Profetizando Esperança


Li um artigo de Elbén César, no blog da Tati (Tempo Kairos, link no final) sobre: O profeta da Esperança e O profeta da Desesperança. O da esperança era Jurgen Motmann, teólogo e escritor cristão. o da desesperanca, José saramago, escritor e ateu. O artigo faz um paradoxo entre as ideólogias de ambos.

A mensagem ficou gravada em minha mente e a idéia de "profetizar esperança" soou para mim como um alarme. Fiquei a me perguntar: Agora estou sendo Saramago ou Moltmann? Estou profetizando esperança ou desesperança!? Começei então, a analisar os profetas cristãos sobre essa ótica. Jeremias, para mim, se tornara símbolo dos "profetas da esperança":

"Bom é ter esperanças e aguardar em silêncio a salvação do Senhor" (Lm 3:26)

Jeremias, se comovia ao contemplar Jerusalém. Em seu coração, desejava conversão. Também me comovo ao olhar a multidão, percebê-la tão distante dos própositos de Deus. Apressados por sobreviverem, atribulados, endividados, enganados... Poderíamos até ouvir as mesmas palavras de Deus que foram dirigidas a Jeremias: " Não ores por este povo, não te ouvirei" Jr7:16. Ainda assim, Jeremias orou, teve esperanças, esperou em silêncio o retorno do povo para "a casa do pai", Jeremias, acreditava na bondade de Deus, sabia que o valor de um clamor.

Um dia, também já estive entre a multidão, a voz dos esperançosos me chamava, porém, não queiria parar para ouvi-los. Parecia perda de tempo, retrocesso. Até que, a misericórdia Divina me alcançou, me alçou de entre os mortos, e minha esperança brotou, como uma nova e viva flor. Tudo se fez vida, Jesus me salvou.

Podemos estar como "os profetas da desesperança", achando que muitas pessoas são tão pecadoras, tão miseráveis que não vale a pena orar por elas, já estão esquecidas de Deus porque não conseguem vê-lo. Jesus, veio " para os doentes, não para os sãos, e para Ele não há impossíveis".

As multidões, seguiam Jesus, demônios, caiam por terra em sua presença. Todo aquele povo, estava em dor, antes de conhecê-lo. Existe hoje, um exército, muito maior de feridos, que despreparados para o "combate", estão se esvaindo. Deus quer alistar "profetas da esperança" a fim de que a bandeira da paz seja erguida nos campos inimigos.

" Há esperanças, no derradeiro fim, para os teus descendentes, diz o Senhor, porque teus filhos voltarão para o teu país" Jr 31:17.

Ó maravilhosa graça, que torna possível a vida de "estrangeiros", que deseja o seu retorno. Quem tem "filhos fora do país", que ainda não pode afirmar: "Toda a minha casa serve ao Senhor"? Há esperança. Teus filhos voltarão. O Senhor chama filhos de todos os cantos do mundo para retornarem à sua pátria, a Eterna Pátria, morada eterna. Não! Não falo de morte, falo de vida!! Vida abundante!! Ela começa bem aqui, nesse planeta, preparado para nós, com sabedoria e cuidado, para que pudessemos perceber que tudo não nasceu ao caso, mas por obra de Um Poderoso Criador.

"Disso me recordarei no meu coração, por isso, tenho esperança" Lm 3:21.

Vamos ser "profetas da esperança" em tempos difíceis. Isso não envolve utopia, nem falta de percepção da realidade, mas envolve fé na Palavra de Deus, oração, obediência, sinceridade. Deus precisa de corações, corações inteiros, não pela metade, corações derramados diante dele,lhes contando suas culpas, misérias, medos, desejos... Deus precisa nos ouvir, Ele quer levantar "profetas da esperança" para salvar o seu povo. Ele quer que seu filhos retornem a pátria.

"Porque eu bem sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor: Pensamento de paz e não de mal para vos dar o fim que precisais" Jr 29:11.

Deus deseja a nossa paz, ainda que em alguns momentos, a guerra venha, mas Ele É o nosso escudo, o nosso "grandíssimo galardão", como falou para Abraão. Profetizemos esperança, começando em nós. Deixemos de olhar a "guerra" através do nosso "binóculo" (janelas para o mundo, todos os meios de comunicação eletrônicos) e apenas lamentar a desgraça, passemos a "orar por esse povo" que perece como carne comida por abutres.

Jeremias, via todo o povo se rebelar contra Deus, falsos profetas por toda a parte profetizando apenas "esperança". A profecia deles não podia "vingar", pois, não tinham conhecimento de Deus, amor. Profetizavam pela soberba, para mostrarem que eram superiores. Deus os castigou por isso. "Profetizemos esperança" sem esquecer, que somente a Palavra, Viva e Verdadeira, pode resgatar o homem da desesperança. Nela, com Ela e por Ela os "profetas da esperança" alcançarão sucesso na missão.

Tempo Kairos
Citações: Bíblia Sagrada, livros: Jeremias e Lamentações de Jeremias.

Nenhum comentário: