O Pecado de Sodoma e Gomorra





As ruínas de Sodoma e Gomorra foram descobertas a sudeste do Mar Morto, sob os nomes modernos de edh Bab-Dhra. Ambos os locais foram destruídos ao mesmo tempo por um incêndio enorme. Os restos de destruição alcançaram cerca de três metros de profundidade. O que provocou essa calamidade terrível? Surpreendentes descobertas no cemitério de Bab-edh Dhra, revelaram a causa. Arqueólogos descobriram que os edifícios usados para enterrar os mortos foram queimados por um incêndio que começou no telhado.

O que faria com que toda a estrutura do cemitério fosse destruída dessa maneira? A resposta ao mistério se encontra na Bíblia,Gênesis 19:24: "Então o Senhor fez chover fogo e enxofre sobre Sodoma e Gomorra".  A única explicação possível para esta descoberta ímpar nos anais da arqueologia é que a queima de detritos caíram sobre os edifícios a partir do ar. Mas como pode uma coisa dessas acontecer?  Há ampla evidência de depósitos subterrâneos de uma substância-base de petróleo chamado betume , semelhante ao asfalto, na região sul do Mar Morto . Esse material normalmente contém uma elevada percentagem de enxofre.

 O geólogo Frederico Clapp tem postulado, que a pressão de um terremoto poderia ter inflamado os depósitos de  betume forçado- os a sair da terra através de uma linha de falha,inflamados por uma faísca de fogo na superfície, caindo na terra como uma massa, a queimar em chamas.Os sitios de Sodoma e Gomorra estão localizados exatamente em uma linha de falha ao longo do lado leste da planície ao sul do Mar Morto, de modo a teoria Clapp é inteiramente plausível. Há alguma evidência para esse cenário a partir da própria Bíblia. Abraão viu a destruição de um ponto de vista ocidental do Mar Morto.

A Bíblia registra o que Abraão viu: "Ele olhou para Sodoma e Gomorra , para toda a terra da planície, e viu uma densa fumaça subindo da terra, como fumaça de uma fornalha "Gênesis 19:28 . Fumaça densa sugere fumaça de um incêndio à base de petróleo. Fumaça subindo como  de uma fornalha indica uma tiragem forçada, como de depósitos subterrâneos  forçados a sair do chão sob pressão. A destruição de Sodoma e Gomorra tornou-se um exemplo na Bíblia, de como Deus julga o pecado .  "Agora, este foi o pecado de sua irmã Sodoma: soberba, fartura de pão e ociosidade teve ela e suas filhas, mas nunca fortaleceu a mão dos pobres e necessitados. E se ensoberbeceram e fizeram abominações diante de mim ; portanto vendo eu isto, as tirei dali" (Ezequiel 16:49-50)

Descobertas em Sodoma e Gomorra

Por: Wilma Rejane


Um comentário:

coelhotecnibloggr disse...

Olá meu prezado irmão,uma coisa deve ser acrescentada,a bíblia diz que "choveu fogo e enxofre",não diz que subiu da terra um fogo e enxofre.Entenda o meu ponto de vista,eu creio que houve algo maior para provocar tamanha destruição.
O fato de não ter ficado praticamente evidências destas cidades,já é uma prova disto,pois um incêndio por pior que seja,deixaria restos e escombros.
Há muita coisa a ser estudada e somente com muito empenho talvez consigamos um dia descobrir respostas e evidências de fatos ocorridos no passado bíblico.
Um abraço e parabéns pelo blogger.
Augusto Coelho