o legado das mulheres como Sara

Os que semeiam em lágrimas com cântico colherão



Wilma Rejane


Isaías 51:2: Olhai para Abraão, vosso pai, e para Sara, que vos deu à luz; porque, sendo ele só, o chamei, e o abençoei e o multipliquei.

Isaías 51;3 Porque o senhor tem piedade de Sião; terá piedade de todos os lugares assolados dela e fará o seu deserto como o Éden e a sua solidão, como o jardim do Senhor, regozijo e alegria se acharão nela, ações de graça e som de música.

Deus através da vida de Sara, nos diz que é preciso sair de uma zona de conforto para entrar em uma zona de conflito, onde nos deixamos moldar pela caminhada com Deus e com o nosso esposo.

O chamado de Abraão foi estendido para sua esposa que de forma sábia e paciente soube cumprir sua missão. E poderíamos dizer que ela errou ao oferecer Agar para Abraão para gerar-lhes um filho, mas mesmo nesse momento de erro do casal, percebe-se que a união e cumplicidade não os abandonou. Foram capazes de assumir erros e acertos sem condenarem um ao outro. O fracasso do presente não foi capaz de abalar a felicidade futura.

Abraão foi o esposo que sonhou junto com Sara. E casal que tem sonhos em comum são fortalecidos em amor.

Maridos, que grande presente de Deus é ter um companheiro como Abraão que soube compreender tão bem o valor dos sonhos de sua esposa.

Esposas, que privilégio grandioso é deixar Deus trabalhar em nosso coração de modo a nos tornar agradáveis e amadas, confidentes, batalhando em oração para que prevaleça a vontade de Deus na vida do casal.



Nunca, jamais, devemos abrir mão dos planos de Deus para nossa família. Nunca devemos admitir que o pecado entre em nosso relacionamento, sob qualquer pretexto. Agar parecia uma causa nobre, mas ela era o agrotóxico para os frutos da Primavera de Sara. Agrotóxico faz com que os frutos pareçam grandes e saudáveis, mas têm efeitos colaterais: contaminação do solo, degradação e desequilíbrio. O casal sofreu por conta da entrada de uma terceira pessoa na relação.

Os tempos mudaram, mas Deus permanece o mesmo: o grande EU SOU que não se ausenta do presente por ser eterno. E Ele está hoje conosco como esteve há milhares de anos naquela caminhada de Sara e Abraão pelo deserto. Podemos abrir nosso coração para Ele hoje, buscá-Lo hoje, encontrá-Lo hoje. A história de amor entre Deus e nós está em curso, ela não estacionou nas narrativas do antigo e do Novo testamento. Hoje é o tempo que Deus transforma desertos em jardins.

Não foi por acaso que que Isaac nasceu na Primavera. Nessa época do ano, as amendoeiras nos campos da judeia estão em flor, são milhares delas por toda região. Amendoeiras são sinais da vigilância e providência de Deus. O profeta Jeremias recebeu a visão de uma amendoeira e a interpretação veio da parte de Deus: “O que vês jeremias? Respondi; Vejo uma amendoeira: viste bem, porque velo por minha Palavra para cumprir” (Jeremias 1:11;12)

A amendoeira é atenta a capacidade de florir e tem ainda uma característica interessante: possui dois tipos de flor em uma única vara, uma cor de rosa e outra branca, uma doce e uma amarga. O tempo, a espera tem suas amarguras e delícias. Sara e abraão vivenciaram esses sabores, Deus contudo estava atento ao tempo de cumprir aquilo que prometera. Sara chegou a pensar que Deus havia esquecido deles, então ela resolveu as coisas à sua maneira.

Irmãos, quantos de nós não agimos desse modo? Não conseguimos enxergar mais o horizonte que se encobre pela poeira das idas e vindas nas estradas solitárias, mas Deus está atento. Passar por amarguras é necessário, de outra forma, não saberíamos o sabor do doce.

Acaso pode uma mulher esquecer-se de seu filho de peito, de sorte que ela não se compadeça do filho das suas entranhas? Embora as mães se esqueçam, contudo eu não me esquecerei de ti.Isaías 49:15

Mães espirituais deixam legados para seus filhos, uma herança maior e melhor que as riquezas materiais. mães espirituais a exemplo de Sara presenteiam gerações e se eternizam pela beleza do coração.


*Parte do sermão preparado para programação das mães na Igreja Batista da tabuleta em Teresina, Maio/2014.

3 comentários:

ro lova disse...

Ounnn minha amiga querida que post lindo ....é maravilhoso o cuidado de Deus por nós. Sabe amiga,eu estava num dilema enorme...mas ao ler seu post de hoje,vejo que Deus tem cuidado de mim,e através de sue blog hoje o Senhor falou ao meu coração,meu desejo é tão grande ser mãe como vc ja sabe a anos né,eu estava prestes a por um terceira pessoa no meu casamento.Não em contato fisico,mas através de óvulos de outra pessoa,não me sinto em paz fazendo isso,quem sabe Deus se lembre de mim se assim for a vontade dele,essa semana foi meu aniversario,me sinto velha pra dar a luz,mas me inspiro em Sara...estou orando e em paz vou ficar pela decisão que eu tomar.Obrigado por ser um instrumento de Deus através do seu blog e eu creio que vou vir aqui e contar meu grande milagre da gravidez...bjinhos amiga... FEliz dia das mães pra vc,que Deus a supre em tudo que for fazer...te amo em Cristo.... meu instagram é @rodelova se desejar me segue la ok ?... bjus enorme.

Wilma Rejane disse...



Olá Rosana!

Há circunstâncias que do ponto de vista humano, são impossíveis de serem revertidas, mas Deus é o que chama a existẽncia aquilo que ainda não existe (Romanos 4:17), não é mesmo?

Parabéns para você, mana! Deus te abençoe, muito, muito. Que em seu coração esteja o firme propósito de Deus para sua vida.

Abraço fraterno,no amor de Jesus!

Liza Louzada Ribeiro disse...

Perfeito!