Herdeiros de Deus



"Filhos, herança do Senhor" Sl 127:3


"Assim, deu josué vida a prostituta Raabe, e a família de seu pai, e a tudo quanto tinha; e habitou no meio de Israel até o dia de hoje, porquanto escondera os mensageiros que Josué tinha enviado a espiar Jericó" .Js 6:25

Essa passagem bíblica, sempre me leva a uma outra do livro de Atos 16:30,31: "Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa".

Os israelitas procuravam um lugar estratégico de onde pudessem estudar a cidade de Jericó para, posteriormente conquistá-la. Chegaram a Sitim, um lugar de Moabe bem em frente a Jericó, especificamente à casa de Raabe. Lá havia um fluxo constante de pessoas, o lugar era público e bem localizado.

O que, no entanto, parecia acaso nada mais era do que providência Divina. A gentia Raabe, era a única na cidade que cria no Deus de Israel. Ela falou aos espias israelitas: "bem sei que o Senhor vos deu essa terra e que o vosso Deus é Deus em cima e em baixo da terra"Js 2:9,11. Ela buscara o Deus de que tanto ouvira falar.

Muito se discute o fato de Raabe haver mentido sobre os espias: Falou que eles não estavam em sua casa quando estavam. Creio, que Deus olhou para o motivo da ação de Raabe; a fé "Pela fé Raabe, a meretiz,não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias"(Hb 11.31).

Ela tinha a certeza das coisas que não se via, o que caracteriza a fé. A tomada de Jericó era apenas um plano audacioso de Israel , para Raabe era fato. "Jurai-me, vos peço, que salvem toda a minha casa"(Js2:13,14). A promessa seria cumprida com uma condição: A casa de Raabe deveria ser marcada, na porta, com um cordão escarlate. Toda a família deveria estar abrigada, se alguém estivesse fora, certamente morreria.

Essa bela narrativa, de final feliz para os crédulos(Raabe e família) e triste para os incrédulos(demais habitantes de Jericó), tem uma mensagem muito atual; Não importa em que lugares físicos ou espirituais estejamos, Deus sempre alcança os que o buscam: "E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração" Jr 29:13.

Raabe, cujo nome significa "insolência", simboliza o pecador arrependido salvo pela crença no sacrifício expiatório de Jesus. Sacrifício este, representado pelo fio escarlate pendurado à porta de sua casa. O que faz lembrar, à noite em que os Israelitas foram libertos do Egito, por terem marcado suas casas com sangue de cordeiro. Aonde não havia sangue de cordeiro houve morte.

Que a história de Raabe inspire muitas pessoas a buscarem abrigo na cruz de Cristo. Refúgio seguro. Que a nossa descendência seja para o Senhor, como foi a de Raabe. Amém.

Citações: Bíblia Sagrada, Almeida J. F. Corrigida e Revisada

3 comentários:

Neah disse...

http://jesustudominhavida.blogspot.com



Muito obrigada....

CAMINHO PLANO disse...

Graça e paz amada irmã.
Parabéns pelo espaço,já está linkado como referência.
Que Deus a abençoe
Visite-nos: http://caminhoplano.blogspot.com/

Leni disse...

Olá, agradeço pela visita...
Estou acompanhando seu blog... Bjus