A Fonte de Águas Vivas Em Samaria

E vós, com alegria, tirareis água das fontes de salvação Is 12:3





Wilma Rejane

Esse comentário foi postado em 18 de Janeiro, pelo pastor Oseias , no artigo “O Segredo das Estações”.  Diz respeito ao encontro de Jesus com a mulher samaritana, junto ao poço de Jacó, passagem do Evangelho de João Capitulo 4 versos 1 a 30. 

Jan 18, 2012 09:29 AM  
Olá Pra Wilma,  queria saber por que em João 4, quando Jesus esta no poço de Jacó e pede água para mulher samaritana, a mulher fala sobre poço mas Jesus em nenhum instante fala sobre poço e sim sobre fonte, qual a diferença
Pr Oseias


Vamos destacar um dos versos que faz referência a “fonte” e outro a “poço”:

Joã0 4:11- Respondeu-lhe ela: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde pois tens a água viva?

João 4:14- Aquele porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.

Para ler todo o capitulo, Aqui.

O  original das Escrituras, não faz diferença entre poço e fonte e usa a mesma grafia para as duas palavras:  B'bira = Bit-Bit-Resh-Alap = Poço, fonte.

O poço está entre Jesus e a samaritana simbolizando uma vida vazia e sem salvação. É um lugar criado pelo homem (no caso Jacó) e que pode sim, saciar a sede física, orgânica, mas não a espiritual. A água do poço, torna a dar sede, cabe em um cântaro. E percebemos que ao final da conversa com Jesus, ela abandona o cântaro (4:28) em uma atitude de renúncia a um modo de vida infeliz e “raso”.

 O encontro entre Jesus e a Mulher samaritana, junto ao poço de Jacó, acontece próximo ao meio dia. Um horário extremamente quente, considerando as condições climáticas em Israel. Aquela mulher tinha receio de se apresentar à sociedade, escondia-se das pessoas, preferia horários e lugares desertos porque sua consciência a acusava, e os muitos dedos também: “ Ela teve cinco maridos e agora está de caso com um homem casado”! Escândalo, condenação!

Jesus não estava no poço por acaso, mas em socorro, em prontidão fase os clamores do coração da samaritana. Ele se apresenta como a Fonte Eterna que nunca, jamais, secaria. A fonte -poço- era limitada, ineficaz e morta, no sentido de regar o interior, lavar as impurezas e renovar o espírito. Jesus era a Fonte Criadora.

Observemos esses versos :

Os que se apartam de ti serão inscritos no pó; porque abandonam  Adonai, a fonte das águas vivas." (Jer. 17:13)

Porque o meu povo fez duas maldades; A mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas rotas, que não retêm as águas" Jr 2:13

Neles há uma clara referência a Deus como sendo a Fonte, o Manancial de águas vivas. Quem tem ao Pai, tem o Filho (Jesus) porque Eles são uno. João 10:30

Filho X Fonte

Sabe de algo muito interessante? É que no original aramaico, existe uma semelhança ortográfica incrível entre a palavra “fonte” e “filho”, vejamos:

B' bira = fonte, poço ( pronúncia = Bit-Bit-Resh-Alap)
Babra = Filho (pronúncia = Bit-Bit-Resh-Alap )

Assim, teremos : A Fonte de Águas Vivas é Jesus, Filho de Deus.

Poderão ser consultados outros artigos sobre a samaritana e a fonte de águas vivas:





Em Cristo Jesus, nossa Fonte Eterna.

Consulta: 
Bíblia de Estudo Plenitude, SBB, Revista e Corrigida
Obs: Não sou pastora, amado irmão e pastor Oseias.

Nenhum comentário: