Tribulações

Em Romanos 8:28 lemos: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.” E Jesus diz em João 16,33: “No mundo passais por aflições.....” Ninguém está imune!! E o que coopera e o que não coopera com o nosso bem?

Naturalmente logo pensamos só nas coisas boas. Mas o versículo diz: todas as coisas....boas e ruins.

O mecanismo de um relógio pode nos ajudar na compreensão. Você já observou um relógio por dentro em funcionamento? Existem engrenagens que giram em sentido horário e outras em sentido anti-horário. Elas não trabalham umas contra as outras, bem pelo contrário, colaboram para que o relógio, movido por uma mola ou pilha, girem na velocidade correta e mostrem o tempo com exatidão. Tudo colabora para o mesmo fim.

Em nossas vidas acontece o mesmo. Sei que é difícil imaginar como coisas boas e ruins se unem nas mãos de Deus e no final Ele as transforma em bênçãos.

O povo de Deus sempre de novo precisa aprender que através das aflições ele aprende o que é pecado, e que pecado é uma ofensa a Deus. A aflição ou uma provação revela quem nós somos. Fracos e pecadores, filhos desobedientes que só pedem, mas que na maioria das vezes não sabem agradecer a Deus.

No Salmo 119,67 o rei Davi confessa:”Antes de ser afligido eu andava errado, mas agora guardo a tua palavra.” Por que tem de ser assim? A misericórdia, o amor e a bondade divina não atraem tanta gente como as aflições. Por isso dizemos que Deus usa as aflições para nos atrair, para nos levar de volta à sua comunhão. Assim também é com os animais. Quando uma tempestade se aproxima, elas procuram o pastor. O pastor usa um cajado, não para bater, mas para mostrar o caminho. Do mesmo modo Deus usa a vara da aflição para guiar e mostrar o caminho.

No inverno as folhas de muitas árvores caem. E também existem árvores que por não passarem pela aflição do frio, não dão frutos.

Lembro novamente as palavras de Jesus: no mundo passais por aflições.... A gente passa, a gente não fica nas aflições. Porque depois do inverno podemos experimentar o florescer da primavera, o crescimento do verão e a colheita do outono. Sou grato pelo aprendizado que as muitas tribulações provocaram em minha vida.Não consigo imaginar minha vida sem elas. Graças a Deus!

* Rubens Horst

Nenhum comentário: