrela de Seis Pontas. Pinturas e fotografias dessa época comprovam o uso do símbolo que não tinha ainda os traços bem definidos de hoje, era como um rabisco da Estrela de Davi. Uma pintura do século XV, de Nuno Gonçalves, apresenta um rabino usando um crachá com um desenho de seis pontas que mais parecia um asterisco.

No século desessete, tornou-se prática popular, colocar a Estrela de Davi do lado de fora das sinagogas, para identificá-las como casas de culto judeu, da mesma forma que a cruz identifica culto Cristão. A popularidade da Estrela de David foi crescente quando o símbolo foi adotado como emblema do movimento sionista em 1897, mas continuou a ser o símbolo controverso por muitos anos depois. Quando o Estado de |Israel foi fundado, houve muita discussão sobre se esse símbolo deveria ser usado na bandeira.

Com o ingresso de Israel na ONU em 1948, a Estrela de Davi, passou a ter um significado ainda maior quando tornou-se o primeiro país a usar um símbolo popular em sua bandeira nacional: A Estrela de David.

Fontes: Repórter de Cristo
Jewish virtual library
Jewish Literacy
Jóias Estrelas de David

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei do tópico mais gostaria de acrescentar que o selo de salomão é considerado uma imitação da estrela de Davi devido ao fato dele ser composto pela sobreposição de 2 triângulos, diferente da estrela de Davi. Logo, eles nao possuem o mesmo significado.
FICA AQUI UMA ATENÇÃO. ao que me parece esse simbolo (selo de salomão), também conhecido como hexagrama, é bastante utilizado no satanismo.