O Evangelho e as Ciências Sociais.




Wilma Rejane

Antropologia é um ramo das Ciências Sociais que estuda o homem por completo, em todos os seus aspectos: físicos, biológicos, psicológicos, espirituais e etc. Uma das contribuições da antropologia é dirimir o Etnocentrismo, conceito que designa condições de desigualdades causadas pelo orgulho e dificuldades de se pensar as diferenças. No etnocentrismo, fica claro a origem das discriminações e preconceitos em decorrência de pessoas ou grupos se julgarem superiores.

No etnocentrismo a pessoa ou grupo é incapaz de enxergar o outro como semelhante porque vê  a si mesmo como superior. O 'eu' no etnocentrismo está colocado no centro, no meio, ocupa todos os espaços que também deveriam ser reservados ao outro. É como se não houvesse lugar para diversidade de cultura, pensamento, dentre outros.

E ao estudar sobre etnocentrismo recordo das palavras e mandamentos de Jesus: "Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? Respondeu Jesus: " Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: Ame o seu próximo como a si mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas". Mateus 22:36,40. 

Amar o outro como a si mesmo é um grande desafio, é ignorar o etnocentrismo e ampliar o olhar para além das aparências, é buscar a essência do "eu", do outro, tendo a consciência de que o amor constrói, edifica, transforma. Jesus também falou "Porque se amardes só os que vos amam, que recompensa tendes?" Mateus 5:46 a. Jesus foi (e É) o maior antropólogo! Ele se fez homem e amou tão intensamente que se doou por todos os diferentes; pobres, ricos, judeus, gentios. Jesus amou. Ele ama. O amor de Jesus por nós é redentor! (João 3:16).


Jesus foi ao encontro da mulher Samaritana, junto ao poço de Jacó, ao meio dia, em um lugar inapropriado para judeus e ali estabeleceu um elo transformador que iria abalar o etnocentrismo judaico. Judeus se julgavam melhores e mais dignos que samaritanos e Jesus vê na samaritana uma mulher digna, pecadora na verdade, mas Ele enxergou além dos rótulos sociais, Jesus a olhou com olhos espirituais.

Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Perseverai no meu amor. João 15:9.

O comportamento de Jesus supera todas as comparações que se possam fazer para explicar o etnocentrismo. Jesus esmagou o etnocentrismo judaico e demonstrou o que é ser verdadeiramente cristão. O cristianismo não deve ser excludente, repelente, mas acolhedor, amoroso, como Jesus. O cristianismo verdadeiro ama aos diferentes como sendo iguais. Jesus no centro e tudo o mais imerso em Seu amor. 

Em Cristo, que nos salva.

***

ALMEIDA. J. F. Bíblia Sagrada, traduzida, revista e atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 2010, SP.

ROCHA. E. G. O que é Etnocentrismo? Editora Brasiliense, 5ª edição, 1984,SP.