A Rainha Ester e o Cetro de Justiça





No capitulo cinco do livro de Esther lê-se que a rainha, disposta a implorar o favor do Rei Assuero, "se vestiu com trajes reais e se pôs no pátio interior da casa do Rei" Et 5:1. Ela não disse palavra alguma. Seu maior desejo era chamar atenção do Rei. Ela sabia que nas mãos de Assuero estava sua vida. Cetro estendido, vida. Cetro recolhido, morte. Ninguém mais, além de Esther poderia interceder pela nação de Israel. Esther, nas mãos de Assuero. Israel, totalmente dependente do sucesso da Rainha diante do Rei.

Li um documento apócrifo que relata: “Ester desmaiou de tanto temor quando Assuero a olhou caiu sobre os ombros da criada que a acompanhava" Et 15:9, 10. Como todo apócrifo, esse documento está sujeito à negação, não pude, contudo, através deste relato, deixar de perceber a intensidade do momento. Ester foi ousada. Em Deus, foi ousada. Por confiar que o Senhor estava a lhe guardar.

Por três dias, Esther e todos os judeus jejuaram e se vestiram com sacos. Ester era pranto e dor, seu semblante estava abatido. Quando, porém, decidiu se "vestir com trajes reais e se colocar no pátio, defronte do aposento do rei" Et 51, a rainha estava radiante: Sua melhor roupa, jóias e melhor perfume. Rosto rosado, face reluzente. O Rei se encantou . Quanta beleza! Quanta ousadia! "O que queres, rainha Ester, ou qual é a tua petição? Até metade do reino se te dará" Et 5:3



Houve um tempo em minha vida que me vesti com sacos e me cobri de cinzas. Por livre escolha, me fiz vítima. Por não compreender minha condição de rainha. Vivia escondida, da face de "Assuero". Temia o Seu Cetro. Assuero, para mim é a figura de Deus. Em Seu trono estava o favor. Em seu Cedro a justiça. Vivi nas recamaras do palácio. Dia e noite temendo Hamã- figura de Satanás. Uma prisão.

"Ester se vestiu com trajes reais" Et 5:1

"A ordenar acerca dos tristes de Sião que lhes dê glória em vez de cinza, oléo de gozo, em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado" Is 61:3

Jesus é a Vestimenta Real. Ele nos abre o Novo e Vivo caminho, para o trono, o Cetro de justiça: "Tende, pois, irmãos ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo Novo e Vivo Caminho que Ele nos consagrou, pelo véu, isto é a sua Carne... cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé" Hb 10:19, 20. Ainda que cheguemos em silêncio Ele nos ouvirá, porque nos conhece com perfeição. Ás vezes estamos tão abatidos que ao orarmos a voz se cala, somente gemidos e lágrimas diante de Deus. Ainda assim, Ele nos estende Seu Cetro, e o socorro vem, aleluia!!

"Ora sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoador dos que o buscam" Hb 11:6


Deus não é citado no livro de Ester, Sua presença, contudo é real. Em todos os acontecimentos. Ele estava alerta. Assim é conosco. Não estamos esquecidos por Deus. Por este motivo, necessitamos "deixar as cinzas e vestir majestade". No Senhor está a vida e quando nos colocamos no pátio real, com coração sincero e contrito Ele estende seu Cetro e transforma pranto em alegria.

Wilma Rejane.

5 comentários:

JurisCode disse...

que tal colocar um context box nas citações bíblicas?

Olha que legal
http://siteditados.blogspot.com/2010/01/fazer-tooltip.html

não tem propaganda do site, não tem nada de identificação da gente. É apenas um serviço que disponibilizamos para divulgar mais a Palavra.

Sarah Iwabuchi disse...

Eu estava procurando alguma reflexão sobre essa passagem, que há um tempo atrás falou ao meu coração, e firmada nela eu tomei uma grande decisão e venci uma grande batalha. Glórias a Deus por isso!
E creio que não encontrei hoje essa reflexão por um acaso.
Eu também já vivi e por muitos anos escondida da face do Senhor, por anos eu acreditei na voz de Satanás, até descobrir que o Senhor muito muito me ama.
As vezes é necessário muita mas muita ousadia e coragem para deixar as cinzas e se vestir das vestes reais.
Que essa mensagem, encorage todos que estão se sentindo vencidos, e envergonhados, para que tenham ousadia semelhante a de Esther,alcancem a vitória e que contemplem jugo sendo despedaçado diante dos seus próprios olhos!
Obrigado:)

Anônimo disse...

Meu Deus, quanta graça! Deus continue abençoando.

Anônimo disse...

Impactada!Ouvi uma mensagem sobre Ester essa noite e me lembrei da música do Pastor Antônio Cirillo, Cetro de Justiça. Desde então não consigo parar de ouvi-la e meditar nessa palavra. Amei o estudo!

yara Félix disse...

Maravilhada e aos prantos..me encorajou.obrigada