O Mensageiro e a neve Pv 25:13



Wilma Rejane


Como o frio da neve no tempo da ceifa, assim é o mensageiro fiel para com os que o enviam, porque refrigera o espírito dos seus senhores. Pv 25:13


Neve caindo no tempo da colheita seria inoportuna, prejudicial. A neve na sega a que se refere Salomão é aquela neve conservada nas fendas das rochas para refrescar bebidas e outros alimentos. Esse era um costume de quem possuía armazéns e estoques de bebidas, licores e vinhos eram resfriados com gelo ou neve no verão ou nas colheitas do Oriente. Geladinho, o líquido se tornava mais agradável, degustável e apreciado.

Segundo Salomão, esse processo, se compara a um mensageiro fiel: ele tem a capacidade de alegrar seu senhor, de torná-lo satisfeito. E aqui quero chamar de mensageiros os servos de Cristo. Estes têm por objetivo, transmitir de forma fiel aquilo que lhes foi ensinado, a fim de alegrar ao que os envia. O mensageiro de Deus deve ser honesto e fiel a ponto de reconhecer que sua mensagem reflete perfeitamente as Palavras de seu Senhor. 

Neve caindo...

Um tipo de mensageiro fiel que merece destaque é Itaí. Ele aparece em um momento de rebelião em Israel,quando Absalão,filho de Davi,tentava usurpar o trono do pai. Itaí não era israelita e por isso Davi manda que volte para sua terra, Gate. Itaí se nega a obedecer o Rei e demonstra que sua fidelidade é muito maior que os temores provocados pela instabilidade do momento:

Itai, contudo, respondeu ao rei: "Juro pelo nome do Senhor e por tua vida que onde quer que o rei, meu senhor, esteja, ali estará o seu servo, para viver ou para morrer! " II Samuel 15:21

Itaí, foi como a neve sobre o calor da ceifa, sua fidelidade tinha origem na gratidão, pois Davi havia acolhido ele e toda família, tratando-os como os da própria nação. Itaí, refrigerou o espírito de Davi abatido pelas traições. Não seria no pior momento da vida que Itaí iria abandonar seu senhor, aquele que sempre o ajudou. Como é bom a presença de mensageiros fieis em nossas vidas! Eles refletem a vontade de Deus para nós, confortam, são como a neve caindo devagar, refrescando o dia.

Como é ruim o mensageiro infiel, o que chega somente para agravar a dor, para falar de suas conclusões sobre tudo, transformando confissões feitas com tanta confiança em fofocas. Deus nos livre de sermos assim tão insensíveis e desleais. Mensageiros fieis são como cristãos transformados pela mensagem do Evangelho. Eles buscam ouvir Deus e alegrar Seu Senhor em tudo que fazem. 

Neve fazendo brotar...


"Assim como do céu desce a chuva e a neve, e para lá não torna, mas rega a terra, e a faz produzir e brotar, e dá semente ao que semeia e pão ao que come;assim será a minha palavra que sair da minha boca. Não tornará para mim vazia, mas efetuará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei."Isaías 55:10-11

A neve que rega, produz, brota, dá semente...Essa é a Palavra de Deus que também sai da boca de seus mensageiros fieis. 

A neve protege as raízes das plantas do congelamento, ela conserva a estrutura das plantas nos períodos de muito frio. Como neve caindo sobre o solo, e a chuva leve,assim é a Palavra, é o mensageiro de Deus que não arranca a esperança do renascimento,antes ele preserva sua compaixão com o próximo pela fé no Senhor. Ele sabe que o Senhor é capaz de cumprir o que está sendo transmitido. O mensageiro de Deus é um despertador de esperança. Não é aquele que só fala coisas boas e agradáveis,mas aquilo que precisa ser dito, que traz vida e não morte.

João Batista foi outro mensageiro fiel, ele pagou com a vida a verdade de sua mensagem. João não suportava a mentira e a rebeldia contra Deus, falou  duramente contra o adultério de Herodes, sua mensagem poderia não ser agradável aos homens, mas era agradável ao Seu Senhor. Agradava tal qual a neve refrescando do calor, caindo devagar sobre os pomares.


Todos os profetas da Bíblia foram mensageiros fieis de Deus, eles não alteravam, corrompiam o conteúdo da mensagem. Jeremias, por exemplo, sofreu grande pressão de reis e até mesmo do povo para profetizar coisas boas e agradáveis para a nação. Ele pensou em calar, em desistir de falar porque sua mensagem era rejeitada:

“Porque desde que falo, grito, clamo: Violência e destruição; porque se tornou a palavra do Senhor um opróbrio e ludíbrio todo o dia. Então disse eu: Não me lembrarei dele, e não falarei mais no seu nome; mas isso foi no meu coração como fogo ardente, encerrado nos meus ossos; e estou fatigado de sofrer, e não posso mais... Mas o Senhor está comigo como um valente terrível. ”Jeremias 20:8-11

O mensageiro fiel não suportou guardar para si aquilo que todos precisavam ouvir.

Refletindo...


Em Jerusalém e por toda a Judeia as pessoas acondicionavam neves em fendas de rochas, embaixo do chão,molhavam panos na neve e enrolavam nas bebidas, pendurando-as até que o calor evaporasse e o processo recomeçasse a fim de deixar vinhos e licores refrescantes. Salomão compara essa neve com o mensageiro fiel: ele refresca, alivia, alegra seu senhor.

Poderíamos nos perguntar se nós estamos sendo essa neve para alguém, se estamos colaborando para minimizar o dissabor de uma bebida quente e que não mata a sede, nem agrada ao paladar. Digamos que essa neve é a Palavra de Deus aplicada a sedentos.

O provérbio de Salomão nos instiga a pensar para além dos costumes de sua época, para além das galerias de neve que se formam todos os anos em diversos lugares do mundo: que espécie de mensageiro somos? Estamos alegrando nosso Senhor? Reside em nós a fidelidade de um Itai, a firmeza de João Batista e a coragem de Jeremias? Todos estes procuraram alegrar seus senhores.

Que Deus se alegre em nós e jamais corrompamos a simplicidade do Evangelho que nos salva, que refrigera nossa alma, como a neve e a chuva que fazem brotar sementes e frutos para a glória do Reino.


Deus o abençoe

Nenhum comentário: